Ir para conteúdo

Fiz o OPV MOD na minha Breville e olha oque aconteceu!


Postagens recomendadas

  • 3 weeks later...
  • 1 month later...

@tico2112

Olá, a válvula que instalei é marca Vibiemme.https://www.theespressoshop.co.uk/Mobile/en/Vibiemme-Bypass-Valve-ø-18M-18F----ASSBYPASSNEW/m-m-4414.aspx

Nesse tópico tem um link de que vende. Tem de procurar onde tem mais barato, como espressoparts, espressotec, wholattelove e outros. Também é possível usar a válvula original regulando pra abri em 9bar. Regulando na pressão estática você deixa em 10bar que na extração cai pra 9bar.

Bons cafés! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
Dá para usar a pré-infusão manualmente mantendo uma pressão em torno de 6-7 bar.
Nesse vídeo a partir dos 22:00m o cara mostra com um porta-filltro manômetro.
 
Caramba, a discussão nesse tópico ta bem avançada hahaha. Aproveitando para quem pensa em a se aventurar nessa área tenho uma dica/sugestão e uma dúvida.
Sugestão: Para quem não tem muita experiência ou segurança em mexer na Breville, minha sugestão é não mexer se a máquina ainda está na garantia.

Dúvida: como no vídeo que o Paulo citou o autor fez esse experimento usando somente a pre-infusao para ter uma pressão menor, por acaso alguem chegou a comparar esse método com o OPV ou dimmer?
Pergunto isso pois me parece um método bem simples de validar se faz sentido mexer no OPV/dimmer para quem é mais iniciante no espresso (dado que muitos que compram a breville estão começando). No vídeo o autor fala que não consegue perceber a diferença entre um espresso usando o método tradicional e o usando somente pre-infusao. Alguem consegue validar/comparar o metodo da pre-infusao com o OPV ou dimmer?

Obrigado por todas os comentários técnicos aqui pessoal
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Eu utilizo tanto o filtro despressurizado para os cafés que moo na hora quanto o pressurizado para os que já vem moídos, que uso geralmente para cappuccino. Me diz uma coisa, com relação a esse upgrade da opv, os cafés extraídos com filtro pressurizado ficam prejudicados, já que a pressão será menor? Outra coisa. Se eu regular o espresso (granulometria, gramas de café e compactação) eu posso uma vez ou outra chegar a 9 bar de pressão (olhando o manômetro. a minha tb é breville). Então a diferença da máquina do jeito que está e com a opv é que com opv eu posso ter um leque maior de configurações de espresso (granulometria, quantidade, compactação) que a máquina sempre vai limitar a 9 bar? é isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...
  • 2 months later...

Pessoal, retomando o tópico.

Tive um problema pós ajuste no OPV, que pedi para um parceiro ajustar.

Após fazer a mudança para 9 bar, não consigo extrair espressos com mais de 30s. Já tentei resetar as programações de volume, tentei fazer no modo manual, etc.

Por algum motivo a máquina interrompe a extração com cerca de 30s, o que tem dado uns 30g de espresso. 

Alguém sabe se é algum ajuste que precisa ser feito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CristianPires

Bom dia,

O caso é que quando você usa a OPV parte da água que sai da bomba é desviada pela OPV mas o sensor de água conta a água que entrou na bomba, ou seja o somatório da água que saiu pelo grupo, mais a água desviada. 

Como eu resolvi? Simplesmen.te desligando o sensor. Como toda a extração minha faço com a balança embaixo da xícara e medindo 50ml no modo manual o sensor não me faz falta. 

Bons cafes! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
[mention=17085]CristianPires[/mention]
Bom dia,
O caso é que quando você usa a OPV parte da água que sai da bomba é desviada pela OPV mas o sensor de água conta a água que entrou na bomba, ou seja o somatório da água que saiu pelo grupo, mais a água desviada. 
Como eu resolvi? Simplesmen.te desligando o sensor. Como toda a extração minha faço com a balança embaixo da xícara e medindo 50ml no modo manual o sensor não me faz falta. 
Bons cafes! 
Boa Tarde Pedro, como faz para desligar o sensor ?


Enviado de meu SM-S908E usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, conforme ajuda do amigo aqui do tópico, realizei o ajuste de pressão rodando duas voltas no sentido anti-horário da válvula interna (sem comprar a OPV).

Não tenho manômetro, me baseei pela imagem compartilhada aqui no tópico, mostrando o painel da Breville e a equivalência em um manômetro, conforme meus cálculos, ficou ajustado em média para 10bar (no vídeo eu filmo o medidor de pressão do painel da breville). Para fazer a medição, eu fiz uma extração com ajuste de moagem bem fina, onde eu choquei a máquina e a pressão mostrada no visor, foi a pressão máxima que ela ficou calibrada.

Conforme o amigo informou, agora a bandeja da máquina enche mais rápido do que anteriormente devido ao desvio maior de água para manter a pressão mais baixa, porém isso não é um problema pra mim, tirei 2 espressos e a bandeja não transbordou.

Diferente do amigo que relatou, a minha máquina continua com o tempo de desligamento automático da bomba o mesmo, em 1 minuto.

Senti uma diferença no sabor, notas mais complexas que eu não tinha antes, agora estou sentindo, senti também que a máquina parou de canalizar e dar aquelas "mijadas" que era costumeira quando a pressão ainda estava com a regulagem de fábrica.

Fiz ontem, ainda carece de mais testes, porém as 4 extrações que já fiz com a nova regulagem, pra mim já foi um ganho muito alto para a máquina, estava pensando seriamente em partir para uma nova máquina, mas depois dessa regulagem, acho que vou adiar um pouco essa troca.

Extremamente simples fazer essa regulagem, achava que seria mais complicado, não precisei comprar nenhuma peça ou ferramenta para tal ajuste, quem sabe mais pra frente eu realizo o ajuste da válvula T, para a água voltar para o reservatório, porém pelo que percebi, esse é um ajuste mais complexo, tendo em vista que eu teria que comprar mangueira, válvula e mudar o comportamento desse fluxo de retorno da água, inclusive não sei como faria isso sem ter a válvula OPV, pois como verificado aqui no tópico, o amigo liga a mangueira de retorno da água para o reservatório, em uma extremidade da OPV onde ela faz esse desvio da água que vai para o grupo.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 3 months later...

Fala pessoal, muito massa esse tópico! Parabéns ao pessoal aí que postou as mudanças!

Eu tentei fazer a OPV na minha infuser ontem com a válvula original mesmo (interna da máquina), rodando 1 volta e meia no sentido anti horário, mas não deu muito certo :(

No fim das voltas, a válvula já estava quase saindo e a pressão ainda estava em 13 bar (estático, com o filtro cego), se tento girar mais ela sai por completo, então ela já está no limite. Tirando um espresso nesse estado, saiu em torno dos 12 bars (comparando com o manometro da imagem do começo do tópico).

Alguem já teve esse problema com a válvula original? Será que só vou conseguir os 9 bar comprando uma outra válvula OPV mesmo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, mat.spina disse:

Fala pessoal, muito massa esse tópico! Parabéns ao pessoal aí que postou as mudanças!

Eu tentei fazer a OPV na minha infuser ontem com a válvula original mesmo (interna da máquina), rodando 1 volta e meia no sentido anti horário, mas não deu muito certo :(

No fim das voltas, a válvula já estava quase saindo e a pressão ainda estava em 13 bar (estático, com o filtro cego), se tento girar mais ela sai por completo, então ela já está no limite. Tirando um espresso nesse estado, saiu em torno dos 12 bars (comparando com o manometro da imagem do começo do tópico).

Alguem já teve esse problema com a válvula original? Será que só vou conseguir os 9 bar comprando uma outra válvula OPV mesmo?

Como que montou o OPV?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Dieverso Abreus disse:

Como que montou o OPV?

Eu fiz com a válvula interna dela mesmo, a original, como mostra no minuto 2"25 desse vídeo aqui que o amigo já postou lá no começo do tópico: 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, mat.spina disse:

Eu fiz com a válvula interna dela mesmo, a original, como mostra no minuto 2"25 desse vídeo aqui que o amigo já postou lá no começo do tópico: 

 

 Fez com o dimmer. tem um multímetro ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Dieverso Abreus disse:

 Fez com o dimmer. tem um multímetro ? 

Não não, só fiz a OPV com essa válvula de segurança da máquina mesmo, sem dimmer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, só pra relatar aqui, consegui resolver o problema da válvula!

