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  Em 05/10/2015 at 13:54, Guilherme Torres disse:

Já encomendei Fabio

 

http://www.ebay.com/ulk/itm/201428669851

Já está a caminho, rsss

Se quiser, quando eu for mandar fazer a plaquinha em inox, mando fazer duas

Na realidade pretendo deixar o lcd embutido na placa de madeira mesmo. Más fiquei curioso de como ficará essa plaquinha de inox.

Uma ideia que tenho Guilherme é a seguinte:

O LCD é interligado na placa eletrônica via um cabo Flat. O lcd em si é colado na placa.

Minha intenção seria fazer um corte na vertical do painel e atravessar somente o LCD para a frente da fiamma, deixando o circuito atrás do inóx.

Assim consigo fazer o acabamento de madeira faceando com o lcd e com o mínimo de cortes.

Pensa na ideia. acho que madeira fica um acabamento melhor e é mais fácil de trabalhar do que o inóx.

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Pra raspberry pi acho que tem, más nesse caso é matar formiga com bazuca.

Vou aguardar o kit do Guilherme para esse projeto com LCD.

Pena que o dolar tá caro, vou esperar um pouquinho pra ver se abaixa. :P

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  Em 05/10/2015 at 14:41, fabio.cunha disse:

Na realidade pretendo deixar o lcd embutido na placa de madeira mesmo. Más fiquei curioso de como ficará essa plaquinha de inox.

Uma ideia que tenho Guilherme é a seguinte:

O LCD é interligado na placa eletrônica via um cabo Flat. O lcd em si é colado na placa.

Minha intenção seria fazer um corte na vertical do painel e atravessar somente o LCD para a frente da fiamma, deixando o circuito atrás do inóx.

Assim consigo fazer o acabamento de madeira faceando com o lcd e com o mínimo de cortes.

Pensa na ideia. acho que madeira fica um acabamento melhor e é mais fácil de trabalhar do que o inóx.

Fábio,

Minha idéia é essencialmente a mesma da sua. Exceto que o corte será onde hoje ficam os botões da máquina. Se a área traseira do lcd (onde ficam os chips, transistores, resistores e o slot do micro sd) fosse do mesmo tamanho daquela hoje preenchida pelos botões, não teria que fazer qualquer alteração na área frontal da máquina (nenhum corte). No entanto, estimo que o espaço a ser ocupado não seja o mesmo. Como a placa não é da espessura de uma chapa de aço 1 a 2mm (que acho que é a espessura do aço inox da fiamma), simplesmente colocá-la em frente ao painel hoje existente é inviável, a não ser que se parta para uso de madeira esculpida que seja, ao menos, um pouco mais grossa (profundidade maior) do que a espessura da tela tft touch. Mas, nesse caso, a placa de madeira ficará bem mais aparente do que uma simples textura embaixo de um painel de controle (que era o que eu pensava que você pretendia fazer Fábio), saltando para fora da superfície da máquina.

 

Pode vir até a ficar ainda mais bonita assim. Realmente não sei dizer ao certo, enquanto não ver a idéia implementada (como um painel de madeira saltando de uma superfície, como se vê em carros mais luxuosos).

 

No entanto, vou me ater ao que pretendi inicialmente, um painel mais moderno (e mais belo do que o anterior), na mesma linha da máquina (mesmo material e acabamento). Obviamente, terei que cortar a laser para que seja nível industrial de acabamento. Como, no futuro, pretendo fazer mais unidades do torrador, aproveito a leva numa próxima encomenda e mando fazer a plaquinha. O corte aqui eu faço bem fácil, uma vez que não terei que me preocupar muito com o acabamento do corte, que ficará por baixo da placa nova. Basta uma dremel e o meu fiel kit de steel thin cut (que custa os olhos da cara, mas vale cada centavo).

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Acrescento que se for fazer um painel de madeira na frente do anterior, sequer será necessário fazer qualquer corte. Vc aproveita o corte que já existe para o painel de botões. Que é o que vou fazer na versão atual.

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Na realidade vou aproveitar sim o furo dos botões, 2 no caso. Em relação a madeira ela vai ficar sim em torno de 2mm passando da face da fiamma, uma vez que tem aquela parte funda ( desnível) onde fica a etiqueta cinza. Pretendo fazer as bordas com 45º para não ficar aparente. Mandei cortar a madeira fora, pois não consegui aqui, uma vez que era muito dura. Devo pegar essa semana e aguardar a chegada dos botões que estão em atraso devido a greve dos correios.

