Ir para conteúdo

Fiz o OPV MOD na minha Breville e olha oque aconteceu!


Postagens recomendadas

Tá incrivelmente melhor agora , consigo repetidamente extrair espressos 16g in 32g out entre 20 é 25 seg com 9 bars de pressão ! Nunca tinha conseguido isto antes de mexer na válvula opv, achava  a culpa era minha . Mas na verdade a Breville infuser de fábrica entrega uns 14 bars de pressão ! 

O shots estão mais limpos e equilibrados , uma blz! 
Tava pensando em divórcio mas agora não me separo nunca mais dela.( da máquina ,kkk,)

Próximo mod da semana vai ser o dimmer!
um abraço e bons cafés!

Adicionei uma foto que eu consegui num fórum gringo pra orientar os brevilleiros de plantão !

BADE7C51-DEBF-4A11-B362-B26DBAA91619.jpeg

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bacana! Parabéns.

É difícil demais tirar um expresso decente com essas pressões tão altas, tunelamento quase instantâneo.
To querendo fazer esse mod na minha , mas não sei por onde começar.
Poderia compartilhar seus passos ou o tutorial que usou?

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, thaissio disse:

Que bacana! Parabéns.

É difícil demais tirar um expresso decente com essas pressões tão altas, tunelamento quase instantâneo.
To querendo fazer esse mod na minha , mas não sei por onde começar.
Poderia compartilhar seus passos ou o tutorial que usou?

Abraço!!

Neste vídeo mais ou menos no @3:48 o cara mostra onde é . É a válvula opv que tipo um alívio de pressão um “ ladrão” pelo q entendi. Quando a pressão passa do que esta estabelecido ali ela sai pela lateral.

O procedimento é muito simples , vc tira aquele clip preto e gira a válvula no sentido anti-horário , isto vai diminuir a pressão . Aí você testa olhando o mostrador de pressão e vai adequando! Fica um espetáculo !

Me conta depois e bons cafés !!!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Mauricio farias disse:

Tá incrivelmente melhor agora , consigo repetidamente extrair espressos 16g in 32g out entre 20 é 25 seg com 9 bars de pressão ! Nunca tinha conseguido isto antes de mexer na válvula opv, achava  a culpa era minha . Mas na verdade a Breville infuser de fábrica entrega uns 14 bars de pressão ! 

O shots estão mais limpos e equilibrados , uma blz! 
Tava pensando em divórcio mas agora não me separo nunca mais dela.( da máquina ,kkk,)

Próximo mod da semana vai ser o dimmer!
um abraço e bons cafés!

Adicionei uma foto que eu consegui num fórum gringo pra orientar os brevilleiros de plantão !

BADE7C51-DEBF-4A11-B362-B26DBAA91619.jpeg

Ola se você já tem 9bar pela OPV não vale a pena colocar dimmer. Com dimmer o jato fica oscilante. Espirra gotas. Considero dimmer solução fácil para quem não quer lidar com OPV. 

Bons Cafés! 

 

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Pedro Freire disse:

Ola se você já tem 9bar pela OPV não vale a pena colocar dimmer. Com dimmer o jato fica oscilante. Espirra gotas. Considero dimmer solução fácil para quem não quer lidar com OPV. 

Bons Cafés! 

 

E sem a opv o dimmer fica legal ? E como seria “ espirrar gotas?

No vídeo Lance H tudo funciona tão bem .Poderia ser o tipo de dimmer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, 

Esses dimmers são do tipo Phase Angle Control e torna a pressão irregular. Nota-se mais no single shot. 

Quando você usa OPV para regular a pressão tende a ser mais constante, pois a agua em excesso é desviada. Com dimmer a baixa de pressão é feita com o martelete da bomba aumentando os intervalos de pressão. Na bomba vibratória há um curtíssimo período de tempo, no recuo do martelete onde a pressão é zero. A aparência do fluxo contínuo é dada pela inércia. Já na bomba centrífuga a pressão é constante. 

Como o objetivo é conseguir 9bar então OPV mais Dimmer é algo redundante. 

Bons Cafés! 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, Pedro Freire disse:

Ola, 

Esses dimmers são do tipo Phase Angle Control e torna a pressão irregular. Nota-se mais no single shot. 

Quando você usa OPV para regular a pressão tende a ser mais constante, pois a agua em excesso é desviada. Com dimmer a baixa de pressão é feita com o martelete da bomba aumentando os intervalos de pressão. Na bomba vibratória há um curtíssimo período de tempo, no recuo do martelete onde a pressão é zero. A aparência do fluxo contínuo é dada pela inércia. Já na bomba centrífuga a pressão é constante. 

Como o objetivo é conseguir 9bar então OPV mais Dimmer é algo redundante. 

Bons Cafés! 

Pedro . 

Muito elucidaste  e científica sua explicação! Obrigado.

O espresso q eu estou conseguindo já esta espetacular e com resultados constantes . Mesmo porque  eu mesmo torro meu café aí a torra já é endereçada pra produzir oq eu gosto no espresso.

O lance do dimmer era pra experimento apenas com os Flow profiles.

Um abraço e bons cafés!!!!!

Muito bom ter uma pessoa do seu nível pra ajudar nas dúvidas!!!!

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maurício, muito obrigado por compartilhar o vídeo e as informações. Tenho uma pergunta: como você conseguiu fazer o ajuste da OPV? Eu não tenho nenhum equipamento para medir pressão. Queria saber se existe algum pulo-do-gato para ajustar sem aqueles portafiltros que medem pressão.

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/10/2021 at 09:19, Pedro Freire disse:

Ola se você já tem 9bar pela OPV não vale a pena colocar dimmer. Com dimmer o jato fica oscilante. Espirra gotas. Considero dimmer solução fácil para quem não quer lidar com OPV. 

Bons Cafés! 

 

E sem a opv o dimmer fica legal ? E como seria “ espirrar gotas?

No vídeo Lance H tudo funciona tão bem .Poderia ser o tipo de dimmer?

1 hora atrás, helderbarreto disse:

Maurício, muito obrigado por compartilhar o vídeo e as informações. Tenho uma pergunta: como você conseguiu fazer o ajuste da OPV? Eu não tenho nenhum equipamento para medir pressão. Queria saber se existe algum pulo-do-gato para ajustar sem aqueles portafiltros que medem pressão.

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
 

Então , a foto que eu postei no início do post mostra a relação entre o que é mostrado na Breville e o realmente significa em bars. Ai pode colocar um filtro cego que vem com máquina e vedar mais um pouco ele com alguma coisa e acionar a máquina.Você vai ver a pressão q resulta . A partir disto você volta na válvula e vai ajustando.

 Oque eu fiz também foi comparar isto com uma estração num tempo e numa proporção q me agrada . Tipo  1 pra 2 entre 20 é 25 seg .Aí tentei criar um padrão cruzando tudo . Ou seja : Atingir esta proporção em 9 bars.

Pouco científico mas funcionou perfeitamente pra mim.Meu espressos estão espetaculares !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal. Vou experimentar fazer isso. Só nunca abri minha Breville. Espero que não seja muito difícil. Se tiver algum vídeo de referência para aprender a abrir, agradeço. Abraço!

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mauricio farias disse:

E sem a opv o dimmer fica legal ? E como seria “ espirrar gotas?

No vídeo Lance H tudo funciona tão bem .Poderia ser o tipo de dimmer?

Lá no tópico da Poemia, estamos numa discussão boa sobre dimmer. Não tenho portafiltro naked pra falar de espirros, mas estou apanhando nos ajustes (ainda vou instalar o manômetro, to meio às cegas). Se quiser dar uma olhada: 

 

 

Mas resumindo, dimmer pode ser qualquer um praticamente. Maquina 110 vai ser mais sensível a variação no dimmer que máquina 220. Eu comprei o BRX 2000 que o @MarcioMO já usou na Philco 20 bar e na Breville Infuser, e como sabia que tinha dado certo, fui logo nesse modelo mesmo.

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/10/2021 at 16:04, Pedro Freire disse:

Como o objetivo é conseguir 9bar então OPV mais Dimmer é algo redundante.

Olá, @Pedro Freire !

Acabei de topar com um vídeo do Lance Hedrik (https://youtu.be/HLyKePMX58M) que fala sobre o controle de fluxo. Ele traz uns conceitos interessantes que me fazem pensar que precisamos tanto de dimmer como OPV. Veja o que acha:

Pelo que entendi, o dimmer só vai me ajudar a controlar o fluxo. Quando tiro um shot, a granulometria do bolo vai criar uma resistência à passagem daquela massa de água por segundo, aumentando gradualmente a pressão. Se o fluxo é muito elevado para aquela granularidade, a pressão subirá acima de 9 bar (ou 15 bar que seria o original da minha Poemia) e a válvula de segurança desviará o excedente de água para o reservatório, de forma a manter a pressão no limite ajustado.

Ou seja, mesmo com o dimmer reduzindo o fluxo, podemos ter pressão superior a 9 bar ou mesmo 15 bar, dependendo de quão fina está a moagem. Então, no meu caso, preciso também ajustar a OPV para 9 bar, pois um dos motivos para eu querer controlar a pressão era reduzir a chance de canalização, além de trabalhar na pressão de referência e ver se os meus espressos ficam ainda melhores na Poemia.

O outro motivo de instalar o dimmer era testar pré-infusão. como não tenho manômetro na Poemia, vou ter que esperar chegar e instalar para verificar se estou chegando nos 2 bar de referência, mas aí já é outra estória.

Apenas por curiosidade, testei o dimmer reduzindo o fluxo em 38%, em 10% e em 5%. Com redução de 5%, e apertando a moagem em 6 pontos (do clique 45 para o 39 no K2), o espresso ficou melhor que a minha referência (em 100% de fluxo e no clique 45). Ainda é cedo para cravar, mas parece que já valeu a pena instalar o dimmer. Agora, falta o manômetro para continuar os outros testes.

Não sei se você concorda com as teorias do Lance, mas eu sou novato aqui, estou estudando e testando tudo, e esses conceitos apresentados por ele podem ter me enganado, mas achei que faziam sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@regisassao , pra mim, parece fazer sentido. No caso da Breville, como já tem um manômetro , se colocar o dimmer, não precisaria de opv, pois dá para ir monitorando e ajustando o fluxo de tal forma a não chegar nessa situação em que a pressão se torna extrema. Pelo menos assim que tenho feito na prática e me virado sem a OPV. Agora, no seu caso, sem o manometro, é bem mais difícil.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá para usar a pré-infusão manualmente mantendo uma pressão em torno de 6-7 bar.

Nesse vídeo a partir dos 22:00m o cara mostra com um porta-filltro manômetro.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá para usar a pré-infusão manualmente mantendo uma pressão em torno de 6-7 bar.
Nesse vídeo a partir dos 22:00m o cara mostra com um porta-filltro manômetro.
 
Boa dica! Mas, pra mim, o legal de instalar um dimmer é que a pressão passa a ser mais uma variável e você pode brincar com ela justamente com a granulometria. Se ele alterar a moagem para a extração perto de 30s provavelmente sentirá a diferença. Quando uso um café com acidez mais pronunciada, parece- me mais clara a diferença.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, MarcioMO disse:

@regisassao , pra mim, parece fazer sentido. No caso da Breville, como já tem um manômetro , se colocar o dimmer, não precisaria de opv, pois dá para ir monitorando e ajustando o fluxo de tal forma a não chegar nessa situação em que a pressão se torna extrema. Pelo menos assim que tenho feito na prática e me virado sem a OPV. Agora, no seu caso, sem o manometro, é bem mais difícil.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk
 

Nesse caso o ajuste da OPV traria mais consistência pois vc não precisaria ficar monitorzando e controlando o fluxo em cada single extração, o que pode dar bastante trabalho (principalmente nos dias que a gente só quer um espresso rápido que já esteja bem regulado). Até pq o dimmer não é tão preciso, já que pequenas variações no fluxo causam grandes variações de pressão. O dimmer seria para os dias que tivermos com tempo e inspiração pra brincar com flow profile.

16 horas atrás, helderbarreto disse:

Legal. Vou experimentar fazer isso. Só nunca abri minha Breville. Espero que não seja muito difícil. Se tiver algum vídeo de referência para aprender a abrir, agradeço. Abraço!

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
 

Se alguém tiver um tutorial de como abrir a Infuser/Barista Express também aceito, rsrsr. Não quero estragar a carcaça abrindo na tentativa e erro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse caso o OPV traria mais consistência pois vc não precisaria ficar monitorzando e controlando o fluxo em toda single extração, o que pode dar bastante trabalho (principalmente nos dias que a gente só quer um espresso rápido que já esteja bem regulado). Até pq o dimmer não é tão preciso, já que pequenas variações no fluxo causam grandes variações de pressão. 
Concordo! A opv dá mais precisão e consistência. E tem vários momentos que vc só quer tirar um espresso rápido e bom! Enche o saco ficar ajustando pelo dimmer.
Mas quando se quer variar a pressão, daí o dimmer faz diferença.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Paulo Machado disse:

Dá para usar a pré-infusão manualmente mantendo uma pressão em torno de 6-7 bar.

Nesse vídeo a partir dos 22:00m o cara mostra com um porta-filltro manômetro.

 

Interessante… eu fiz algo similar. Reduzi a pressão (com o fluxo menor), moí mais fino, e o café também ficou melhor. Quando eu instalar o manômetro, faço outros testes…

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu entrei nessa conversa porque estava fazendo modificações similares na minha Poemia e o papo estava interessante por aqui. A Poemia não tem pré-infusão.

Mas o que me parece é que o dimmer reduz, por exemplo, 10% da vazão independente da etapa. 10% de 15 bar é muito maior que 10% de 2 bar. Acho que é por isso que você não vê muita diferença 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra quem colocou dimmer , me digam uma coisa e coloquei e estou com uma dúvida :
Mesmo assim ainda tem aquela pré -infusão automática e parece q a pressão dela o dimmer não controla.
Vocês tem esta impressão? Comos vcs fazem?
Eu tenho a impressão que controla sim, diminuindo a potência da pré infusão. Para corrigir isso, coloco o dimmer na potência máxima e depois da pré infusão, giro até a marca dos aprox 9 bar para os cafés mais ácidos. Para os mais chocolate- caramelo, não sinto diferença e não faço isso.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk


  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, MarcioMO disse:

Para os mais chocolate- caramelo, não sinto diferença e não faço isso.

Sábio! Esse negócio de ficar mexendo no dimmer durante a extração é muito confuso. Variações pequenas no dial produzem uma variação muito grande na xícara, principalmente sendo minha máquina 110V.

Hoje tentei fazer pré-infusao com um valor, extração em outro, finalizando com um posição intermediária, tentando reduzir a pressão nesse final para diminuir o amargor. Uma experiência que vi num vídeo do Kyle Rowsell. Resultado: me embananei e superextraí o café. Normalmente tiro próximo de 2:1 e saiu 2,7:1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sábio! Esse negócio de ficar mexendo no dimmer durante a extração é muito confuso. Variações pequenas no dial produzem uma variação muito grande na xícara, principalmente sendo minha máquina 110V.
Hoje tentei fazer pré-infusao com um valor, extração em outro, finalizando com um posição intermediária, tentando reduzir a pressão nesse final para diminuir o amargor. Uma experiência que vi num vídeo do Kyle Rowsell. Resultado: me embananei e superextraí o café. Normalmente tiro próximo de 2:1 e saiu 2,7:1.
Talvez com um dimmer linear ficasse menos difícil de ajustar as pressões intermediárias durante a extração. Mas, nunca testei um desse tipo e acho que é até difícil de achar....você chegou a ver?

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não vi diferença entre dimmers que pesquisei, nessa faixa de 20-50 reais, exceto potência e tensão de operação. Para mim, são todos lineares, pois usam potenciômetros resistivos (ou estou enganado?). Também não encontrei a informação de que o BRX 2000 era logarítmico. Como funcionou pra você, peguei aquele mesmo.

Eu deduzo que a variação é grande e não linear porque o dimmer vai cortando “fatias” da senoidal com área sob a curva diferentes por não ser uma onda quadrada. Além disso, em 110V, quando cortamos 10% da potência para um dado ângulo no dial, teríamos cortado 5% apenas em 220V, pois no primeiro caso só tem uma fase e no segundo não cortamos 5% da segunda fase também.

Acho que dá para resolver mudando o projeto do dimmer, com um potenciômetro de faixa mais ampla, por exemplo. Mas aí fica complexo pra mim. Talvez até já tenha, mas ninguém específica o potenciômetro nos dimmers vendidos e eu também não medi o meu.

Algum engenheiro eletricista ou técnico eletrônico poderia comentar aqui? Eu até tenho um diploma, mas nunca atuei na área técnica e já esqueci o que aprendi mais de 20 anos atrás… rs…

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você que é engenheiro de formação não sabe, como eu que sou matemático saberia? kkkk Não tenho certeza, mas pela minha lembrança pode ter sido numa das pesquisas que fiz na época que estava instalando... Enfim, também gostaria de saber a resposta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/11/2021 at 00:19, regisassao disse:

Eu não vi diferença entre dimmers que pesquisei, nessa faixa de 20-50 reais, exceto potência e tensão de operação. Para mim, são todos lineares, pois usam potenciômetros resistivos (ou estou enganado?). Também não encontrei a informação de que o BRX 2000 era logarítmico. Como funcionou pra você, peguei aquele mesmo.

Eu deduzo que a variação é grande e não linear porque o dimmer vai cortando “fatias” da senoidal com área sob a curva diferentes por não ser uma onda quadrada. Além disso, em 110V, quando cortamos 10% da potência para um dado ângulo no dial, teríamos cortado 5% apenas em 220V, pois no primeiro caso só tem uma fase e no segundo não cortamos 5% da segunda fase também.

Acho que dá para resolver mudando o projeto do dimmer, com um potenciômetro de faixa mais ampla, por exemplo. Mas aí fica complexo pra mim. Talvez até já tenha, mas ninguém específica o potenciômetro nos dimmers vendidos e eu também não medi o meu.

Algum engenheiro eletricista ou técnico eletrônico poderia comentar aqui? Eu até tenho um diploma, mas nunca atuei na área técnica e já esqueci o que aprendi mais de 20 anos atrás… rs…

Ola, 

Como não apareceu ninguém vou dar minha consideração. Sobre potenciometos, exitem os potenciometros lineares e os logaritimicos. A diferença por exemplo num potenciometro de 100K se for linear no meio do curso ele estará com 50K (variação linear) já o logaritimico poderá estar com 80k (variação logaritima). Por essa razão potenciometros para controle de volume de som são logaritimicos, pois a nossa sensibilidade auditiva é numa escala logaritima e nos controles de tom são lineares. Com relação aos dimmers eles são por controle de angulo de fase recortam a senoide como voce sabe, porém observe que no inicio e fim do recorte há uma poerda de potencia, que não acontece quando o controlador é PWM, usando onda quadrada e variando a parte ativa do ciclo. No dimmer voce tem o circuito rc que determina a constante de tempo. No caso a resistencia do  potenciomtro e um capacitor. Voce pode alterar o funcionamento aumentando ou diminuindo o valor desse capacitor para conseguir um ajuste mais satisfatorio. A questão é que dimmers por controle de fase são projetados para controle de cargas resistivas e a bomba é indutiva, Alem do mais a bomba tem um diodo em série e só usa meio ciclo para funcionar. A bomba funciona da seguinte forma; no primeiro meio ciclo o embolo é atraido pela corrente passando na bobina e dá entrada a agua. O outro semi ciclo é cancelado pelo diodo e o embolo empurra a agua comprimindo. Faz isso a razão de 30 vezes por segundo, já que nossa rede é de 60Hz. Quando voce usa dimmer voce distancia um semi ciclo do outro reduzindo a frequencia do vai e vem do embolo e diminuindo a pressão. Existem dois pontos desfavoraveis a essa tecnica: Se voce recorta muito diminue a tensão na bomba já que a alimentação não é onda quadrada e a outra é que a pressão fica mais irregular o que favorece a rodopios e respingos no jato de café para a xicara. Numa maquina de bomba centrifuga a pressão é muitissimo mais constante. Essa é a razão que o controle de pressão usando valvula OPV tem desempenho superior. Agora é indiscutivel a simplicidade da implementação via dimmer.

Bons cafés!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Pedro Freire disse:

Alem do mais a bomba tem um diodo em série e só usa meio ciclo para funcionar. A bomba funciona da seguinte forma; no primeiro meio ciclo o embolo é atraido pela corrente passando na bobina e dá entrada a agua. O outro semi ciclo é cancelado pelo diodo e o embolo empurra a agua comprimindo. Faz isso a razão de 30 vezes por segundo, já que nossa rede é de 60Hz.

Esse detalhe eu não sabia. Faz toda a diferença. Por isso que dá uns picos conforme diminuímos mais a potência. Aqui não me afetou em nada, foi bom pra testar pré-infusão. Mas se usar um naked acho que não vai dar muito certo mesmo.

2 horas atrás, Pedro Freire disse:

Sobre potenciometos, exitem os potenciometros lineares e os logaritimicos. A diferença por exemplo num potenciometro de 100K se for linear no meio do curso ele estará com 50K (variação linear) já o logaritimico poderá estar com 80k (variação logaritima). Por essa razão potenciometros para controle de volume de som são logaritimicos, pois a nossa sensibilidade auditiva é numa escala logaritima e nos controles de tom são lineares.

Também desconhecia esse detalhe. Pelo que você falou e pelas posições no dimmer vs diminuição de vazão, acredito que o potenciômetro no BRX 2000 seja logarítmico. Mas não medi pra atestar.

Quando eu instalar o manômetro e modificar a OPV eu comento os resultados aqui.

Valeu @Pedro Freire! Ótimas explicações! Abs!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, 
Como não apareceu ninguém vou dar minha consideração. Sobre potenciometos, exitem os potenciometros lineares e os logaritimicos. A diferença por exemplo num potenciometro de 100K se for linear no meio do curso ele estará com 50K (variação linear) já o logaritimico poderá estar com 80k (variação logaritima). Por essa razão potenciometros para controle de volume de som são logaritimicos, pois a nossa sensibilidade auditiva é numa escala logaritima e nos controles de tom são lineares. Com relação aos dimmers eles são por controle de angulo de fase recortam a senoide como voce sabe, porém observe que no inicio e fim do recorte há uma poerda de potencia, que não acontece quando o controlador é PWM, usando onda quadrada e variando a parte ativa do ciclo. No dimmer voce tem o circuito rc que determina a constante de tempo. No caso a resistencia do  potenciomtro e um capacitor. Voce pode alterar o funcionamento aumentando ou diminuindo o valor desse capacitor para conseguir um ajuste mais satisfatorio. A questão é que dimmers por controle de fase são projetados para controle de cargas resistivas e a bomba é indutiva, Alem do mais a bomba tem um diodo em série e só usa meio ciclo para funcionar. A bomba funciona da seguinte forma; no primeiro meio ciclo o embolo é atraido pela corrente passando na bobina e dá entrada a agua. O outro semi ciclo é cancelado pelo diodo e o embolo empurra a agua comprimindo. Faz isso a razão de 30 vezes por segundo, já que nossa rede é de 60Hz. Quando voce usa dimmer voce distancia um semi ciclo do outro reduzindo a frequencia do vai e vem do embolo e diminuindo a pressão. Existem dois pontos desfavoraveis a essa tecnica: Se voce recorta muito diminue a tensão na bomba já que a alimentação não é onda quadrada e a outra é que a pressão fica mais irregular o que favorece a rodopios e respingos no jato de café para a xicara. Numa maquina de bomba centrifuga a pressão é muitissimo mais constante. Essa é a razão que o controle de pressão usando valvula OPV tem desempenho superior. Agora é indiscutivel a simplicidade da implementação via dimmer.
Bons cafés!
Muito obrigado Pedro! Agora entendi a explicacao... Quando uso pressão menor do que 9bar e vou abaixando, percebo esses respingos e rodopios na extração mais claramente. Próximo e acima de 9bar, há também alguns respingos rápidos, mas o shot continua bom e não consigo perceber se tem algum problema nel proveniente disso.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...