Ir para conteúdo

Aplicativos de Extração


Postagens recomendadas

Eu sempre utilizo balança nas minhas extrações, quase nunca utilizo um cronometro e nunca usei termômetro.

A alguns anos eu procurei algum aplicativo que me ajudasse nisso, mas nunca achei. Hoje fiquei encucado, e achei três excelentes.

1. coffee.guru ( https://play.google.com/store/apps/details?id=guru.cup.coffee )
Ele te dá passo a passo para as extrações baseadas em receitas já pre-definidas, você consegue anotar um log e ele também conta o quanto de café você anda consumindo :P
Tem como adicionar comentários e fotos, assim se você fez algo errado, pode registrar.

2. Baristame ( Free: https://play.google.com/store/apps/details?id=soop.BaristaMe.free / Paga: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.soop.baristame.pro )
Tem um mini guia sobre os métodos, uma calculadora de brew e também mais algumas funções.

3. Coppee ( https://play.google.com/store/apps/developer?id=Coppee )
Tem uns templates, você monta como quer a extração e ele só vai seguir o que você definir. Bom pra quem costuma fazer coisas diferentes.

Vamos compartilhar nossas experiências? Alguém mais tem algum para recomendar?

 

 

  • Curtir 2
  • Agradeço 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho minhas planilhas, para todos estes cálculos e dados (BR, TDS, %Ext, tempo e modo de infusão, temp. da água, avaliações de degustação, descrições variadas inclusive grau de torra, data da torra etc.), mas uso um app como cronômetro de preparações que é muito versátil e legal: Interval Timer (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.intervaltimerfree.app).

Vou dar uma olhada nestes 3 que o Álvaro postou. Valeu!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
Em 22/09/2017 at 15:36, Álvaro Ford disse:

Eu sempre utilizo balança nas minhas extrações, quase nunca utilizo um cronometro e nunca usei termômetro.

A alguns anos eu procurei algum aplicativo que me ajudasse nisso, mas nunca achei. Hoje fiquei encucado, e achei três excelentes.

1. coffee.guru ( https://play.google.com/store/apps/details?id=guru.cup.coffee )
Ele te dá passo a passo para as extrações baseadas em receitas já pre-definidas, você consegue anotar um log e ele também conta o quanto de café você anda consumindo :P
Tem como adicionar comentários e fotos, assim se você fez algo errado, pode registrar.

2. Baristame ( Free: https://play.google.com/store/apps/details?id=soop.BaristaMe.free / Paga: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.soop.baristame.pro )
Tem um mini guia sobre os métodos, uma calculadora de brew e também mais algumas funções.

3. Coppee ( https://play.google.com/store/apps/developer?id=Coppee )
Tem uns templates, você monta como quer a extração e ele só vai seguir o que você definir. Bom pra quem costuma fazer coisas diferentes.

Vamos compartilhar nossas experiências? Alguém mais tem algum para recomendar?

 

 

Bacana o Coffee Guru para o iOS! Curti, bem intuitivo mesmo! Muito boa postagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
  • 3 weeks later...

@Jonas Felipe esse app me pareceu excelente, pena só ter para iOS :/

@Guilherme Torres estou a algum tempo com ele, o monitor cardíaco é extremamente ruim, mas em todos os outros quesitos, me satisfaz muitíssimo bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 years later...

Ressuscitando esse topico depois de 6 anos..

Faz um bom tempo que criei uma planilha no Google Sheets com o objetivo de anotar parâmetros importantes nas minhas extrações, mas sentia falta de um aplicativo mais completo para fazer isso.

Depois de testar alguns eu me deparei com o Bean Conqueror, que é Open Source e tem vários recursos interessantes. Dá para adicionar métodos, cafés comprados, acessórios utilizados e registrar cada uma das extrações. Conforme você faz os registros, o app irá monitorar até o seu estoque de café. É possível se conectar com diferentes dispositivos, com balanças, termômetros e etc, se houver suporte por parte desses dispositivos. 

A desvantagem é que você terá que fazer backup do banco de dados com alguma frequência para evitar perda dos registros, mas eu acho que isso é o de menos.

Se alguém quiser: https://beanconqueror.com/

Achei interessante compartilhar com outros colegas que podem estar buscando por algo parecido.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, eldermarco disse:

Ressuscitando esse topico depois de 6 anos..

Faz um bom tempo que criei uma planilha no Google Sheets com o objetivo de anotar parâmetros importantes nas minhas extrações, mas sentia falta de um aplicativo mais completo para fazer isso.

Depois de testar alguns eu me deparei com o Bean Conqueror, que é Open Source e tem vários recursos interessantes. Dá para adicionar métodos, cafés comprados, acessórios utilizados e registrar cada uma das extrações. Conforme você faz os registros, o app irá monitorar até o seu estoque de café. É possível se conectar com diferentes dispositivos, com balanças, termômetros e etc, se houver suporte por parte desses dispositivos. 

A desvantagem é que você terá que fazer backup do banco de dados com alguma frequência para evitar perda dos registros, mas eu acho que isso é o de menos.

