Galttar Postado 31 Julho 2016 Denunciar Share Postado 31 Julho 2016 Ah! Esse apoiador do Gil é profissional, são anos de cuidados! Kkk 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 31 Julho 2016 Autor Denunciar Share Postado 31 Julho 2016 Billy, isto é bulling, rsrsrsrs. E além do mais perdi 6 kg nos últimos tempos, o apoiador esta se acabando, kkkkkk Mas estou atrás de fazer o seu "personalizado", está parte é séria, rsrsrsr Já mandei fazer uma base, e já bolei a fixação. como os protótipos estavam ficando atrasados, resolvi investir, daqui 10 dias terei o apoio de uma impressora 3D para acelerar todo o processo. 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Antenor Postado 2 Agosto 2016 Denunciar Share Postado 2 Agosto 2016 Gil, permita-me dar um pitaco para o próximo lote do mini: se puder, coloque o parafuso que prende o manípulo com a rosca invertida. No meu caso, de uns dias pra cá, o parafuso começou a soltar a medida que vou moendo. Se a rosca fosse invertida, a força empregada para moer apertaria o parafuso, o que acredito ser mais desejável. Veja: Enviado de meu D6643 usando Tapatalk 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 2 Agosto 2016 Denunciar Share Postado 2 Agosto 2016 Antenor, tec bond nele. Usa o de baixo poder engripante 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 2 Agosto 2016 Denunciar Share Postado 2 Agosto 2016 Ou o esmalte da esposa (ou o seu, caso use ) 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 2 Agosto 2016 Autor Denunciar Share Postado 2 Agosto 2016 Antenor, vou usar trava rosca mesmo, É que parafuso com rosca esquerda só sobre encomenda e os lotes tem que ser grandes. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 2 Agosto 2016 Denunciar Share Postado 2 Agosto 2016 Sérgio, Desconhecia sua veia cômica. Ri demais. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 2 Agosto 2016 Autor Denunciar Share Postado 2 Agosto 2016 No Debut eu fiz um parafuso rosca esquerda, mas não coloquei batente e ele ia se apertando cada vez mais, estava vendo que ele ia atravessar a alavanca, rsrsrsr, resumo, acabei montando ele com trava rosca, ai trava por trava podia ter sido um parafuso normal. Os parafusos do Debut vou perder pois mudei o sistema. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 4 Agosto 2016 Autor Denunciar Share Postado 4 Agosto 2016 Novas fotos: 11 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 4 Agosto 2016 Denunciar Share Postado 4 Agosto 2016 Breve, vai ter gente: HG one, uso sim, para moer pimenta. Café é nos Bravos 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 14 Agosto 2016 Autor Denunciar Share Postado 14 Agosto 2016 Acabei colocando o Bravo MINI no Mercado Livre, isto para quem quer comprar parcelado. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-787521484-moedor-de-cafe-manual-bravo-mini-_JM 9 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 15 Agosto 2016 Denunciar Share Postado 15 Agosto 2016 Caraca Gil vc mora em Santana do Parnaiba, não sabia que vc morava no Piauí. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leonardo Concon Postado 16 Agosto 2016 Denunciar Share Postado 16 Agosto 2016 Muito bem. Já compartilhei. Boa sorte. Enviado do meu iPad usando Tapatalk 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
