Ir para conteúdo

Moka, o que estou errando na quantidade?


Gintoki

Postagens recomendadas

Fala galera, sou iniciante no mundo dos cafés e estou brincando agora com moagem para a moka. Tenho uma Bialetti 3 xícaras e um moinho botini 3. Eu consegui acertar o ponto para tirar a cafeteira etc, a moagem considero que está ok (média fina pelo que vi no James Hoffmann), mas não tem quem faça o cesto ficar completo com uma quantidade "ideal" de grãos. Pelo que li na 3 cups deveria ser por volta de 15 gramas, mas aqui só fica totalmente cheia com 20 gramas ou mais, o que acho ser muito café...enfim, estou deixando o "L" da Botini deitado, é um pouco a mais que o limite do "L" para cima. O que acham que pode ser? Já testei deixar a moagem mais grossa e mais fina mas não chega a preencher o cesto... será que posso deixar sem preencher tudo? Parece que ele não extrai tão bem se deixar desse modo. Testei com o café do Mário e o Orfeu, mas só fica uns 80% cheio.  Vi que tem umas agulhas de espresso que distribuem o café melhor, será que isso resolveria? Eu poderia apenas moer visualmente, mas dessa forma tenho receio de ingerir muita cafeína, sem contar no desperdício porque tenho que ir moendo bem aos poucos conforme for fazendo. Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se seu intuito é preencher o filtro, WDT (agulhas) não resolveriam, mas ajuda a deixar o bolo mais uniforme, com menos chance de canalização e pode melhorar o sabor.

Para preencher, você pode usar cafés de baixa densidade.  Geralmente são torras mais escuras, que possuem menos água no grão, portanto a densidade fica menor e preenche melhor o filtro.

Outro fator que influencia a densidade é a altitude da plantação do café. Não tenho certeza,  mas acho que quanto mais alto menor a densidade, mas pode ser o contrário,  só dar uma pesquisada.

Não sei a medida do filtro, mas você também pode tentar colocar um puck screen, que vai preencher mais uns 5 mm.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Bem vindo ao mundo dos bons cafés e parabéns pela escolha: moka ainda é um dos meus métodos preferidos.

Além de tudo o que @regisassao já disse, sugiro que você se guie pelo volume do filtro e não unicamente pela quantidade de café em gramas. Quanto à cafeína, não me parece que essa quantidade de café a mais seja tão significativa assim, mas cada um sabe seus limites. Por fim, sobre a moagem, eu uso de média para grossa.

Saudações!

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. A minha é maior, 6 Xícaras. De todo modo, deliberadamente não encho tudo de café, e passei a regular a moagem a partir de disso. Também utilizo moagem média fina. Cabem por volta de 30g, mas coloco 25g, e a água fervida até ~250ml. E a coisa me parece homogênea. É isto o que tem me agradado, depois de muitas tentativas, bem potente, com bastante corpo e acidez equilibrada.  

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...