Se alguém quiser: https://beanconqueror.com/

Achei interessante compartilhar com outros colegas que podem estar buscando por algo parecido.

 

Interessante... baixei pra testar... vou ver se consigo importar minha planilha que tem mais de 200 anotações...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, regisassao disse:

Interessante... baixei pra testar... vou ver se consigo importar minha planilha que tem mais de 200 anotações...

Espero que seja útil, Régis. Eu acho que a planilha precisa ter um formato específico para você conseguir importar, mas avisa se der certo. Eu optei por começar do zero por aqui. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, eldermarco disse:

Espero que seja útil, Régis. Eu acho que a planilha precisa ter um formato específico para você conseguir importar, mas avisa se der certo. Eu optei por começar do zero por aqui. 

Pensei em colocar uns dados na mão, exportar, preencher com os meus no "template" e importar. Vamos ver se funciona...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/05/2024 at 11:45, regisassao disse:

Pensei em colocar uns dados na mão, exportar, preencher com os meus no "template" e importar. Vamos ver se funciona...

Eu estive olhando hoje essa parte de exportar e base e importar de volta. Eu acho que é necessário inserir as informações em um arquivo JSON. Fica mais fácil inserir tudo manualmente, direto no app. Ou começar do zero, como eu fiz.

E sobre a exportação e importação, dá um pouquinho de trabalho. Nada do outro mundo, mas tem algum trabalho. Acho que vale a pena pelos recursos oferecidos pelo aplicativo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me intrometendo: pra esse tipo de coisa com regras bem definidas (transformar planilha de formato X pra formato Y), acho que o ChatGPT e afins podem dar um resultado bom e rápido. Sugiro começar salvando a planilha em CSV, fica fácil pra um computador interpretar sem conhecer formatos específicos da Microsoft ou Apple, por exemplo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, mgbt disse:

Me intrometendo: pra esse tipo de coisa com regras bem definidas (transformar planilha de formato X pra formato Y), acho que o ChatGPT e afins podem dar um resultado bom e rápido. Sugiro começar salvando a planilha em CSV, fica fácil pra um computador interpretar sem conhecer formatos específicos da Microsoft ou Apple, por exemplo

Eu também logo pensei em usar arquivos csv para transferir dados. Um editor de textos e código como o Notepad++, que usa regras sofisticadas em buscas e substituições, pode ajudar a formatar os dados. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu resolvi continuar com o meu excel. No app faltam muitas informações como qual WDT usei, filtros de papel em cima, embaixo ou ambos, puck screen, pressão, se o grão foi congelado e com quantos dias, RDT, PF naked ou bico duplo, qual o filtro utilizado... eu anoto muitas variáveis....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, regisassao disse:

Eu resolvi continuar com o meu excel. No app faltam muitas informações como qual WDT usei, filtros de papel em cima, embaixo ou ambos, puck screen, pressão, se o grão foi congelado e com quantos dias, RDT, PF naked ou bico duplo, qual o filtro utilizado... eu anoto muitas variáveis....

Isso é possível de adicionar, Régis. Essa flexibilidade foi uma grande vantagem que eu vi nesse app.

Quando você adiciona um novo método, é possível definir os acessórios que estão vinculados com ele. E nas configurações é possível adicionar um campo para os acessórios utilizados durante uma extração específica. Daí é só selecionar. 

Veja as figuras com um exemplo dos acessórios vinculados com a minha máquina e os que foram escolhidos em uma extração que eu fiz.

Screenshot_2024-06-02-18-02-53-525_com.beanconqueror.app.jpg

Screenshot_2024-06-02-18-05-24-030_com.beanconqueror.app.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, regisassao disse:

Legal. Vou olhar com mais atenção ;-)

Opa, eu olhei com mais calma por aqui. Para que o app mostra uma lista de acessórios disponíveis ao registrar uma nova extração, você precisa ir no menu Brewing Parameters > Manage Parameters > Preparation Tools. Daí é só ativar essa opção. E é claro, ao criar um novo método, é preciso vincular os acessórios que se utiliza com ele para que apareçam na lista.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, eldermarco disse:

Opa, eu olhei com mais calma por aqui. Para que o app mostra uma lista de acessórios disponíveis ao registrar uma nova extração, você precisa ir no menu Brewing Parameters > Manage Parameters > Preparation Tools. Daí é só ativar essa opção. E é claro, ao criar um novo método, é preciso vincular os acessórios que se utiliza com ele para que apareçam na lista.

Eu tinha olhado no equipamento, mas acho que era isso mesmo, tem que listar todos os acessórios ao criar o equipamento. Vou testar assim mais tarde.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, eldermarco disse:

Opa, eu olhei com mais calma por aqui. Para que o app mostra uma lista de acessórios disponíveis ao registrar uma nova extração, você precisa ir no menu Brewing Parameters > Manage Parameters > Preparation Tools. Daí é só ativar essa opção. E é claro, ao criar um novo método, é preciso vincular os acessórios que se utiliza com ele para que apareçam na lista.

Funcionou aqui! Valeu!

Agora vou terminar de configurar o app e ver se é prático no dia a dia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...