mericlis Postado 22 Agosto 2016 Denunciar Share Postado 22 Agosto 2016 Olá pessoal, desculpe me intrometer no tópico do bravo, atualmente uso um Rancilio Rocky e queria dar um upgrade no moedor, estou orçando um Vario-W mas sempre vejo vocês falando muito bem do bravo mini, inclusive ja tenho conversado com o gilberto sobre o valor do mini. Gostaria de uma opinião de vocês que já possuem um vario, qualse seria o melhor upgrade pra usar com minha silvia? Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cabral Postado 22 Agosto 2016 Denunciar Share Postado 22 Agosto 2016 Na opinião de um dos muitos que tem ambos (se bem que meu Vario não é W), depende do que você quer. Pra espresso, quando se acerta a moagem, não dá pra notar diferença de sabor entre o Mini e Vario. O micro ajuste do Vario é suficiente para equivaler ao Stepless do Mini. Não comparei com equipamentos, só com sabor, e não consigo achar diferença nem identificar qual é qual num "teste cego". Pros outros métodos, acho o Mini mais interessante, já que vai além do alcance do Vario. [Mini = FP~Turco] X [Vario = AP~Espresso] Vario tem motor. Rápido, sem esforço, barulho aceitável, sem stress pra fazer vários cafés. Já servi 40 espressos seguidos moendo no Vario e preparando nas minhas máquinas, foi de boa. Mini é manual. Lento (comparando com motorizados), silencioso, requer preparo físico pra fazer mais de 2 ou 3 doses seguidas ou uma dose grande de Coado, por exemplo. Eu jamais conseguiria atender 40 pessoas em tempo hábil com o Mini... Ajustar o mini em qualquer parte da escala é uma operação simples e precisa, ajustou, tá pronto. Ajustar o Vario de um método pra outro pode ser um desafio: na maioria dos casos, demora um tempo pros mós assentarem, tornando a moagem seguinte ao ajuste muito inconsistente e necessitando de algum descarte/perda - modelo não recomendado pra quem fica mudando de método (cabe dizer que há uma ou duas pessoas no CdC que tem o Vario e não tem esse problema, mas a maioria, como eu, tem). [Vario = mós planas] X [bravo Mini = mós cônicas] - pesquise que verá que as modas de moagem são diferentes, favorecendo um ou outro método de preparo. Durabilidade: o Vario requer alguma manutenção mecânica, gasta correia e contatos do motor, além de outros possíveis desgastes (fora os mós). O Bravo Mini parece que vai ficar do mesmo jeito quando for herdado pelos bisnetos do dono, não tem o que gastar, fora os mós. Manutenção praticamente zero. Só você toma café? Só faz uma dose de cada vez? Não tem reumatismo, bursite nem outra "veiáquia"? O MIni é uma ótima opção pra você! Se mantiver o Rocky pra atender "grupos", tá beleza. Tem mais pessoas, prepara múltiplas doses por seção, tem baixa resistência física, e precisa vender o Rocky pra comprar outro? Talvez o Vario seja uma escolha mais sensata. Minha sincera sugestão? Fácil! Venda o Rocky e compre os dois! 10 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 22 Agosto 2016 Denunciar Share Postado 22 Agosto 2016 Eu já percebi muitas vezes que o Mini acentua a acidez e notas de frutas em comparação com o Vario, que entrega uma xícara mais equilibrada (=chata). Uso o meu Vario só para o blend escuro para o cappu da esposa já um tempo. Abçs Burny 5 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Marinho Postado 22 Agosto 2016 Denunciar Share Postado 22 Agosto 2016 eu confesso que não tenho disposição para moer para espressos no mini. talvez seja falta de costume. de v60 pra cima é bem tranquilo. Mas eu sou magro e fraco então não sou a melhor comparação Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luis Paulo Postado 23 Agosto 2016 Denunciar Share Postado 23 Agosto 2016 @mericlis, meu caso é parecido com o Cabral... tenho um Vario não W, e um Mini desse último lote. Desde que comprei o Vario, não tive muitas boas experiências com espresso, exatamente por querer usar ele pra mais de um método. Ajustar entre métodos com pó mais grosso é tranquilo... o problema é alternar com a faixa mais fina do espresso. Como este deixou de ser meu método preferido faz um tempo, a máquina acabava parada por dias ou semanas enquanto eu usava o moedor pra outros métodos. E aí quando resolvia tirar um shot, não conhecia bem o grão, o ajuste não ficava ideal, e quase sempre saía um shot bem mais ou menos. Só depois de comprar o Mini que voltei a fazer espressos regularmente, usando ele pra essa faixa de moagem, e de vez em quando pra faixas mais grossas. No Vario eu pretendo instalar as mós de aço e deixar exclusivamente pra ajustes mais grossos. Conclusão: se estiver pensando no uso exclusivo pra espresso, vai ficar satisfeito com ambos, a decisão é entre menos $ + muque, ou mais $ + motor. Caso pretenda alternar de métodos, aí eu recomendo o Mini mesmo, pela eficácia nesse sentido. E se ainda fizer questão de moedor elétrico que permita isso, sugiro esperar o Sette aparecer por aqui. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodolfo M Postado 23 Agosto 2016 Denunciar Share Postado 23 Agosto 2016 @Burny, pelo visto sua esposa n lé este forum né? Kkkkkkkkkkkkkkkkk Se eu escrever que eu deixo o moedor bobo para moer os cafés da patroa, ela some com o cartão de crédito e eu ainda durmo na sala kkkkkkkk (ou pior, ela me fará usar o moedor bobo kkkkkkkkkk) Merciclis, eu tenho o Vario W e assino embaixo o que o Cabral postou. É muito complicado usar ele para mais que um método. No geral eu gasto quase 1 pacote de 250g de café para ajustá-lo caso eu use para mais de 1 método. Comparando o Vario com o Vario W, para mim especificamente não faz muita diferença pois eu moo por dose e peso o café antes de colocar os grãos no hopper (isso para não sobrar grãos la dentro. Caso vc tire várias doses seguidas aí sim a balança do Vario W fará mais diferença pois ele moerá só o peso escolhido). Depois de algum tempo nesse mundo cafeinado descobri que se vc quiser alternar os métodos é extremamente prático ter mais de um moedor. Hoje faz mais sentido para mim aqueles camaradas que tem 3 ou mais moedores em casa (olha eu preparando terreno para arrumar mais moedores para mim hehehe). 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
mericlis Postado 23 Agosto 2016 Denunciar Share Postado 23 Agosto 2016 Sim, mas eu vou ficar com o rocky pra moka e vou comprar um segundo exclusivamente pra espresso, só preciso decidir qual hehe Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodolfo M Postado 23 Agosto 2016 Denunciar Share Postado 23 Agosto 2016 Mericlis, caso seja para espresso, o Vario com mós de cerâmicas são excelentes! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 31 Agosto 2016 Autor Denunciar Share Postado 31 Agosto 2016 Hoje o Bravo MINI e o Bravo Debut passaram para a 2ª fase do premio de Design do Museu da Casa Brasileira. http://www.mcb.org.br/pt-BR/premio-mcb/noticias/30o-premio-design-mcb-divulga-os-trabalhos-selecionados-para-2a-fase-na-categoria-produtos 26 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Wagner Castilho Postado 31 Agosto 2016 Denunciar Share Postado 31 Agosto 2016 Nuuussa!!!!! E eu tenho um!!! 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vitorats Postado 31 Agosto 2016 Denunciar Share Postado 31 Agosto 2016 Muito legal, Gil! Parabéns! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Márcio Martignoni Postado 31 Agosto 2016 Denunciar Share Postado 31 Agosto 2016 Parabéns, Gil!!! Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 31 Agosto 2016 Denunciar Share Postado 31 Agosto 2016 Parabéns Gil! Ambos moinhos ficaram lindos e o designer merece! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lunatico Postado 1 Setembro 2016 Denunciar Share Postado 1 Setembro 2016 Parabéns Gil !!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 1 Setembro 2016 Denunciar Share Postado 1 Setembro 2016 show merece Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Seu Zé Postado 1 Setembro 2016 Denunciar Share Postado 1 Setembro 2016 Aêêêê Gil!