Ir para conteúdo

Melhor moedor manual para espresso


eltonaguiar

Postagens recomendadas

3 minutos atrás, MaLeandrini disse:

É uma pergunta sem respostas certas nem erradas, mas com opniões.
O que é melhor? Ferrari? Mclaren? Lamborga? Mercedes? Sempre terá gostos, intuitos e adaptações!

Sim, perfeito @MaLeandrini. A ideia é justamente saber a percepção de quem utiliza os moedores, para saber qual moedor é seu preferido, qual não sai do seu canto do café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se quer perfil sensorial mais encorpado, achocolatado, espresso tradicionalzão: tem o Bravito por quase 2 mil reais, ou o K4 por menos de 700 no Ali. Em performance acho bem similares, sensorial também, não vejo grande vantagem no Bravito ser stepless. Mas o Bravito é mais bonito, parece mais robusto, mais pesadão, mais luxuoso. O K4 é mais "pé de boi". Entre esses dois, prefiro o K4.

Se quer extrair mais clareza e acidez, tem o K6, por exemplo. Que hoje seria a minha escolha pelo perfil sensorial. Mas como já tenho o K2, não quis trocar ainda. 

O Kinu é outro top. O @MarcioMO que manja tudo de moedor, já testou os melhores pra espresso incluindo os Kingrinder, 1zpresso, Bravito e Kinu, é fã do Kinu pra espresso.

Se fizer uma busca no fórum, tem muita informação sobre todos esses moedores acima.

Se quer espresso tradicional, escolha pelo orçamento disponível. Quer custo benefício vai de K4. Quer algo com um estojo mais bacana e acessórios, tem alguns da 1zpresso como o J-Max. Tem mais recurso, vai de Bravito. Se tá sobrando, compra um Kinu.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve As diferenças entre os melhores moedores serão sutis, se está querendo comprar ou provar sugiro começar pelo 1zpresso e já ir logo aos "classicos" tipo comandante e o Kinu. Um "novo clássico" é o Bravito, tenho e gosto. Acima desses todos, para mim, o Bravo Debut, que é meu moedor preferido para espresso (tb manual) - só não sei se o @Gilbertoainda fabrica ou vai fabricar. 

Tenho e não vejo diferença significativa o Bravito e o Comandante; ambos estou usando ultimamente para os coados. Nunca usei o kinu ou o 1zpresso, mas outros membros tem muito a falar sobre eles. Não usei mas tomei espresso do K4 e do Brativo lado a lado, Bravito longe, tanto resultado na xícara quanto construção.

A questão de ser ou não ajuste continuo (ou stepless) é relevante. Se o moedor for com passos/cliques e não tiver muitos ajustes fuja é frustração certa.

Bons cafés!!!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, regisassao disse:

Se quer perfil sensorial mais encorpado, achocolatado, espresso tradicionalzão: tem o Bravito por quase 2 mil reais, ou o K4 por menos de 700 no Ali. Em performance acho bem similares, sensorial também, não vejo grande vantagem no Bravito ser stepless. Mas o Bravito é mais bonito, parece mais robusto, mais pesadão, mais luxuoso. O K4 é mais "pé de boi". Entre esses dois, prefiro o K4.

Se quer extrair mais clareza e acidez, tem o K6, por exemplo. Que hoje seria a minha escolha pelo perfil sensorial. Mas como já tenho o K2, não quis trocar ainda. 

O Kinu é outro top. O @MarcioMO que manja tudo de moedor, já testou os melhores pra espresso incluindo os Kingrinder, 1zpresso, Bravito e Kinu, é fã do Kinu pra espresso.

Se fizer uma busca no fórum, tem muita informação sobre todos esses moedores acima.

Se quer espresso tradicional, escolha pelo orçamento disponível. Quer custo benefício vai de K4. Quer algo com um estojo mais bacana e acessórios, tem alguns da 1zpresso como o J-Max. Tem mais recurso, vai de Bravito. Se tá sobrando, compra um Kinu.

Obrigado Regis! A ideia é deixar meu K2 para os coados e encontrar um par para os espressos. O sonho é montar um setup com dois manuais e um elétrico para espresso, mas estou no dilema se vale a pena pela utilização comprar um elétrico. Eu gosto muito do K2, mas as vezes sinto que mais cliques ou um stepless seria melhor para espressos.

2 horas atrás, Mesquita disse:

Salve As diferenças entre os melhores moedores serão sutis, se está querendo comprar ou provar sugiro começar pelo 1zpresso e já ir logo aos "classicos" tipo comandante e o Kinu. Um "novo clássico" é o Bravito, tenho e gosto. Acima desses todos, para mim, o Bravo Debut, que é meu moedor preferido para espresso (tb manual) - só não sei se o @Gilbertoainda fabrica ou vai fabricar. 

Tenho e não vejo diferença significativa o Bravito e o Comandante; ambos estou usando ultimamente para os coados. Nunca usei o kinu ou o 1zpresso, mas outros membros tem muito a falar sobre eles. Não usei mas tomei espresso do K4 e do Brativo lado a lado, Bravito longe, tanto resultado na xícara quanto construção.

A questão de ser ou não ajuste continuo (ou stepless) é relevante. Se o moedor for com passos/cliques e não tiver muitos ajustes fuja é frustração certa.

Bons cafés!!!

 

Obrigado Mesquita! Pois é, já estou sentindo essa frustração com o K2, tendo que ajustar dose porque o clique é longo demais... vou deixar ele para os coados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença entre os moedores tops é bem sutil, chegando a ser questão de perfil sensorial na xicara como disseram.
Para mim, seguem na ordem, os melhores que já testei:
Espresso - kinu, bravito, hiku kanso, brewistaX, feld4, lido et, je plus, k4, k pro, k6, j-max, jx pro, timemore X
Coados - Comandante, k pro, k6, bravito, kinu, JS, r11, lido,jx

Bons cafés!

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk



  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, MarcioMO disse:

A diferença entre os moedores tops é bem sutil, chegando a ser questão de perfil sensorial na xicara como disseram.
Para mim, seguem na ordem, os melhores que já testei:
Espresso - kinu, bravito, hiku kanso, brewistaX, feld4, lido et, je plus, k4, k pro, k6, j-max, jx pro, timemore X
Coados - Comandante, k pro, k6, bravito, kinu, JS, r11, lido,jx

Bons cafés!

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk


 

Obrigado Marcio! Rapaz, que currículo hein? Você é nossa referência sobre moedores, muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Marcio! Rapaz, que currículo hein? Você é nossa referência sobre moedores, muito obrigado!
Que isso... Mas é importante saber opiniões opostas também, pois sempre temos a aprender com elas! Abs

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É bom poder ler coisas tão detalhadas antes de fazer investimentos. Entre o k4 e o k6, qual seria mais curinga? Leio que o K4 entrega cafés mais encorpados e se fosse também bom para coados eu ficaria com ele; mas li alguns compradores no ali relatarem que o k6 tem mais diversidade para entregar mais notas… Desde já agradeço muito 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É bom poder ler coisas tão detalhadas antes de fazer investimentos. Entre o k4 e o k6, qual seria mais curinga? Leio que o K4 entrega cafés mais encorpados e se fosse também bom para coados eu ficaria com ele; mas li alguns compradores no ali relatarem que o k6 tem mais diversidade para entregar mais notas… Desde já agradeço muito 
Ele é bom para coados, só não tem claridade nas notas igual do k6. No fundo, será o perfil que quer na xicara. Gosto do k4(kinu) para torras médias com doçura alta e corpo para cafés com sensorial de melaço, mel, caramelo, especiarias. Para os cafés com notas florais e cítricas, prefiro o k6 (comandante)

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, MarcioMO disse:

Ele é bom para coados, só não tem claridade nas notas igual do k6. No fundo, será o perfil que quer na xicara. Gosto do k4(kinu) para torras médias com doçura alta e corpo para cafés com sensorial de melaço, mel, caramelo, especiarias. Para os cafés com notas florais e cítricas, prefiro o k6 (comandante)

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk
 

Cadê vez mais fica claro pra mim que cada café e método tem um moedor que fornece melhores resultados, o que é de certo modo entristecedor para nossos combalidos bolsos kkkk

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/08/2022 at 18:59, eltonaguiar disse:

ideia é deixar meu K2 para os coados e encontrar um par para os espressos

Então acho que a ordem seria Kinu, Bravito e K4, dependendo do bolso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, regisassao disse:

Então acho que a ordem seria Kinu, Bravito e K4, dependendo do bolso.

Obrigado Regis! Vc que tem o K4, já precisou ajustar dose para regular o espresso com ele? Você já pensou em ter um elétrico (curiosidade, pq sei que para o seu uso vc acha que não vale a pena). Abç e obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não costumo ajustar com dose, pois a precisão do K4 já é muito boa. Além disso, tenho PID e dimmer. Muitas vezes, vario a temperatura e dá muito certo.

