Ir para conteúdo

Clube das Máquinas Gaggia.

Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Em 19/05/2014 at 01:39, Rodrigoks disse:

Também acho que não tem a ver necessariamente com a pressão. Muito menos que pequenos buracos signifiquem também canalização (óbvio que um rombo significa problema). Sei que soo repetitivo, mas a Elektra não tem OPV e extraio ristrettos duplos a 12 ou 13bar no início da extração (depois diminui gradativamente) sem canalização.

Depois que comecei com o naked (ainda com a Dose), melhorou muito meu tamping. Hoje adaptei uma técnica própria, qfazendo força só com a ponta dos dedos, pra não exagerar na força e também sentir o nivelamento nas bordas do portafiltro. Acho que seria inviável pra um barista profissional, que repete o movimento centenas de vezes por dia, mas pra mim é perfeito.

Obviamente que alguns cafés são problemáticos quanto à estabilidade do bolo, e outros, por mais erros que cometamos, não canalizam de jeito nenhum.

Penso que menos pressão deixa a máquina ligeiramente mais dócil, mas nada de indomável. 

Com certeza a técnica que utilizo é bem parecida. Em um dos vídeos que assisti vi uma barista utilizando esta técnica com as pontas dos dedos e achei bem interessante. Desde então faço dessa forma. A "linha" no filtro duplo da Rancilio também ajuda um bocado para conferir se o nivelamento ficou a contento.

Além disso, percebo a mesma coisa, há cafés bem fáceis e outros bem difíceis. Para estes últimos minha experiência diz que uma pressão mais baixa ameniza as coisas. Contudo, sem dúvida que acertar a moagem e o tamping são mais críticos em qualquer situação.

Voltando a questão do PID para a Classic, o melhor é comprar aquele Kit pronto (não me lembro em qual site, mas já falaram aqui) ou encomendar outras peças "diferenciadas"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/04/2014 at 22:30, Gilberto disse:

Ou pode ser defeito na Opv, que demora a abrir e depois não fecha direito, se trocar ja aproveita e coloca a da classic que é regulavel.

Ah, dá pra trocar por uma regulável é? Legal. Mais um ítem de tunning.

Link para o comentário

Em 07/05/2014 at 17:12, Pedro Freire disse:

Segunda rodada de teste. Rocky um ponto a menos, no 3 a partir do zero. 19,4 Grs no PF e filtro duplo sem marca que acompanhou o PF Naked. 

Resultado Chocou e a pressão 9,3Bars. Tudo pro lixo.

Terceira tentativa 17Grs no PF, a pressão subiu até 9 e terminou com 8,7 Bars. em 29segs. e 60Ml. Gosto bem forte e encorpado! :)

Pelo pouco que vi o Manômetro é importante sim! Porém muito cedo pra conclusões! Tenho que extrair muitas e muitas vezes ainda.

Abraçs,

Também, 3 no rocky é muito fino. Se não chocasse iria ficar um shot levanta defunto.

Link para o comentário

Em 08/05/2014 at 15:24, Lisca / Babbo disse:

Gil, chato nada você tem me ajudado muito, obrigado.

Só no caso do moedor que estou na mão, na verdade nem na mão...rsrsr só no vario. rsrsrsr e pro raposeiras tenho sofrido em acertar a moagem.

mas enquanto vou esperando quem sabe meu HG chegue.

Voltando a Gaggia tenho conseguido tirar os grãos um pouco mais escuros muito bem até no de 7g e mesmo no naked não suja nada. já o que eu gosto mesmo, meus raposeiras tenho sofrido no de 18g se bem que acabei de pensar em fazer um teste no de 7g pra ver se é o caso de incompetência específica...

segue a terceira extração depois que fechei a maquina com o manômetro e com a bomba funcionando a contento as duas primeiras chocaram, estava usando o hario...

Nas minhas extrações, torras mais escuras e shots com pouca massa de café não ficam tão bons. Suspeito de pressão muito alta, assim que der vou medir.

Ou aprender a fazer tamping (editado após continuar a ler o tópico). Caramba, 64 páginas, é difícil se manter atualizado nesse fórum.

Link para o comentário

Alguém sabe me dizer se esse filtro ( http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-557432148-filtro-no-pressurizado-58mm-duplo-original-espresso-parts-_JM#questionText ) cabe na Gaggia Baby Class ? é que não tenho paquímetro e estou na dúvida se é 57 ou 58mm  :unsure:

Esse filtro vale a pena ? ou é melhor pegar um Rancilio ?

No anúncio tá citando o CdC, mas não sei quem é...

Link para o comentário

Provavelmente deve ser 58mm.. E seria compatível com sua Gaggia sim... Os filtros Rancilio são muito bons. Acho que devem ser melhores que estes genéricos da Espresso Parts...

• Curtir 1
Link para o comentário

Guest Anita

ADOREI esta parte do anúncio acima (Rus devia cobrar direitos autorais):

"... Tenho vários filtros com diferentes capacidades. Neste gosto de colocar mais de 12gramas e compactar bem para espresso mais encorpado (ristreto) deixando uma distância adequada do chuveiro da máquina. (Ver recomendações de uso no forum do Club do café)."

Link para o comentário

eu gostei mais das perguntas, quase todas sobre o Xbox!?

O anúncio diz claramente 58mm e também diz que cabe na Gaggia. Não sei se foi editado depois, mas agora está lá.

Só não tem nada sobre o Xbox. Eu perguntaria se vem junto com os filtros.

Link para o comentário

Esses filtros da espresso parts são tão bons quanto os da gaggia ou rancilio , não entendi a duvida o F-875 é esse aqui :

http://www.espressoparts.com/F_875?&search_id=2418863

É equivalente ao Rancilio duplo , funciona bem com 16g , nos "estaites" ele custa 8 obamas , compare com o preço + frete com o Rancilio duplo do Alexandre ou com o Gaggia duplo da Imeltron , no fundo os 3 são muuuuito parecidos , dificil perceber diferença na extração deles.

Abs

Link para o comentário

Pois é, a minha primeira alternativa era o Rancilio do Alexandre, mas na loja dele não tem, mandei uma mensagem pra ver quando chega... se demorar muito, acho que vou nesse espresso parts mesmo.

Link para o comentário

Ligou para Imeltron ? pede para falar com o Jeferson e pergunta se ele tem filtro duplo despressurizado , o da gaggia costuma ser barato, quando eles tem é uma boa compra.

Abs

Link para o comentário

Cal, as perguntas do Xbox é uma manobra usada no Ml, o cara quer desconto no XBOX que o mesmo vendedor tem, mas o faz em outro produto mais barato de maneira que se o vendedor topar o comprador fecha em um produto mais barato para que o vendedor pague menos comissão, entendeu ?

Link para o comentário

Oi, Gilberto,

mas aí toda a garantia do MercadoPago, por exemplo, vai pro brejo. Estranho isso, mas enfim. A venda como ela é.

Já que ninguém respondeu: Marcos, Gaggia classic, baby, twin, color, dose todas usam o mesmo portafiltro até. Acho que até a mini Gaggia também. 

Link para o comentário

A Mini Gaggia por ser pistão, deve ser menor.. No máximo uns 51mm.. Mas acredito que esteja na casa dos quarenta e alguma coisa..

Cadê o Sergio para confirmar...

Link para o comentário

• 3 weeks later...

Gil.. Quando abre a válvula de vapor e deixa expurgando por um tempo prolongado (1° expurgo), a bomba não chega a ligar, já que precisa abrir e fechar a válvula de vapor de novo. Aí todas as luzes começam a piscar...

Pois então.. Espero as luzes pararem de piscar?! Ou vaporizo antes?!

Link para o comentário

Deixe explicar melhor.

Abre a válvula, fecha, abre de novo como se fosse vaporizar para expurgar e pré aquecer o thermoblock.

Quando você desligar quase que certo que a luz da caldeira deva ascender, espere apagar e ai sim parta para a vaporização de vez.

Link para o comentário

Entendi... O que eu fazia era expurgar com a bomba desligada...

Vamos apenas combinar uma coisa..

Luz acesa: fechado

Luz piscando: aberto

Então, eu começo a vaporizar logo quando a luz parar de piscar?

Link para o comentário