Ir para conteúdo

Tempo de extração do espresso


Postagens recomendadas

Olá,

Estava pesquisando por dicas de preparo do café espresso e me deparei com a seguinte informação: o tempo de extração  de 30 ml varia entre 20 a 30 segundos, porem a minha cafeteira não chega aos 15 segundos, estou preocupado em não estar extraindo todo o meu café. 

Minha cafeteira é uma philco 20 bar, single boiler. https://www.magazineluiza.com.br/cafeteira-philco-expresso-20-bar-inox-red/p/gf73a2fkah/ep/cfex/?partner_id=39866&gclid=CjwKCAjwsO_4BRBBEiwAyagRTQY1LJH6m7GKut0Zex3Efc9I3BURrSBXJdGv7MiSrtkBTLS2n2PdMhoCR-gQAvD_BwE

Apesar de eu estar amando o café feito nela, gostaria de saber se existe algo q eu possa fazer para aumentar o tempo de extração.

PS: Já tentei compactar mais forte o cafe, já tentei moer mais fino e eu sempre coloco a quantidade máxima de café no suporte.

Agradeço a ajuda desde já.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Artur,

essas máquinas de espresso mais domésticas em geral colocam mais pressão na bomba supondo que o cliente venha com café de supermercado moído bem fino e torra super escura.
Tenta com um café com uma torra ligeiramente mais escura pra ver se você consegue um resultado melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em filtro pressurizado não tem como, é assim mesmo, o mecanismo pressurizador manda. Teria que trocar pra um filtro não pressurizado, com um moedor de boa qualidade e tamper adequado chegaria no ponto onde o café restringe o fluxo da água suficiente pra chegar nesse tempo de extração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Arthur Pure Coffee disse:

Olá,

Estava pesquisando por dicas de preparo do café espresso e me deparei com a seguinte informação: o tempo de extração  de 30 ml varia entre 20 a 30 segundos, porem a minha cafeteira não chega aos 15 segundos, estou preocupado em não estar extraindo todo o meu café. 

Minha cafeteira é uma philco 20 bar, single boiler. https://www.magazineluiza.com.br/cafeteira-philco-expresso-20-bar-inox-red/p/gf73a2fkah/ep/cfex/?partner_id=39866&gclid=CjwKCAjwsO_4BRBBEiwAyagRTQY1LJH6m7GKut0Zex3Efc9I3BURrSBXJdGv7MiSrtkBTLS2n2PdMhoCR-gQAvD_BwE

Apesar de eu estar amando o café feito nela, gostaria de saber se existe algo q eu possa fazer para aumentar o tempo de extração.

PS: Já tentei compactar mais forte o cafe, já tentei moer mais fino e eu sempre coloco a quantidade máxima de café no suporte.

Agradeço a ajuda desde já.

Meu conselho: se você não for barista ou um aficionado por café que pretende gastar bastante em equipamentos então deixa assim mesmo. O importante é você gostar do resultado na xícara.

No ambiente doméstico, com equipamento simples e pouco tempo para treinar e testar, fica difícil reproduzir o que foi pensado para uso profissional.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
On 7/25/2020 at 8:59 AM, Arthur Pure Coffee said:

Olá,

Estava pesquisando por dicas de preparo do café espresso e me deparei com a seguinte informação: o tempo de extração  de 30 ml varia entre 20 a 30 segundos, porem a minha cafeteira não chega aos 15 segundos, estou preocupado em não estar extraindo todo o meu café. 

Minha cafeteira é uma philco 20 bar, single boiler. https://www.magazineluiza.com.br/cafeteira-philco-expresso-20-bar-inox-red/p/gf73a2fkah/ep/cfex/?partner_id=39866&gclid=CjwKCAjwsO_4BRBBEiwAyagRTQY1LJH6m7GKut0Zex3Efc9I3BURrSBXJdGv7MiSrtkBTLS2n2PdMhoCR-gQAvD_BwE

Apesar de eu estar amando o café feito nela, gostaria de saber se existe algo q eu possa fazer para aumentar o tempo de extração.

