Miyamoto Postado 28 Maio 2014 Denunciar Share Postado 28 Maio 2014 Oxi... A característica é o que então? Sour Bright?! Ou é só bright? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 28 Maio 2014 Denunciar Share Postado 28 Maio 2014 Sour é defeito (azedo). Bright é uma qualidade (ácido). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 28 Maio 2014 Denunciar Share Postado 28 Maio 2014 Oi, Cletus, só li agora os posto novos do tópico. De fato, quando a torra esfria eu já caio em cima. Dependendo do café e se for pra expresso, até tento esperar. Por outro lado, minha experiência é que, apesar de melhorar após uns dias, se a torra é boa, esfriou já tá boa. O Unique Frutado de hoje, por exemplo, tem acho que um dia de torrado e já deu um expresso bom. Miyamoto, ocr é optical character recognition. Você põe uma camera ligada ao computador e os númerinhos do multímetro viram numerinhos do computador. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 28 Maio 2014 Denunciar Share Postado 28 Maio 2014 Aquelas dementes do SCG vivem me enganando... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fábio A. Castelli Postado 28 Maio 2014 Denunciar Share Postado 28 Maio 2014 Conforme os grãos vão esfriando a agitação vai diminuindo progressivamente e, quando eles já estão por volta de uns 60°C, a agitação já é significativamente menor. Não sei se pelo fato de o ar quente sem mais leve ele ajuda a "empurrar" os grãos pra cima, mas é notável como a agitação dos grãos torrados diminui conforme eles esfriam. Acho que deve ser pluma térmica, mais ou menos o que você disse. O empuxo provocado pela diferença de densidade (proporcional a diferença entre as temperaturas) carrega os grãos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fábio A. Castelli Postado 30 Maio 2014 Denunciar Share Postado 30 Maio 2014 Hoje torrei 80 gramas com dimmer. Coloquei pouca potência no início e potência máxima no final. Em baixa potência deixei ir até 190 graus em uns 4 minutos. Depois fui aumentando a potência. Terminei com uns 218 graus em uns 9 minutos. A cor ficou bem próxima a torra do Alexandre. Perda de massa de 15%. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 30 Maio 2014 Denunciar Share Postado 30 Maio 2014 um princípio básico bem usado é: de 0 a 150 graus em pelo menos 4 minutos. Exceções mais notáveis são alguns cafés densos africanos (etíopes, por exemplo). Não está escrito em pedra, mas enfim. O dimmer faz toda a diferença. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 30 Maio 2014 Denunciar Share Postado 30 Maio 2014 "O dimmer faz toda a diferença". Assino embaixo. Mas não senti empolgação no Fábio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fábio A. Castelli Postado 30 Maio 2014 Denunciar Share Postado 30 Maio 2014 "O dimmer faz toda a diferença". Assino embaixo. Mas não senti empolgação no Fábio.Pelo contrário Santiago. Fiquei contente por ter conseguido aumentar o tempo de torra de 4 para 9 min. A diferença na xícara verei daqui alguns dias. Devo ter me expressado sem emoção. Deve ser o cansaço, já que acabo de chegar de viagem. Escrevi na esperança de alguém passar a receita do bolo. To com preguiça de ler as páginas anteriores. O José Cal me passou metade da receita. Entendi que eu deva diminuir mais um pouco a potência no início, pra não ultrapassar muito 150 graus dentro de 4 minutos. Mas e depois, é pau na máquina? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cletus Postado 30 Maio 2014 Denunciar Share Postado 30 Maio 2014 Acho que sim senão a torra 'trava' e o grão fica cozido. Com a palavra quem entende para a devida correção ou não. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
William Postado 30 Julho 2014 Denunciar Share Postado 30 Julho 2014 Pessoal, Iniciei recentemente no mundo da torra, baseado nas informações que vocês compartilham aqui no forum. Em primeiro lugar, obrigado a todos pelas dicas. Estou usando uma pipoqueira mondial, comprei um termômetro mais ainda não chegou. Já fiz uns 8 lotes de 100g, que pesados depois de torrados deram perda de 15%. Só torrei Unique Blend por enquanto (outros cafés verdes estão para chegar). Não tenho pre-aquecido a pipoqueira pra começar. 1C tem vindo por volta dos 4:30-5:00 min e dura cerca de 2 minutos. 