Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Em 03/09/2025 at 22:43, Diego Araujo disse:

Pode dizer qual foi? Até pra identificar possíveis modelos que não servem. 

Descobri que não é o porta filtro o problema, mas o filtro, vi um cara vendendo uma OPB aqui tbm que teve esse problema com o filtro.

Acho que especificamente esses filtros que vem com o naked não são bons, vou tentar achar o link e jogar aqui depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, pessoal.

Minha máquina chegou esses dias e até o momento fiz 2 extrações, sendo as duas intragáveis.

Queria pedir uma ajuda dos mais experientes para me sugerir o que posso fazer para tentar melhorar o resultado. Compartilho abaixo minha experiência:

1. extração:
    - 18.5g
    - Filtro duplo não pressurizado
    - Moagem 8 (arrisquei mais fina de cara, por ter lido alguns relatos aqui do fórum, embora já tenha lido que o moedor da oster apresenta variações de máquina para máquina).
    - Acho que exagerei um pouco na prensada do tamper (primeira vez fazendo).
    - Tempo total de extração quase 2 minutos, nem preciso falar o resultado.

2. extração:
    - 18g
    - Moagem 20
    - Prensada mais suave.
    - Tempo total de extração 25 segundos. Porém mesmo com um tempo de extração dentro do range "bom", o café ficou extremamente amargo e desagradável

Em ambas fiz um flush no porta filtro e aqueci as xícaras antes, 'distribui' o pó no porta filtro com o dedo antes de prensar...

Diante disso, a pergunta é: o que mais posso estar fazendo errado?

Pode ser culpa do café? O café é um 100% arábica, torra media com apenas 6 dias, catuaí + paraíso, e, de acordo com a descrição do vendedor, tem 85 pontos (e tem 4.9 estrelas na Shopee com quase 3K avaliações).

Link para o comentário

5 horas atrás, arthurd disse:

Bom dia, pessoal.

Minha máquina chegou esses dias e até o momento fiz 2 extrações, sendo as duas intragáveis.

Queria pedir uma ajuda dos mais experientes para me sugerir o que posso fazer para tentar melhorar o resultado. Compartilho abaixo minha experiência:

1. extração:
    - 18.5g
    - Moagem 8 (arrisquei mais fina de cara, por ter lido alguns relatos aqui do fórum, embora já tenha lido que o moedor da oster apresenta variações de máquina para máquina).
    - Acho que exagerei um pouco na prensada do tamper (primeira vez fazendo).
    - Tempo total de extração quase 2 minutos, nem preciso falar o resultado.

2. extração:
    - 18g
    - Moagem 20
    - Prensada mais suave.
    - Tempo total de extração 25 segundos. Porém mesmo com um tempo de extração dentro do range "bom", o café ficou extremamente amargo e desagradável

Em ambas fiz um flush no porta filtro e aqueci as xícaras antes, 'distribui' o pó no porta filtro com o dedo antes de prensar...

Diante disso, a pergunta é: o que mais posso estar fazendo errado?

Pode ser culpa do café? O café é um 100% arábica, torra media com apenas 6 dias, catuaí + paraíso, e, de acordo com a descrição do vendedor, tem 85 pontos (e tem 4.9 estrelas na Shopee com quase 3K avaliações).

Então quais são suas experiências com café, no caso de espresso já tem tempo ou entrou para esse mundo agora? Já tem costume de tomar espresso? Veio das cápsulas? Frequentou algumas cafeterias?

Pergunto porque seu último café provavelmente ficou ácido, e no início confunde muito acidez com amargor 

outra coisa qual ratio usou 1-2?

Link para o comentário

18 horas atrás, charbel123 disse:

Então quais são suas experiências com café, no caso de espresso já tem tempo ou entrou para esse mundo agora? Já tem costume de tomar espresso? Veio das cápsulas? Frequentou algumas cafeterias?

Pergunto porque seu último café provavelmente ficou ácido, e no início confunde muito acidez com amargor 

outra coisa qual ratio usou 1-2?

Em termos de extração é minha primeira experiência, mas eu já tomo expresso de máquina há muitos anos, todos os dias, e gosto bastante. Costumo tomar as cápsulas Ristretto, sejam L'or ou Nespresso.

Não sei se é acidez ou amargor, mas eu chutaria amargor pois fica um retrogosto persistente por muito tempo mesmo eu tendo tomado apenas 2 goles. Ontem eu fiz mais um teste, com a moagem ainda mais grossa, e continuou muito, muito ruim, então estou certo de que não tem a ver somente com os meus parâmetros, mas também com o café.

Bom, eu comprei mais dois cafés na Amazon: um Orfeu Bourbon Amarelo e um Coffee+ Arara. Eles chegam hoje e vou testar ambos assim que possível.

Link para o comentário

7 minutos atrás, arthurd disse:

Em termos de extração é minha primeira experiência, mas eu já tomo expresso de máquina há muitos anos, todos os dias, e gosto bastante. Costumo tomar as cápsulas Ristretto, sejam L'or ou Nespresso.

Não sei se é acidez ou amargor, mas eu chutaria amargor pois fica um retrogosto persistente por muito tempo mesmo eu tendo tomado apenas 2 goles. Ontem eu fiz mais um teste, com a moagem ainda mais grossa, e continuou muito, muito ruim, então estou certo de que não tem a ver somente com os meus parâmetros, mas também com o café.

Bom, eu comprei mais dois cafés na Amazon: um Orfeu Bourbon Amarelo e um Coffee+ Arara. Eles chegam hoje e vou testar ambos assim que possível.

Então mano Cápsulas não é espresso, muito diferente!

Eu tenho anos que regulo espresso e tenho uma Oster Expert e uma Philco modificada dependendo do café ele não da regulagem nela mesmo na temperatura máxima e fazendo o café chorar na máquina inclusive fiz um agora que ficou ainda ácido mas agradável ainda mas poderia ficar melhor!

IMG_6416.thumb.jpeg.cd5c9a81cd6f6cab1732d953464d4fc7.jpeg

Link para o comentário

2 horas atrás, arthurd disse:

Qual a data de torra?
Particularmente, eu só tomo espresso com grãos torrados no máximo em 30 dias. E é difícil conseguir esse frescor de torra nos cafés da Amazon.

Link para o comentário

5 horas atrás, Jr Junior disse:

Torra média clara...

Máquinas com Thermobloco se dão melhor com torras médias escuras. 

Exemplo: Orfeu Intenso.

5 horas atrás, charbel123 disse:

Então mano Cápsulas não é espresso, muito diferente!

Eu tenho anos que regulo espresso e tenho uma Oster Expert e uma Philco modificada dependendo do café ele não da regulagem nela mesmo na temperatura máxima e fazendo o café chorar na máquina inclusive fiz um agora que ficou ainda ácido mas agradável ainda mas poderia ficar melhor!

IMG_6416.thumb.jpeg.cd5c9a81cd6f6cab1732d953464d4fc7.jpeg

3 horas atrás, Del Rei disse:

Qual a data de torra?
Particularmente, eu só tomo espresso com grãos torrados no máximo em 30 dias. E é difícil conseguir esse frescor de torra nos cafés da Amazon.

Agradeço sinceramente aos comentários e ajuda de todos. Os dois cafés chegaram hoje, ambas com torras velhas (+2 meses). Ainda assim, no paladar, o Orfeu Bourbon, mesmo sem o tipo de torra mais recomendada para expresso, ficou menos pior do que o primeiro café que eu usei, com apenas 6 dias de torra (média).

Parece que dei um passo maior do que a perna, não pelo dinheiro, mas por achar que se eu gostasse (muito) do café "expresso" em cápsula, consequentemente gostaria (mais) do café extraído em máquinas manuais.

Cheguei a tentar uma extração com o filtro pressurizado agora depois do almoço, mas literalmente todos os cafés que eu fiz ficaram muito ruins no meu gosto e estou chegando a conclusão de que não vai rolar insistir.

Vou pensar e testar mais uns dias para resolver se vale a pena ficar com a máquina ou não.

Obrigado.

Link para o comentário

24 minutos atrás, arthurd disse:

Agradeço sinceramente aos comentários e ajuda de todos. Os dois cafés chegaram hoje, ambas com torras velhas (+2 meses). Ainda assim, no paladar, o Orfeu Bourbon, mesmo sem o tipo de torra mais recomendada para expresso, ficou menos pior do que o primeiro café que eu usei, com apenas 6 dias de torra (média).

Parece que dei um passo maior do que a perna, não pelo dinheiro, mas por achar que se eu gostasse (muito) do café "expresso" em cápsula, consequentemente gostaria (mais) do café extraído em máquinas manuais.

Cheguei a tentar uma extração com o filtro pressurizado agora depois do almoço, mas literalmente todos os cafés que eu fiz ficaram muito ruins no meu gosto e estou chegando a conclusão de que não vai rolar insistir.

Vou pensar e testar mais uns dias para resolver se vale a pena ficar com a máquina ou não.

Obrigado.

Os cafés que você comprou não ajudaram muito, mas ainda assim pode ser que seja, de fato, uma questão de gosto.
Eu aproveitaria para testar um novo método — talvez uma Moka Bialetti, um Melitta ou um Hario V60. Compraria um bom moedor manual e, obviamente, continuaria usando cápsulas, apesar do custo elevado.

• Curtir 1
Link para o comentário

1 hora atrás, Jr Junior disse:

Os cafés que você comprou não ajudaram muito, mas ainda assim pode ser que seja, de fato, uma questão de gosto.
Eu aproveitaria para testar um novo método — talvez uma Moka Bialetti, um Melitta ou um Hario V60. Compraria um bom moedor manual e, obviamente, continuaria usando cápsulas, apesar do custo elevado.

Quem curte cápsula vai ter que ir para uma linha de um americano por exemplo, e mesmo assim é outro mundo!

Todo mundo acha que vai sair das cápsulas e que na máquina vai ser melhor mas é outro mundo é tipo sair do café tradicional com açúcar e ir para o especial sem adoçar direto 90% vai odiar!

Link para o comentário

3 horas atrás, charbel123 disse:

Quem curte cápsula vai ter que ir para uma linha de um americano por exemplo, e mesmo assim é outro mundo!

Todo mundo acha que vai sair das cápsulas e que na máquina vai ser melhor mas é outro mundo é tipo sair do café tradicional com açúcar e ir para o especial sem adoçar direto 90% vai odiar!

Concordo com você, mas o preparo do expresso exige um aprendizado mais longo: é preciso paciência, não ter medo de errar e considerar muitas variáveis — até a água faz diferença. Já em outros métodos, a curva de aprendizado costuma ser mais rápida, por isso acho que vale a pena ele experimentar.

Link para o comentário

32 minutos atrás, Jr Junior disse:

Concordo com você, mas o preparo do expresso exige um aprendizado mais longo: é preciso paciência, não ter medo de errar e considerar muitas variáveis — até a água faz diferença. Já em outros métodos, a curva de aprendizado costuma ser mais rápida, por isso acho que vale a pena ele experimentar.

Então o problema que quando a pessoa vem das cápsulas o paladar está acostumado com aquilo, então qualquer método que for fazer a pessoa terá dificuldades por não entender seu próprio paladar, ou seja o melhor a fazer é frequentar boas cafeterias!

Experimentar métodos e ver o que se encaixa no gosto pessoal!

Eu quase não tomo espresso puro não é minha preferência apesar de fazer um ótimo espresso em casa, amo bebidas com leite e coados em geral cada pessoa vai ter preferências que nem ela mesmo sabe ainda!

Exemplo eu tinha super preconceito com café gelado e hoje eu domino a extração e acho top demais para dias quentes!

No meu começo foi assim, comprei uma máquina de espresso sem nem saber o que eu queria a mais de 5 anos atrás, fui aprender a fazer café de verdade muito tempo depois!

• Curtir 2
Link para o comentário

Boa noite, deixar meu relato aqui, de quem entrou recentemente no espresso e também passou por uns dias achando que ia desistir kkkk. 

Logo que peguei minha máquina eu fiquei uns 3 dias tirando espressos bem ruins, na minha percepção eram todos azedos, comprei um café mais barato e fui fazendo testes, comprei um tamper melhor porque pra mim eu estava tendo pressões muito diferentes, e comprei um puck simples, com isso e muitos testes consegui chegar em um espresso que me agrada bastante, e depois de conseguir chegar em um bom padrão, praticamente todos cafés que eu compro eu faço no espresso e quase todos tenho um bom resultado. 

Acho que tem muito de gosto, mas realmente tente pegar algum café que você consegue tirar um bom espresso, porque aí fica fácil você ter o seu parâmetro, não adianta olharmos receita de outras pessoas, o café é diferente, tempo de torra, água, etc. 

Fica aí meus centavos pra um usuário que quase desistiu também, mas a vontade de tomar um espresso foi maior kkkk

• Curtir 4
Link para o comentário

19 horas atrás, arthurd disse:

Obrigado.

Acho que o melhor caminho é você encontrar uma cafeteria que tenha um espresso que seja agradável pro seu paladar e conversar com o barista pra entender o processo dele - e tentar reproduzir em casa. Fora isso, é muito teste no escuro com coisas aleatórias lidas na internet mas que na prática podem não te agradar.

Cara, cafés especiais são mundos bem diferentes dos cafés tradicionais de mercado. E com todo respeito, espresso de cápsula está longe de ser algo de qualidade. Eu sinto gosto de carvão naquilo. Queimado. Pra mim, é intragável. Além de ser café queimado, a data de torra normalmente também está longe de ser fresca. Nespresso criou uma hype com um marketing digno de gênio (vale conhecer a história da empresa, que esteve à beira da falência com cápsulas). Mas em termos de qualidade de café, é piada. E dentro da cápsula tem em média 6-7g de pó. Isso é ridiculamente pouco. E até pra dar mais "intensidade" os caras queimam o café. Meus espressos em casa tem, no mínimo, 18g. Alguns grãos (torras mais claras) uso até 25g. Não dá pra comparar com café queimado de 7g.

Enfim, o que quero dizer, é que quem vem do café tradicional ou o espresso clássico "da padaria" ou até das cápsulas vai sentir muita diferença pra um espresso de verdade, com grãos decentes e torra controlada. Hoje eu acho quase impossível tomar espresso na rua, a não ser nos poucos locais que tenham café e baristas de verdade. Já cansei de jogar espresso fora. Hoje já nem tento mais.

• Curtir 1
Link para o comentário

Galera, sei que muita gente aqui sofre com café velho, você pede achando que vai vir fresco e quando abre a embalagem parece que já passou um tempão no estoque

Pra evitar essa decepção, queria compartilhar a Cafe Racer Torrefação 
A diferença é simples: a gente torra o café no dia seguinte ao pedido. Ou seja, não tem estoque parado, o café chega na sua xícara do jeito que tem que ser: fresco, aromático e cheio de sabor.

E pra quem quiser testar, criei um cupom exclusivo aqui pro fórum:
OSTER – dá aquele descontinho na primeira compra.

Site: https://shopee.com.br/caferacertorrefacao

Experimenta e depois me conta se não é outra vida tomar café realmente fresco.

• Curtir 3
Link para o comentário

• 2 weeks later...

Olá amigos, tudo bem?

Estou vendendo minha Oster Perfect Brew, realizei a compra em 27 de maio de 2025, na Amazon. O comprador ainda terá 8 meses de garantia. :)

Está completa, sem detalhes, e com todos os equipamentos e manuais. A caixa precisei descartar, pois moro em apartamento e não tenho espaço para guardar.

Motivo da venda:

Não me adaptei bem aos expressos: Tanto na extração em si, como também na suspensão do uso durante meu tratamento medico. :(  

Valor: R$ 2.100,00.

Estou Belo Horizonte, Minas Geiras. Podemos conversar sobre a entrega na região metropolitana também... 

Fico à disposição, para tirar qualquer duvida pelo WhatsApp 31 - 99380-8281.

Oster.thumb.jpeg.2de460cde510660fc60d0daa7af1e3ca.jpeg

Abraços!

• Curtir 1
Link para o comentário

• 1 month later...

Boa tarde,

Até quanto vale a pena pagar por uma xperfect brew usada? Quais perguntas devo fazer ao vendedor?

Vazamento de água pelo vaporizador é um  problema fácil de resolver? Vi um anúncio no face por  +- 800 pilas. Ou vale mais uma Philco 15 nova?

Link para o comentário

23 horas atrás, fe.27 disse:

Boa tarde,

Até quanto vale a pena pagar por uma xperfect brew usada? Quais perguntas devo fazer ao vendedor?

Vazamento de água pelo vaporizador é um  problema fácil de resolver? Vi um anúncio no face por  +- 800 pilas. Ou vale mais uma Philco 15 nova?

Boa tarde!

Rapaz, vai depender muito do estado da maquina, independente do tempo de uso, é bom observar o grupo, e funcionamento dela, eu tenho uma Xpert que peguei usada, tinha algumas coisas para fazer, mas foi de boa, já que eu mesmo fiz, ela é uma maquina termo bloco, o que pode não ser tão interessante se busca cafés mais exóticos, com torras mais claras, agora, se curte o perfil mais clássico, acredito que se quiser, vale a pena, se não, uma Philco+PID+Dimmer, vai lhe atender muito bem também.

• Agradeço 1
Link para o comentário

• 4 weeks later...

Boa tarde! 

tenho uma Oster Xpert Perfect Brew, estou apanhando muito dela! Rs

alguem sabe de um grupo de WhatsApp sobre ela?

Obrigado!

2 minutes ago, billkuster1 said:

Boa tarde! 

Obrigado!

Caso alguém possa me adicionar, meu telefone é 27996001717

Link para o comentário

• 2 weeks later...
Em 17/12/2025 at 12:24, billkuster1 disse:

Boa tarde! 

Obrigado!

Te mandei o link no PV, pq uns frescos daqui, que não ajudam em nada, proibiram mandar o link do grupo. Pessoal de Nárnia que vive no mundo da fantasia... não repondem nada e só entram para encher o saco de quem ajuda.

Abs!!!

Link para o comentário

11 horas atrás, Rodrigo RJ disse:

Te mandei o link no PV, pq uns frescos daqui, que não ajudam em nada, proibiram mandar o link do grupo. Pessoal de Nárnia que vive no mundo da fantasia... não repondem nada e só entram para encher o saco de quem ajuda.

Abs!!!

Poderia me encaminhar também, por favor?

Gostaria de trocar figurinha sobre a máquina, principalmente sobre tempo de extração médio, filtros naked e dicas gerais sobre o uso da máquina. 

Link para o comentário

Em 11/09/2025 at 22:16, jonesalves disse:

Descobri que não é o porta filtro o problema, mas o filtro, vi um cara vendendo uma OPB aqui tbm que teve esse problema com o filtro.

Acho que especificamente esses filtros que vem com o naked não são bons, vou tentar achar o link e jogar aqui depois.

Eu acho que tanto o porta filtro quanto o filtro que não são da própria oster impactam essa extração ruim com naked.

Isso porque, comprei um porta filtro naked no AliExpress de uma loja recomendada (JANE) e o filtro DEX da 3bomber. Fiz umas extrações para testar e o tempo de extração caiu muito em relação ao porta filtro/filtro original da máquina.

Eu uso o moedor starseeker e55 pro e costumo fazer uma extração com 30 segundos passando 54ml (ou ratio de 1/3). Entretanto, no porta filtro naked chinês com o filtro dex da 3bomber passou 60ml em menos de 10s.

Sendo assim, eu afinei a moagem para controlar esse tempo de extração baixo e o negócio desandou. Fiz 3 extrações e ficou espirrando para todo lado, ou seja, o porta filtro não deve encaixar corretamente e causa essa lambança toda. Só fiz essas 3 extrações e parei para não danificar a máquina ou o próprio grupo. Estou com receio de continuar com os experimentos, pois pesquisei e vi um camarada no Instagram falando que esse filtro DEX da 3bomber também pode danificar o grupo. Não sei se era apenas uma jogada para vender o porta filtro/filtro dele.

O que acham? vou jogar alguns vídeos na sequência.

Link para o comentário

5 horas atrás, Vinícius Pessôa disse:

Gostaria de trocar figurinha sobre a máquina, principalmente sobre tempo de extração médio, filtros naked e dicas gerais sobre o uso da máquina. 

Fala! 
Boa tarde! 
Vou pedir para te adicionarem, não sou mais Adm do grupo.

Abs e bons cafés.

Link para o comentário

5 horas atrás, Vinícius Pessôa disse:

Te mandei o link do PV.

Abs!

Em 17/12/2025 at 12:24, billkuster1 disse:

Boa tarde! 

Obrigado!

Te adicionaram?

Link para o comentário

Bom dia pessoal.  

Já tem uns 3 dias eu reparei que a minha máquina está extraindo o espresso sem aquela camada dourada da crema.  Antes, ela extraía um café com uma crema bem legal e gostosa e com o filtro despressurizado. O filtro pressurizado eu nem uso mais. 

Eu limpei o recipiente do moedor para retirar algum pó de café que poderia estar velho e atrapalhando  e fiz também o processo de descalcificação conforme está no manual  mas  não adiantou. 

Comprei um café novo para moer e também não adiantou , está a mesma coisa .  

O que pode ter acontecido ?  

Link para o comentário

8 horas atrás, cenariocarioca disse:

Bom dia pessoal.  

Já tem uns 3 dias eu reparei que a minha máquina está extraindo o espresso sem aquela camada dourada da crema.  Antes, ela extraía um café com uma crema bem legal e gostosa e com o filtro despressurizado. O filtro pressurizado eu nem uso mais. 

