Ir para conteúdo

Rancilio Silvia v6 + DF64 v4 - Meu novo Setup


Felipe_Silva

Postagens recomendadas

Pessoal,

Quero deixar neste tópico registrado as informações referente a essa duplinha.

Todos os MODs que fiz e ainda vou fazer, a ideia e deixar tudo registrado para servir de ajuda aos futuros proprietários de equipamentos similares.

Já que a Silvia é uma máquina residencial icónica e eu precisei procurar em diversas fontes distintas, quero deixar aqui, registrado o máximo de informações, link e instruções do que eu fiz com esses equipamentos.

Rancilio Silvia V6 Black + Moedor DF64 V4 Single Dose

Tcxlzrj.jpeg

 

Meu Setup com a Lista de MODs que já fiz ou que pretendo fazer + acessórios que uso:

Rancilio Silvia V6 fabricada em 2021:

- KIT PID Auber com pré-infusão (PID Retrofit KIT for Rancilio Silvia w/ pre-infusion) - https://www.auberins.com/index.php?main_page=product_info&cPath=6&products_id=104

- Manômetro com fundo preto e retro iluminado - https://www.amazon.com/dp/B004J0VMA4

- OPV regulada em 9bar

- Troca do parafuso do chuveiro e ajuste da sede do mesmo.

- Dimmer (Pendente de instalação)

 

DF 64 MiiCoffee  V4 SIngle Dose Black:

- Mós SP High-Uniformity Espresso Grinding 64mm Flat Burrs (Red Speed Coated) (Pendente de instalação) - https://www.amazon.com/dp/B0BBWGHKC4

- Base inclinada (Pendente)

- Anel de ajuste do copo dosador (Pendente)

- Escala de regulagem 1,1µ

 

De acessórios, uso:

Tamper dinamométrico com base niveladora Normcore v4 - https://www.amazon.com/Normcore-58-5mm-Coffee-Tamper-Spring-loaded/dp/B09BTLP4P1/

Distribuidor regulável Normcore - https://www.amazon.com/Normcore-58-5mm-Coffee-Distribution-Tool/dp/B09GNMQC8F

Puck Screen Normcore - https://www.amazon.com/Normcore-58-5mm-Espresso-Portafilter-Contact/dp/B0B46VFT8P

Porta Filtro Híbrido Cafelat XT - http://www.cafelat.com/portafilters.html - Esse porta filtro é uma obra de arte a parte e vou fazer um post dedicado a ele, mas segue um review para os que querem conhecer de ante mão: https://www.coffeegeek.com/reviews/cafelatxtportafilter/

Este porta filtro foi retrabalhado no torno para encaixar na Silvia.

WDT - https://shopee.com.br/product/353936576/14748765291/

Ao longo das postagens, vou completar com fotos e detalhes de tudo com instruções, links e o que mais eu puder relatar referente aos MODs que executei.

Abraços a todos,

Ótimos cafés!

Felipe

  • Curtir 13
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Onde você comprou os acessórios do df64?
Fala Mericlis

Também tenho um df64 e essas peças que o Felipe falou, desconfio que são impressões 3d. A base tem no miicoffee.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Pessoal,
Quero deixar neste tópico registrado as informações referente a essa duplinha.
Todos os MODs que fiz e ainda vou fazer, a ideia e deixar tudo registrado para servir de ajuda aos futuros proprietários de equipamentos similares.
Já que a Silvia é uma máquina residencial icónica e eu precisei procurar em diversas fontes distintas, quero deixar aqui, registrado o máximo de informações, link e instruções do que eu fiz com esses equipamentos.
Rancilio Silvia V6 Black + Moedor DF64 V4 Single Dose
Tcxlzrj.jpeg
 
Meu Setup com a Lista de MODs que já fiz ou que pretendo fazer + acessórios que uso:
Rancilio Silvia V6 fabricada em 2021:
- KIT PID Auber com pré-infusão (PID Retrofit KIT for Rancilio Silvia w/ pre-infusion) - https://www.auberins.com/index.php?main_page=product_info&cPath=6&products_id=104
- Manômetro com fundo preto e retro iluminado - https://www.amazon.com/dp/B004J0VMA4
- Dimmer (Pendente de instalação)
 