2C por volta dos 8:00 min e deixo mais cerca de 1 minuto depois (total por volta dos 8:30-9:00 min). Acho que a torra está no ponto que eu gosto em termos de cor (talvez classificaria como Full City), mas não muito homogênea (pode ser o blend?). Vou postar fotos em breve. No entanto, o sabor está um pouco ácido pro meu gosto, não sei se é característica do café ou se preciso torrar um pouco mais. Estou extraindo expressos numa Saeco Poemia despressurizada (comprei aquele kit da Seattle Coffe Gear) e o tempo de extração de um duplo (15 g) tem sido cerca de 25 segundos (60ml). Na opinião de vocês, acham que preciso incrementar um pouco a pipoqueira para estender um pouco mais a torra (talvez 1C em 7/8 min) e total em 10/11 min? Se sim, qual o kit padrão que vocês recomendam para controlar melhor a torra na pipoqueira? Obrigado e uma abraço ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 31 Julho 2014 Denunciar Share Postado 31 Julho 2014 William, seja bem-vindo ao mundo da torra! Tá estranha essa sua informação de 15% de perda e 1 minuto no 2C... E como você estende a torra por 9 minutos na pipoqueira? Eu recomendo fortemente usar um termômetro espeto inserido na pipoqueira através de furo (para uma medição integral e coerente) e um dimmer, para regular a potência da pipoqueira e estender a torra. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 31 Julho 2014 Denunciar Share Postado 31 Julho 2014 Legal William! Também achei estranho só 15% de perda entrando no 2C e, mais estranho ainda, um café que entrou no 2C estar ácido, acho que tem algo errado aí. Tem certeza que era o 2C? Com o termômetro de espeto direto nos grãos vai conseguir tirar essa dúvida. O dimmer realmente eleve a pipoqueira a outro nível, na minha opinião. Sem ele você tem muito pouco controle sobre o processo e o máximo que pode fazer pra tentar mexer no perfil são algumas "rampas" no início (ligar e desligar consecutivamente em períodos ou temperaturas determinadas), mais no começo do tópico tem algumas informações sobre isso, eu mesmo fazia sempre pra tentar controlar um pouco o tempo de torra. Ainda assim é algo bem limitado, com o dimmer você consegue controlar linearmente o calor fornecido em qualquer momento da torra e isso é dá grande diferença. Eu acho que é melhor ainda se conseguir fazer a adaptação como eu fiz, ligando uma fonte externa para o ventilador e colocar o dimmer só na resistência. Uma das vantagens é que você pode colocar uma fonte mais forte para aumentar o fluxo de ar e torrar batches maiores, além de poder reduzir o calor sem prejudicar a agitação dos grãos e também poder fazer o resfriamento na própria pipoqueira, desligando a resistência e deixando o ventilador soprando ar frio. A desvantagem é que como ficarão independentes, você deve tomar bastante cuidado pra não ligar a resistência com o fluxo de ar desligado, senão ela vai sobreaquecer e queimar em segundos (minha esposa fez isso na minha pipoqueira semana passada, tentando fazer pipoca enquanto eu dormia). 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 31 Julho 2014 Denunciar Share Postado 31 Julho 2014 Ontem converti minha pipoqueira de 220v pra 110v. Após a queima por superaquecimento, troquei a resistência por uma pra 110v, pois a loja não tinha a resistência pra 220v. Parece que está tudo funcionando OK em 110v agora, ela está esquentando bem, mas ainda não testei com café pra ver como vai se comportar em comparação à configuração anterior. Uma coisa que notei é que a resistência 110v tem o filamento BEM mais grosso que a 220v e fiquei imaginando que, talvez, ela possa ser um pouco mais resistente à queima por superaquecimento. Vamos ver. Caso alguém precise, achei a resistência numa autorizada da Mondial aqui em Campinas e o preço foi R$20,00. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 31 Julho 2014 Denunciar Share Postado 31 Julho 2014 Caramba Mortari! Sua esposa tá tentando te sabotar! Fica esperto!!! Preciso retomar as torras, ainda mais agora que tenho café especial pra torrar. Aí sim vou ver se consigo torrar marromeno ou se estou estragando café. Esse lance de separar a alimentação do ventilador realmente deve ser uma boa. Mas me falta coragem, paciência e vontade. Hehe Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cletus Postado 31 Julho 2014 Denunciar Share Postado 31 Julho 2014 Mortari, daria para você fotografar a modificação que fez por dentro da tua pipoqueira? Desde que li a respeito, já faz um bom tempo que postasse aqui sobre a alteração, fiquei bastante curioso de como fazer o processo na minha. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 31 Julho 2014 Denunciar Share Postado 31 Julho 2014 Cletus, se tivesse pedido ontem eu estava com ela aberta e seria moleza tirar fotos. Quando tiver um tempo de abrir ela de novo eu tiro umas fotos e posto aqui, mas não tem muito segredo, eu segui + ou - o que o JorgeO explicou nesse tópico. A diferença é que eu tirei fora os diodos (achei melhor do que deixar eles levantados e correr o risco de dar um curto na hora de montar a pipoqueira de volta) e coloquei o plug de alimentação da fonte direto na carcaça da pipoqueira, em vez de sair com os fios e deixar ele pendurado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cletus Postado 31 Julho 2014 Denunciar Share Postado 31 Julho 2014 Mortari não precisa mais as fotos. A postagem é esclarecedora e vou tentar fazer a modificação. Agora só falta o ferro de solda pois a coragem já adquiri lendo as explicações. Obrigado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
William Postado 31 Julho 2014 Denunciar Share Postado 31 Julho 2014 William, seja bem-vindo ao mundo da torra! Tá estranha essa sua informação de 15% de perda e 1 minuto no 2C... E como você estende a torra por 9 minutos na pipoqueira? Eu recomendo fortemente usar um termômetro espeto inserido na pipoqueira através de furo (para uma medição integral e coerente) e um dimmer, para regular a potência da pipoqueira e estender a torra. Olá Santiago, vou esperar chegar o termômetro e fazer as medições. Pesei 100g de cafe verde e pesei depois da torra e ele estava com 85g. Não sei se é o método certo. O café não fica muito escuro não (8/9 minutos de torra). Mas também não pre-aqueço a pipoqueira. Além disso, está um pouco frio aqui em SP e acho que pode interferir. Faço dentro da cozinha. Qual seria o tempo ideal para o 1C / 2C e para o tempo total de torra numa pipoqueira (Mondial)? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
William Postado 31 Julho 2014 Denunciar Share Postado 31 Julho 2014 Legal William! Também achei estranho só 15% de perda entrando no 2C e, mais estranho ainda, um café que entrou no 2C estar ácido, acho que tem algo errado aí. Tem certeza que era o 2C? Com o termômetro de espeto direto nos grãos vai conseguir tirar essa dúvida. O dimmer realmente eleve a pipoqueira a outro nível, na minha opinião. Sem ele você tem muito pouco controle sobre o processo e o máximo que pode fazer pra tentar mexer no perfil são algumas "rampas" no início (ligar e desligar consecutivamente em períodos ou temperaturas determinadas), mais no começo do tópico tem algumas informações sobre isso, eu mesmo fazia sempre pra tentar controlar um pouco o tempo de torra. Ainda assim é algo bem limitado, com o dimmer você consegue controlar linearmente o calor fornecido em qualquer momento da torra e isso é dá grande diferença. Eu acho que é melhor ainda se conseguir fazer a adaptação como eu fiz, ligando uma fonte externa para o ventilador e colocar o dimmer só na resistência. Uma das vantagens é que você pode colocar uma fonte mais forte para aumentar o fluxo de ar e torrar batches maiores, além de poder reduzir o calor sem prejudicar a agitação dos grãos e também poder fazer o resfriamento na própria pipoqueira, desligando a resistência e deixando o ventilador soprando ar frio. A desvantagem é que como ficarão independentes, você deve tomar bastante cuidado pra não ligar a resistência com o fluxo de ar desligado, senão ela vai sobreaquecer e queimar em segundos (minha esposa fez isso na minha pipoqueira semana passada, tentando fazer pipoca enquanto eu dormia). Mortari, não tenho certeza se era mesmo 2C. Acredito que só com o termômetro mesmo, A pipoqueira faz muito barulho e mal consigo escutar o 1C. Talvez o café esteja um pouco acido ainda por característica dele ou porque o tempo de extração na minha máquina ainda esteja baixo (duplo - 15g - 60 ml - 25 segundos). Obrigado pelas dicas. Vou pesquisar mais um pouco sobre essas modificações e se tiver dúvidas peço ajuda pra vocês. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 31 Julho 2014 Denunciar Share Postado 31 Julho 2014 O primeiro e segundo cracks você nota principalmente pelo som que o 1C e o 2C fazem e pela fumaça caso do 2C. Com o termômetro você vai conseguir conduzir melhor a torra, mas o valor exato de cada crack deve variar de equipamento, de grão e de temperatura inicial. São muitas variáveis envolvidas. O cálculo da perda que você fez está correto. Não tem tempo ideal para atingir o 1C ou 2C. Isso é muito relativo e sugiro que você leia os tópicos sobre teoria da torra. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
William Postado 13 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 13 Agosto 2014 Repeti alguma torras. Não era realmente o 2C. O 2C está vindo na minha pipoqueira por volta dos 9:30 min. Agora consigo escutar bem o barulho. Depois que desligo ainda faz um pouco de barulho. Estou desligando por volta dos 10 minutos (30-40 segundos depois). O grão fica bem escuro, mas muito cremoso depois na extração. Experimentei o blend do Alexandre (Expresso Brasil) e o Orgânico da Unique. Ambos ficaram fantasticos com uma torra mais escura, especialmente o orgânico. Esperando ainda chegar o termômetro. Obrigado pelas dicas. A perda medida novamente em torno de 16,5%-17%. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 14 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 14 Agosto 2014 O Unique orgânico já tem fãs de carteirinha aqui no clube. eu já havia feito uma torra bem clara e aromática. Agora fiz uma boa pra expresso, com 14, 28% de perda. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 18 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 18 Agosto 2014 Boa tarde galera! Pessoal, procurei mas ainda não encontrei. Alguém conseguiu isolar a ventoinha da resistencia da pop fan para poder resfriar o café desligando-se a resistência? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 18 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 18 Agosto 2014 Óia quem apareceu!!! Pelo visto desaprendeu a procurar no fórum! HEHEHE... Dá uma olhada no post #943 nesta página mesmo... O JorgeO e o Mortari já fizeram isso. Acho que eu sou o próximo da fila. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 18 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 18 Agosto 2014 Votei meu caro...... precisamos, de vez em quando na vida, isolamento para repensar possíveis horizontes promissores..... Mas agora estamos de volta! Abandonar o café nunca! Foi só um sumiço temporário.... ainda estou torrando 120 kg de café por mês Abraços e valeu 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 18 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 18 Agosto 2014 Foginho, lamento muito ouvir que tenha divorciado ... Imaginei que seria por motivo bem importante que tivesse deixado de participar ativamente. É uma pena, ela parecia muito companheira e mostrava muita compreensão, até em teus momentos de extremo entusiasmo, aqueles que originaram a "Síndrome ruiva". Mas assim é a vida, que tudo seja para melhor ... e seja novamente bem-vindo ao "lar" do café :-) 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 18 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 18 Agosto 2014 B, não se chateie. Deve ser o 3º divórcio destes 2. Ou 5º. Nem vou falar nada. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 18 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 18 Agosto 2014 Oi Bernardo! Saudades de vc velho! e de todos tb... Falo brincando, mas no fundo há um fundo de verdade.... ela não gostava deste nosso mundo... ela tolerava. Apesar de ótima pessoa, somos muito diferentes, e por isso nos separamos amigavelmente Entendemos que pessoas diferentes devem seguir caminhos diferentes e que não dá para sofrer a vida inteira se não houver paciência d ambos os lados. Mas a vida é assim..... não devemos nunca abandonar o que nos faz bem em benefício a algo que não está nos fazendo bem. Somos duas pessoas maravilhosas e devemos ser felizes sempre. tanto que manteremos contato mesmo sem filhos.... humanos... kkkkkkk Os cachorros dividimos.... Valeu pelo carinho...... O novo laboratório que trabaalho me demanda mais tempo e por isso serei menos ativo mas estarei sempre por aqui!!!! Forte abraço e contem comigo para o que precisarem! não vou destoar o tópico mais não..... Hahahahahaha Abração 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 19 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 19 Agosto 2014 Sua ex-exposa devia ser maravilhosa mesmo para te tolerar. Devia ser boa ouvinte. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas