Ir para conteúdo

Clube das Máquinas Gaggia.


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

15 horas atrás, Thaurus Cavalcanti disse:

Fala pessoal!
Alguém utiliza o moedor Tramontina Breville para uso com a Gaggia Classic?
Gostaria de uma sugestão de ajuste só para ter uma ideia inicial. Minha máquina está com a mod para 9 bar.

Boas Xícaras.

Uso Gaggia Baby com um moinho Breville. Ele costuma emperrar com os grãos na moagem mais fina. Deixe em Grind Size 12 que resolve, aliás acho que é a recomendação do fabricante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Oii , bom dia a todos . 
Talvez este assunto já tenha sido abordado, mas nao encontrei ele aqui no grupo . Queria saber , das pessoas que já tem um certo contato com a gaggia , a questão da caldeira ser de alumínio . O quanto isso impacta na xícara ? Também queria saber sobre as possíveis complicações a longo prazo que também são comentadas ,como vazamento devido à dilatação indevida de partes da máquina ou algo assim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal, tudo bem? Vocês já ouviram falar do PID da Barista Gadgets? É bom? Ouvi dizer que é mais simples a instalação. Sabem onde consigo importar?

 

https://www.etsy.com/pt/listing/1451706770/gaggia-classic-pid-timer-kit-plug-and?click_key=442cda1bcaa77f8fe3ae2939f2928d3e9f2f6c29%3A1451706770&click_sum=4069337f&ref=shop_home_active_4&crt=1&sts=1

Editado por Jorgito
Adicionar link
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal boa tarde .... espero que todos estejam bem ... meu primeiro post e ja é chororo :(

Entrei para esse mundo a um mes ... fiz um curso de home barista p ter uma minima nocao comprei todos os frufrus possiveis kkkk e uma gaggia classic pro com um moedor breville.

 

Depois de umas 100 extraçoes o espresso ( principal objetivo ) comecou a ficar bacana ... mas usar o naked com os quase 15 bar original nao e facil.

 

Comprei as molas da shades of coffe e coloquei a de 6.5 ( muito tranquilo sem sustos ) ficou top extraçoes bem mais tranquilas e confesso que surfo um pouco de vez em quando. 

Para minha suprpresa hoje pela manha fui vaporizar e o meu vaporizador esta `` xôxô `` nao vaporiza e depois de segundos perde a força .... 

ja troquei pela mola de 9 e voltei a original e nada ... realmente nao estou entendendo pois a troca foi muito tranquila e nada foi alterado.

Realmente nao sei o que posso estar fazendo de errado... se os senhores puderem dar uma ajuda sou muito grato...

Abs a todos ....

Alexandre ( RJ )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

respondendo a mim mesmo, pois to aqui tentando varias x com picher ( agua + detergente ) teve um acerto ( textura ) nesse momento esta com o mola original .... posso sim estar fazendo a vaporizacao errada .... mas tenho a impressao que quando a maquina chegou estava mais firme ... outra é que fica em ponto de tirar a mao ( senao queima mesmo ) muito rapido ... bom ... é isso por hora 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Alexandre. Você sabe que deve injetar água líquida na caldeira a cada ciclo de vaporização, correto? 

A bomba puxa água para a caldeira, você aciona o botão de vapor, a água ferve e passa pro estado gasoso e se você esvaziar a caldeira não há água dentro dela, logo não haverá vapor, entende? 

A cada ciclo de vaporização você deve injetar água apertando o botão de fazer café. As Gaggias têm caldeiras minúsculas, não maltrate sua máquina fazendo ela funcionar seca.

 

Espero ter ajudado, bons cafés

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi jose tudo bem ? 

primeiro obrigado por ajudar .... por favor se puder me orientar tipo um passo a passo pois posso estar errando sim...