 
DF 64 MiiCoffee  V4 SIngle Dose Black:
- Mós SP High-Uniformity Espresso Grinding 64mm Flat Burrs (Red Speed Coated) (Pendente de instalação) - https://www.amazon.com/dp/B0BBWGHKC4
- Base inclinada (Pendente)
- Anel de ajuste do copo dosador (Pendente)
 
De acessórios, uso:
Tamper dinamométrico com base niveladora Normcore v4 - https://www.amazon.com/Normcore-58-5mm-Coffee-Tamper-Spring-loaded/dp/B09BTLP4P1/
Distribuidor regulável Normcore - https://www.amazon.com/Normcore-58-5mm-Coffee-Distribution-Tool/dp/B09GNMQC8F
Puck Screen Normcore - https://www.amazon.com/Normcore-58-5mm-Espresso-Portafilter-Contact/dp/B0B46VFT8P
Porta Filtro híbrido Cafelat XT - http://www.cafelat.com/portafilters.html - Esse porta filtro é uma obra de arte a parte e vou fazer um post dedicado a ele, mas segue um review para os que querem conhecer de ante mão: https://www.coffeegeek.com/reviews/cafelatxtportafilter/
WDT - https://shopee.com.br/product/353936576/14748765291/
Ao longo das postagens, vou completar com fotos e detalhes de tudo com instruções, links e o que mais eu puder relatar referente aos MODs que executei.
Abraços a todos,
Ótimos cafés!
Felipe
Boa! Coloca a foto interna da instalação do manômetro com os capilares!

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 hours ago, mericlis said:

Onde você comprou os acessórios do df64?

Mericlis,

As mós SSP, foram adquiridas na Amazon, no link em que indiquei.

Os demais acessórios, são fabricados em impressão 3D. Assim que eu finalizar as validações de tamanhos e tolerâncias, vou disponibilizar para aquisição na lojinha dos meus sobrinhos, os quais já disponibilizam excelentes WDTs.

Eu te informo!

Abcs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 hours ago, Dieverso Abreus said:

Top top top.

Me apaixonei pelo manômetro - um dia vou personalizar minha breville, vou na manha se não vou ter que fazer um empréstimo eheheh.   

Boa!! Temos que ir assim mesmo. Uma coisa de cada vez! O importante é fazer a lista e ir aos poucos!

Pois é! Eu também curti bem ele! Até comprei outro com glicerina, mas o fundo era branco e não me agradou tanto! Esse foi bem difícil achar, mas ficou ótimo!

8 hours ago, regisassao said:

 

A minha Poemia meu irmão chama de Robocop. A do Felipe é Velozes e Furiosos kkk

ahhahahahahah muito bom! É bem por ai! Próximo passo agora, é uma Silviauino! kkkk

8 hours ago, MarcioMO said:

Fala Mericlis

Também tenho um df64 e essas peças que o Felipe falou, desconfio que são impressões 3d. A base tem no miicoffee.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Boa! Coloca a foto interna da instalação do manômetro com os capilares!

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk
 

Isso mesmo Marcio! São produzidas em impressão 3D. Em breve fotos!

Então, no outro tópico, do Clube, eu já havia postado o capilar! Mas estou separando as fotos aqui e vou postar aqui em detalhes!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Felipe_Silva disse:

Mericlis,

As mós SSP, foram adquiridas na Amazon, no link em que indiquei.

Os demais acessórios, são fabricados em impressão 3D. Assim que eu finalizar as validações de tamanhos e tolerâncias, vou disponibilizar para aquisição na lojinha dos meus sobrinhos, os quais já disponibilizam excelentes WDTs.

Eu te informo!

Abcs


show! Tenho interesse neles!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 11/22/2022 at 11:22 PM, mericlis said:


show! Tenho interesse neles!

Primeiro MOD do DF64 concluído com sucesso!

Uma das questões que incomodam nele é que o Dosing Cup fica muito longe do bocal.

Original:

5ppMR76.jpeg

Fiz o MOD nesse primeiro momento, apenas para validar as medidas e testar as tolerâncias nessa cor, extravagante rssss só porque é um filamento que tenho sobrando aqui e para dar para visualizar melhor a diferença:

trQqORt.jpeg

 

Ficou muito melhor agora:

 

kAGzxSv.jpeg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro MOD do DF64 concluído com sucesso!
Uma das questões que incomodam nele é que o Dosing Cup fica muito longe do bocal.
Original:
5ppMR76.jpeg
Fiz o MOD nesse primeiro momento, apenas para validar as medidas e testar as tolerâncias nessa cor, extravagante rssss só porque é um filamento que tenho sobrando aqui e para dar para visualizar melhor a diferença:
trQqORt.jpeg
 
Ficou muito melhor agora:
 
kAGzxSv.jpeg
Isso ajuda bastante quem usa o copo coletor mesmo! Thingiverse tem algumas outras alternativas também. Como não uso o copo, tirei o suporte que vem e daí já vai direto para o porta filtro já pré distribuído.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutes ago, MarcioMO said:

Isso ajuda bastante quem usa o copo coletor mesmo! Thingiverse tem algumas outras alternativas também. Como não uso o copo, tirei o suporte que vem e daí já vai direto para o porta filtro já pré distribuído.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk
 

Exatamente Marcio! Thingiverse e Printables são uma mão na roda!!

Para quem usa o porta filtro direto, esse aqui seria mais interessante:

 

CdBHC0C.jpg

9CyfZ4R.jpg

E ai, com um funil customizado, acredito que ajuda:

Ow6ta0v.jpg

Você vai "distribuindo" com o porta filtro na mão enquanto moi?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente Marcio! Thingiverse e Printables são uma mão na roda!!
Para quem usa o porta filtro direto, esse aqui seria mais interessante:
 
CdBHC0C.jpg
9CyfZ4R.jpg
E ai, com um funil customizado, acredito que ajuda:
Ow6ta0v.jpg
Você vai "distribuindo" com o porta filtro na mão enquanto moi?
Isso aí! Quando estou com preguiça, nem faço o WDT. Kkkkk

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, MarcioMO disse:

Isso aí! Quando estou com preguiça, nem faço o WDT. Kkkkk

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk
 

Marcio, estou com um mod do Mazzer que gostei bastante (recebi generosamente de um amigo do fórum), ele tem um sistema de imãs para a saída que facilita a limpeza, evitando acúmulo na saída do moedor e no funil para o porta filtros (praticamente só fica o que sobrar na câmara das mós e que não for expelido pelo ar... assim que instalar posto as fotos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcio, estou com um mod do Mazzer que gostei bastante (recebi generosamente de um amigo do fórum), ele tem um sistema de imãs para a saída que facilita a limpeza, evitando acúmulo na saída do moedor e no funil para o porta filtros (praticamente só fica o que sobrar na câmara das mós e que não for expelido pelo ar... assim que instalar posto as fotos.
Opa. Legal! Isso me interessa! Até pensei em comprar lá o mod de aço do Daniel Wang, mas deixei pra lá por enquanto. Posta lá no tópico do Mazzer, quando puder! Valeu pelo toque!

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Descrevendo um pouco melhor cada upgrade que fiz, queria deixar aqui registrado uma foto do Kit de PID da Auber específico para a Silvia.

Alguém pode usar como referência para se montar seu próprio KIT comprando componentes separados.

De fato, o custo benefício desse kit não compensa, porém, para essa máquina, eu não queria esquentar muito a cabeça.

Apesar de já ter me aventurado e instalado com sucesso um PID com componentes do AliExpress na minha última Gaggia Class, aqui eu quis, também, avaliar a qualidade e os benefícios do tão famoso KIT da Auber.

2tkWw02.jpeg

3EfHYr3.jpeg

Vou citar o que eu entendo como vantagens e desvantagens do KIT

Vantagens:

- Claramente se vê que vem muito completo com basicamente tudo que se precisa, fora algumas ferramentas. O Chicote vem todo com conectores, já nós tamanhos corretos e cores de fácil identificação. 

- O Manual é bem completo e com instruções claras. Toda a instalação pode ser feita, para quem já tem alguma experiência, em menos de 2 horas já com bastante cuidado e conferindo tudo com paciência.

- Esse modelo de PID do kit, apesar de se parecer idêntico ao XMT7100 ( que já usei antes e atende super bem) é uma versão com firmware e funcionamento totalmente customizado pela Auber. Não vai se encontrar em nenhum outro lugar. Ele contam com pre-infusao programada de 3 etapas. 

- A função de pré infusão pode ser programada através de 3 parâmetros distintos em segundos e milissegundos: Primeiro a duração do primeiro pulso da bomba, depois o tempo de "soak" ( encharcar o puck), e depois o tempo de extração que pode, ou não, ser específico ou indeterminado.

- Cronômetro de extração integrado.

- Firmware modificado para aquecimento e recuperação da temperatura mais rápido. Adicionais aos 3 parâmetros tradicionais de um PID, esse tem uma curva customizada.

Desvantagens:

- Preço quase que inviável. Tem que querer muito essas funcionalidades, porque a Auber mete a mão pela exclusividade que tem no seu Hardware. 

- Pré infusão é muito básica e não leva em conta um curva de pressão. Da para ajustar com os segundos, mas não é algo muito preciso.

Hoje, talvez, eu iria direto para um Kit do tipo Gaggiuino, mas como eu gosto de conhecer e testar coisas, não me arrependo!

Ainda acho que vou evoluir para um Gaggiuino exclusivamente, devido as funcionalidades de pressure profile, e integração com balança. Pois todas as outras funcionalidades do Kit da Auber já estão cobertas pelo Gaggiuino e muito mais adicionais!

Espero que esse relato ajude quem esteja para se decidir.

Fato é que, SEM PID, é uma opção que eu não admito NUNCA mais.

vouvwnQ.jpeg

PID eu considero um requisito mínimo hoje. Abre uma possibilidade de enorme de utilização de grãos com torras diferentes. Hoje eu vejo, que 1 grau para cima ou abaixo do ideal, matam algumas características de um determinado café. Não que vá ficar ruim, mas impede de extrair o máximo potencial.

Abcs,

Felipe

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Felipe_Silva disse:

Descrevendo um pouco melhor cada upgrade que fiz, queria deixar aqui registrado uma foto do Kit de PID da Auber específico para a Silvia.

Alguém pode usar como referência para se montar seu próprio KIT comprando componentes separados.

De fato, o custo benefício desse kit não compensa, porém, para essa máquina, eu não queria esquentar muito a cabeça.

Apesar de já ter me aventurado e instalado com sucesso um PID com componentes do AliExpress na minha última Gaggia Class, aqui eu quis, também, avaliar a qualidade e os benefícios do tão famoso KIT da Auber.

2tkWw02.jpeg

3EfHYr3.jpeg

Vou citar o que eu entendo como vantagens e desvantagens do KIT

Vantagens:

- Claramente se vê que vem muito completo com basicamente tudo que se precisa, fora algumas ferramentas. O Chicote vem todo com conectores, já nós tamanhos corretos e cores de fácil identificação. 

- O Manual é bem completo e com instruções claras. Toda a instalação pode ser feita, para quem já tem alguma experiência, em menos de 2 horas já com bastante cuidado e conferindo tudo com paciência.

- Esse modelo de PID do kit, apesar de se parecer idêntico ao XMT7100 ( que já usei antes e atende super bem) é uma versão com firmware e funcionamento totalmente customizado pela Auber. Não vai se encontrar em nenhum outro lugar. Ele contam com pre-infusao programada de 3 etapas. 

- A função de pré infusão pode ser programada através de 3 parâmetros distintos em segundos e milissegundos: Primeiro a duração do primeiro pulso da bomba, depois o tempo de "soak" ( encharcar o puck), e depois o tempo de extração que pode, ou não, ser específico ou indeterminado.

- Cronômetro de extração integrado.

- Firmware modificado para aquecimento e recuperação da temperatura mais rápido. Adicionais aos 3 parâmetros tradicionais de um PID, esse tem uma curva customizada.

Desvantagens:

- Preço quase que inviável. Tem que querer muito essas funcionalidades, porque a Auber mete a mão pela exclusividade que tem no seu Hardware. 

- Pré infusão é muito básica e não leva em conta um curva de pressão. Da para ajustar com os segundos, mas não é algo muito preciso.

Hoje, talvez, eu iria direto para um Kit do tipo Gaggiuino, mas como eu gosto de conhecer e testar coisas, não me arrependo!

Ainda acho que vou evoluir para um Gaggiuino exclusivamente, devido as funcionalidades de pressure profile, e integração com balança. Pois todas as outras funcionalidades do Kit da Auber já estão cobertas pelo Gaggiuino e muito mais adicionais!

Espero que esse relato ajude quem esteja para se decidir.

Fato é que, SEM PID, é uma opção que eu não admito NUNCA mais.

vouvwnQ.jpeg

PID eu considero um requisito mínimo hoje. Abre uma possibilidade de enorme de utilização de grãos com torras diferentes. Hoje eu vejo, que 1 grau para cima ou abaixo do ideal, matam algumas características de um determinado café. Não que vá ficar ruim, mas impede de extrair o máximo potencial.

Abcs,

Felipe

 

 

 

Felipe, o que foi feito quanto à pressão? Só regulou o OPV da máquina? Como fez?

Abç. e obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 hours ago, Felipe_Silva said:

Descrevendo um pouco melhor cada upgrade que fiz, queria deixar aqui registrado uma foto do Kit de PID da Auber específico para a Silvia.

Alguém pode usar como referência para se montar seu próprio KIT comprando componentes separados.

De fato, o custo benefício desse kit não compensa, porém, para essa máquina, eu não queria esquentar muito a cabeça.

Apesar de já ter me aventurado e instalado com sucesso um PID com componentes do AliExpress na minha última Gaggia Class, aqui eu quis, também, avaliar a qualidade e os benefícios do tão famoso KIT da Auber.

2tkWw02.jpeg

3EfHYr3.jpeg

Vou citar o que eu entendo como vantagens e desvantagens do KIT

Vantagens:

- Claramente se vê que vem muito completo com basicamente tudo que se precisa, fora algumas ferramentas. O Chicote vem todo com conectores, já nós tamanhos corretos e cores de fácil identificação. 

- O Manual é bem completo e com instruções claras. Toda a instalação pode ser feita, para quem já tem alguma experiência, em menos de 2 horas já com bastante cuidado e conferindo tudo com paciência.

- Esse modelo de PID do kit, apesar de se parecer idêntico ao XMT7100 ( que já usei antes e atende super bem) é uma versão com firmware e funcionamento totalmente customizado pela Auber. Não vai se encontrar em nenhum outro lugar. Ele contam com pre-infusao programada de 3 etapas. 

- A função de pré infusão pode ser programada através de 3 parâmetros distintos em segundos e milissegundos: Primeiro a duração do primeiro pulso da bomba, depois o tempo de "soak" ( encharcar o puck), e depois o tempo de extração que pode, ou não, ser específico ou indeterminado.

- Cronômetro de extração integrado.

- Firmware modificado para aquecimento e recuperação da temperatura mais rápido. Adicionais aos 3 parâmetros tradicionais de um PID, esse tem uma curva customizada.

Desvantagens:

- Preço quase que inviável. Tem que querer muito essas funcionalidades, porque a Auber mete a mão pela exclusividade que tem no seu Hardware. 

- Pré infusão é muito básica e não leva em conta um curva de pressão. Da para ajustar com os segundos, mas não é algo muito preciso.

Hoje, talvez, eu iria direto para um Kit do tipo Gaggiuino, mas como eu gosto de conhecer e testar coisas, não me arrependo!

Ainda acho que vou evoluir para um Gaggiuino exclusivamente, devido as funcionalidades de pressure profile, e integração com balança. Pois todas as outras funcionalidades do Kit da Auber já estão cobertas pelo Gaggiuino e muito mais adicionais!

Espero que esse relato ajude quem esteja para se decidir.

Fato é que, SEM PID, é uma opção que eu não admito NUNCA mais.

vouvwnQ.jpeg

PID eu considero um requisito mínimo hoje. Abre uma possibilidade de enorme de utilização de grãos com torras diferentes. Hoje eu vejo, que 1 grau para cima ou abaixo do ideal, matam algumas características de um determinado café. Não que vá ficar ruim, mas impede de extrair o máximo potencial.

Abcs,

Felipe

 

 

 

Como funciona a pré-infusão do PID da auber? Vc de alguma forma conecta ele também à bomba, e não somente ao termopar e relé para controlar o resistor de aquecimento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 11/27/2022 at 7:47 PM, Rafael Simas said:

Como funciona a pré-infusão do PID da auber? Vc de alguma forma conecta ele também à bomba, e não somente ao termopar e relé para controlar o resistor de aquecimento?

Sim, Rafael. Mais ou menos isso que você disse mesmo. Eu explico no vídeo melhor e fiz uma demonstração:

 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 11/27/2022 at 7:37 PM, eltonaguiar said:

Felipe, o que foi feito quanto à pressão? Só regulou o OPV da máquina? Como fez?

Abç. e obrigado!