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 1 Setembro 2016 Autor Denunciar Share Postado 1 Setembro 2016 Segue esboço do texto que seguiu para o concurso, dentro do roteiro de informações que tinha que seguir. No momento final tive que dar uma reduzida pois tinha limite de palavras. Moedor manual de café Memorial 1. O que é sua peça e quais suas funções O equipamento é um moedor (moinho) manual de café. Sua função é moer grãos de café em diferentes granulometrias para variados processos de extração da bebida, já que cada método exige uma granulometria específica: café turco, expresso, coado, aeropress, prensa francesa, sifão, entre outros.A fim de clarear o conceito deste moinho manual, apresentaremos primeiro as vantagens de um moedor manual desta faixa de valor, comparativamente a um moedor elétrico. 1a. O moedor manual é o que chamamos de monodose: o equipamento é alimentado com a quantidade exata de grãos que será usada para aquela extração (a moagem é feita no momento em que o café será servido). Por suas características construtivas, o moedor não retém grãos ou pó de café após a moagem, ou seja, 20 gramas de grãos entregam exatos 20 gramas de pó moído. Em moedores elétricos os grãos ficam armazenados no reservatório superior (hopper) e mesmo que se mantenha tal reservatório vazio, alimentando-o apenas com os grãos para aquele serviço, existe uma retenção grande de pó de café moído no interior da máquina. Um exemplo: 20 gramas de grãos geram 20 gramas de pó moído, mas uma verificação mais acurada pode demonstrar que 15 gramas são dos grãos recém-moídos e outros 5 gramas de parte de moagens anteriores. Estas quantias em gramas podem parecer ínfimas, mas no universo do café podem fazer a diferença em uma boa extração, além de garantir (ou não) o frescor do pó moído na hora.1b. No moedor manual altera-se a granulometria com facilidade (faixa de moagem), normalmente em um moedor elétrico este ajuste gera desperdício de pó, pois é necessário um descarte de alguns gramas até que o moinho fique regulado para o método escolhido.1c. A durabilidade deste moedor, por seus processos construtivos e materiais, será maior à de moinho elétrico de valor equivalente.Por fim consegue-se uma qualidade de moagem só encontrada em moedores elétricos de alto valor de aquisição. 2. O que motivou a criação deste produtoA principal motivação para o desenvolvimento deste moinho foi preencher uma lacuna do mercado nacional que não possui nenhum produto semelhante. A única alternativa até o lançamento deste moinho era a importação de um moinho manual e com a oscilação e diferenças cambiais o equipamento chegava ao nosso país a preços proibitivos. Outro fator foi o desejo de produzir um moedor de nível superior aos concorrentes da mesma faixa existentes fora do país. 3. Qual é o público-alvo O público alvo são amantes de café, usuários de café conscientes das vantagens de se moer os grãos no momento da extração, baristas caseiros, assim como as cafeterias e restaurantes que servem cafés diferenciados (em um movimento conhecido como 3ª onda do café), que passam a ter um segundo equipamento apto a moer na hora para outros processos de extração além do método principal da casa, normalmente o café expresso. Esta versatilidade garantida por um moinho extra permite a moagem de pequenas quantias de café para uma prova de novos grãos, por exemplo, sem que seja necessário esvaziar o moedor principal em uso. 4. Quais diferenciais do produto Antes de relacionar os diferenciais descreveremos alguns aspectos a se observar na construção de um moedor manual de café, segundo o conceito do desenvolvedor deste equipamento:1º - qualidade da moagem: é crucial considerar as mós a serem utilizadas, o alinhamento entre a mó interna e a mó externa e a folga neste conjunto. Exemplificando, em uma moagem para expresso o pó deve ser moído com tamanho médio de 300 microns, mas é comum encontrar moedores com folgas entre as mós de 150 microns;2º - funcionalidade, ou seja, a praticidade em manuseá-lo: na colocação dos grãos, do copo coletor e na regulagem do tamanho da moagem;3º - design: materiais empregados, cores, acabamento, estética em geral;4º - portabilidade;5º - preço: boa parte dos potenciais compradores é de usuários avançados no universo