Qual o modelo de torrador que está implementando atualmente Guilherme? Tem algum tópico dele?

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Comecei a brincar com a programação do visor tft nextion.

Ainda tenho muito o que aprender, em relação à interface que ele vai fazer com o arduino. Então, será um longo e arduoso processo.

Bom, fiz uma tela com alguns botões, apenas para ver como seria o comportamento. É bem tosca. Devo melhorar bastante os botões e o comportamento (terei que melhorar bastante, usando transparências etc, se é que é possível).

 

Mas, feito às pressas é o que se tem por ora:

 

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Desmontei a máquina ontem e fiquei de 22:40 às 3:00 instalando o controlador. 3:00 fui dormir com a máquina travando (alguma coisa interferindo no Arduino).

A boa notícia é que meu sistema de controle funcionou muito bem, acionando cada peça na hora certa.

A má notícia é que o shield termopar não é o mais adequado para essa máquina uma vez que há vazamento de energia das resistências para a água e da água para o boiler de cobre (que é excelente condutor). Usando uma pasta cerâmica fixei um caninho cerâmico ao topo do boiler para agasalhar e isolar eletricamente o sensor. Com isso, meu tempo de resposta vai ficar bem precário e vai demandar código de compensação da diferença de temperatura medida.

 

Não sei, talvez seja o caso de usar um sensor encapsulado, como o LM35. Vou ver se acho um bem fininho.

 

O mini painel ficou estiloso. Depois posto fotos.

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Valeu pela dica Sérgio. Comprei uns termistors para fazer testes.

Quanto ao LM35, encontrei uma barreira que obsta seu uso (a não ser que alguém tenha uma sugestão viável). É que (enquanto não atualizo a placa para suportar o nextion (que usará pinos digitais 5 e 6 como rx e tx para se comunicar com o arduino), a leitura de quais botões (interruptores) estão ligados (entre eles há resistores 10k, em série) é feita pela porta A0 (analog). Por sua vez, tive que usar o código INPUT_PULLUP para que o arduino detecte que o circuito está aberto enquanto não ligo um desses interruptores (com pinMode INPUT o comportamento fica totalmente errático) (código em seguida). O problema é que não é viável fazer dois analogReads ao mesmo tempo (com o pinMode INPUT, atrapalha os botões, com o pinMode INPUT_PULLUP atrapalha o sensor LM35).

 

CÓDIGO:

COM O LM

int val;

int medetemperatura;
int prepara = 0; // vai definir se algo esta sendo preparado
int verificabotao = 0; // verifica se o interruptor do cafe esta pressionado
int travamaquina = 0; // se ativado nao deixa preparar nada
 

void setup () {

 pinMode(A0, INPUT_PULLUP );

}

 

 

void temperatura()

{

 val = analogRead(1);
  float mv = ( val/1024.0)*5000;
  float cel = mv/10;
  temp1 = cel;

}

 

void controlabotao()

{      // inicio do void controlabotao
verificabotao = analogRead(0);

if (verificabotao <500) {
prepara=1; // diz para o programa que o botao de extracao esta pressionado
}

if (verificabotao <400) {
prepara=2; // diz para o programa que o botao de agua esta pressionado
}


if (verificabotao <300) {
prepara = 3; // diz para o programa que o botao do vapor esta ativado
}

if (verificabotao < 200) {
prepara = 4; // diz para o programa que o botao do backflush esta ativado  
}

if (verificabotao > 500) {
prepara = 0; //(não deixa preparar nada)
segundos = 0;
}

} // fim do void controlabotao
 


SEM O LM uso a biblioteca do max 31855.

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É provável que sim. Teria que calcular o ruído que é maior pois as resistências são mais altas, mas imagino que não seja significante quando se mede em torno de 1 C.

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Tinha até chegado a comprar de 100k, mas depois, pedi para o vendedor cancelar a venda (mercadolivre). Estou em dúvida sobre o valor máximo que ela poderá medir com 10k. Você sabe?