Eu limpei o recipiente do moedor para retirar algum pó de café que poderia estar velho e atrapalhando  e fiz também o processo de descalcificação conforme está no manual  mas  não adiantou. 

Comprei um café novo para moer e também não adiantou , está a mesma coisa .  

O que pode ter acontecido ?  

1 Testa com moagem diferente.

2 Ajuste a dose no PF. PF suporta 18, coloque 18.

3 Como está a distribuição e compactação? 

4 Temperatura. Deixe a máquina ligada pelo menos 20 minutos antes da extração.

Caso o problema continue.

A bomba pode estar ruim com baixa pressão e a válvula pode estar com desgaste. 

Link para o comentário

16 horas atrás, Jr Junior disse:

1 Testa com moagem diferente.

2 Ajuste a dose no PF. PF suporta 18, coloque 18.

3 Como está a distribuição e compactação? 

4 Temperatura. Deixe a máquina ligada pelo menos 20 minutos antes da extração.

Caso o problema continue.

A bomba pode estar ruim com baixa pressão e a válvula pode estar com desgaste. 

Atualizando... 

Extraí um outro espresso e dessa vez consegui a crema que eu queria . 

Eu tive que mudar o click do moedor de 12 para 6 com 14 gramas no filtro despressurizado simples .  Desse jeito a crema saiu bem consistente e saborosa. 

Agora me surgiu outra dúvida: será que o moedor ficou desregulado depois que eu abri para limpar? 
Não sei nem se isso pode acontecer.  Porque eu usava uma moagem bem maior ( acima de 10 até 20) para ter crema e agora estou tendo que moer abaixo de 6 . 

O que acha ? 

Vou testar hoje a mesma moagem 6 com 18 gramas no filtro duplo. 

OBS. : sobre a compactação :  uso o WDT, distribuidor e tamper (experimentei com o próprio da Oster e um outro de aço com regulagem. 
temperatura: não reparei se a máquina fica 20 minutos ligada antes da extração. Acredito que não . Ela fica ligada desde o início da moagem até a colocação do porta filtro na máquina. 

Link para o comentário

8 horas atrás, cenariocarioca disse:

Atualizando... 

Extraí um outro espresso e dessa vez consegui a crema que eu queria . 

Eu tive que mudar o click do moedor de 12 para 6 com 14 gramas no filtro despressurizado simples .  Desse jeito a crema saiu bem consistente e saborosa. 

Agora me surgiu outra dúvida: será que o moedor ficou desregulado depois que eu abri para limpar? 
Não sei nem se isso pode acontecer.  Porque eu usava uma moagem bem maior ( acima de 10 até 20) para ter crema e agora estou tendo que moer abaixo de 6 . 

O que acha ? 

Vou testar hoje a mesma moagem 6 com 18 gramas no filtro duplo. 

OBS. : sobre a compactação :  uso o WDT, distribuidor e tamper (experimentei com o próprio da Oster e um outro de aço com regulagem. 
temperatura: não reparei se a máquina fica 20 minutos ligada antes da extração. Acredito que não . Ela fica ligada desde o início da moagem até a colocação do porta filtro na máquina. 

O Moedor dessa máquina é bem inconsistente. Tem um tutorial no youtube de como mudar a mós do moedor: 

Essa máquina tem o sistema e Thermobloco, o que infelizmente afeta a temperatura na hora da extração. Deixar a máquina ligada pelo menos uns 20 minutos antes da extração, impacta bastante no resultado da xícara. Outro procedimento importante é escaldar bem o PF.

Link para o comentário

• 1 month later...

Olá pessoal, em 2026 ainda esta valendo a pena comprar a oster xpert?
Eu tenho uma aram e comprei um moedor starseeker e55 no final do ano passado, mas como a Aram tem um processo demorado para tirar um espress, eu não consigo fazer tantos testes qnto gostaria, além de que agora quero aprender latte art e não consegui ainda dar consistência para o leite usado um mixer, acredito que uma máquina com vaporizador me seria de melhor uso. Fazendo várias pesquisas aqui e considerando que ainda sou iniciante a oster me pareceu ser o melhor benefício entre as que pesquisei (Oster compacta, Breville, Gaggia). Já vi vários vídeos de reviews e tal, mas ainda assim não consegui me decidir. A Oster xpert está com o preço muito atrativo comparado as outras. Se puderem me ajudar eu agradeço :)

Link para o comentário