Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Fala, pessoal! Tudo bem?

Sou novo nesse mundo do espresso e a Oster Perfect Brew Xpert é a minha primeira máquina (ganhei ela de presente recentemente). Estou tentando tirar um espresso legal usando o Orfeu Clássico (100% Arábica, Torra Média). Porém, desde o primeiro teste notei muita acidez; com o passar dos testes ela foi diminuindo, mas ainda está presente e, para o meu gosto, não é legal num espresso.

Gosto de uma bebida mais focada em notas de chocolate, caramelo e com pouca acidez. Já ajustei a máquina para a temperatura máxima para tentar domar esse perfil, mas estou começando a achar que essa acidez persistente é por conta da torra média mesmo, e que talvez eu precise migrar para uma torra mais escura.

Como ainda estou aprendendo a regular tudo, fiz várias tentativas de moagem e tempo, e consegui chegar no meu melhor resultado até agora com os seguintes parâmetros:

• Dose (pó): 18g no filtro duplo despressurizado.

• Moagem: Clique 10 no moedor integrado.

• Extração na xícara: ~43g de bebida.

• Tempo: 28,5 segundos.

Visualmente a extração ficou bem legal, o café saiu encorpado e com uma crema razoável. Porém, no sabor, a acidez ainda se sobressai mais do que eu gostaria.

O caminho ideal para o meu paladar de iniciante seria mesmo migrar de vez para um grão de torra escura (como o Orfeu Intenso)? Se alguém tiver dicas de técnicas na Perfect Brew ou sugestões de grãos que casem bem com essa proposta de perfil mais doce e chocolate puro, agradeço muito!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites