Ir para conteúdo

Clube das Máquinas Gaggia.


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Também acho que não tem a ver necessariamente com a pressão. Muito menos que pequenos buracos signifiquem também canalização (óbvio que um rombo significa problema). Sei que soo repetitivo, mas a Elektra não tem OPV e extraio ristrettos duplos a 12 ou 13bar no início da extração (depois diminui gradativamente) sem canalização.

 

Depois que comecei com o naked (ainda com a Dose), melhorou muito meu tamping. Hoje adaptei uma técnica própria, qfazendo força só com a ponta dos dedos, pra não exagerar na força e também sentir o nivelamento nas bordas do portafiltro. Acho que seria inviável pra um barista profissional, que repete o movimento centenas de vezes por dia, mas pra mim é perfeito.

 

Obviamente que alguns cafés são problemáticos quanto à estabilidade do bolo, e outros, por mais erros que cometamos, não canalizam de jeito nenhum.

 

Penso que menos pressão deixa a máquina ligeiramente mais dócil, mas nada de indomável. 

 

Com certeza a técnica que utilizo é bem parecida. Em um dos vídeos que assisti vi uma barista utilizando esta técnica com as pontas dos dedos e achei bem interessante. Desde então faço dessa forma. A "linha" no filtro duplo da Rancilio também ajuda um bocado para conferir se o nivelamento ficou a contento.

 

Além disso, percebo a mesma coisa, há cafés bem fáceis e outros bem difíceis. Para estes últimos minha experiência diz que uma pressão mais baixa ameniza as coisas. Contudo, sem dúvida que acertar a moagem e o tamping são mais críticos em qualquer situação.

 

Voltando a questão do PID para a Classic, o melhor é comprar aquele Kit pronto (não me lembro em qual site, mas já falaram aqui) ou encomendar outras peças "diferenciadas"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou pode ser defeito na Opv, que demora a abrir e depois não fecha direito, se trocar ja aproveita e coloca a da classic que é regulavel.

Ah, dá pra trocar por uma regulável é? Legal. Mais um ítem de tunning.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segunda rodada de teste. Rocky um ponto a menos, no 3 a partir do zero. 19,4 Grs no PF e filtro duplo sem marca que acompanhou o PF Naked. 

Resultado Chocou e a pressão 9,3Bars. Tudo pro lixo.

 

Terceira tentativa 17Grs no PF, a pressão subiu até 9 e terminou com 8,7 Bars. em 29segs. e 60Ml. Gosto bem forte e encorpado! :)

Pelo pouco que vi o Manômetro é importante sim! Porém muito cedo pra conclusões! Tenho que extrair muitas e muitas vezes ainda.

 

Abraçs,

 

 

 

Também, 3 no rocky é muito fino. Se não chocasse iria ficar um shot levanta defunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, chato nada você tem me ajudado muito, obrigado.

Só no caso do moedor que estou na mão, na verdade nem na mão...rsrsr só no vario. rsrsrsr e pro raposeiras tenho sofrido em acertar a moagem.

mas enquanto vou esperando quem sabe meu HG chegue.

Voltando a Gaggia tenho conseguido tirar os grãos um pouco mais escuros muito bem até no de 7g e mesmo no naked não suja nada. já o que eu gosto mesmo, meus raposeiras tenho sofrido no de 18g se bem que acabei de pensar em fazer um teste no de 7g pra ver se é o caso de incompetência específica...

segue a terceira extração depois que fechei a maquina com o manômetro e com a bomba funcionando a contento as duas primeiras chocaram, estava usando o hario...

 

Nas minhas extrações, torras mais escuras e shots com pouca massa de café não ficam tão bons. Suspeito de pressão muito alta, assim que der vou medir.

Ou aprender a fazer tamping (editado após continuar a ler o tópico). Caramba, 64 páginas, é difícil se manter atualizado nesse fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém sabe me dizer se esse filtro ( http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-557432148-filtro-no-pressurizado-58mm-duplo-original-espresso-parts-_JM#questionText ) cabe na Gaggia Baby Class ? é que não tenho paquímetro e estou na dúvida se é 57 ou 58mm  :unsure:

 

Esse filtro vale a pena ? ou é melhor pegar um Rancilio ?

 

No anúncio tá citando o CdC, mas não sei quem é...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente deve ser 58mm.. E seria compatível com sua Gaggia sim... Os filtros Rancilio são muito bons. Acho que devem ser melhores que estes genéricos da Espresso Parts...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

ADOREI esta parte do anúncio acima (Rus devia cobrar direitos autorais):

 

"... Tenho vários filtros com diferentes capacidades. Neste gosto de colocar mais de 12gramas e compactar bem para espresso mais encorpado (ristreto) deixando uma distância adequada do chuveiro da máquina. (Ver recomendações de uso no forum do Club do café)."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu gostei mais das perguntas, quase todas sobre o Xbox!?

 

O anúncio diz claramente 58mm e também diz que cabe na Gaggia. Não sei se foi editado depois, mas agora está lá.

Só não tem nada sobre o Xbox. Eu perguntaria se vem junto com os filtros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses filtros da espresso parts são tão bons quanto os da gaggia ou rancilio , não entendi a duvida o F-875 é esse aqui :

 

http://www.espressoparts.com/F_875?&search_id=2418863

 

É equivalente ao Rancilio duplo , funciona bem com 16g , nos "estaites" ele custa 8 obamas , compare com o preço + frete com o Rancilio duplo do Alexandre ou com o Gaggia duplo da Imeltron , no fundo os 3 são muuuuito parecidos , dificil perceber diferença na extração deles.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, a minha primeira alternativa era o Rancilio do Alexandre, mas na loja dele não tem, mandei uma mensagem pra ver quando chega... se demorar muito, acho que vou nesse espresso parts mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ligou para Imeltron ? pede para falar com o Jeferson e pergunta se ele tem filtro duplo despressurizado , o da gaggia costuma ser barato, quando eles tem é uma boa compra.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cal, as perguntas do Xbox é uma manobra usada no Ml, o cara quer desconto no XBOX que o mesmo vendedor tem, mas o faz em outro produto mais barato de maneira que se o vendedor topar o comprador fecha em um produto mais barato para que o vendedor pague menos comissão, entendeu ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Gilberto,

mas aí toda a garantia do MercadoPago, por exemplo, vai pro brejo. Estranho isso, mas enfim. A venda como ela é.

Já que ninguém respondeu: Marcos, Gaggia classic, baby, twin, color, dose todas usam o mesmo portafiltro até. Acho que até a mini Gaggia também. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Mini Gaggia por ser pistão, deve ser menor.. No máximo uns 51mm.. Mas acredito que esteja na casa dos quarenta e alguma coisa..

 

Cadê o Sergio para confirmar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Gil.. Quando abre a válvula de vapor e deixa expurgando por um tempo prolongado (1° expurgo), a bomba não chega a ligar, já que precisa abrir e fechar a válvula de vapor de novo. Aí todas as luzes começam a piscar...

 

Pois então.. Espero as luzes pararem de piscar?! Ou vaporizo antes?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixe explicar melhor.

Abre a válvula, fecha, abre de novo como se fosse vaporizar para expurgar e pré aquecer o thermoblock.

Quando você desligar quase que certo que a luz da caldeira deva ascender, espere apagar e ai sim parta para a vaporização de vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi... O que eu fazia era expurgar com a bomba desligada...

 

Vamos apenas combinar uma coisa..

 

Luz acesa: fechado

 

Luz piscando: aberto

 

Então, eu começo a vaporizar logo quando a luz parar de piscar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...