Ir para conteúdo

Clube das Máquinas Gaggia.


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Exato , drena , e quando abrir e fechar a valvula , vc vai ouvir o tuk , tuk , tuk da bomba , o vapor começa fraco e em 10 seg ou menos ele esta bem forte , a grande vantagem da twin é que esse vapor jamais ficará fraco , é uma produçãode vapor constante .

 

Quanto a caneca , eu uso de manhã uma caneca de 500ml e faço um duplo legal e vaporizo o leite em um pitcher de 600ml , eu gosto de muuuuito latte de manhã.  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkk 500 ml? Caraca onde vc arrumou uma caneca dessa!!! mas fala sério: aquela xicrinha de capuccino de 120 ml não dá nem pro começo kkk mas o vapor é ocilante né? Mais forte mais fraco mais forte mais fraco? Brigadaço pela atenção c.e. E galera :):)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz , parece que oscila , mas é só impressão , a sua bomba debita a agua a 9 bar , maquinas profissionais que possuem uma bomba só para vaporização trabalham  no máximo 2,5 bar , a forma que a Gaggia usou para reduzir a pressão sem a necessidade de outra válvula foi fazer bomba trabalhar em pequenos intervalos , por isso vc ouve o tuk , tuk , tuk , a bomba esta enviando pequenas quantidades de agua que será vaporizada no termobloco , impressão é que o vapor oscila , mas na verdade ocorre um fluxo constante.

 

Quanto a xicara ganhei da minha mulher , mas vende no comercio modelos maiores ainda , eu também tenho uma de 650ml.

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera, marcinha, c.e.: funcionooooou!! :):) só o bicão!! Nossa foi muito fácil vaporizar!! Como é bom não precisar surfar!! :):) fiz duas vezes ate. A crema ficou lizinha!! Uma seda sem bolhas mesmo!!! Só to me batendo ainda com a compactação e moagem... Aquela luz vermelha na bandeja é o q? Ontem ela acendeu algumas vezes... Galera muito obrigado meeeesmo pela ajuda e paciência!! :):)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:) Excelente , para quem gosta de latte a Twin é muito boa , e quando vc trocar o braço vai ficar mais fácil ainda.

 

Nao tem luz nenhuma Luiz , na bandeja so tem uma peça plastica vermelha que boia indicando que a bandeja está cheia de agua , o que diga-se de passagem ocorre frequentemente , pois o volume da bandeja é minúsculo.

Pelo tato vc percebe facilmente quando a peça flutua , e fica acima da grade.

 

Na twin existem 6 leds verde claro muito fracos , só isso.

 

Abs.

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera, marcinha, c.e.: funcionooooou!! :):) só o bicão!! Nossa foi muito fácil vaporizar!! Como é bom não precisar surfar!! :):) fiz duas vezes ate. A crema ficou lizinha!! Uma seda sem bolhas mesmo!!! Só to me batendo ainda com a compactação e moagem... Aquela luz vermelha na bandeja é o q? Ontem ela acendeu algumas vezes... Galera muito obrigado meeeesmo pela ajuda e paciência!! :):)

 

Parabéns Luiz!  :)

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

po vou falar pra vcs: a vaporização da twin é sinixtra mermão!! Incrível a crema lizinha, sem esajero nenhum: igualzinha a da la marzoco estrada da lucca, sem sacanagem. Fiquei boladaço... Fiz 1 duplo na caneca sozinha pra crema resistir ao tempo do processo da vaporização... Bebida do senhor kkkk eu to tentando mecher em uma variável por vez: dessa vez estou mechendo na moajem, e mantendo a compactação média. Fui pra moagem 9 do preciso. Esperimentei usar o tamper eurocurve, q me dá um balanço suave. Só o peso do tamper mesmo.. Não ficou muito bom... Vazão rápida, crema meio marrom meio amarela feiosa... Valeu a energia galera :) (l) :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba !!! , igual a vaporização da La Marzocco :), Luiz , como eu já havia dito a Twin é muito boa para vaporização , mas , não é essa Coca-Cola toda não :D

 

O que esta acontecendo é que vc  esta comparando a Studii com a Twin , e a sua maquina antiga não era boa de vaporização , vc acabou se adaptando as limitações dela (volume de caldeira minúsculo , vapor úmido e baixa pressão) típicos de uma maquina do porte dela.

 

Impressionante , como vc levou só 2 dias para se adaptar a ela e vaporizar legal , eu levei umas 3 semanas.

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

po vou falar pra vcs: a vaporização da twin é sinixtra mermão!! Incrível a crema lizinha, sem esajero nenhum:

 

Ola Luiz,

 

Estou satisfeito que Você tenha gostado da maquina que lhe vendi! Eu sabia que era só a adaptação inicial, pra você sair vaporizando legal.

Que essa maquina lhe proporcione muitos e muitos capucinos maravilhosos!

 

Abraço Luiz ! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha 1 dia eu vou postar 1 vídeo da studii vaporizando... Eu ja tive uma c08. Aquilo q é vaporização fraca... Na real mais q a preção é a mão do barista q faz o serviço... O problema da studii é a baixa temperatura, q deixa muita água no vapor. Não fosse isso ela seria uma ótima máquina doméstica... Eu ja peguei capuccino zuado na lucca q eu tive q devolver, com crema dolhudona nojenta. Pedro: vc pode passar algumas dicas da compactação? Qual tamper vc usava? Tem alguma manhazinha típica dessa máquina em específico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a studii diz q são 15 bar na bomba e 9 no grupo. Só q é bem mais forte q a twin. Ela tem baixa temperatura. É de boa por a mão no pf mesmo depois de uma hora. Ela é 1 pouco exigente com compactação. Gosto do expresso dela. Nunca queima o pó... Torras claras entregam crema clara, torras mais escuras dão torras mais escuras... Mas a temperatura é baixa...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

. Pedro: vc pode passar algumas dicas da compactação? Qual tamper vc usava? Tem alguma manhazinha típica dessa máquina em específico?

 

 

 

Ola Luiz,

 

Usava tamper plano comum. Normalmente enchia até a "boca" do porta filtro e compactava. Se precisasse colocava mais pó e compactava. O objetivo era deixar o pó alinhado com aquela reentrância do filtro que em inglês se chama ridged. Isso dá cerca de 15gr no filtro duplo rancilio 010. Compactava com bastante força e deixava bem nivelado com a ajuda do ridged ( reentrância no filtro ).

Com excelentes cafés como o Expresso Brasil, Late Harvest, Frutado ao Quadrado era absurdo de crema que saía. O moinho rancilio ficava entre 6 e 4 dependendo do café e da idade do café. Não sou adepto do cafe guardado congelado. Guardava ele (café) em pequenas porções em sacos ziplock num caixa de isopor. Lembre-se que nossos moinhos são diferentes e então regulagens e resultados diferentes.

 

Abraço,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então Pedro:

na studii eu preferia o c riple com aquela mandala... Eu usei ele nas 1as estrações  na twin, mas achei a estração muito lenta, com gotas ou fio fino de café....

Estou usando desde ontem o eurocurve. Eu estou meio receoso pela preção ser menor de sobrecarregar a bomba, ou não passar mesmo...

Será que o tamper ser plano não diminuía a força real sobre o café?

 

abraço :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lu: isto me parece pó fino demais. Abre um ou dois pontos no moinho e presta atenção na mudança. Depois disto você testa seus diferentes tampers e vê se percebe mudança na xícara.

 

Mas a princípio o pó fino demais está criando muita restrição e acaba puxando prum ristretto na xícara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E não se preocupe, já "choquei" a twin várias vezes e continua funcionando de boa. Por choquei quero dizer que a moagem estava muito fina e o café não saia (todas as luzes dela piscavam), levava até 15 - 20 segundos para começar a gotejar.

Abra um pouquinho o moinho e veja se flui melhor. Não tem receita, só testando moagens. ..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

recomendam então variar a moajem antes da compactação? Recomendariam uma moajem mais grossa e portanto mais força de compactação? O c riple q tem aquela base espiralada, acho q deve facilitar a passagem dágua. Ja o eurocurve q é liso fecha mais. Na studii ele faz chocar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isto mesmo.

 

Mas mude uma coisa de cada vez ou você não encontra o problema. Abra um ponto no moinho e compactação de sempre. Se não melhorar, dois pontos no moinho.

 

No filtro sem pressurizador a compactação sempre deve ser bem feita e com a mão não muito leve. Mas o pessoal vai te dizer que mais importante do que compactar com força é distribuir de forma homogênea no filtro.

 

Comece com o moinho: um ponto e compactação de sempre. Depois outro ponto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu me acostumei a compactar na ignorância mesmo kkk ate tiro o bico do pf. Uso 1 pano de prato dobradinho pra apoiar... É melhor manter o peso na compactação então? E variar dai na moagem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e aí galera tudo beleza? Então quero agradecer (de novo) a atenção e a paciência da galera kkkk então: entrando acho q na 2a semana de twin. Consegui pegar o jeito da inicialização do vapor. To mais ou menos aplicando seu algorítmo c.e. Na questão dos fluchs... Realmente o vapor da twin é sinixtro mesmo!!! Talvez aquele bicão preto q seja o q ajude a fortalecer né... A qualidade do leite faz toda diferença galera. Aqui em ctba o lático é o leite top dos vendidos em mercados... Apliquei a esperiência da anita, e regulei o preciso no 10 macro e compacto forte como o pedro sujeriu. Ta muito bom... O seleção do mário eu boto ainda no f da micro. Ja estraí ate com o naked!! Na 1a vez ja saiu lindo no copinho de birita kkk filmei a 2a. Vou postar mais pra frente para avaliações em galera!! Fuerte abrasooo!!! :):)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Tenho uma Gaggia Evolution há um tempinho e agora estou querendo vender.

Comprei uma daquelas de capsulas da Tres, modelo Modo, e vou ficar apenas com ela.

Tenho também um tamper que não me será mais útil.

 

Queria a opinião de você sobre valores, ou seja, qual o valor justo para esses itens.

Estão em muito boas condições, tudo funcionando perfeito.

Acredito que talvez a cafeteira precise de uma descalcificação,

mas o funcionamento está normal, com boa pressão e tudo.

 

Segue algumas fotos e aguardo as opiniões.

Devo anunciar no Mercado Livre.

 

Abraços,

Fábio

 

oIflVRPl.jpg

 

tsiVbLMl.jpg

 

AGS8Kejl.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...