do café e seus processos de extração. Normalmente já possuem mais de um moinho em casa e o atrativo para a aquisição deste novo equipamento passa a ser as qualificações anteriormente descritas. Como principais diferenciais deste novo equipamento destacamos:Para atender o 1º item anterior.Optou-se por um corpo único no moinho que apoia a mó externa e o “movimentador do eixo” (suporte do rolamento) que segura o eixo e a mó interna, garantindo assim o alinhamento do conjunto “mó externa/mó interna”. No mesmo item, para resguardar as folgas mínimas adotou-se um único “rolamento de 2 carreiras de esferas de contato angular”, alojado em uma peça de bronze que com rosca de 1 mm de passo se movimentará sobre o corpo de alumínio. A opção pelo bronze foi porque este proporciona menos atrito junto ao alumínio e assim consegue-se um ajuste “apertado” no conjunto de roscas. Como este “suporte do rolamento” está em balanço com o corpo, o que poderia gerar folga no encontro das mós, projetou-se o “suporte do rolamento” como uma espécie de bucha feita com 2 guias de ajuste centesimal acima e abaixo da rosca.Estas características:• Adoção de um único rolamento• Rolamento dupla carreira de esferas de contato angular• Apoios extras neste “suporte do rolamento”• Dois materiais diferentes para compor a roscaSão únicas entre os moedores manuais, já que nenhum outro adotou este sistema. Para atender o item 2º.Dentre os moedores manuais equivalentes, nosso equipamento apresenta o mais fácil, preciso e exclusivo sistema de regulagem da granulometria, efetuada girando-se um aro numerado de 86,1mm de diâmetro sem passos (conhecido em inglês como stepless). Roda-se continuamente o aro até o ponto desejado, sendo que a força necessária para girar o equipamento é ajustada mediante a variação de 1 anel o´ring instalado junto ao aro, de muita precisão, já que utiliza uma rosca de 1mm de passo. Os moedores concorrentes usam 3 modelos distintos de regulagem:opção 1: um aro equivalente, mas com uma contra porca para travamento do aro regulado, o que nem sempre garante a manutenção do ponto escolhido;opção 2: um aro pequeno, colocado junto à mó interna com cliques (passos, steps no inglês), variando a granulometria. Neste sistema não se consegue a precisão ou ajuste necessário para a extração de um café do tipo expresso;opção 3: alguns modelos adotam um aro de regulagem sem passos (stepless), porém com um aro de minúsculo diâmetro colocado junto ao eixo interno. O resultado é um ajuste duro e sem precisão (ainda que stepless), mas que dificulta a repetição do mesmo ponto de moagem devido à pequena escala adotada.Ainda dentro do quesito funcionalidade:O copo coletor de nosso equipamento que recolhe o pó é fixado em apenas ¼ de volta.O equipamento é 100% produzido em metal (com exceção dos anéis o'rings), sendo que sua construção considerou vários detalhes, tais como:O recipiente de alumínio no qual o pó moído é despejado por gravidade após a moagem possui um anel o´ring embaixo que evita que o moinho escorregue durante sua manipulação. Da mesma forma há um anel o´ring na parte superior para garantir que o copo não trave no corpo.A tampa de grãos também possui anel o'ring para fixá-la e eliminar possíveis vibrações. Para atender o item 3º. Enquanto a maioria dos equipamentos similares é monocromática em seus componentes, além de adotar diâmetros iguais por todo o moedor, nosso moinho manual distingue-se por diferentes tons em suas peças (cor de bronze, polido, dourado), bem como a composição de materiais como bronze, inox, alumínio e diâmetros que variam, com um design inspirado nos molinetes de pesca.Esta diferenciação levou alguns usuários a solicitar ao desenvolvedor que outras partes fossem coloridas, como por exemplo a usuária que possui uma cafeteira de expresso revestida de couro sintético vermelho e quis seu moinho também em carmim. Isto permitiu