Ir para conteúdo

Formatos de filtro ( cone vs flat) x resultados sensoriais


Marcelo V L

Postagens recomendadas

Boa tarde amigos. Me deparei com esse artigo e achei bem interessante. Segue o artigo link   https://www.homegrounds.co/cone-vs-flat-filter-basket/    Eu sabia que o formato de filtro é uma variável impactante no resultado sensorial, mas não sabia que impactava tanto a ponto de ser mais impactante que a granulometria da moagem, ando filtrando utilizando o formato flat, desde sexta feira, e realmente para o mesmo grão e mesma moagem ao utilizar o flat percebo notas mais doces e frutadas.   Filter-baskets-and-flavor_D1-01.thumb.png.acb471c49b56d35c2931d68a1417a7fb.png

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde amigos. Me deparei com esse artigo e achei bem interessante. Segue o artigo link   https://www.homegrounds.co/cone-vs-flat-filter-basket/    Eu sabia que o formato de filtro é uma variável impactante no resultado sensorial, mas não sabia que impactava tanto a ponto de ser mais impactante que a granulometria da moagem, ando filtrando utilizando o formato flat, desde sexta feira, e realmente para o mesmo grão e mesma moagem ao utilizar o flat percebo notas mais doces e frutadas.   Filter-baskets-and-flavor_D1-01.thumb.png.acb471c49b56d35c2931d68a1417a7fb.png
Olá Marcelo!
É isso aí! Eu uso o Hario V60, kalita wave, origami e melitta. E todos tem diferenças. Na mesma moagem, o kalita dá mais corpo, doçura e o origami da a menos corpo e maior claridade nas notas. Se você inserir mais uma variável que é o moedor, pode ressaltar mais ainda as características dos grãos em cada método!

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...
  • 2 months later...

Eu percebo a diferença, costumo variar entre o kalita Wave o o hario V60. 
noto que no V60 é versátil para mudar o preparo alterando moagem, velocidade, etc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Massa!

Atualmente estou com um crystal eye b75 da timemore. É um dripper para filtros específicos do tipo flat.
Sempre fiz cafés com moagens grossa, muitas vezes mais grossas que o usual, mas tenho mergulhado um pouco mais nas extrações com moagens finas e os resultados tem sido bem interessantes.
Hoje mesmo utilizei a regulagem 1v15 do bravito numa receita de 13:200 utilizando o b75. A nível de comparação o meu ponto oxidado para espresso no mesmo moedor é a regulagem 1v05.
Fiz um catuai amarelo 2sl, que geralmente com torra média clara, que na v60 produz uma bebida ácida naturalmente. Nessa receita consegui extrair muita, muita doçura e um amargor bem baixo. Fantástico!
Só a nível de comparação o b75 possui o fundo muito com mais aberturas que o kalita Wave que o dripper "pioneiro" dos filtros flat, o que produz uma vazão bem maior.

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/06/2022 at 16:01, Marcelo V L disse:

Boa tarde amigos. Me deparei com esse artigo e achei bem interessante. Segue o artigo link   https://www.homegrounds.co/cone-vs-flat-filter-basket/    Eu sabia que o formato de filtro é uma variável impactante no resultado sensorial, mas não sabia que impactava tanto a ponto de ser mais impactante que a granulometria da moagem, ando filtrando utilizando o formato flat, desde sexta feira, e realmente para o mesmo grão e mesma moagem ao utilizar o flat percebo notas mais doces e frutadas.   Filter-baskets-and-flavor_D1-01.thumb.png.acb471c49b56d35c2931d68a1417a7fb.png

Esse artigo é uma péssima interpretação do estudo citado.

1. O estudo original se refere a "drip coffee", ou seja, café feito por cafeteira elétrica. No caso eles usaram uma Breville Precision Home Brewer. Extração manual (v60, Melitta e Kalita) não foram envolvidos nos testes.
2. O artigo testou apenas filtros de fundo plano e semi-cônicos (que a gente chama também de trapezoidal, os populares filtros estilo Melitta aqui no Brasil). Não existe menção a filtros cônicos estilo o da v60 no estudo.
3. Misturaram os resultados. O estudo usou torra escura e torra clara nos testes. As notas "smokey", "earthy", "cocoa" aparecem para as torras escuras, com mais prevalência nos filtros semi-cônicos, mas não somente. Para a torra clara, as descrições mais prevalentes para o filtro semi-cônicos foram "citrus", "berry" e "sour", enquanto que para os filtros de fundo plano foram "dried fruit", "sweet" e "floral".

Não duvido do impacto da geometria do filtro no resultado da extração, porém há diversos outros fatores a serem considerados. Além da geometria, a própria estrutura e espessura da malha do papel possuem grande influência na extração. Esses filtros comparados usavam o mesmo papel? Não ficou claro. 

Outro ponto interessante, citado no próprio abstract do estudo, é que as extrações no filtro cônico tiveram em média um TDS 0.24% maior. O que aconteceria se a moagem fosse ajustada para equiparar o TDS? 

Artigo original da SCA: https://sca.coffee/sca-news/25-magazine/issue-8/english/flat-vs-cone-basket-shape-is-as-important-as-grind-size-in-drip-brew-coffee-25-magazine-issue-8
Publicação do artigo (pago): https://ift.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/1750-3841.14696

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Eu tenho usado o lilydrip no v60, deixa o grão em formato flat e auxilia na velocidade de extração do café. Meu café ficou mais doce, usei ontem o café melado de cana do marcos e nossa, ficou doce demais para mim. 

Eu acho uma boa variável, na minha opinião, conseguires adaptar isso, principalmente para acentuar a acidez.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho usado o lilydrip no v60, deixa o grão em formato flat e auxilia na velocidade de extração do café. Meu café ficou mais doce, usei ontem o café melado de cana do marcos e nossa, ficou doce demais para mim. 
Eu acho uma boa variável, na minha opinião, conseguires adaptar isso, principalmente para acentuar a acidez.
O lilly drip é bem interessante! Cada um tem um formato e produz uma velocidade de percolação.
Eu tenho o "gio", feito pro v60 tetsu kasuya e acho bem interessante pensar ele como uma nova variável!

Sobre a acidez você pode experimentar aumentar a granulometria, a proporção ou abaixar a temperatura da água (há controvérsias sobre a água, as vezes não funciona)

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...

Me surpreendi com o resultado do Timemore B75, é um pouco "enjoado" para extração, bem pequeno, ideal para uma pessoa mesmo, no máximo "cafezinhos" para duas, a curiosidade é a velocidade da extração com uma base plana é bem vazada, junto a circulação de ar nas laterais, usei algumas variáveis, e todas elas saíram muito bem, as primeiras obtive uma bebida menos encorpada, devido ao fluxo bem solto, fui diminuindo a moagem e ajustando, método traz muitas possibilidades e variáveis.

Eu tendo a usar um filtro maior, para melhorar o manuseio no despejo da água, por hora, a única crítica que tenho, ele é bem pequeno e o filtro "original", fica bem rente, se descuidar um pouco, a água entra por fora das paredes do filtro de papel.b3c0374c7e80944910cfe0285b702351.jpgac88a566c5880beffc16ec65a8899fa0.jpga88d1d7e632566e060b09aca35313b07.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...