 

Ligo a gaggia botao extraçao e vapor p cima so o power p baixo ....vou vaporizar primeiro ( digamos ) botao vaporizador p baixo .. a luz acende e esta pronto p usar ... correto ? ou estou fazendo algo errado ...

 

Grato 

Alexandre 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novamente Alexandre, pra haver vapor é necessário injetar água na caldeira. Sem nada dentro você não terá vapor. Você deve primeiramente injetar água acionando o botão do café. Se há água dentro da caldeira e a máquina acusa estar pronta pra vaporizar mas não sai vapor, provavelmente o termostato de vapor queimou. 

Atenção, injete água primeiro na caldeira acionando o botão de café pelo grupo, acione o botão do vapor e aguarde a luz indicativa. Caso você tenha acionado o botão de vapor e aguardado a luz indicativa acender novamente e não tenha vapor disponível, ou o termostato está queimado ou menos provável, algo está desconectado por engano. 

 

Bons cafés

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa jose tudo bem ? .. novamente obrigado pelas respostas .... quando eu encho a caldeira e o vaporizador fica com a lampada acesa eu abro o punho lateral e sai primeiro um jato bem molhado e depois vapor .... nao sei precisar por quanto tempo mas o suficiente para esquentar muito o picher mas muito mesmo .. chuto uns 8 segundos .... desligo e percebo que se eu apertar o botao de extraçao com o do vapor acionado da p perceber ele enchendo a caldeira... talvez eu esteja mesmo nao sabendo como vaporizar ... sigo tentando .... 

 

ps :  é possivel eu subir um video aqui ? grato jose 

 

Alexandre 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alexandre Felicio de Moura

Seguem abaixo algumas dicas / procedimento que eu uso na gaggia, pode te ajudar:

1- antes da vaporização, encher a caldeira. Ligar a bomba / extração +com válvula de vapor fechada) até sair água pelo grupo (deve ser rápido);

2- Ligar botão de vaporização;

3- Antes do aquecimento completo (acendimento da luz), abrir um pouco a válvula de vapor, para remover a água acumulada na tubulação de vapor (fechar logo após a saída completa da água);

4- Realizar a vaporização / abrir a válvula de vapor. 

OBS.: a gaggia trabalha com termostato, que tem uma flutuação de temperatura muito grande. O acionamento do led indicando que o vapor está pronto acontece em um ponto de temperatura mais alta, e nesse momento a resistência da caldeira se desliga (só ligando após o resfriamento da caldeira em alguns graus). Como resultado disso, o vapor começa forte / com alta pressão e logo vai diminuído. Por isso é importante surfar também no vapor. Abrindo a válvula de vapor antes do acendimento do led, pra tentar pegar mais tempo do vapor em alta pressão (com a resistência ligada).

Sugiro que faça um teste: aciona o botão de vapor e mede quanto tempo se dá até o acionamento do led. Supondo que seja uns 20 segundos. Na próxima vez que for usar o vapor abre a válvula uns 5 segundos antes da luz acender. Deve conseguir mais tempo com um vapor potente. E vai testando tempos diferentes antes do acendimento da luz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, gabrieltravassos disse:

@Alexandre Felicio de Moura

Seguem abaixo algumas dicas / procedimento que eu uso na gaggia, pode te ajudar:

1- antes da vaporização, encher a caldeira. Ligar a bomba / extração +com válvula de vapor fechada) até sair água pelo grupo (deve ser rápido);

2- Ligar botão de vaporização;

3- Antes do aquecimento completo (acendimento da luz), abrir um pouco a válvula de vapor, para remover a água acumulada na tubulação de vapor (fechar logo após a saída completa da água);

4- Realizar a vaporização / abrir a válvula de vapor. 

OBS.: a gaggia trabalha com termostato, que tem uma flutuação de temperatura muito grande. O acionamento do led indicando que o vapor está pronto acontece em um ponto de temperatura mais alta, e nesse momento a resistência da caldeira se desliga (só ligando após o resfriamento da caldeira em alguns graus). Como resultado disso, o vapor começa forte / com alta pressão e logo vai diminuído. Por isso é importante surfar também no vapor. Abrindo a válvula de vapor antes do acendimento do led, pra tentar pegar mais tempo do vapor em alta pressão (com a resistência ligada).

Sugiro que faça um teste: aciona o botão de vapor e mede quanto tempo se dá até o acionamento do led. Supondo que seja uns 20 segundos. Na próxima vez que for usar o vapor abre a válvula uns 5 segundos antes da luz acender. Deve conseguir mais tempo com um vapor potente. E vai testando tempos diferentes antes do acendimento da luz.

Bom dia .. Obrigado amigo Gabriel ...

Vc fou muito claro nas suas explicaçoes e vai ajudar nao somente a mim como a varias pessoas aqui da comunidade.  Nao acredito que eu tenha queimado meu termostato do vaporizador pq sai agua e vapor e acontece exatamente como falou sempre muito quente no inicio de uma forma desproporcional, o que esta me levando ao erro e nao consigo vaporizar o leite pois no meio do processo ( chuto uns 10s se muito a picher esta pegando fogo e o leito nao vaporizou e ja perdeu vapor por falta de agua na caldeira ). Derrepente o treino e surfar pode ser a solucao. Vou seguir tentando ...  hoje um amigo meu professor de barismo e que entende um pouco de maquinas tb vem me dar uma força.... mando noticias 

abs a todos e otimo domingo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal dando um retorno .... um amigo barista e representante de algumas maquinas profissionais esteve comigo hoje ( maquinas como Astoria ) a gaggia esta perfeita ... realmente tem uma caldeira muito pequena e tive que pegar o jeito como citado pelo amigo Gabriel de a cada vaporizacao encher a cladeira novamente .... surfar um pouco a vaporizacao ajuda muito.

 

O que ele me disse é  que em uma maquina caseira a tecnica tem que ser bem precisa pois a pressao e a quantidade de agua p vapirizar sao limitadas ....

 

Outra observaçao que ele me disse mesmo sem conehcer a gaggia a fundo, é que a troca da mola original ( acho que é 12b ) p de 9b pode ter influencia na pressao do bico vaporizador ... ( nao sei se faz sentido )

 

Mas conseguimos vaporizar alguns capuccinos bem legais ... tudo em ordem .. é so treinar bastante .....

 

Mais p frente pretendo ir p uma rocket apartamento ...

 

Abs a todos e obrigado pela ajuda 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Alexandre Felicio de Moura disse:

Outra observaçao que ele me disse mesmo sem conehcer a gaggia a fundo, é que a troca da mola original ( acho que é 12b ) p de 9b pode ter influencia na pressao do bico vaporizador ... ( nao sei se faz sentido )

Nada a ver. A pressão de vaporização é 1 a 2 bar e a bomba não funciona durante a vaporização. A OPV serve pra limitar a pressão máxima durante a extração, é só um "fusivel".

Antes de ir pra Appartamento,  dá uma pesquisada. O pessoal do Garagem está trazendo umas Fiammas, a Nau por exemplo. Fala com o @cabeca. O custo benefício da Appartamento no Brasil é muito ruim. Pense nas usadas tbm, como uma Silvia, Minibar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, regisassao disse:

Nada a ver. A pressão de vaporização é 1 a 2 bar e a bomba não funciona durante a vaporização. A OPV serve pra limitar a pressão máxima durante a extração, é só um "fusivel".

Antes de ir pra Appartamento,  dá uma pesquisada. O pessoal do Garagem está trazendo umas Fiammas, a Nau por exemplo. Fala com o @cabeca. O custo benefício da Appartamento no Brasil é muito ruim. Pense nas usadas tbm, como uma Silvia, Minibar...

Bom dia amigo regi... 

Obrigado pelos esclarecimentos sobre a pressao do vaporizador, assim vou aprendendo. Por aqui tudo bem ... acabei de fazer um capuccino que ficou top .. bem feliz com o resultado ... vou ver sim sua recomendacao ... ainda vou curtir bastante a gaggia mas no futuro sim vou subir ins degraus... vi tn uma saeco se50 que achem bem bacana tb.

Obrigado e otima semana 

Alexandre 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, desculpe se pareceu meio rude @Alexandre Felicio de Moura. As vezes respondo rápido aqui, muito objetivamente, e não percebo que pode soar agressivo.

A SE50 é mais bonita que boa. Tem um pessoal que comentou com mais propriedade aqui no fórum, mas, pra qualquer máquina a dica é sempre fazer uma busca aqui no fórum e ler tudo a respeito. E se nao achar uma maquina específica, joga a pergunta que alguém vai ter o modelo que te interessa e vai responder.

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 1/14/2024 at 5:16 PM, Alexandre Felicio de Moura said:

Outra observaçao que ele me disse mesmo sem conehcer a gaggia a fundo, é que a troca da mola original ( acho que é 12b ) p de 9b pode ter influencia na pressao do bico vaporizador ... ( nao sei se faz sentido )

 

On 1/14/2024 at 9:55 PM, regisassao said:

Nada a ver. A pressão de vaporização é 1 a 2 bar e a bomba não funciona durante a vaporização. A OPV serve pra limitar a pressão máxima durante a extração, é só um "fusivel".

Na Gaggia Baby a OPV é a de latão regulável. Eu já testei diversas pressões estáticas (manonetro no portafiltro) e percebi que faz sim diferença na pressão de vaporização. Fiquei sem entender, pq de fato a pressão pra vaporizar é bem mais baixa, mas fiz varios testes ajustando pra 9 bar e pra 5-6 bar, e a diferença na vaporização é nítida (basicamente nunca consegui vaporizar bem o leite com 5-6 bar).

Não sei o motivo, mas minha teoria é que, por a OPV ser uma mola, é um sistema analógico e não simplesmente totalmente aberto e totaomente fechado. Acredito que ajustando a mola pra menor pressão, com 1,5 - 2 bar já comprime o suficiente a mola pra perder parte do vapor. Enfim, não elaborei muito a análise, mas também gostaria de entender pq essa queda na pressão de vaporização.

@regis a Silvia tb tem opv regulavel, n eh? Ja chegou a fazer algum teste?

Se bem que a Silvia ja tem mta pressão na vaporização, talvez esse seja um problema somente nas gaggias...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Rafael Simas disse:

@regis a Silvia tb tem opv regulavel, n eh? Ja chegou a fazer algum teste?

Que eu me lembre, não é regulável. Mas não abri a minha ainda pra ver e como minha ideia era colocar dimmer, não pesquisei ainda.

 

8 horas atrás, Rafael Simas disse:

Não sei o motivo, mas minha teoria é que, por a OPV ser uma mola, é um sistema analógico e não simplesmente totalmente aberto e totaomente fechado. Acredito que ajustando a mola pra menor pressão, com 1,5 - 2 bar já comprimi o suficiente a mola pra perder parte do vapor

Faz sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 hours ago, katjunior said:

Alguém já trocou o chuveiro original da Gaggia Classic Pro por um chuveiro IMS? Notaram alguma diferença?

Eu troquei na Baby, o fluxo fica bonitinho pra foto, mas na minha opinião não muda absolutamente nada na extração, principalmente se você usa puck screen.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Rafael Simas disse:

Eu troquei na Baby, o fluxo fica bonitinho pra foto, mas na minha opinião não muda absolutamente nada na extração, principalmente se você usa puck screen.

Gravei um video mostrando os dois chuveiros em ação na minha Gaggia Classic Pro:

  • Antes de realizar os testes, lavei ambos chuveiros;
  • Também limpei o suporte do chuveiro;
  • Fiz os testes um logo após o outro;
  • A variação de pressão e fluxo acontece devido ao Gaggiuino - mas usei o mesmo perfil para ambos os teses.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/01/2024 at 08:53, regisassao disse:

Opa, desculpe se pareceu meio rude @Alexandre Felicio de Moura. As vezes respondo rápido aqui, muito objetivamente, e não percebo que pode soar agressivo.

A SE50 é mais bonita que boa. Tem um pessoal que comentou com mais propriedade aqui no fórum, mas, pra qualquer máquina a dica é sempre fazer uma busca aqui no fórum e ler tudo a respeito. E se nao achar uma maquina específica, joga a pergunta que alguém vai ter o modelo que te interessa e vai responder.

Abs!

Fala Regi ... claro que nao ... vc esta ajudando ... mas confesso que penso exatamente como o nosso colega falou .. acho que de alguma forma interferiu sim ... é nitido a menor pressao na vaporizacao, mas da p vaporizar de boa .. no mais é só alinhar as expectativas para uma maquina caseira de entrada...

Abs 

Alexandre

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos , minha gaggia Classic chegou ontem e eu já estou tentado usar tudo que é possível , surf de temperatura , aumento do tempo da pressão do bico vaporizador …( mesmo sendo minha primeira máquina ). 
Mas junto com todo esse ânimo , também veio a preocupação de fazer algo que possa danificar a máquina , eu fiz um vídeo que mostra minha dúvida , vou arquivar , agradeço desde de já quem puder ajudar.
só destacando o que me deu dúvida : baixa vazam de água com as luzes de fazer o espresso e fazer vapor ligadas de forma parcial saindo pouca água pelo grupo da máquina 

https://share.icloud.com/photos/0efpoZktaQKGkRgwlqaU5f3QQ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Hanner disse:

Olá a todos , minha gaggia Classic chegou ontem e eu já estou tentado usar tudo que é possível , surf de temperatura , aumento do tempo da pressão do bico vaporizador …( mesmo sendo minha primeira máquina ). 
Mas junto com todo esse ânimo , também veio a preocupação de fazer algo que possa danificar a máquina , eu fiz um vídeo que mostra minha dúvida , vou arquivar , agradeço desde de já quem puder ajudar.
só destacando o que me deu dúvida : baixa vazam de água com as luzes de fazer o espresso e fazer vapor ligadas de forma parcial saindo pouca água pelo grupo da máquina 

https://share.icloud.com/photos/0efpoZktaQKGkRgwlqaU5f3QQ

Essa complicação foi depois de um certo tempo de uso da máquina . A baixa quantidade de água também era perceptível ao tentar vaporizar 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigos .... aproveitando o paoio e ajuda de todos que ja dominam melhor a gaggia .... peço uma orientacao 

 

Confesso que ja gastei pelo menos uns 2kg de cafe nos meus testes .... de verdade mesmo acho que nao mais que 6-8 ficaram tops ... nao é realmente facil ...

Estou usando uma clssic pro com um breville ( este esta na marcaçao 3 internamente ) .. porque 3 ? pq eu uso somente para expresso e tenho um k6 para coados .... 

Sei que dependendo do grao ( torra nova .. torra mais clara ou mais escura impacta ) mas realmente eu to fazendo alguma coisa errada e olha que ja tenntei varias possibiliaddes. 

Gosto de um expresso mais encorpado e menos acido e valorizo mais doçura .... tenho tentado algumas possibilidades que vao de 16-17 -18 -19 e 20h e sempre indo de 25s a 35s ... 

Nao consigo uma crema firme ( ela vai embora rapido ) e as x percebo algumas pequenas bolhas mais escuras nas bordas ( acho que quando fica muito intenso - parece que esta queimado - digo na crema ) e um certo amargor... 

Enfim .. tantando sempre e sei que uma hora vai ... tenho distribuidor e wdt ... nao curti usar o puck ( sempre vejo que fica agua em cima dele ) e uso um tamper original gaggia pois comprei um com mola de  pressao e acho que esta compactando muito p quem nao tem a manha como eu....

A minha ideia é que alguem que tenha esse setup possa me ajudar com agluns ajustes que deram certo para que eu possa tentar aqui ou algumas dicas ... estou empolgado mas quando vc sai da nespresso e nao consegue tomar um bom espresso ( pelo menos equilibrado ) da uma desanimada ... 

Grato a todos 

Alexandre ( RJ )

 

ps : estou somente usando um filtro naked com uma cesta de 20g da 3bomber ( sei que é mais dificil mas ate que durante as extraçoes tem se saido bem ) ... fora isso tenho uma por filtro duplo que veio com a gaggia.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Alexandre Felicio de Moura disse:

Bom dia amigos .... aproveitando o paoio e ajuda de todos que ja dominam melhor a gaggia .... peço uma orientacao 

 

Confesso que ja gastei pelo menos uns 2kg de cafe nos meus testes .... de verdade mesmo acho que nao mais que 6-8 ficaram tops ... nao é realmente facil ...

Estou usando uma clssic pro com um breville ( este esta na marcaçao 3 internamente ) .. porque 3 ? pq eu uso somente para expresso e tenho um k6 para coados .... 

Sei que dependendo do grao ( torra nova .. torra mais clara ou mais escura impacta ) mas realmente eu to fazendo alguma coisa errada e olha que ja tenntei varias possibiliaddes. 

Gosto de um expresso mais encorpado e menos acido e valorizo mais doçura .... tenho tentado algumas possibilidades que vao de 16-17 -18 -19 e 20h e sempre indo de 25s a 35s ... 

Nao consigo uma crema firme ( ela vai embora rapido ) e as x percebo algumas pequenas bolhas mais escuras nas bordas ( acho que quando fica muito intenso - parece que esta queimado - digo na crema ) e um certo amargor... 

Enfim .. tantando sempre e sei que uma hora vai ... tenho distribuidor e wdt ... nao curti usar o puck ( sempre vejo que fica agua em cima dele ) e uso um tamper original gaggia pois comprei um com mola de  pressao e acho que esta compactando muito p quem nao tem a manha como eu....

A minha ideia é que alguem que tenha esse setup possa me ajudar com agluns ajustes que deram certo para que eu possa tentar aqui ou algumas dicas ... estou empolgado mas quando vc sai da nespresso e nao consegue tomar um bom espresso ( pelo menos equilibrado ) da uma desanimada ... 

Grato a todos 

Alexandre ( RJ )

 

ps : estou somente usando um filtro naked com uma cesta de 20g da 3bomber ( sei que é mais dificil mas ate que durante as extraçoes tem se saido bem ) ... fora isso tenho uma por filtro duplo que veio com a gaggia.

 

 

Oii , não tenho tanto tempo de café espresso , mas eu talvez consiga te ajudar .

Meu nivel de exigência com o espresso não é tão alto ( não devido a falta de interesse , mas sim de um experiência tão grande ) . Você disse que gosta de espresso encorpado e menos ácido ( como não está gostando dos seus , acredito que eles devem estar ralos e ácidos ) . Partindo disso , vou comentar algumas coisas que talvez possam te ajudar .

1º usar uma proporção de 1:3 ou até 1:2 na hora de fazer o expresso(20g de café pra 60 ml de espresso , por exemplo ) .

2º surfar temperatura ( em inglês,surfing temperature — o conteúdo gringo é muito mais completo  ) 

3º usar o seu tamper com mola ( fica mais fácil saber exatamente a força que está usando e pode , com isso , conseguir a repetir sempre a compactação , além do fato de que o tamper gaggia ser péssimo por ser um pouco menor que 58mm , sobrando bordas )

4º dar preferência ao moedor k6 (não conheço  ele presencialmente , mas acredito que a moagem de seja mais precisa).

 

 

Todas essas dicas visão ,como objetivo final , quase a mesma coisa : repetibilidade, quando acertar o ponto perfeito do café para seu paladar , conseguir refazer 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Hanner disse:

Oii , não tenho tanto tempo de café espresso , mas eu talvez consiga te ajudar .

Meu nivel de exigência com o espresso não é tão alto ( não devido a falta de interesse , mas sim de um experiência tão grande ) . Você disse que gosta de espresso encorpado e menos ácido ( como não está gostando dos seus , acredito que eles devem estar ralos e ácidos ) . Partindo disso , vou comentar algumas coisas que talvez possam te ajudar .

1º usar uma proporção de 1:3 ou até 1:2 na hora de fazer o expresso(20g de café pra 60 ml de espresso , por exemplo ) .

2º surfar temperatura ( em inglês,surfing temperature — o conteúdo gringo é muito mais completo  ) 

3º usar o seu tamper com mola ( fica mais fácil saber exatamente a força que está usando e pode , com isso , conseguir a repetir sempre a compactação , além do fato de que o tamper gaggia ser péssimo por ser um pouco menor que 58mm , sobrando bordas )

4º dar preferência ao moedor k6 (não conheço  ele presencialmente , mas acredito que a moagem de seja mais precisa).

 

 

Todas essas dicas visão ,como objetivo final , quase a mesma coisa : repetibilidade, quando acertar o ponto perfeito do café para seu paladar , conseguir refazer 

Obrigado Hanner ... estava usando o tamper oficial gaggia nao o que veio de plastico, mas concordo que o tamper com " torquimetro " funciona bem. 

Estou testando muitas variaveis e anotando quando fica equilibrado.. Obrigado mesmo 

Alex 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Alexandre Felicio de Moura disse:

Obrigado Hanner ... estava usando o tamper oficial gaggia nao o que veio de plastico, mas concordo que o tamper com " torquimetro " funciona bem. 

Estou testando muitas variaveis e anotando quando fica equilibrado.. Obrigado mesmo 

Alex 

Não conheci o tamper oficial da gaggia , ele deve ser muito bom mesmo em ?!

de tudo o que falei, o surf de temperatura foi o que mais me ajudou. Fiz 15 extrações horríveis seguidas quando a máquina chegou e o motivo basicamente foi porque a máquina pode estar com uma temperatura variando entre 84 a 98 °C e isso muda tudo . Com o surfe de temperatura eu não passei a saber em qual temperatura estou fazendo meu espresso ( quero muito ainda colocar um PID ) , mas consegui ter um controle muito satisfatório dessa variável que antes era inacessível . Eu fazia o café , sai amargo , por exemplo , eu mudava só um pouquinho a moagem para mais grossa e as vezes o outro expresso ficava mais amargo ainda ou muito sub extraído e era quase impossível ter constância . Agora consigo tirar com tranquilidade 3 expresso seguidos  com sabor bem semelhante sem nenhum dificuldade .  

Se essas coisas te ajudarem nos próximos testes que for fazer , comenta aqui o resultado  , quero saber o que achou ✌️

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 30/07/2023 at 20:38, DSLacerda disse:

Olá, pessoal.

Já tenho acompanhado o fórum há algum tempo pois avaliava a aquisição de uma Gaggia Classic, que efetivei semana passada, com a Xcomm (através do Magazine Luiza).

Caixa lacrada, acessórios plastificados, importação via Imeltron, tudo ok. Mas fiquei com uma pulga atrás da orelha. Uma das mangueiras de alimentação de água está amarelada (foto em anexo). Estranho, né?

Alguém saberia o motivo? Será que essa máquina não é nova?

 

20230730_201822_Easy-Resize.com.jpg

Opa.

fala camarada.

resolveu algo sobre as mangueiras?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...