que os usuários e consumidores passassem a optar pelo moinho em outras cores, customizando assim cada peça de acordo com as preferências individuais e sem custo adicional. Descrição 1. Como é o procedimento de fabricação e quais os materiais empregadosDescreveremos o processo produtivo de cada um dos componentes do equipamento:A alavanca é de inox 304, cortada a laser e usinada posteriormente para realização dos furos com medidas precisas, sendo polida ao final.O eixo do moedor, o eixo do manípulo e a bucha distanciadora do rolamento são feitos em aço inox usinados em torno, sendo que o eixo do moedor é enviado para retífica.O suporte do rolamento, que será o movimentador do eixo, é fundido em bronze alimentício 68B e depois enviado à usinagem onde será torneado e fresado, ambos processos em CNC.As demais peças são usinadas em tornos CNC e fresa CNC, compostas de alumínio 6351. Depois de prontas são enviadas ao polimento e anodização.As mós, encarregadas da moagem, são de origem Italiana.Finalizando, os moedores são montados manualmente um a um pelo desenvolvedor, sendo que para a montagem do rolamento em seu flange (suporte de rolamento) é usada uma mini prensa de protético para garantir total controle sobre o ajuste. 2. O que você ainda considera importante aprimorar em sua peçaO equipamento atingiu o nível proposto pelo desenvolvedor em quase sua totalidade, gerando grande satisfação. Porém, a partir de sugestões de usuários que já utilizam o moedor, está em estudo o desenvolvimento de uma base de apoio para proporcionar mais conforto na moagem. Tamanho/dimensões e peso da peçaAltura total do moedor com a alavanca: 226,25mmAltura total do corpo do moedor: 183,75 mmMaior diâmetro, aro de regulagem: 86,1 mmDiâmetro do corpo na região da pega pela mão: 70,60mmDiâmetro da alavanca : 140mm.Peso: 1.591 grs. Data de criação30/10/2015 Locais de ponto de venda A venda é feita por contato direto com o desenvolvedor, via e-mail. Valor de mercado da peça (R$) R$ 1.150,00 (valor jul/2016) Cite outros fatos interessantes e curiosidades sobre sua peçaO projeto inicial era de um moedor de maior tamanho, com mós semelhantes a outro equipamento italiano, considerado um dos melhores moinhos na categoria com mós cônicas. Desenvolveu-se assim 2 protótipos, com a expectativa de um terceiro, mas em função de custos e entraves na elaboração de tais protótipos, o desenvolvedor optou por realizar ajustes necessários em um moedor menor, o que deu origem a este equipamento.Outro aspecto que distingue este moinho é que o desenvolvedor contou com a opinião de diversos usuários avançados de produtos ligados ao universo do café, que contribuíram com parte de sua experiência para que o novo modelo fosse aprimorado e atendesse da melhor forma possível às necessidades deste público. Concorrentes diretosEste equipamento não possui concorrentes em nosso país. Trata-se de produto único, que somente pode ser comparado a outros modelos desenvolvidos no exterior, entre eles: 1º - Moinho Lido E/T grinderFabricação: EUAValor de mercado da peça (valor original em dólares americanos, sem impostos de importação e outras taxas incidentes): 195.00 (valores em reais: R$ 641,55 (valor jul/2016)Site de referência: http://www.oehandgrinders.com/LIDO-E-T-_c_32.html 2 º - Moinho Rosco Hand GrinderFabricação: EUAValor de mercado da peça (valor original em dólares americanos, sem impostos de importação e outras taxas incidentes): 450.00 (valores em reais: R$ 1.480,50 (valor jul/2016)Site de referência: http://www.portaspresso.com/page1002.html 3º - Moinho Comandante C40 Nitro BladeFabricação: AlemanhaValor de mercado da peça (valor original em euros, sem impostos de importação e outras taxas incidentes): 230.00 (valores em reais: R$ 917,58 (valor jul/2016)Site de referência: http://comandante-grinder.com/ 8 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas