Ir para conteúdo

Clube das Máquinas Gaggia.


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Guest Anita

Essa Classic 24k do Ricardo vem com uma caixinha de música embutida. Cada vez que você levanta a tampa ela começa a tocar:

 

- Eu nasci, há dez mil anos atrás...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É muito simples , video eu não conheço , mas tem esse tutorial :

 

http://protofusion.org/wordpress/2012/04/gaggia-classic-disassembly-and-cleaning/

 

Liga para a imeltrom e encomenda as o'rings e juntas e aproveita troca logo todas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores proprietários das Gaggia Baby, com o filtro DESpressurizado vocês mantêm aquela pecinha plástica preta de dentro do PF ?

 

Com o filtro pressurizado, eu tentei tirar aquilo e foi café pra tudo que era lado, agora com o despressurizado não acontece isso... tô achando que ficou inútil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende do filtro e depende da maquina , existe um jeito simples , que vai servir ate vc com mais experiencia melhorar a sua dosagem :

 

Pegue uma moeda e coloque em cima do bolo compactado :

 

 

80_VBM_single_10g_dose_nickel_test1_1.jp

 

Encaixe na maquina e logo em seguida retire , ficar assim esta bom essa quantidade :

 

80_VBM_single_10g_dose_nickel_test2_1.jp

 

 

Se ficar assim tem pó demais :

 

80_VBM_single_10g_dose_nickel_test3_1.jp

 

Se nem marcar a moedo precisa de mais pó .

 

Resumindo a ideia e deixar a grosso modo  2mm entre o chuveiro e o bolo (pois o café expande em torno disso) , uma moeda de 50 centavos tem 2,5mm , coloca ela e se der uma leve enterrada esta bom.

 

Abs.

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pessoal,

Acabei de adquirir uma Gaggia Baby Class, estou em duvida com relação ao encaixe do porta-fitro (por enquanto sem o pó, só para testar).

Estou com dificuldades de girar o porta-filtro até a marca indicada (um triângulo onde o cabo ficaria bem no meio), Consigo ir até lá, mas fazendo bastante força, pois fica muito duro (girando no sentido anti-horário fica duro apartir da angulação de 7 hs).

Isso seria normal pois a maquina é nova ou tem algo errado?

Muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Regra geral nunca aperta nada em demasia , o importante é que vede se não vazar mesmo não chegando nem perto do meio não tem problema , já o contrario é problema , se no futuro vc rodar muito além da marca e ela vazar é sinal que precisa trocar a gaxeta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, valeu pela dica da moeda, vou fazer o teste assim que possível.

 

Martale, não sei se faz alguma diferença, mas eu giro da esquerda pra direita (não acho que faça diferença, mas enfim...) e, sem pó, é bem fácil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também giro da esquerda pra direita. Coloquei o pó e ficou mais duro ainda de girar - o porta-filtro encaixa, gira só um pouquinho e já fica extremamente duro a partir da posição "7hs".

Só chega na posição "6hs" (alinhada com a marca indicada) se o filtro estiver sem pó e se fizer muita força tendo até que segurar a maquina na base pra ela não escorregar.

 

Por um lado estou com medo de danificar forçando, por outro se não forçar o cabo fica muito desalinhado com o meio, tendo que colocar as xícaras também desalinhadas. Tenho visto alguns videos da Gaggia Baby Class e na maioria deles o porta-filtro alinha com a marca indicada (um triangulo no meio) sem problemas.

 

Alguém que tenha ou q já teve experiência com essa máquina poderia me dizer se isso é normal no inicio e vai amaciando ou pode ser um problema dessa unidade?

 

Obrigado pessoal!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Martale,

 

Quando a maquina está nova é normal endurecer antes do meio. Com o uso o anel de borracha que veda o PF no grupo vai cedendo e fica mais mole. Mais leva tempo pra isso acontecer, pois a minha já tem quase um ano e fica antes do meio. O ideal é só apertar o bastante pra vedar. Assim a gaxeta de borracha tem vida mais longa.

Está tudo certo com sua maquina.

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado Pedro,

Estava achando que poderia ser um problema da máquina, pois o primeiro café que fiz caiu muito rápido, com menos de 10 segundos, ficou muito ralo e sem crema nenhuma, usei o filtro duplo (com o porta-filtro despressurizado q veio com a Gaggia), prensei bem com o tamper (q veio com a Gaggia).

Na verdade, foi meu primeiro teste, fiz com um café que já tinha aqui, moído para espresso na loja.

Talvez seja por esses fatores que o café caiu tão rápido e ralo.

 

Acabei de adquirir também um moedor Baratza Encore (que ainda terei que fazer a regulagem para espresso), amanhã vou sair para comprar uns grãos para testar a moagem e ver se consigo um resultado melhor.

 

PS: O tamper que veio com a Baby Class me pareceu bem precário, de plástico e com diâmetro menor que os filtros. Valeria a pena comprar um tamper profissa? Qual/quais vocês indicariam para os filtros da Gaggia?

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse truque da moeda é interessante pra evitar a sobredosagem ou até uma subdosagem muito acentuada caso não se saiba a capacidade do filtro. Mas sempre achei a idéia que dá origem ao conceito, de que o bolo tem que expandir até tocar o filtro para estabilizar, é equivocada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra quem tem a Baby Class, mas uma dúvida que está me deixando cabreiro:

É normal o interruptor de vapor, na frente da máquina (luz laranja), não ficar pressionado com o toque como fica o interruptor de café?

Só estou conseguindo acionar o vapor se ficar pressionando o interruptor (claro, com a manivela virada para agua quente/vapor), se soltar o botão a luz laranja apaga (diferente do botão de café que ao apertar fica pressionado).

No manual, diz que deve-se posicionar o interruptor de vapor sobre "aceso", mas ao soltar o botão ele volta e a luz laranja apaga. É assim mesmo?

Estou olhando vários videos da Baby Class mas não estou encontrando nada a respeito.

Obrigado mais uma vez!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hernandes,

 

Aqui em João Pessoa vende acido cítrico em casas de produtos para laboratório e medicina muito $$$ e nas lojas de confeitaria e produtos pra festas e aniversários muitíssimo barato 100gr é R$7,50.

Acredito que aí não deve ser muito diferente. Já procurou as lojas de festas?

 

Abraço,

Queria saber em que tipo de festa de aniversário se usa ácido cítrico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Myamoto, no EXPURGO (sem PF), a NOVA preenche 100 ml em 16 seg, a USADA preenche 100 ml em 34 seg. na EXTRAÇÃO (com mesmo PF, filtro DUPLO PRESSURIZADO, mesmo grão e moagem, e mesma pressão de tamping), a NOVA extrai 75 ml em 25 seg, e a USADA extrai 50 ml nos mesmos 25 seg. Minha dúvida é se esses valores (50 ml em 25 seg. no filtro DUPLO) são válidos para filtros PRESSURIZADOS, onde a compressão de tamping é muito pequena, porque se forem, os resultados de EXTRAÇÃO da USADA estariam mais coerentes que os da NOVA. Mas o fato, é que com esse filtro pressurizado, o café da NOVA sai com a crema (ambora seja uma falsa crema), e com um gosto bem melhor (menos amargo). A USADA, com o mesmo PF (pressurizado) não sai crema alguma. Minha dúvida é se isso se deve a uma baixa pressão, ou outro fator, como por exemplo temperatura. []s

Pra mim parece que não há nada errado. 50 ml em 25s na extração está bom. Aliás, se quiser tirar ristrettos é até melhor a vazão ser menor. E o sabor do café como está? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...