PS: Já tentei compactar mais forte o cafe, já tentei moer mais fino e eu sempre coloco a quantidade máxima de café no suporte.

Agradeço a ajuda desde já.

 Eu tenho a cafeteira Philco 20 bars e vou contar como esta sendo minha experiência.

 Tenho 2 meses com ela e já estou com o filtro despressurizado da Breville 51 mm que é compatível ao porta-filtro.A compra mais importante é um moedor de mó e café em grãos(cafés especiais de torra recente de preferência) para tirar bons espressos.  Fiz a remoção do bico vaporizador maior para conseguir vaporizar o leite de forma mais eficiente(O bico vaporizador vai perder comprimento em decorrência da remoção do bico, estou usando uma pitcher inox de 350 ml para conseguir vaporizar). 

Estou tirando bons espressos na proporção de 16 gramas de café, 25 segundos de extração para 50~60 ml de espresso. Meu desafio atual é aprender a produzir latte art. Apenas o treinamento e estudo irá lhe auxiliar nessa jornada, boa sorte e bons cafés para vc.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Também tenho a Philco 20 bar e posso compartilhar minha experiência para contribuir. Para tentar contornar o problema da pressão muito alta, instalei um dimmer na bomba como sugeriram em outro tópico do fórum. Calibrei a pressão para 9 bar aproximadamente usando como referência 130ml de água em 30s. Adquiri filtros despressurizados e tirei a parte interna de plástico do porta filtro original. No início, usava o moedor manual xeoleo (entre 7 e 8 clicks). Os cafés melhoraram muito em comparação com os filtros pressurizados! Mas, ainda não estava tão regular e tive que treinar a força que eu aplicava no tamper. Mesmo calibrando essa força ainda não estava como eu gostaria, pois com o tempo você percebe que 7 é fino demais a ponto da extração de 16g levar 50s para gerar 30g. Por outro lado, 8 era grosso demais e o café não ficava com corpo e  muitodácido (azedo na verdade). Daí, tomei coragem e comprei um 1zpresso jx pro (Aliexpress - não fui taxado!) e finalmente consegui trabalhar moagens entre o equivalente a 7 - 8 do xeoleo. Agora, consigo tirar 30g de café na xícara, para 16g de café moído de 25s a 30s. Os resultados estão satifatórios na minha opinião. Espero ter ajudado! Abs 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
Em 16/12/2020 at 19:18, MarcioMO disse:

. Daí, tomei coragem e comprei um 1zpresso jx pro (Aliexpress - não fui taxado!) 

.... eu fiz o mesmo na quinta feira pq não estava conseguindo moer fino no meu botini #3, dai hj , apos algumas modificações no moinho, consegui extrair tao fino que entupi o filtro,, kkkkk...  Mas que bom que nao foi taxado,, mas vc deu sorte pq deve ter chegado agora no fim do ano ne ?  o meu ainda nao embarcou,, deve chegar em duas semanas,,  tenho medo que o armazem ja esteja vazio das trankeiras de fim de ano e a receita comece a taxar tudo de novo, rs,,,,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

.... eu fiz o mesmo na quinta feira pq não estava conseguindo moer fino no meu botini #3, dai hj , apos algumas modificações no moinho, consegui extrair tao fino que entupi o filtro,, kkkkk...  Mas que bom que nao foi taxado,, mas vc deu sorte pq deve ter chegado agora no fim do ano ne ?  o meu ainda nao embarcou,, deve chegar em duas semanas,,  tenho medo que o armazem ja esteja vazio das trankeiras de fim de ano e a receita comece a taxar tudo de novo, rs,,,,
Eu pedi na Black Friday e levou uns 20 dias para chegar. Realmente, é uma questão de sorte. Torço para que também não seja taxado! Eu gostei muito do 1zpresso jx pro. Foi esse modelo que comprou também?

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
Em 16/12/2020 at 19:18, MarcioMO disse:

Também tenho a Philco 20 bar e posso compartilhar minha experiência para contribuir. Para tentar contornar o problema da pressão muito alta, instalei um dimmer na bomba como sugeriram em outro tópico do fórum. Calibrei a pressão para 9 bar aproximadamente usando como referência 130ml de água em 30s. Adquiri filtros despressurizados e tirei a parte interna de plástico do porta filtro original. No início, usava o moedor manual xeoleo (entre 7 e 8 clicks). Os cafés melhoraram muito em comparação com os filtros pressurizados! Mas, ainda não estava tão regular e tive que treinar a força que eu aplicava no tamper. Mesmo calibrando essa força ainda não estava como eu gostaria, pois com o tempo você percebe que 7 é fino demais a ponto da extração de 16g levar 50s para gerar 30g. Por outro lado, 8 era grosso demais e o café não ficava com corpo e  muitodácido (azedo na verdade). Daí, tomei coragem e comprei um 1zpresso jx pro (Aliexpress - não fui taxado!) e finalmente consegui trabalhar moagens entre o equivalente a 7 - 8 do xeoleo. Agora, consigo tirar 30g de café na xícara, para 16g de café moído de 25s a 30s. Os resultados estão satifatórios na minha opinião. Espero ter ajudado! Abs 

Ola! Tenho uma philco 20 bar também e queria instalar o dimmer também. Eu procurei esse tópico que mencionou mas não estou achando... podia me passar as dicas por favor? Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Eudes! O vídeo é esse:


O tópico exato não me lembro, mas procurando por philco 20 bar + dimmer, você encontra. Abraço

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Boa noite,

Na época comprei de 51mm para Delonghi se não me engano. Tive que desgastar um pouco as 3 partes de contato para encaixar e até que ficou bom! Mas como troquei a philco, acabei vendo o porta filtro também. Eu tenho a 54mm para Breville e gosto bastante. Não é a mesma qualidade de material do porta filtro original, mas é bom!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 12/16/2020 at 7:18 PM, MarcioMO said:

Também tenho a Philco 20 bar e posso compartilhar minha experiência para contribuir. Para tentar contornar o problema da pressão muito alta, instalei um dimmer na bomba como sugeriram em outro tópico do fórum. Calibrei a pressão para 9 bar aproximadamente usando como referência 130ml de água em 30s. Adquiri filtros despressurizados e tirei a parte interna de plástico do porta filtro original. No início, usava o moedor manual xeoleo (entre 7 e 8 clicks). Os cafés melhoraram muito em comparação com os filtros pressurizados! Mas, ainda não estava tão regular e tive que treinar a força que eu aplicava no tamper. Mesmo calibrando essa força ainda não estava como eu gostaria, pois com o tempo você percebe que 7 é fino demais a ponto da extração de 16g levar 50s para gerar 30g. Por outro lado, 8 era grosso demais e o café não ficava com corpo e  muitodácido (azedo na verdade). Daí, tomei coragem e comprei um 1zpresso jx pro (Aliexpress - não fui taxado!) e finalmente consegui trabalhar moagens entre o equivalente a 7 - 8 do xeoleo. Agora, consigo tirar 30g de café na xícara, para 16g de café moído de 25s a 30s. Os resultados estão satifatórios na minha opinião. Espero ter ajudado! Abs 

Cara muito interessante essa adaptação. Já estava incomodado aqui com a pressão da minha cafeteira. Não fazia ideia q isso era possível. Você saberia informar q dimmer vc utilizou? Universal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara muito interessante essa adaptação. Já estava incomodado aqui com a pressão da minha cafeteira. Não fazia ideia q isso era possível. Você saberia informar q dimmer vc utilizou? Universal?
É muita pressão. Tanto que em algumas extrações até chegava a espirrar. Segue o link: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-807006292-dimmer-dimer-controlador-motor-tanquinho-2000w-_JM


Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutes ago, MarcioMO said:

É muita pressão. Tanto que em algumas extrações até chegava a espirrar. Segue o link: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-807006292-dimmer-dimer-controlador-motor-tanquinho-2000w-_JM


Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk
 

Opa valeu rapaz! Sim, nossa fica mto difícil fazer um extração corretamente. E o sabor sempre deixa a desejar. Não sei pq fazem essas máquinas assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa valeu rapaz! Sim, nossa fica mto difícil fazer um extração corretamente. E o sabor sempre deixa a desejar. Não sei pq fazem essas máquinas assim.
Eles fazem isso para os filtros pressurizados que até geram um espresso bebivel. Desconfio que os 20bar combinados com o 1 furinho do filtro pressurizado resultam numa extração de aprox 9bar. Mas, não tem comparação com um excelente espresso extraído com filtro despressurizado a 9bar! Bons cafés!

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Fala Márcio blz? Pode me dar uma ajuda? Como está sendo a experiência depois de botar o dimmer? Vc está conseguindo extrações melhores?

Tenho uma primalatte 2 e estava querendo fazer isso. Mas só um receio grande de acabar estragando alguma coisa kkkkk já até comprei o dimmer.

Vc acha q da pra fazer isso nessas máquinas mais simples TB? Qual o modelo da sua?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
Em 16/12/2020 at 19:18, MarcioMO disse:

Também tenho a Philco 20 bar e posso compartilhar minha experiência para contribuir. Para tentar contornar o problema da pressão muito alta, instalei um dimmer na bomba como sugeriram em outro tópico do fórum. Calibrei a pressão para 9 bar aproximadamente usando como referência 130ml de água em 30s. Adquiri filtros despressurizados e tirei a parte interna de plástico do porta filtro original. No início, usava o moedor manual xeoleo (entre 7 e 8 clicks). Os cafés melhoraram muito em comparação com os filtros pressurizados! Mas, ainda não estava tão regular e tive que treinar a força que eu aplicava no tamper. Mesmo calibrando essa força ainda não estava como eu gostaria, pois com o tempo você percebe que 7 é fino demais a ponto da extração de 16g levar 50s para gerar 30g. Por outro lado, 8 era grosso demais e o café não ficava com corpo e  muitodácido (azedo na verdade). Daí, tomei coragem e comprei um 1zpresso jx pro (Aliexpress - não fui taxado!) e finalmente consegui trabalhar moagens entre o equivalente a 7 - 8 do xeoleo. Agora, consigo tirar 30g de café na xícara, para 16g de café moído de 25s a 30s. Os resultados estão satifatórios na minha opinião. Espero ter ajudado! Abs 

fala cara, você usou o xeoleo para coados também? se sim em quais clicks obteve as melhores extrações?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fala cara, você usou o xeoleo para coados também? se sim em quais clicks obteve as melhores extrações?
Olá Marcos,

Na verdade, nem usava para espresso porque não dava... Só usava para coados mas não me lembro exatamente. Acho que entre 1,5 e 2 voltas. Eu geralmente usava torra media e o método 4:6 do Kasuya no V60. Mas, não se prenda a essa referência. Testa e vai ajustando ao seu paladar! bons cafés!

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, MarcioMO disse:

Olá Marcos,

Na verdade, nem usava para espresso porque não dava... Só usava para coados mas não me lembro exatamente. Acho que entre 1,5 e 2 voltas. Eu geralmente usava torra media e o método 4:6 do Kasuya no V60. Mas, não se prenda a essa referência. Testa e vai ajustando ao seu paladar! bons cafés!

