Miyamoto Postado 14 Março 2015 Denunciar Share Postado 14 Março 2015 Galtar... Aprende uma coisa.. Fez uma extração totalmente fora do padrão, mas ficou do jeito que você gosta? Então dane-se os padrões. O que importa é que você está satisfeito.. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Galttar Postado 14 Março 2015 Denunciar Share Postado 14 Março 2015 O que me incomoda é que não sei se estou tirando o máximo do café, mas acho que com o tempo e com a utilização de outros cafés vou ter experiência para avaliar se realmente está ajustado. Mas acho que é isso mesmo Miyamoto, tem que deixar um pouco o engenheiro de lado e degustar o café! Abraço. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 14 Março 2015 Denunciar Share Postado 14 Março 2015 Isso aí.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cabral Postado 14 Março 2015 Denunciar Share Postado 14 Março 2015 Hehe... mas essa extração seguiu de perto a fórmula clássica italiana, só um pouco mais curto. Parece um Corto (curto) clássico. Se toda massa de bebida extraída ficou no mesmo copo, foi apenas um pouco mais do que um doppio-corto. Essa bebida fica menos frutada, quase não-ácida e mais amendoada, sem acentuar o amargor da torra e o "achocolatado". Em geral, quando faço extração pra visitas, o BR é algo entre 1:2,5 e 1:3, pois com 20g de pó extraio 2 copos com 25g a 30g cada (50~60g totais), cortando entre 25s e 30s, quando começa o blonding. Se é pra alguém que gosta de "corto", mas não de "ristretto", com 20g de pó extraio entre 30g e 35g, com tempo entre 15s e 18s, antes do blonding. o BR fica entre 1:1,5 e 1:1,75. Se os 30~35g estão no mesmo recipiente, caracteriza um Doppio-corto, um duplo-curto. O lance é que quando a gente "sai das fórmulas", acaba descobrindo que tem outras fórmulas que meio que dão conta de nossas "novidades"... 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Darcy Jr.'. Postado 14 Março 2015 Denunciar Share Postado 14 Março 2015 Igualzinho composição fotográfica. Primeiro aprenda com regras, mas depois que dominou as técnicas, tenha liberdade fora das regras. Somente é importante que você saiba o que está fazendo, para poder repetir se gostar do resultado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Galttar Postado 14 Março 2015 Denunciar Share Postado 14 Março 2015 Obrigado pessoal. @Cabral você é o cara! Exatamente isso! Ficou menos frutado e estava desconfiando que o amargor seria da torra. Isso vai me ajudar muito na identificação da bebida... Bora fazer mais café... Kkk E toca a xcr! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 14 Março 2015 Denunciar Share Postado 14 Março 2015 Na classificação do Andy Schecter, essa é a concentração é de um duplo, no extremo da faixa. Concordo com o que o Cabral e o Miyamoto disseram. Porém, acho o tempo curto pra essa quantidade de água passando no bolo. Talvez você goste de uma bebida mais diluída. Já experimentou fazer o expresso em 25s, em 1:2, e acrescentar um pouquinho de água pra ver se não é esse o problema? WDT você já implementou? Não lembro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Galttar Postado 14 Março 2015 Denunciar Share Postado 14 Março 2015 Hum, vou tentar Rodrigo, mas acho que é isso mesmo. O WDT estou fazendo e segui sua ideia, mas um pouco mais simples com corda de violão. Com o que o Cabral disse ligou uma chave no cérebro! O gosto forte que estava sentindo com a moagem no 5 era do frutado e o final com um amarguinho bem de leve deve ser da torra. Mais cedo fiz uma extração com a moagem no 5, a que eu consegui o equilíbrio, e um BR de 0,4 e não é que me agradou e também a esposa. Senti o frutado no início, não tão forte como antes e o final um pouquinho amargo que nem me incomoda, pois gosto de chocolate amargo com cacau acima de 70%. Com a moagem mais grosa o frutado quase some e não estava gostando já que é o Unique Frutado. Depois fui prestar atenção no algoritmo do Sergio e é isso mesmo que ele propõe. Acho que agora é esperar o café do Mokaclube e da Fazenda São João que chegam a semana que vem. Obrigado a todos. Acho que estou no caminho certo. Abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 14 Março 2015 Denunciar Share Postado 14 Março 2015 Cada café é uma briga diferente, amigo. Essa é a parte divertida do expresso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Galttar Postado 14 Março 2015 Denunciar Share Postado 14 Março 2015 Esse é o grande barato! Ainda quero ter um Alaska cheio de potes com etiquetas... Kkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 14 Março 2015 Denunciar Share Postado 14 Março 2015 Eu tenho uma assim que uso até hoje. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Galttar Postado 14 Março 2015 Denunciar Share Postado 14 Março 2015 Pois é, foi essa minha inspiração. Li o tópico do WDT e vi sua criatividade. Comprei corda Si de aço e fiz um parecido. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 14 Março 2015 Denunciar Share Postado 14 Março 2015 Funciona que é uma beleza, não? WDT a jato. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Galttar Postado 14 Março 2015 Denunciar Share Postado 14 Março 2015 Só consegui estabilidade no Tamping depois de fazer WDT! Show de bola. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 14 Março 2015 Denunciar Share Postado 14 Março 2015 Na verdade, você conseguiu estabilidade na distribuição. O calcamento é tão bom quanto a distribuição, e dificilmente melhora uma distribuição ruim. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cabral Postado 14 Março 2015 Denunciar Share Postado 14 Março 2015 O calcamento com Nutation, por si só, ajuda um tanto, mas realmente não resolve. Depois do WDT, nutation meio que "fecha o acordo", praticamente não tem como dar errado se feito de modo simples e rápido. Quando começam os floreios é que a coisa desanda 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Galttar Postado 14 Março 2015 Denunciar Share Postado 14 Março 2015 Kkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 15 Março 2015 Denunciar Share Postado 15 Março 2015 WDT + nutation? Cabral, você é um exagerado! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cabral Postado 15 Março 2015 Denunciar Share Postado 15 Março 2015 É nóis! Enfim alguém me entendeu! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Galttar Postado 17 Março 2015 Denunciar Share Postado 17 Março 2015 Fala Galera! Na minha Poemia o chuveiro fica pingando, isso é normal ou precisa de ajuste? Abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Otávio Tassinari Dornelles Postado 17 Março 2015 Denunciar Share Postado 17 Março 2015 na minha pinga o chuveiro e o braço de vapor, deve ser normal Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Marinho Postado 17 Março 2015 Denunciar Share Postado 17 Março 2015 de tempos em tempos ele pinga. mas nao é normal ficar pingando direto como se tivesse vazando. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Otávio Tassinari Dornelles Postado 17 Março 2015 Denunciar Share Postado 17 Março 2015 agora me preocupei do braço do vapor cai umas gotas durante a extração e acho que enquanto tá aquecendo também. mas com a máquina desligada não. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Marinho Postado 17 Março 2015 Denunciar Share Postado 17 Março 2015 Otavio, de tempos em tempos é uma medida bem variavel. Acredito não ser normal um gotejamento constante. Não observei a frequencia exata na minha mas após uma extração a frequencia é maior. Ai depois volta ao normal. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Weiler Postado 17 Março 2015 Denunciar Share Postado 17 Março 2015 do braço do vapor cai umas gotas durante a extração e acho que enquanto tá aquecendo também. mas com a máquina desligada não. Idem aqui. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Otávio Tassinari Dornelles Postado 17 Março 2015 Denunciar Share Postado 17 Março 2015 menos mal então essa porcaria vai ter que durar até o dolar baixar muito (quá!) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Marinho Postado 17 Março 2015 Denunciar Share Postado 17 Março 2015 hahah. Realmente. Mas acredito que se bem cuidada e limpa deve durar bem sim. Estou com quase 1 ano de uso diario e até agora não senti nada definhando. Minha frustração é só a feiura da criança mesmo. Mas procura não olhar muito para ela e prestar atenção no processo e no café que sai 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Weiler Postado 17 Março 2015 Denunciar Share Postado 17 Março 2015 Fala assim não...rsrs A Poemia foi (e ainda é) a porta de entrada para muita gente no mundo do espresso. Ao invés de chamar de "porcaria", chama de "trampolim".....assim pelo menos você foca no lado positivo... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Galttar Postado 17 Março 2015 Denunciar Share Postado 17 Março 2015 Feia é a C08, a Poemia é uma beleza! Vou gravar um filme mostrando o pinga pinga depois do flush. Forte abraço. Inté! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Otávio Tassinari Dornelles Postado 17 Março 2015 Denunciar Share Postado 17 Março 2015 é verdade, estou sendo muito mal agradecido, ela tem sido uma excelente companheira alem do mais, pelo andar das coisas, meu relacionamento com a Poemia tende a ser bem longo... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas