Ir para conteúdo

Ajuda - Upgrade válido a partir de um Timemore c2. Foco somente em espresso.


Bruno Flores

Postagens recomendadas

Olá a todos!!
Pessoal, esse é meu primeiro post aqui. Conheci o fórum ontem, enquanto pesquisava por moedores manuais para espresso. Mas vamos aos detalhes!

Entrei no mundo dos cafés especiais tem +- 2 anos. De lá pra cá comprei alguns equipamentos focados em coados como o Timemore C2. Recentemente comprei uma máquina de espresso da Breville e estou querendo comprar um moedor mais focado em espressos, que fosse de boa qualidade. Não aguento mais ficar 3-4min moendo café para fazer apenas uma dose.

Pesquisei bastante nos últimos dias e o que me pareceu uma boa opção é o J-MAX ou K-PLUS. Valem o preço? Minha intenção é já comprar um moedor top de linha (que não seja tão caro quanto um Comandante C40, Kinu.... e que fosse rápido)

Alguma recomendação, conselho e desaconselhos que podem me dar?

Muito obrigado a todos!
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Bruno Flores, com certeza tem gente com mais conhecimento que eu para te responder, mas o Kingrinder K4 é uma boa opção para espressos e mais baratos dos que você mencionou. Inclusive tem um vídeo do Não sou Barista do Kingrinder K6 (que é idêntico ao K4 exceto pela mós que não é focada para espresso).

 

Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde! 

O melhor custo benefício manual pra mim é o Kingrinder K2 que extrai espressos e coados no geral. Se puder gastar um pouco mais, é a sugestão do Alison, o K4 ou K6. Se puder subir o valor... J max, Kpro ou JE plus (depende do seu perfil de gosto). Dá uma olhada nos tópicos dos Kingrinders que tem bastante discussão. ABs! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um C2. Comprei um J MAX para espresso e nao me arrependi. Aposentou meu breville sem há meses já.

Agora, MaLeandrini disse:

Tenho um C2. Comprei um J MAX para espresso e nao me arrependi. Aposentou meu breville sem há meses já.

Inclusive o @Alexis Raizer tem um a venda com preço ótimo!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tbm vou de K2 como melhor custo benefício e K4 se quiser o conforto do ajuste externo e uma moagem um pouco mais precisa (16 microns contra 18 no K2), e mós revestidas em titânio.

Tem moedores melhores ou com entrecliques menor? Tem. Mas meu paladar (e prioridades) não é tão refinado pra pagar a diferença de preço (elevada na minha opiniao) entre um K4 e um J Max, Kinu, Bravito.

Tem ainda a questão de perfil sensorial, de um realçar mais acidez ou doçura, corpo, gerar mais fines ou boulders, etc. Mas de novo, meu paladar não tem sensibilidade suficiente pra diferença de preço. Ou sou mão de vaca mesmo... kkk...

Do C2 que usei por uns 3 meses para o K2 já tem uma diferença bem grande. Para o K4 então, um abismo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Alison Eduardo Piegel disse:

Olá @Bruno Flores, com certeza tem gente com mais conhecimento que eu para te responder, mas o Kingrinder K4 é uma boa opção para espressos e mais baratos dos que você mencionou. Inclusive tem um vídeo do Não sou Barista do Kingrinder K6 (que é idêntico ao K4 exceto pela mós que não é focada para espresso).

 

Abraço

Eu cheguei a ver esse vídeo!! Acho que já vi todos os vídeos do Thales. Kkkkk sempre mt bom.

Definitivamente o k4 entrou nessa guerra. Todos falando ser um bom custo benefício. Porém estou disposto a pagar por um que tenha mais benefício do que custo, sabe. Quero um moedor que supra minha evolução nos espressos. Não quero que daqui a uns meses eu me sinta capado por conta do moedor.

Se eu pudesse, comprava logo um Bravito ou Comandante. Hehe

Muito obrigado pela resposta. 

 

Abraço! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o comandante, dizem que ele é melhor para coados, que ameniza com o Red clix, mas para espresso os tops seriam Bravito e Kinu. O problema é que esses custam 2 a 3 vezes o preço de um K4. Aí eu calço as sandálias da humildade e fico no K4 mesmo... kkk...

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, MarcioMO disse:

Boa tarde! 

O melhor custo benefício manual pra mim é o Kingrinder K2 que extrai espressos e coados no geral. Se puder gastar um pouco mais, é a sugestão do Alison, o K4 ou K6. Se puder subir o valor... J max, Kpro ou JE plus (depende do seu perfil de gosto). Dá uma olhada nos tópicos dos Kingrinders que tem bastante discussão. ABs! 

Foi exatamente o que fiz, Márcio! Eu destrinchei esse fórum dos pés à cabeça nas últimas horas kkkk 

Admito que antes de ler os posts (e vários deles eram seus) eu não conhecia o Kingrinder tão a fundo. Apenas dos vídeos do Não Sou Barista. O preço dele realmente é bem mais em conta.

Mas hoje tá rolando umas promoções no Ali Express e o J-Max tá saindo por 911. "Apenas" 150 reais a mais que o Kingrinder K4. E como vc colocou na sua lista o J Max como sendo superior, meu dedo está coçando pra comprar. Hehe

Abração e obrigado pela resposta! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, MaLeandrini disse:

Tenho um C2. Comprei um J MAX para espresso e nao me arrependi. Aposentou meu breville sem há meses já.

Inclusive o @Alexis Raizer tem um a venda com preço ótimo!

Muito bom saber!!

E eu que quase comprei o moedor da Breville achando que estaria fazendo um ótimo negócio.. Sorte que conheci vocês aqui a tempo! Eu só faço café em casa... Não preciso abrir mão de qualidade por conta da velocidade de um moedor elétrico.

 

Obrigado pela resposta! Abração! 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, regisassao disse:

Eu tbm vou de K2 como melhor custo benefício e K4 se quiser o conforto do ajuste externo e uma moagem um pouco mais precisa (16 microns contra 18 no K2), e mós revestidas em titânio.

Tem moedores melhores ou com entrecliques menor? Tem. Mas meu paladar (e prioridades) não é tão refinado pra pagar a diferença de preço (elevada na minha opiniao) entre um K4 e um J Max, Kinu, Bravito.

Tem ainda a questão de perfil sensorial, de um realçar mais acidez ou doçura, corpo, gerar mais fines ou boulders, etc. Mas de novo, meu paladar não tem sensibilidade suficiente pra diferença de preço. Ou sou mão de vaca mesmo... kkk...

Do C2 que usei por uns 3 meses para o K2 já tem uma diferença bem grande. Para o K4 então, um abismo.

Eu também tenho certeza de que meu paladar não é apurado a esse ponto. Mas um dia eu quero que seja, sabe kkk

Aliás quem nunca destilou conhecimento sobre as notas do café para outra pessoa, mas antes tendo lido as infos no rótulo da embalagem kkkkkkk

Sobre o Bravito, eu tentei contato com o Gilberto nos últimos dias. Sem retorno infelizmente. 

Brigadão pela resposta!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, regisassao disse:

Sobre o comandante, dizem que ele é melhor para coados, que ameniza com o Red clix, mas para espresso os tops seriam Bravito e Kinu. O problema é que esses custam 2 a 3 vezes o preço de um K4. Aí eu calço as sandálias da humildade e fico no K4 mesmo... kkk...

Aí realmente não dá. Ainda bem que não fui respondido. Eu não sabia o preço kkkk

É o tipo de "investimento" que vc tem que esconder do resto da família senão vão reclamar kkkkkk

"minha vó mói café no pilão de aço de 35 reais e fica igualzinho" kkkk 

Brincadeiras a parte, tá tendo uma promoção bem boa do J-Max. Saindo por 911 reais no Ali Express. Acho que tá valendo!! 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ia falar isso: as promoções estão boas pra todos os moedores e o dólar caiu muito nas últimas semanas. Acho que é o momento mesmo.

E acho que o J Max realmente é um step interessante acima do K4. Não pesquisei muito a respeito porque era um diferença grande para o K4 e o K2 já me atendia muito bem. Mas 8.8 microns é realmente muita precisão. Só não sei como performa no sensorial, e os 1zpresso são muito bons, mesmo. 

Sobre o Bravito, acho que é na faixa de 1700 reais, mas posso estar enganado. Ele é feito sob encomenda, tem fila de espera, quando ele libera um lote esgota rapidamente. No insta o ourcoffeeshelter tem publicado vídeos bem detalhados e vão publicar um review completo em breve. Vale a pena ver só pela beleza da construção. Aliás, todos os produtos da Bravo são de excelência. E o preço acompanha a qualidade...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No lote do final do ano passado o Bravito saiu por 1.900,00 + frete, isso pagando à vista. À prazo, se não me engano, ia para 2.200,00. A expectativa era de que o próximo lote seria mais caro porque os custos subiram, mas não sei como ficará após essa queda do dólar. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também tenho certeza de que meu paladar não é apurado a esse ponto. Mas um dia eu quero que seja, sabe kkk
Aliás quem nunca destilou conhecimento sobre as notas do café para outra pessoa, mas antes tendo lido as infos no rótulo da embalagem kkkkkkk
Sobre o Bravito, eu tentei contato com o Gilberto nos últimos dias. Sem retorno infelizmente. 
Brigadão pela resposta!! 
O paladar você vai desenvolvendo com tempo. No meu caso foi muito treino... Eu comecei fazendo curso profissional de sommelier de cerveja, depois passei para os vinhos e também fiz vários de gastronomia. Acho que café é o mais difícil, pois você precisa ter uma técnica e instrumentos para conseguir chegar no resultado sensorial que o rótulo está sugerindo. Enquanto que nas cervejas e vinhos, se forem de boa qualidade, boa parte do caminho já está andado. O lado perigoso de melhorar o paladar e olfato é que o bolso vai sentir! Ahahaha
E sobre a breville, se você não faz questão de fato da praticidade de um eletrico, fuja desse moinho.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...
Em 02/04/2022 at 06:51, Victor Sgarbi disse:

No lote do final do ano passado o Bravito saiu por 1.900,00 + frete, isso pagando à vista. À prazo, se não me engano, ia para 2.200,00. A expectativa era de que o próximo lote seria mais caro porque os custos subiram, mas não sei como ficará após essa queda do dólar. 

Estou de olho nesse moedor, mas R$1.900,00 está acima do que posso pagar, estou esperando sair agora em agosto um novo lote para decidir entre ele e o Jmax, falando nisso alguém sabe se tem muita diferença entre eles?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou de olho nesse moedor, mas R$1.900,00 está acima do que posso pagar, estou esperando sair agora em agosto um novo lote para decidir entre ele e o Jmax, falando nisso alguém sabe se tem muita diferença entre eles?
Tem sim! Já testei os dois, mantendo o Bravito e vendendo o jmax. Mas, sem desmerecer o jmax que é um ótimo moinho manual. Depende do método que você vai usar e seu perfil de bebida. O Bravito gera espressos encorpados (quase iguais ao do kinu!) e coados que ressaltam corpo e doçura, sem esquecer da acidez menos presente. O jmax é uma melhoria do jx pro que produz um espresso com um pouco menos de acidez e mais corpo que o JX. Mas fica bem atrás do Bravito nos quesitos de corpo e doçura, embora a acidez no jmax seja bem mais evidente. Nós coados, o Bravito gera uma bebida melhor em todos os sentidos pra mim. Em termos de construção, ambos são ótimos e o Bravito é stepless contra 8.8 microns do jmax(que é excepcional tambem).

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, MarcioMO disse:

Tem sim! Já testei os dois, mantendo o Bravito e vendendo o jmax. Mas, sem desmerecer o jmax que é um ótimo moinho manual. Depende do método que você vai usar e seu perfil de bebida. O Bravito gera espressos encorpados (quase iguais ao do kinu!) e coados que ressaltam corpo e doçura, sem esquecer da acidez menos presente. O jmax é uma melhoria do jx pro que produz um espresso com um pouco menos de acidez e mais corpo que o JX. Mas fica bem atrás do Bravito nos quesitos de corpo e doçura, embora a acidez no jmax seja bem mais evidente. Nós coados, o Bravito gera uma bebida melhor em todos os sentidos pra mim. Em termos de construção, ambos são ótimos e o Bravito é stepless contra 8.8 microns do jmax(que é excepcional tambem).

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk
 

Eu pretendo continuar com o Timemore c2 para coados, O Bravito seria uma opção para expresso mesmo, assim como o jmax, o ruim será convencer a patroa a pagar a diferença junto, eu curto expresso que puxam mais para corpo e doçura, acidez em expresso eu gosto muito leve, entre o K4 e o jmax, você saberia qual puxaria mais essa característica (doçura e corpo)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pretendo continuar com o Timemore c2 para coados, O Bravito seria uma opção para expresso mesmo, assim como o jmax, o ruim será convencer a patroa a pagar a diferença junto, eu curto expresso que puxam mais para corpo e doçura, acidez em expresso eu gosto muito leve, entre o K4 e o jmax, você saberia qual puxaria mais essa característica (doçura e corpo)?
Sou defensor do K4 como melhor custo benefício para espressos encorpados e achocolatados! Ahhaha.
Tem um comparativo aqui no fórum do k4 contra o kinu. O kinu é mais bem construído e o alinhamento é excepcional, mas o k4 também é muito bom e nos cafés que testei, não consegui perceber a diferença no resultado dos espressos. Realmente, a diferença de preço é censurável do k4 para kinu e Bravito.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, MarcioMO disse:

Sou defensor do K4 como melhor custo benefício para espressos encorpados e achocolatados! Ahhaha.
Tem um comparativo aqui no fórum do k4 contra o kinu. O kinu é mais bem construído e o alinhamento é excepcional, mas o k4 também é muito bom e nos cafés que testei, não consegui perceber a diferença no resultado dos espressos. Realmente, a diferença de preço é censurável do k4 para kinu e Bravito.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk
 

Realmente acho que pelo meu perfil vou descartar o jmax, como prefiro doçura e corpo vou esperar o preço do Bravito agora em agosto, mas acho que é de 90% a chance de ir de K4, a diferença de preço é muito grande, valeu mesmo Marcio, me ajudou bastante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tive a oportunidade de testar um Bravito por aproximadamente um mês e achei a diferença na xícara para o K4 mínima, provavelmente, eu não saberia diferenciar num teste as cegas.

Tem uma construção mais robusta, mais acessórios, mais premium, cabe mais café no moedor (é bem mais pesado também), mas, sinceramente, não acho que valha a diferença de preço, mesmo eu sendo fã da Bravo e gostando de privilegiar a indústria nacional.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...