Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Fala, pessoal! Tudo bem?

Sou novo nesse mundo do espresso e a Oster Perfect Brew Xpert é a minha primeira máquina (ganhei ela de presente recentemente). Estou tentando tirar um espresso legal usando o Orfeu Clássico (100% Arábica, Torra Média). Porém, desde o primeiro teste notei muita acidez; com o passar dos testes ela foi diminuindo, mas ainda está presente e, para o meu gosto, não é legal num espresso.

Gosto de uma bebida mais focada em notas de chocolate, caramelo e com pouca acidez. Já ajustei a máquina para a temperatura máxima para tentar domar esse perfil, mas estou começando a achar que essa acidez persistente é por conta da torra média mesmo, e que talvez eu precise migrar para uma torra mais escura.

Como ainda estou aprendendo a regular tudo, fiz várias tentativas de moagem e tempo, e consegui chegar no meu melhor resultado até agora com os seguintes parâmetros:

• Dose (pó): 18g no filtro duplo despressurizado.

• Moagem: Clique 10 no moedor integrado.

• Extração na xícara: ~43g de bebida.

• Tempo: 28,5 segundos.

Visualmente a extração ficou bem legal, o café saiu encorpado e com uma crema razoável. Porém, no sabor, a acidez ainda se sobressai mais do que eu gostaria.

O caminho ideal para o meu paladar de iniciante seria mesmo migrar de vez para um grão de torra escura (como o Orfeu Intenso)? Se alguém tiver dicas de técnicas na Perfect Brew ou sugestões de grãos que casem bem com essa proposta de perfil mais doce e chocolate puro, agradeço muito!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Particularmente eu não gosto dos grãos da Orfeu, mesmo pedindo em loja oficial eles não enviam cafe com torra fresca, pelo menos na minha experiência.  Independente da máquina sugiro procurar torrefações que entregam cafés com torras mais recentes, algumas inclusive tem

cafés que são próprios para espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites