Ir para conteúdo

[DÚVIDA] Gaggiuino

Postagens recomendadas

Pessoal, qual a opinião de vocês a respeito do Gaggiuino ?

Vou para uma Gaggia classic e estou na dúvida se faço um Gaggiuino ou só mudo o OPV e Instalo um PID. Qual a opinião de vocês ?

Tirando a parte técnica, sabemos do que o gaggiuino é capaz e sabemos que vale a pena se quiser entrar nesse aspecto de controle total. Quero mais a opinião num geral, tava pensando sobre e não sei se sinto a necessidade de tanto.

(Uma das opções de máquina usadas que estou vendo tem a opção de comprar com e sem os acessórios para o MOD e to na dúvida se faço esse investimento ou se mantenho algo mais simples e cômodo)

A questão também é toda essa migração, gosto muito da minha Aram e to na maior dúvida se vendo pra ir pra Gaggia mesmo, porém hoje tenho duas máquinas na bancada ocupando espaço sendo que uma só uso pra vaporizar leite

• Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho experiência com gaggiuino e nem mesmo com instalação de OPV e PID, mas como dono de duas máquinas manuais, acho que tem algumas questões que são fundamentais para responder o que você deveria fazer:

1. Quanto você gosta de espressos de torra clara? Com a aram você consegue fazer o pressure profile que quiser, só não conta com a estabilidade térmica necessária pra cafés de torra clara.
  2. Quanto você gosta/odeia o workflow manual? Se fazer um café com a aram é um parto para você, o gaggiuino pode ser uma opção atraente por automatizar boa parte do processo (se livra do pre-aquecimento e também da necessidade de exercer o perfil de pressão manualmente).
  3. Quão importante pra você é "zerar o game" do café? É comum em muitos de nós querer ter a possibilidade de fazer café de todos os jeitos possíveis, então se você quiser aplicar diferentes perfis de pressão em cafés de torra clara, você só vai conseguir isso com um gaggiuino, uma flair 58 ou com máquinas de outro patamar de preço.

Essas são as questões em que eu pensaria se tivesse na sua posição. Particularmente não sou tão tarado em espressos de torra clara e então vivo bem com minhas máquinas manuais, mas entendo que isso vai de cada um.

• Curtir 1
Link para o comentário

20 hours ago, rodrigonis said:

Não tenho experiência com gaggiuino e nem mesmo com instalação de OPV e PID, mas como dono de duas máquinas manuais, acho que tem algumas questões que são fundamentais para responder o que você deveria fazer:

1. Quanto você gosta de espressos de torra clara? Com a aram você consegue fazer o pressure profile que quiser, só não conta com a estabilidade térmica necessária pra cafés de torra clara.
  2. Quanto você gosta/odeia o workflow manual? Se fazer um café com a aram é um parto para você, o gaggiuino pode ser uma opção atraente por automatizar boa parte do processo (se livra do pre-aquecimento e também da necessidade de exercer o perfil de pressão manualmente).
  3. Quão importante pra você é "zerar o game" do café? É comum em muitos de nós querer ter a possibilidade de fazer café de todos os jeitos possíveis, então se você quiser aplicar diferentes perfis de pressão em cafés de torra clara, você só vai conseguir isso com um gaggiuino, uma flair 58 ou com máquinas de outro patamar de preço.

Essas são as questões em que eu pensaria se tivesse na sua posição. Particularmente não sou tão tarado em espressos de torra clara e então vivo bem com minhas máquinas manuais, mas entendo que isso vai de cada um.

Recomendo fortemente testar um soup (nao precisa ter o oxo, com maquina manual dá bom tbm. Sempre tive dificuldade em extrair torra clara, tanto em espresso quanto em alguns coados. Soup resolve isso

• Curtir 1
Link para o comentário

4 minutos atrás, taveren disse:

Recomendo fortemente testar um soup (nao precisa ter o oxo, com maquina manual dá bom tbm. Sempre tive dificuldade em extrair torra clara, tanto em espresso quanto em alguns coados. Soup resolve isso

Eu acho que você apenas não encontrou o ajuste que lhe agrade em espressos e coados, mas encontrou no Soup.

E soup não é espresso. Pra quem quer um espresso de torra clara, soup não é a solução. É como falar pra fazer o mesmo café  na Aeropress que dá bom. Pode até ser bom, mas não é espresso, entende?

Eu gostei de alguns cafés usando soup, mas pra mim está mais para Aeropress ou algo entre Aeropress e Moka, não consigo achar parecido com espresso.

• Curtir 2
Link para o comentário

23 horas atrás, rodrigonis disse:

Obrigado pelos pontos, ajudou bastante.
Agora quanto a torra clara, é meu espresso preferido, se você não tem resistência nas suas máquinas manuais, indico fortemente, tiro torra clara na Aram com facilidade.

2 horas atrás, taveren disse:

Como Regis citou, Soup não é espresso e confesso que não me chama atenção. Com a técnica correta não se tem problemas em tirar um bom espresso de torra clara, faço na philco com PID e na Aram com resistência.
Acho que é muito uma questão de preferência, você se encontrou no soup. Por isso mesmo que fico na dúvida, não sei se vale pro meu uso todo o trabalho de fazer o Gaggiuino sendo que um PID resolve muita coisa, pra mim acredito que o Gaggiuino seria mais o projeto do que o uso e ai entra a decisão que envolve dinheiro e tempo

• Curtir 1
Link para o comentário