Ir para conteúdo

Clube das Máquinas Gaggia.


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Ele é usado como antioxidante , acidulante e conservante é usado na industria alimenticia e esse que vende nessas lojas é usado em compotas e outras coisas caseiras.

 

Sabe aquela geleia natural sem aditivos e blá, blá  blá............tem no minimo acido citrico e outras coisas que se a gente soubesse perderia graça.  

Geleia muuuuuito natural dá botulismo :lol:  :lol:  :lol:  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia João Borin,

 

com relação ao gosto, usando o filtro pressurizado, sai sem qualquer tipo de crema, espuma quase inexistente, de cor avermelhada. O gosto é bem amargo. Visualmente parece uma Coca-Cola sem gás. E é isso que me faz pensar que pode ser outra variável que deixa o café assim, pois a quantidade em si, pelo que leio, até parece normal, até mais normal que a Gaggia nova. Mas, comparando o aspecto do café extraído e o gosto (usando mesmo PF e filtros pressurizados), o da Gaggia nova é bastante superior, mesmo extraindo 50% mais café no mesmo tempo.

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É com grande pesar que escrevo essa mensagem para vocês colegas do Clube, pois hoje minha máquina apresentou um defeito e pelo visto vai dar um pouco de trabalho pra arrumar.  :(

 

Agora a tarde fiz a extração de 4 espressos para latte art praticamente em sequência, quando fui extrair o quinto a máquina fez um barulho estranho e começou a vazar água por uns cantos que nunca tinha visto. Desliguei a máquina da tomada no mesmo momento e levei pra mesa para averiguar. Quando abri tinha uma boa quantidade de vapor retido lá dentro, daí sequei tudo e removi o chuveiro e outras coisas que podiam ser removidas e esperei... 

 

 

Depois de um tempo de espera resolvi ligar a máquina novamente e o que vi foi isso aqui:

 

 

Parece que está vazando água pela mangueira responsável vaporização, certo?  Como faço pra trocar essa mangueira e onde encontrá-la? Existe alguma forma de inutilizar o termobloco da vaporização enquanto aguardo a mangueira, não quero ficar sem espressos. Pelo o que vocês puderam ver será que é algo que eu consigo resolver sozinho ou devo buscar uma assistência?? 

 

Isso é sério doutores?  :(  :(  :(

 

Segue fotos:

 

14575964876_c884047d36.jpg

 

14598361202_da34fd5e77.jpg

 

Nessa segunda dá pra ver mais ou menos onde a mangueira rompeu. Será que ela ficar encostada aí no alumínio não interferiu nesse desgaste ou isso é natural da máquina que já deve ter uns 5 anos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na Imeltron deve ter a mangueira e abraçadeiras que tam bém deverão ser trocadas.

Acho que é tranquilo trocar, só que quando desmontar a parte inferior da máquina e for remonta-la não pode esquecer de encaixar a mangueira da sauda da válvula solenóide no duto que fica na parte inferior da máquina.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá uma olhada no diagrama da twin , essa mangueira é identificada como 13 - part number 16000703 , o problema é que essa part number não existe mais ele agora é o " Saeco 996530009543 , antigo 16000703 Platinic Silicone Tube 5X9,1.

 

Informa para eles os dois numeros , pergunta se eles tem essa peça ou eles vendem essa mangueira a metro , se tiver é sempre bom ter em casa para reparo e gambiarras  :) , essa mangueira é comum para varias cafeteiras.

 

Quanto a isolar o termobloco é impossivel sem fazer uma grande gambiarra , vc teria que substituir a peça 15 por um flange cego o que convenhamos não vale a pena a outra desconectar a mangueira da peça 15 e de alguma forma fechar essa saida , como ?  Eu não sei  :(

 

Essa mangueira é comum , passa em autorizadas que consertam automaticas , elas usam a mesma mangueira , de repente vc compra um pedaço com eles.

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria saber em que tipo de festa de aniversário se usa ácido cítrico.

 

KK! Borin é usado como conservante, acidulante no preparo de doces e bolos. Meus limitadíssimos conhecimentos culinários só vai até aí.

 

Abçs,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas mangueiras são o ponto fraco da Twin. Na Classic só tem uma.  Porém é facílimo de resolver ! Braçadeira nova lembre de pegar a que tem parafuso, pois as originais precisam de uma ferramenta própria pra apertar.  

 

Abcs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, obrigado pelas dicas! Como amanhã será um dia atípico por causa da sapatada que o Brasil vai levar da Alemanha, eu irei entrar em contato com o pessoal da Imeltron na quarta. O contato de vendas lá ainda é o tal do Jeferson, não é? Vou aproveitar para comprar no metro mesmo, estou vendo que outras partes também já estão um pouco comprometidas, principalmente nos pontos onde existem dobras. 

 

Quanto a abraçadeira como que eu faço para remover a que está presente na máquina? Só tirando na força mesmo? Alguma dica? Não tem como arrumar a ferramenta própria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse tipo de abraçadeiras chama-se "Oetiker" na amazon e no ebay vende , aqui vc deve achar também:

 

http://www.amazon.com/Oetiker-18500060-Stepless-stainless-standard/dp/B008L4874S

 

A chave lembra uma torquez , eu acho pessoalmente esse tipo muuuuito pior de usar que a de rosca sem fim..

 

Em engenharia em projetos que as conexões sofrem grande variação de dilatação elas se aplicam , mas em cafeteita é meio desnecessário.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uai, caro isso... me convenceu a usar a de rosca sem fim mesmo.

 

Por acaso eu tinha uma dessa de rosca aqui em casa e já arrumei a máquina. Como tinha rasgado a mangueira próxima da conexão, e quando puxei a mangueira percebi que tinha uma boa folga, eu acabei cortando a parte que rompeu e encaixei novamente usando uma abraçadeira que tinha aqui. Não ficou perfeito, mas tá quebrando um galho e tá tudo funcionando normalmente. Acho que dá pra segurar até quarta, quando farei uma cotação da mangueira e de abraçadeiras de inox. 

 

Peço desculpas pelo drama que acabei fazendo. Quando aconteceu fiquei muito assustado e pensei que podia ser alguma coisa muito séria.

 

Aproveito para agradecer pela ajuda sempre precisa e rápida de vocês. 

 

Ps: e que mangueira vagabunda viu... 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Não ficou perfeito, mas tá quebrando um galho e tá tudo funcionando normalmente. Acho que dá pra segurar até quarta, quando farei uma cotação da mangueira e de abraçadeiras de inox. 

 

dia atípico por causa da sapatada que o Brasil vai levar da Alemanha

 

 

Muito legal Igor !!! Necessidade a "Mãe" das situações.  ;)  

 

Dia atipico: KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!

 

Abçs  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre sou um cara super otimista Pedro, mas meu prognóstico para o jogo de hoje é bem realista... e daí eu pegunto, o que vai acontecer se o Brasil perder??? A Copa é nossa, os estádios são nossos, a bola é nossa... é tudo nosso! Acho que se o Brasil perder vamos colocar a bola de baixo do braço e falar que acabou a copa!

 

Voltando a Gaggia, eu fiquei assustado com a bomba da minha máquina. Eu pensava que era Ulka, quando na realidade é Ceme... isso tá certo??? Perguntei pro Dr. Google e apareceram imagens da bomba igual a minha, deve tá certo então. Acho que como todo mundo comenta da Ulka eu fiquei com isso na cabeça

 

 

Pedro, você trocou a bomba da sua, não trocou? Colocou uma OPV ajustável, não foi? 

 

004.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí pessoal,

 

Bom eu acho que a bruxa tá solta pelo visto...rs. Minha Twin que peguei de um amigo do clube aqui, com apenas 6 meses de uso começou a vazar por baixo da base...

 

Como ela ainda está na garantia, apenas retirei a base para tentar ver algo através dos furos, e vi que a espuma que cobre o termobloco de vapor parece estar danificada... o que pode ser um sinal de que, temos aí um problema na mangueira ligada ao termobloco ou algo assim...

 

14603332344_736b093dbb_z.jpg

 

Aqui em São Paulo Capital, existe alguma autorizada que alguém tenha utilizado e que não é dessas que tenta passar a perna em todo mundo? Ela não vaza sempre, porém depois que li um review de um cara que só percebeu o vazamento quando a máquina já estava com todos componentes elétricos enferrujados, creio que é melhor resolver isso o quanto antes, e aproveitar a garantia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Igor,

 

Eu gostei mesmo foi do termo "sapatada" Kkk. Ri a bessa! :D

 

E como você disse, concordo tudo é nosso mesmo. E quer ganhe ou perca também será nossa a "conta da festa" ! Rapaz quando o garçon trouxer... Já viu ! :P

 

Mas é isso aí ! Otimismo sempre ! Só peru morre de véspera!

 

Forte abraço amigo,

:)

 

Ps:  Mortari tem toda a razão. Isso aí é valvula solenoide. Bomba no "corpo" da maquina. Abaixo disso aí. Não troquei bomba, só coloquei a OPV ajustável da Classic.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensei que isso era a bomba! Vivendo e aprendendo... Dá muito trabalho colocar a OPV ajustável Pedro? Eu cheguei a ler as impressões que você teve logo no início com a OPV, mas e agora? Depois de um tempo já com ela funcionando, o que você me diz das extrações? Valeu a pena regular pra 9bar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando , morando em SP vc pode ir direto na Imeltron em Campinas , lá dentro tem uma autorizada qud eles chamam de Imelkron.

 

Esse problema pode ser duas coisas , a primeira seria a mangueira , que é barato e mole de consertar , a outra seria uma rachadura no termobloco , nesse caso , teria que trocar a peça.

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando,

 

Faça uma experiência, tampa o porta filtro e faça um backflush e veja por onde sai a água, o seu problema parece mais o cabo de saida da válvula ( que é curtinho ) solenóide desencaixado da parte inferior da máquina, nada sério.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor,

 

Eu adorei a mudança pra 9Bar. É um ajuste fino que apreciei bastante. O caso é que permite você trabalhar dentro dos 25s e 14,5g. Achei o gosto muito mais equilibrado, menos amargo. Não dá trabalho pois é só instalar sem nenhuma adaptação. Tem um vendedor no ebay com o kit completo. Tem tutorial de montagem na Net

 

https://docs.google.com/file/d/0B49ltN7F0OgrZGJmMTRjZjQtYjMxNS00ZmQ4LTk4ZjUtYzExMmY0YmQyZmI1/edit?pli=1

 

Abraço, :)

 

 

 

 

http://www.ebay.com/itm/B0147A-valve-Gaggia-Classic-Baby-etc-Espresso-Maker-/321451454388?pt=Small_Kitchen_Appliances_US&hash=item4ad7ffefb4 

 

( Me parece que é usada, mas não vejo problema nesse tipo de válvula )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, entendeu agora o atípico e a sapatada? Kkkkkkkkk

 

E a prova que sou otimista eh que coloquei 1x0 pra Alemanha no bolão aqui.

 

De qualquer maneira, obrigado pelas informações da máquina, o jeito eh concentrar nos cafés, futebol tá complicado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, valeu a dica, vou tentar entrar em contato com a Imeltron então. Ainda que daqui pra Campinas seja apenas um rolezinho de 2 horas no mínimo só pra ir.

 

Gilberto, vou tentar fazer isso pra ver, mas no caso pra eu conseguir ver realmente de onde está vazando, a máquina teria que estar aberta correto? Tenho receio de abrir e perder a garantia...

 

abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando, não precisa abrir. Quando feito o backflush deveria sair a agua na bandeja, se sair pelo fundo da máquina, o local onde você tirou a foto ai seria a mangueira que lhe falei desconectada.

 

 

Acho dificil , o dreno do back fluh cair no termobloco dessa forma , um bom teste é vaporizar sem fazer extração , se mlhar é sinal de problemas nas mangueiras ou termobloco.

 

Se só molhar fazendo extração é o dreno do Backflush.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu gente pelas dicas, bom vou ver se consigo fazer esse teste.

 

Da primeira vez que molhou muito não havia feito vaporização não. Inclusive fiz vaporização uma vez só no quase um mês que estou com a máquina pois não curto muito leite hahaha.

 

Pra fazer o backflush eu preciso de algum daqueles detergentes tipo o Cafiza certo?

 

abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando, só com agua e filtro cego, caso não tenha filtro cego tire o filtro normal coloque um pedaço de saco plastico e recoloque o filtro em cima, coloque na máquina e acione a extração por 10 s e desligue.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...