Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Galtar...

 

Aprende uma coisa..

 

Fez uma extração totalmente fora do padrão, mas ficou do jeito que você gosta?

 

Então dane-se os padrões. O que importa é que você está satisfeito.. :)

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que me incomoda é que não sei se estou tirando o máximo do café, mas acho que com o tempo e com a utilização de outros cafés vou ter experiência para avaliar se realmente está ajustado.

Mas acho que é isso mesmo Miyamoto, tem que deixar um pouco o engenheiro de lado e degustar o café! 

 

Abraço.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehe... mas essa extração seguiu de perto a fórmula clássica italiana, só um pouco mais curto. Parece um Corto (curto) clássico. Se toda massa de bebida extraída ficou no mesmo copo, foi apenas um pouco mais do que um doppio-corto. Essa bebida fica menos frutada, quase não-ácida e mais amendoada, sem acentuar o amargor da torra e o "achocolatado".

 

Em geral, quando faço extração pra visitas, o BR é algo entre 1:2,5 e 1:3, pois com 20g de pó extraio 2 copos com 25g a 30g cada (50~60g totais), cortando entre 25s e 30s, quando começa o blonding. Se é pra alguém que gosta de "corto", mas não de "ristretto", com 20g de pó extraio entre 30g e 35g, com tempo entre 15s e 18s, antes do blonding. o BR fica entre 1:1,5 e 1:1,75. Se os 30~35g estão no mesmo recipiente, caracteriza um Doppio-corto, um duplo-curto.

 

O lance é que quando a gente "sai das fórmulas", acaba descobrindo que tem outras fórmulas que meio que dão conta de nossas "novidades"... :rolleyes:

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igualzinho composição fotográfica. Primeiro aprenda com regras, mas depois que dominou as técnicas, tenha liberdade fora das regras. Somente é importante que você saiba o que está fazendo, para poder repetir se gostar do resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pessoal.

 

@Cabral você é o cara!

Exatamente isso! Ficou menos frutado e estava desconfiando que o amargor seria da torra.

 

Isso vai me ajudar muito na identificação da bebida...

 

Bora fazer mais café... Kkk

 

E toca a xcr!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na classificação do Andy Schecter, essa é a concentração é de um duplo, no extremo da faixa.

 

Concordo com o que o Cabral e o Miyamoto disseram. Porém, acho o tempo curto pra essa quantidade de água passando no bolo. Talvez você goste de uma bebida mais diluída. Já experimentou fazer o expresso em 25s, em 1:2, e acrescentar um pouquinho de água pra ver se não é esse o problema?

 

WDT você já implementou? Não lembro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum, vou tentar Rodrigo, mas acho que é isso mesmo.

 

O WDT estou fazendo e segui sua ideia, mas um pouco mais simples com corda de violão.

 

a17cff1a89e6b532d1f41301ca59d269.jpg

 

Com o que o Cabral disse ligou uma chave no cérebro! O gosto forte que estava sentindo com a moagem no 5 era do frutado e o final com um amarguinho bem de leve deve ser da torra.

 

Mais cedo fiz uma extração com a moagem no 5, a que eu consegui o equilíbrio, e um BR de 0,4 e não é que me agradou e também a esposa.

 

Senti o frutado no início, não tão forte como antes e o final um pouquinho amargo que nem me incomoda, pois gosto de chocolate amargo com cacau acima de 70%.

 

Com a moagem mais grosa o frutado quase some e não estava gostando já que é o Unique Frutado.

 

Depois fui prestar atenção no algoritmo do Sergio e é isso mesmo que ele propõe.

 

Acho que agora é esperar o café do Mokaclube e da Fazenda São João que chegam a semana que vem.

 

Obrigado a todos.

Acho que estou no caminho certo.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, foi essa minha inspiração. Li o tópico do WDT e vi sua criatividade. Comprei corda Si de aço e fiz um parecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O calcamento com Nutation, por si só, ajuda um tanto, mas realmente não resolve.

 

Depois do WDT, nutation meio que "fecha o acordo", praticamente não tem como dar errado se feito de modo simples e rápido. Quando começam os floreios é que a coisa desanda :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Otavio,

 

de tempos em tempos é uma medida bem variavel. Acredito não

ser normal um gotejamento constante. Não observei a frequencia

exata na minha mas após uma extração a frequencia é maior. Ai depois

volta ao normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

do braço do vapor cai umas gotas durante a extração e acho que enquanto tá aquecendo também.

 

mas com a máquina desligada não.

 

Idem aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hahah. Realmente. Mas acredito que se bem cuidada e limpa

deve durar bem sim. Estou com quase 1 ano de uso diario e

até agora não senti nada definhando. Minha frustração é só a

feiura da criança mesmo. Mas procura não olhar muito para ela

e prestar atenção no processo e no café que sai ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala assim não...rsrs

 

A Poemia foi (e ainda é) a porta de entrada para muita gente no mundo do espresso.

 

Ao invés de chamar de "porcaria", chama de "trampolim".....assim pelo menos você foca no lado positivo...  B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Feia é a C08, a Poemia é uma beleza!

Vou gravar um filme mostrando o pinga pinga depois do flush.

 

Forte abraço.

Inté!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...