Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

A torra parece legal, com exceção de um ou outro grão mais queimado que eu tiraria para não atrapalhar o todo, se tiver algum grão muito claro, tipo cor de canela, pode tirar também. No dia seguinte já dá para provar no coador, para espresso é bom esperar pelo menos uns 3 dias, eu gosto de esperar uns 5.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Terminei de torrar deixo em média de uma a 3 horas descansando no pote com a tampa em cima mas sem fechar por completo, depois disso já fecho o pote e retiro todo o ar de dentro, guardo em um local escuro e seco no armário, consumo após 3 a 5 dias. Penso que 48hrs é muito tempo deixar o grão exposto ao ar, café infelizmente oxida muito facilmente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Segue as fotos da primeira torra que fiz em casa no dia 03/01 utilizando o forno Philco preparado pelo Guilherme e com a programação para City+ também feita por ele e armazenada no arduino, trata-se do House Blend da Expresso Brasil:

 

Foto sem flash, aspecto mais escuro que o real

IMG_20140103_105024_085_zps2fd01925.jpg

 

Foto com flash, bem mais perto da realidade, talvez um tico mais claro.

IMG_20140103_104930_486_zps848f1ea9.jpg

 

Foram torrados 200g de café verde e resultado 167,5g de café torrado, o que deu 16,25% de perda de massa. Comparando com o Bourbon Collection do Ateliê, a torra ficou com tonalidade bem próxima, só um pouco mais escura.

 

Comecei a tomar deste café na segunda, após 4 dias, e já estava excelente. Sempre me impressiona a cremosidade maior que este blend resulta, até hoje não tomei nenhum café que tenha superado neste quesito. Ainda sobre o sabor, minha memória não foi capaz de recordar diferenças significativas de quando comprei deste café já torrado pelo Alexandre, o que, a meu ver, é um atestado de qualidade do forno do Guilherme.

 

Por hora vou apenas utilizar o que está pré-programado, já que ainda não domino o processo da torra. Como estes 167,5g "voaram", em breve devo torrar o Orgânico Severino, também comprado na Expresso Brasil. Quando voltar a torrar do house blend espero já ter aprendido mais sobre torra, pois estou achando que deixando este café um tico mais claro ainda mais sabores ficaram revelados no espresso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Terminei minha primeira torra ever. Pop fun. Queria uma City Roast. Em 2:45 começou o primeiro estalo. Fui medindo a temperatura com o termômetro de espeto e quando chegou a 220, fiquei atento ao fim do estalo. Terminei em 4:52. Os 90g originais se tornaram 72g, com perda de uns 18%.

 

Não sei como fazer pra aparecer uma foto via url aqui. Aí vai o endereço do google+ com a foto:

https://plus.google.com/u/0/photos/yourphotos?pid=5968086125881826354&oid=117723128569521126450

 

Ah, o café era o House Blend do Expresso Brasil do Alexandre Velloso.

 

Quero ver se daqui a pouco faço uma torra um pouco mais escura, antes de passar o aspirador (não imaginava que soltava tanta película).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Zé.

Foi rápido hein!

Deves fazer o teste da torra mais escura para adquirir conhecimento, mas creio que o resultado na xícara será inferior ao desta torra da foto.

E apenas como sugestão, procure agitar constantemente os grãos, o que deverá evitar "tostar" alguns grãos ou partes deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Alexandre,

terminei a torra mais escura. Definitivamente uma Vienna (meio pedante usar esses termos pra pipoqueira, que não é nada precisa, mas enfim).

O segundo crack foi forte e acho que praticamente chegou ao fim (ou no limiar do fim). Logo que pus no escorredor eu notei um certo óleo.

Olha a foto aí:

https://plus.google.com/u/0/photos/117723128569521126450/albums/5968086123973030337/5968093306329375810?pid=5968093306329375810&oid=117723128569521126450

 

O que eu achei curioso é o cheiro. Durante a torra e imediatamente depois não parece cheiro de café. Só depois de vários minutos é que o cheiro fica como eu esperava. No grão, porque no ar continua esse cheiro estranho, meio que de padaria.

Enfim, depois eu digo como ficou o gosto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alem das películas , fez muita fumaça ? O cheiro espalhou pela casa ?

 

Eu pergunto isso porque eu varias vezes pensei em começar a torrar , mas , para que mora em apartamento esses fatores são importantes.

Nessa ultima viagem eu pensei em trazer um Black Genie , mas , depois de ver o diametro do tubo de extração e fotos das instalações fixas que o americanos fazem para retirar a fumaça eu desisti.

Cal vc começou hoje , portanto ainda não esta cego de paixão pela torra , o nivel de confusão criada na copa-cozinha de um apartamento é aceitavel , ou o mais importante , qual foi a cara que sua mulher fez ao ver o resultado da torra.

 

Abs.

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Zé.

Para resguardar a reputação do nosso produto, peço, não, suplico que não comentes sobre o sabor resultante desta segunda torra. B)

 

Se quiser aproveitá-la para coados, em substituição aos cafés de marcas comerciais, deixe-o em minha portaria quando te for conveniente, que moerei para ti.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zé, pra prolongar um pouco a torra precisa reduzir a quantidade.

 

Não seria aumentar a quantidade para demorar mais da massa total esquentar?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos.

Alexandre, obrigado, mas eu tenho meu Porlex. Vou levar amanhã pro trabalho um pouco da torra mais escura pra uns colegas provarem na cafeteira elétrica que tem lá.