Ontem desmontei a máquina de novo para dar uma olhada, e desrosquei a OPV por completo. Dentro dela, tem uma pequena mola com um pistão de borracha na ponta (que faz tampar a saída de água pela mangueirinha quando está pressionada). O que tava acontecendo é que essa mola é muito comprida para a válvula em questão, ou seja, mesmo na regulagem mínima (rosca quase saindo), a pressão ainda era alta (em torno de 13bars). Então minha solução (gambiarra kkkk) foi cortar a última volta da mola com um alicate de corte para deixá-la um pouco menor, e fazer menos pressão no pistão, e bingo! Quando remontei, na posição mínima (mais frouxa), resultou em uns 6 bars no filtro cego. Na posição mais apertada, ainda conseguiu fechar total e voltou aos 15 bar de fábrica (caso algum dia queira voltar atrás), então regulei num meio termo para pegar uns 10bars de pressão estática no filtro cego, e tirando um espresso, ficou entre 8 e 10 bar. Perfeito! Ainda vou tirar mais alguns espressos para ver como tá ficando o sensorial mas a princípio fica muito bom realmente. Notas mais evidentes e mais saboroso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, mat.spina disse:

Pessoal, só pra relatar aqui, consegui resolver o problema da válvula!

Ontem desmontei a máquina de novo para dar uma olhada, e desrosquei a OPV por completo. Dentro dela, tem uma pequena mola com um pistão de borracha na ponta (que faz tampar a saída de água pela mangueirinha quando está pressionada). O que tava acontecendo é que essa mola é muito comprida para a válvula em questão, ou seja, mesmo na regulagem mínima (rosca quase saindo), a pressão ainda era alta (em torno de 13bars). Então minha solução (gambiarra kkkk) foi cortar a última volta da mola com um alicate de corte para deixá-la um pouco menor, e fazer menos pressão no pistão, e bingo! Quando remontei, na posição mínima (mais frouxa), resultou em uns 6 bars no filtro cego. Na posição mais apertada, ainda conseguiu fechar total e voltou aos 15 bar de fábrica (caso algum dia queira voltar atrás), então regulei num meio termo para pegar uns 10bars de pressão estática no filtro cego, e tirando um espresso, ficou entre 8 e 10 bar. Perfeito! Ainda vou tirar mais alguns espressos para ver como tá ficando o sensorial mas a princípio fica muito bom realmente. Notas mais evidentes e mais saboroso.

Depois relata pra gente o que você achou dessa mudança. Eu ando caprichando na distribuição e considero que tenho poucas canalizações com essa pressão padrão da máquina, mas acredito que o café deve mudar consideravelmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
Em 09/03/2023 at 09:18, mat.spina disse:

Pessoal, só pra relatar aqui, consegui resolver o problema da válvula!

Ontem desmontei a máquina de novo para dar uma olhada, e desrosquei a OPV por completo. Dentro dela, tem uma pequena mola com um pistão de borracha na ponta (que faz tampar a saída de água pela mangueirinha quando está pressionada). O que tava acontecendo é que essa mola é muito comprida para a válvula em questão, ou seja, mesmo na regulagem mínima (rosca quase saindo), a pressão ainda era alta (em torno de 13bars). Então minha solução (gambiarra kkkk) foi cortar a última volta da mola com um alicate de corte para deixá-la um pouco menor, e fazer menos pressão no pistão, e bingo! Quando remontei, na posição mínima (mais frouxa), resultou em uns 6 bars no filtro cego. Na posição mais apertada, ainda conseguiu fechar total e voltou aos 15 bar de fábrica (caso algum dia queira voltar atrás), então regulei num meio termo para pegar uns 10bars de pressão estática no filtro cego, e tirando um espresso, ficou entre 8 e 10 bar. Perfeito! Ainda vou tirar mais alguns espressos para ver como tá ficando o sensorial mas a princípio fica muito bom realmente. Notas mais evidentes e mais saboroso.

Eu conseguiu regular a minha pra 9/10 bar mas no limite da mola , boa ideia essa de cortar uma volta, nas gaggias faz-se o opv trocando a mola , agora entendi o motivo. Está gostando do resultado ? A minha na verdade quando faço a moagem muito fina atinge uns 12 bars , mas corrijo isso na moagem pra fazer 9 bar em 1:2 em 30 segundos . Queria baixar mais um pouco a pressão máxima da minha pra poder moer mais fino e continuar nos 9 bar . Será que faz sentido ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, isaaclevi disse:

Eu conseguiu regular a minha pra 9/10 bar mas no limite da mola , boa ideia essa de cortar uma volta, nas gaggias faz-se o opv trocando a mola , agora entendi o motivo. Está gostando do resultado ? A minha na verdade quando faço a moagem muito fina atinge uns 12 bars , mas corrijo isso na moagem pra fazer 9 bar em 1:2 em 30 segundos . Queria baixar mais um pouco a pressão máxima da minha pra poder moer mais fino e continuar nos 9 bar . Será que faz sentido ? 

Faz sentido sim. A minha fica sempre entre 8 e 10, mesmo que eu moa muito fino e choque a máquina não passa de 10. Acredito que não devemos corrigir a moagem para alcançar a pressão desejada, mas sim ao contrário, corrigir a moagem para para alcançar a proporção e tempo ideal de extração (de acordo com seu paladar). Se no seu caso a proporção e tempo de extração desejado já estão certos dentro dos 8-9 bar então show. Se não, na minha opinião, faz sentido regular o OPV novamente sim, para evitar canalizações e evitar partes do bolo super ou sub extraídos. Se precisar cortar a sua mola como eu fiz (por conta e risco), uma volta da mola cortada (mínimo possível que consegui) já foi mais do que suficiente para rosquear a válvula até a metade da rosca para conseguir os 9bar, ou seja, se cortasse um pouco mais talvez perderia a mola por ter ficado muito frouxa kkkkk então tenha essa cuidado.

Por enquanto a minha experiência com a breville em 9bar está sendo muito boa! De fato os cafés saem mais saborosos, com notas mais evidentes, e sinto que é mais difícil errar na extração. Por exemplo, antes da modificação, qualquer erro de moagem saía um café sub ou super extraído, ficando adstringente com muita facilidade, enquanto que depois da modificação achei que ficou mais fácil de ajustar acidez x doçura x amargor. O único porém desse opv é que a bandeja enche mais rápido de fato (pela água desviada ser depositada na bandeja) e também a água do reservatório acaba mais rápido obviamente pelo mesmo motivo. Mas não tenho me importado com isso, o ganho obtido na minha opinião vale a pena. Penso em um dia talvez comprar uma mangueirinha e um conector T para desviar a água de volta para o reservatório, parece ser uma mudança simples que pode ajudar bem, mas por enquanto tô de boa :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomei coragem e mudei a opv, a pressão estática está em 10 bar e de extração 8bar, mas só tirei um Cafe, amanhã farei mais teste, mas o sabor é outro, muito melhor agora.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje apertei mais a moagem e compactei com mais força, extrai a 10 bar caindo para 9, excelente café ainda sim, o procedimento é super simples de mudar a pressão da opv, aqui foi uma volta e meia, confirmando o que falaram já, a máquina muda da água para o vinho, uso os cafés torra fresca, achava bom o Expresso que eu fazia em casa, melhor 99% dos lugares, mas sempre um passo atrás de uma boa cafeteira, como a baden por exemplo, agora arrisco dizer que nas últimas 24 horas estou tomando os melhores expressos que já bebi, não deve nada nem para as melhores cafeterias.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Lauro Schmith disse:

Hoje apertei mais a moagem e compactei com mais força, extrai a 10 bar caindo para 9, excelente café ainda sim, o procedimento é super simples de mudar a pressão da opv, aqui foi uma volta e meia, confirmando o que falaram já, a máquina muda da água para o vinho, uso os cafés torra fresca, achava bom o Expresso que eu fazia em casa, melhor 99% dos lugares, mas sempre um passo atrás de uma boa cafeteira, como a baden por exemplo, agora arrisco dizer que nas últimas 24 horas estou tomando os melhores expressos que já bebi, não deve nada nem para as melhores cafeterias.

Eu penso em fazer isso com a minha, mas a coragem ainda não permitiu, já que está na garantia. É bem difícil extrair um espresso razoável com a máquina. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, eldermarco disse:

Eu penso em fazer isso com a minha, mas a coragem ainda não permitiu, já que está na garantia. É bem difícil extrair um espresso razoável com a máquina. 

Nem perde tempo e faz, vale muito a pena, agora estou quebrando a cabeça para tentar entender como um T pode ser usado para retorno da água não ir para a bandeja.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...