Quanto aos elétricos, no início pensava que seria necessário. Depois te passar um tempo com um C2, vi que não era nada demais moer na mão. Fui descobrindo também que a performance de um manual é muito superior aos seu equivalente em preço elétrico: um Baratza Encore é um moedor elétrico de entrada e custa até mais que um Bravito. Comprei um K2 e estava feliz já. Mas derrubei e comprei um K4 enquanto não consertava o K2. Agora tenho o K2 e K4. Costumo usar só o K4 e deixo o K2 para coados e de backup. Ou uso quando quero tirar mais acidez.

Hoje, nem penso em ter elétricos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
Em 19/08/2022 at 01:17, MarcioMO disse:

A diferença entre os moedores tops é bem sutil, chegando a ser questão de perfil sensorial na xicara como disseram.
Para mim, seguem na ordem, os melhores que já testei:
Espresso - kinu, bravito, hiku kanso, brewistaX, feld4, lido et, je plus, k4, k pro, k6, j-max, jx pro, timemore X
Coados - Comandante, k pro, k6, bravito, kinu, JS, r11, lido,jx

Bons cafés!

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk


 

vc acha o jmax pior que o K4.. poderia dizer os motivos? obg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vc acha o jmax pior que o K4.. poderia dizer os motivos? obg
Acho sim! Mas isso é questão de gosto sensorial do espresso. O k4 tem mós similares da italmill que deixa com mais corpo, doçura e reduz um pouco a percepção de acidez para as torras médias. Para espressos, gosto mais de perfis tradicionais de torras médias puxadas para chocolate. Se quiser perfil mais com mais claridade das notas e menos corpo, indico o k6.
A grande sacada do jmax foi ter precisão de 8.8 microns, mas as mos dele não são excepcionais para coados e nem para espresso. Se tivessem colocado as mos do JE ou JE Plus (que são similares a italmill), daí seria excelente para espresso! Abs

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk



  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, MarcioMO disse:

Acho sim! Mas isso é questão de gosto sensorial do espresso. O k4 tem mós similares da italmill que deixa com mais corpo, doçura e reduz um pouco a percepção de acidez para as torras médias. Para espressos, gosto mais de perfis tradicionais de torras médias puxadas para chocolate. Se quiser perfil mais com mais claridade das notas e menos corpo, indico o k6.
A grande sacada do jmax foi ter precisão de 8.8 microns, mas as mos dele não são excepcionais para coados e nem para espresso. Se tivessem colocado as mos do JE ou JE Plus (que são similares a italmill), daí seria excelente para espresso! Abs

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk


 

Tem alguma experiência com o Bravito? Saberia dizer se ele é o mais indicador para espressos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem alguma experiência com o Bravito? Saberia dizer se ele é o mais indicador para espressos?
Sim. Tenho o Bravito é esta no topo da lista de manuais para espressos junto com o kinu. Ambos também extraem bons v60s!

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual o modelo do Kinu em questão, por favor?
Eu tenho o simplicity, mas o resultafo do phoenix é praticamente o mesmo!

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/09/2022 at 21:03, MarcioMO disse:

Sim. Tenho o Bravito é esta no topo da lista de manuais para espressos junto com o kinu. Ambos também extraem bons v60s!

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk
 

Boa tarde amigo, para expresso Kinu ou Bravito? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Dieverso Abreus disse:

Boa tarde amigo, para expresso Kinu ou Bravito? 

Sugiro ver o vídeo do teste as cegas do Bravito, Comandante, Q2, que o Thales (não sou barista) fez com o Pedro (@fazumcafe no insta) recentemente. Tem mostrado que no sensorial, os moedores de 2 mil pra cima não tem performance tão significativamente melhor que os na faixa de 500 a 1000 reais.

Para espresso, o melhor custo benefício é o K4 se preferir corpo e doçura ou K6 se gostar de acidez, clareza.

O nosso colega aficcionado por moedores, @MarcioMO, tem os dois e prefere o Kinu. Tem uns comentários mais elaborados da opinião dele em outros tópicos, basta fazer uma busca e verá análises muito completas do Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sugiro ver o vídeo do teste as cegas do Bravito, Comandante, Q2, que o Thales (não sou barista) fez com o Pedro (@fazumcafe no insta) recentemente. Tem mostrado que no sensorial, os moedores de 2 mil pra cima não tem performance tão significativamente melhor que os na faixa de 500 a 1000 reais.
Para espresso, o melhor custo benefício é o K4 se preferir corpo e doçura ou K6 se gostar de acidez, clareza.
O nosso colega aficcionado por moedores, [mention=12532]MarcioMO[/mention], tem os dois e prefere o Kinu. Tem uns comentários mais elaborados da opinião dele em outros tópicos, basta fazer uma busca e verá análises muito completas do Márcio.
Concordo! Já discuti bastante essa questão de moedores com preços bem diferentes gerarem quase o mesmo resultado. Mas, tem algo não quantificavel que eu considero importante.. o prazer de pegar o kinu e moer o café é a melhor que tive junto com o Comandante. Mas, se vc pensar somente no custo benefício, esses não são os da ponta!

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk


  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, regisassao disse:

Sugiro ver o vídeo do teste as cegas do Bravito, Comandante, Q2, que o Thales (não sou barista) fez com o Pedro (@fazumcafe no insta) recentemente. Tem mostrado que no sensorial, os moedores de 2 mil pra cima não tem performance tão significativamente melhor que os na faixa de 500 a 1000 reais.

Para espresso, o melhor custo benefício é o K4 se preferir corpo e doçura ou K6 se gostar de acidez, clareza.

O nosso colega aficcionado por moedores, @MarcioMO, tem os dois e prefere o Kinu. Tem uns comentários mais elaborados da opinião dele em outros tópicos, basta fazer uma busca e verá análises muito completas do Márcio.

Sim pelos videos dele, e o gosto que tenho é melhor o Kinu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim pelos videos dele, e o gosto que tenho é melhor o Kinu
Mas o Bravito tem um ponto que gosto muito, além de ser made in Brazil, é que se precisar por alguma razão trocar as mós, você consegue. No kinu, isso só é possível enviando o moedor para Fábrica para eles trocarem... mas isso é mais ilustrativo, pois para a pessoa acabar com a vida útil das mós, tem que tomar muito café. Ahahha

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, MarcioMO disse:

Mas o Bravito tem um ponto que gosto muito, além de ser made in Brazil, é que se precisar por alguma razão trocar as mós, você consegue. No kinu, isso só é possível enviando o moedor para Fábrica para eles trocarem... mas isso é mais ilustrativo, pois para a pessoa acabar com a vida útil das mós, tem que tomar muito café. Ahahha

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk
 

Acabar com a vida útil é complicado, mas derrubar e danificar uma ou outra peça, nao é tão difícil. Eu derrubei o meu K2. O comentário do Márcio é super relevante nesse aspecto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Rapaz essa é uma pergunta muito ampla e bem interessante de se questionar.

Acho que o primeiro passo é se perguntar o quanto entende de café, e principalmente qual a bebida que te faz mais feliz?

Na minha pesquisa dentro da psicologia do trabalho com produtores de cafés especiais da localidade de pedra menina no caparaó capixaba os produtores que pesquisei, multi campeões nacionais que exportam seus cafés para todo mundo, utilizam açúcar no café que tomam pela manhã em jejum antes de irem pras lavouras...

Voltando pro tópico, acho que existem questões importantes que estão ligadas a bebida em si, a experiência com o moedor, a cadência de trabalho na extração e o quanto tem pra gastar.

Acho que se você for uma pessoa que tem um nariz SINISTRO e consequentemente um paladar muito apurado, daqueles que sabem reconhecer entre acidez de ácido acético e ácido isovalerico - e eu que trabalho com café, só conheci dois e ambos eram q grades - aí vale investir em algo que seja independente de qualquer preço.

Mas se não for esse cara, pega um bom custo beneficio acho que o k4 é esse que atende bem. Pessoalmente gosto muito do bravito, mas porque ele é mais simples e macio de moer. Eu faço cupping toda semana e confesso, pra mim no espresso as coisas mais importantes são os equilíbrios entre doçura, acidez e amargor. As milhões de notas que existem por aí, no fim das contas, não fazem taaaaaaaaanta diferença num espresso como num coado por exemplo. Espresso já é uma bebida chatissima de lidar, ajustar e regular pra cada café. Se você for entrar nessa do moedor ideal... Entra num circuito infinito de ilusão

Acho que o grande ponto dos equipamentos de café é que eles acabam virando puro fetiche, do tipo ter o melhor moedor pra isso ou aquilo. E no fim das contas nunca está satisfeito com aquilo que de fato tem. Acho que é preciso cuidado nesse sentido.... Investir mais no seu treinamento olfativo, provar cafés diferentes de regiões diferentes, com torras boas, padronizadas e frescas, um café bem catado sem muitos erros. Ou seja conhecer mais os cafés do que as máquinas.

Pra finalizar, até os cafés especiais estão se tornando cafés de mercado novamente. As pessoas estão consumindo cafés que são consideradas bebida dura como cafés especiais, cafés cheios de erros, sem boas cantadas, com muitos cafés verdes nos pacotes e pagando cifras caríssimas por eles que se for ver não passam de 80 pontos scaa...

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

  • Curtir 4
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...