Quanto à quantidade, a coisa parece um pouco complexa. Se não me engano, a partir de algum momento, a reação com o café passa a liberar calor, portanto se for muito pouco café, quem vai ganhar é o ar quente. Se a massa for maior, aí o calor gerado pelos próprios grãos fazem diferença. Portanto o tempo não é uma função crescente da massa em todos intervalos. Sem uma extensão, acho que fica difícil torrar mais do que os 90g que pus. Eu usei a tampa transparente, que ajudou com que pouquíssimos grãos fossem ejetados.

 

Carlos Eduardo, minha mulher estava dormindo, mas não reclamou quando viu o resultado final. Limpei agora com o aspirador. Mesmo minha torra escura não gerou muita fumaça.

Eu moro em um apartamento pequeno. A "área de serviço" é um corredor estreito e foi lá que fiz a torra. A sujeira ficou praticamente toda perto da pipoqueira. Eu tava com medo de sujar a roupa pra lavar que fica a uns 1,5m da pipoqueira, mas não deu problema. Depois de tomar o café eu digo se valeu a pena.

 

Quanto à torra escura, eu estou tomando um café da costa rica que ganhei que tem praticamente o mesom grau de negritude. Vamos ver como fica. Eu provavelmente vou coar ambas torras. Talvez um ou outro expresso. Vamos ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pronto. Coei a torra macho man agora. Não é um café para mulheres e crianças, mas também não achei ruim. É melhor do que o da Costa Rica que eu ainda tenho aqui. Agora, que é forte, é. Fiz com 6g/100ml e mesmo assim me senti como o Charles Bronson matando a barata com a mão em Desejo de Matar 3 (acho que foi nesse).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cal , para a tristeza de minha mulher e minha alegria vc me deu esperanças :D , mas , essa sua amostragem esta viciada , eu tambem uso o velho truque de fazer minhas maluquices quando minha mulher esta dormindo ;). Quando vc fizer a proxima torra e ela estiver vendo me diga a reação dela.

 

Eu não entendo nada de torra , mas , já vi café de torra bem escura , nesse natal eu ganhei de presente um café chamado "starbuck Christmas blend" e outro chamado "Dark roast blend" , são tão ou mais escuros que o seu , mas , não tinham oleo , porque o oleo apareceu ?

 

Diga-se de passagem esses cafés starbuck são de torra muito velha , nem tentei fazer um espresso , fiz um coado do christmas blend e quando eu bebi , tive a sensação de que o Papai Noel e as Renas morreram carbonizados em algum desastre , torra escura não é minha praia.

 

Abs

 

C. Eduardo

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Carlos Eduardo,

infelizmente o óleo denota que eu passei do ponto da torra. A primeira eu parei no fim do primeiro crack. A segunda, como eu queria mais escura, deixei entrar no segundo. Foi bem audível e longo (pareceu mais longo que o primeiro, até).

Mas novamente, aqui em casa é pequeno e não achei problemático. Só não aconselho fazer em casa perto de corrente de ar. Aí vai voar película por toda casa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Guilherme, eu li o tópico. O curioso é que na precisão da minha balança e esquecendo eventuais grãos perdidos, a perda de massa foi idêntica nas duas torras. Não quero modificar a pipoqueira. Pelo menos não por agora. Imagino que se puser mais café talvez consiga controlar melhor a torra, mas aí vai voar grão pela casa toda. Vamos ver. Vou postar agora no tópico da pipoqueira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue agora as fotos da torra do Orgânico Severino, vendido na Expresso Brasil.

 

Foto com flash:

Flash_zps0eb2d32d.jpg

 

Foto sem flash:

SemFlash_zps64c46702.jpg

 

Desta vez torrei uma massa maior, 250g de café verde, o que resultou em 212g de café torrado, uma perda de 15,2%. Adiantei parte da conversa com o Guilherme e acredito que esta menor perda em relação a torra anterior foi devido a diferença da massa de grãos verdes, 200g na primeira torra e 250g nesta. Interessante poder manipular isto com uma variação até pequena na quantidade de café a ser torrado.

 

Pois bem, se a primeira torra ficou um tico mais escura do que almejo, a segunda um tico mais clara :). Ficou muito parecida com uma torra que o Guilherme fez do Unique Frutado em que o objetivo era utilizar na prensa e, palavras dele, seria uma "bomba ácida no espresso".

 

Deste modo minha espectativa era de um café exageradamente ácido ao meu gosto, ainda mais que tenho preferência por espressos. Felizmente não poderia estar mais enganado, o espresso ficou excelente, mesmo a parte ácida "brilhando" um tico mais que as demais, ficou muito boa e saborosa, passou muito longe de me desagradar. O fato é que meu paladar tem preferencia por bebidas mais caramelizadas/achocolatadas, então na próxima torra experimentarei colocar algo em torno de 230g de café verde. Por hora, um meio mais fácil de ajuste do que brincar com as curvas de torra com o controle do Arduino (para isso ainda quero estudar mais antes de me aventurar).

 

Mais uma vez um café com nível de cremosidade acima da média. 0% de amargor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Paulo. Fico feliz que esteja fazendo boas torras com o Philco. Acima de 14% de perda nas torras realizadas com esse equipamento costumam ficar muito boas para espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa eu fazer uma pergunta boba. Como vocês fazer pra postar a foto assim? Imagino que seja via url em imagem. Eu tenho umas fotos no google+ e vi que tem gente com foto do google também. Alguma dica?

Ah, sim, a foto é bonita. Talvez no futuro próximo um forno desses seja uma opção. Só não sou tão bom em modificações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...