A propósito: coloquei o código alternando a leitura entre uma e outra porta. Pus um intervalo de 10ms para tanto. Veja o código (integral até agora):

 

 

  Mostrar conteúdo oculto

 

Editado por Igor
Inseri o código no botão spoiler, a mensagem estava muito grande dificultando a leitura
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Tem que ver a especificação do termistor. Para usá-lo tem que montar no mínimo um divisor de voltagem com outro resistor, sabe né?

 

E a relação para transformar resistência em temperatura não é linear. A fórmula, usando o beta do termistor, tem na wikipedia.

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Não, totalmente leigo, rss. Mas já estou estudando por aqui. Achei, inclusive, um tuto no labgaragem que eles disponibilizaram até uma biblioteca para fazer o cálculo.

 

http://labdegaragem.com/profiles/blogs/tutorial-como-utilizar-o-termistor-ntc-com-arduino

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Vamos às atualizações.

Ontem, dei uma mexida na Fiamma. Reorganizei a fiação e troquei o sensor termopar por um LM35.

Ainda não testei o funcionamento com uma extração com o novo sensor. O termopar definitivamente demandaria uma boa linha de código para recalcular a temperatura, uma vez que, como estava, estava acusando temperatura bem inferior à real.

 

Fiz uma extração ontem quando ainda estava com o termopar. O café saiu fervendo e prejudicou um pouco o resultado. Mas a preinfusão funcionou adequadamente.

 

Seguem fotos da máquina, ressaltando que ainda tenho que prender melhor os fios, deixando-os mais organizados.

 

Na foto dá para ver o LM35, bem como o caninho cerâmico que tinha afixado para isolar o termopar (o que evitou erros de leitura, mas prejudicou sobremaneira a medição).

O LM está em contato direto com o tipo da caldeira, então vai medir temperatura um pouco abaixo da real.

 

aed737d67ceb4784c8bf0ae50a0696f2.jpgc49d97a793d3114be92169a453c74926.jpg

Observem da última foto que deixei o termostato de vapor, como medida de segurança para evitar que a máquina passe de 145° caso alguma coisa de errado na execução da rotina.

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Depois vc poderia colocar mais um pelote dessa cola (imagino que seja fita isolante líquida) em cima do LM para isolá-lo um pouco mais do ar, que o esfria.

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Boa Guilherme. Você tentou aterrar a caldeira pra ver se diminui a interferência no sensor? Pelo que vi vc manteve os 3 relés de temperatura.

Meu projeto aqui vai começar a andar, os botões chegaram ontem e a madeira tive que madar cortar fora pq era muito dura e não consegui cortar aqui. Devo dar uma adiantada esse fim de semana. Posto fotos assim que possível.

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Uma solução possa ser usar pasta térmica para processador de pc, alguns são não condutores de energia, só de calor. Outra solução possa ser usar o isolante térmico em fita, tb para processador, mais esse apesar de bom condutor deve ter 1mm, no mínimo eu acho, pode ser muito grosso.

Essa seria uma opção para não teque fazer o código para correção.

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Boa ideia a da pasta térmica. Acho que tenho aqui. Ainda deu uma diferença. Menor do que a acusada pelo termopar, mas deu. Nada que uma linha map não resolva.

Também oscilou um pouco o sensor, desta feita por conta do tempo de variação muito curto que coloquei para ler o interruptor e o sensor 10ms é pouco. Vou aumentar para 250.

Viu mexer tb na preinfusão. Não precisa ser ativa porque o próprio boiler cria pressão quando aquecido.

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Esse painel é o provisório. O futuro painel vai ser touch e cobrirá toda a área cinza

 

Boa ideia a do knob cromado. Sabe onde tem para vender?

 

A lataria da máquina está pressionando a caixinha do Arduino e travando o sistema. Vou retirar e soldar todos os fios direto na plaquinha. Assim, mesmo que encoste na caixa, não vai fazer pressão em cima.

Introduzi a linha map. Funcionou adequadamente.

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Passei a tarde inteira na rua. Fui assistir hotel transilvania 2 com os meninos. Cheguei em casa e tomei um Espresso com preinfusão na Fiamma. Feito a grão blend Espresso. Ficou maravilhoso. Voltei a rua. Final da noite volto a desmontar a máquina, soldar os fios e remontar. Depois faço vídeo demonstrativo

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