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

 

brigadão cara, queria achar ao menos um parâmetro de quem já usou, já que ta difícil achar em outro lugar na internet. com essa dica já tenho por onde correr pra testes. Muito obrigado mesmo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...
Em 16/12/2020 at 19:18, MarcioMO disse:

Calibrei a pressão para 9 bar aproximadamente usando como referência 130ml de água em 30s

Grande @MarcioMO! Você é o cara mesmo! Kkk… Lembra onde viu essa referência? Estou pensando em instalar na minha Poemia…

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande [mention=12532]MarcioMO[/mention]! Você é o cara mesmo! Kkk… Lembra onde viu essa referência? Estou pensando em instalar na minha Poemia…
Oi Regis! Eu vi num outro tópico aqui no fórum mesmo sobre instalar dimmer, se não engano. Acho que foi nesse: https://forum.clubedocafe.net/topic/2734-fiamma-mini-bar/page/33/

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk


  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande [mention=12532]MarcioMO[/mention]! Você é o cara mesmo! Kkk… Lembra onde viu essa referência? Estou pensando em instalar na minha Poemia…
Esses dias eu vi um vídeo sobre instalação de dimmer. Não sei se vale para a Poemia. Dá uma olhada aí e vê se ajuda. Depois fala pra gente... Boa sorte!




Enviado de meu MI 9 usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Filipe Lamim disse:

Não sei se vale para a Poemia.

Obrigado pela dica. Vale para a Poemia sim. Eu tinha visto esse vídeo, mas ele não diz como ajustar para 9 bar, fica meio na intuição sem um manômetro. To pensando em ajustar pela curva de vazão como na dica do @MarcioMO. Tem uma outra discussão sobre dimmer vs controlador PWM que tbm preciso estudar melhor. Se eu modificar a minha, posto as dicas aqui, pode deixar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
Em 25/10/2020 at 21:48, Armando Neres disse:

 Eu tenho a cafeteira Philco 20 bars e vou contar como esta sendo minha experiência.

 Tenho 2 meses com ela e já estou com o filtro despressurizado da Breville 51 mm que é compatível ao porta-filtro.A compra mais importante é um moedor de mó e café em grãos(cafés especiais de torra recente de preferência) para tirar bons espressos.  Fiz a remoção do bico vaporizador maior para conseguir vaporizar o leite de forma mais eficiente(O bico vaporizador vai perder comprimento em decorrência da remoção do bico, estou usando uma pitcher inox de 350 ml para conseguir vaporizar). 

Estou tirando bons espressos na proporção de 16 gramas de café, 25 segundos de extração para 50~60 ml de espresso. Meu desafio atual é aprender a produzir latte art. Apenas o treinamento e estudo irá lhe auxiliar nessa jornada, boa sorte e bons cafés para vc.

 

Boa Tarde!! Comprou o sei despressurizado onde? 
Esssa maquina também é 51mm, antes dessa eu tinha uma delongui, comprei dois mas não foram compativeis, ficavam folgados. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Boa noite pessoal,

Estava tentando experimentar um novo café, não tão usual, no preparo do espresso: um 100% robusta amazônico fermentado, torra escura. Mas me deparei com uma grande dificuldade de extrair esse café em tempo padrão de expresso (20-30 segundos, para 1:2 - 1:3 de ratio). Já usei a dosagem máxima do filtro (~18g) e com moagem mais fina possível (numa Eureka Mignon Manuale), sempre distribuindo, nivelando e usando tamper.

O espresso sempre tem saído com uma crema excessiva (e menos densa) e muito rápido (~10 segundos).

Alguém tem alguma dica de como extrair melhor esse tipo de café / torra?

Att,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não está super ácido. Mas não é uma acidez boa, está meio intragável. 

Tentei uma pré infusão (extração com bico de vapor aberto por um tempo), mas só mudou a quantidade de crema (diminuiu). Gosto e tempo de extração continuaram muito similares.

Eu acho que essa combinação: robusta com torra escura, gerando muito CO2 na extração, acaba dificultando a tirada de um bom expresso com o meu setup. Mas continuo tentando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...