Oi, Elton. Sim, quanto a pressão, a OPV foi regulada apenas. Aproveitei para filmar como é fácil fazer o processo na Silvia, que vem com uma OPV regulável. Me conta aí se foi útil e se conseguiu regular a sua!

 

  • Curtir 2
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 11/27/2022 at 2:48 PM, Felipe_Silva said:

Apesar de já ter me aventurado e instalado com sucesso um PID com componentes do AliExpress na minha última Gaggia Class

Opa Felipe. Só pela curiosidade mesmo. Por que decidiu sair da Gaggia Classic para a Silvia? O que contou na sua decisão?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Felipe_Silva disse:

Oi, Elton. Sim, quanto a pressão, a OPV foi regulada apenas. Aproveitei para filmar como é fácil fazer o processo na Silvia, que vem com uma OPV regulável. Me conta aí se foi útil e se conseguiu regular a sua!

 

Sem palavras Felipe! Tu leva jeito pro trem hein? E vc me matou uma outra dúvida: eu estava pensando mesmo em montar um porta filtro assim.. mas achei que ia ser muita gambiarra e tava quase comprando um pronto na amazon kkkkkkk

 

Muito obrigado amigo! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutes ago, eltonaguiar said:

Sem palavras Felipe! Tu leva jeito pro trem hein? E vc me matou uma outra dúvida: eu estava pensando mesmo em montar um porta filtro assim.. mas achei que ia ser muita gambiarra e tava quase comprando um pronto na amazon kkkkkkk

 

Muito obrigado amigo! 

Imagina, que bom que foi útil! Eu tento apenas retribuir um pouco do muito que a comunidade aqui compartilha e o tanto que eu já aprendi!

Para cada MOD listado acima, pretendo fazer um pequeno vídeo explicando, pois acho muito mais produtivo para repassar as informações! 

Em breve, um sobre o porta filtro!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 hours ago, Victor Sgarbi said:

Opa Felipe. Só pela curiosidade mesmo. Por que decidiu sair da Gaggia Classic para a Silvia? O que contou na sua decisão?

Victor,

 

Fique a vontade para perguntar meu caro, isso pode gerar uma curiosidade mesmo. Não tem um motivo apenas, mas vou tentar listar aqui, sem uma ordem de prioridade, o que me fez trocar, e o que, provavelmente não me fará parar, na Silvia ;)

- Inquietude. Eu não consigo ficar com a mesma coisa por muito tempo. Já tive 4 modelos diferentes de Gaggia. Acho um projeto robusto e consagrado para se ter me casa e atende super bem. Mas eu queria experimentar outras coisas.

- As Gaggia tem uma mecânica única, consagradas, estáveis, robustas. Eu tive 3 máquinas de mais de 10 e uma até de quase 20 anos de vida ( falando sobre as antigas), as novas definitamente não possuem o mesmo padrão de qualidade... Mas falando sobre essas antigas, são um tanque de guerra, se bem cuidadas, duram por décadas e décadas entregando o que se propõe, mas não há como se negar que os materiais e projeto da Silvia são de um patamar superior. Pequenos exemplos:

OPV: reguláveis de latão da Silvia e Fixa e de plástico nas Gaggia.

Tubulações: Ridigas de Cobre nas Silvia e Mangueira nas Gaggia

Boiler: Latão na Silvia e Alumínio na Gaggia

Grupo: Latão na Silvia e Alumínio ou Inox na Gaggia.

Apenas alguns exemplos

- Outro motivador é o tamanho do Boiler: 300ml na Silvia e 110ml na Gaggia. Isso é um grande motivador uma vez eu que faço minhas extrações bem "fora do comum". Uso um Filtro triplo de precisão da Pullman com 28grs de pó e um ratio de ~3.5:1. Com isso, o boiler da Gaggia é muito ineficiente para mim, visto que no final da extração, eu já praticamente estou com água totalmente nova e com temperatura mais baixa no boiler.

Para espressos duplos de 18grs, acho que ela atende super bem! Continuo sempre indicando as Gaggia. Gosto delas!

Enfim, espero ter satisfeito sua curiosidade rsssss

No mais, eu não devo parar na Silvia. Logo arrumo outros motivos para trocar pela próxima kkkkk

Mas sempre, procuro aproveitar e tirar o maximo do que tenho em mãos no momento!

Ótimos espressos a todos!

 

  • Curtir 3
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe_Silva, como determinaste o ângulo de inclinação para o moedor? Pretendo inclinar um Nuova Simonelli MDX, maior e mais pesado, pois agora não consigo trocar de moedor.

Também gostaria de saber qual a extensão do caminho do café moído, desde a câmara de moagem até a saída do bico direcionador.

Estou com uma Rancilio Sillvia versão 3 com PID (não Auber) e aproveitarei tuas ideias, pois tenho muito que aprender. Minha taxa de acertos ainda está não me agrada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 hours ago, Felipe_Silva said:

Inquietude

Esse eu entendo perfeitamente :D

 

Mas entendi outros fatores da resposta. Obrigado. 

 

Estou com uma Gaggia Classic. Super satisfeito. Acho que se trocar, já seria para um passo maior, mas como é um passo caro, serão alguns anos pela frente ainda. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Felipe_Silva disse:
Victor,
 
Fique a vontade para perguntar meu caro, isso pode gerar uma curiosidade mesmo. Não tem um motivo apenas, mas vou tentar listar aqui, sem uma ordem de prioridade, o que me fez trocar, e o que, provavelmente não me fará parar, na Silvia [emoji6]
- Inquietude. Eu não consigo ficar com a mesma coisa por muito tempo. Já tive 4 modelos diferentes de Gaggia. Acho um projeto robusto e consagrado para se ter me casa e atende super bem. Mas eu queria experimentar outras coisas.
- As Gaggia tem uma mecânica única, consagradas, estáveis, robustas. Eu tive 3 máquinas de mais de 10 e uma até de quase 20 anos de vida ( falando sobre as antigas), as novas definitamente não possuem o mesmo padrão de qualidade... Mas falando sobre essas antigas, são um tanque de guerra, se bem cuidadas, duram por décadas e décadas entregando o que se propõe, mas não há como se negar que os materiais e projeto da Silvia são de um patamar superior. Pequenos exemplos:
OPV: reguláveis de latão da Silvia e Fixa e de plástico nas Gaggia.
Tubulações: Ridigas de Cobre nas Silvia e Mangueira nas Gaggia
Boiler: Latão na Silvia e Alumínio na Gaggia
Grupo: Latão na Silvia e Alumínio ou Inox na Gaggia.
Apenas alguns exemplos
- Outro motivador é o tamanho do Boiler: 300ml na Silvia e 110ml na Gaggia. Isso é um grande motivador uma vez eu que faço minhas extrações bem "fora do comum". Uso um Filtro triplo de precisão da Pullman com 28grs de pó e um ratio de ~3.5:1. Com isso, o boiler da Gaggia é muito ineficiente para mim, visto que no final da extração, eu já praticamente estou com água totalmente nova e com temperatura mais baixa no boiler.
Para espressos duplos de 18grs, acho que ela atende super bem! Continuo sempre indicando as Gaggia. Gosto delas!
Enfim, espero ter satisfeito sua curiosidade rsssss
No mais, eu não devo parar na Silvia. Logo arrumo outros motivos para trocar pela próxima kkkkk
Mas sempre, procuro aproveitar e tirar o maximo do que tenho em mãos no momento!
Ótimos espressos a todos!
 

Ahahhaha.
Eu te entendo! Mas, por enquanto, estou super satisfeito com minha Silvia!
Agora, quando o assunto é moedor... Tenho um pequeno "problema" em me desfazer de vários deles! Ahahahhah
E nem vou me meter no tópico lá sobre moedores.... kkkkkk

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 12/4/2022 at 5:01 PM, ivoesazevedo said:

@Felipe_Silva, como determinaste o ângulo de inclinação para o moedor? Pretendo inclinar um Nuova Simonelli MDX, maior e mais pesado, pois agora não consigo trocar de moedor.

Também gostaria de saber qual a extensão do caminho do café moído, desde a câmara de moagem até a saída do bico direcionador.

Estou com uma Rancilio Sillvia versão 3 com PID (não Auber) e aproveitarei tuas ideias, pois tenho muito que aprender. Minha taxa de acertos ainda está não me agrada.

Ivo,

Não fui eu que desenvolvi o suporte de inclinação.

Ele foi concebido jkim_makes  e o modelo eu só baixei e realizei a impressão. Com certeza, pelo nível dos projetos dele, fez diversos testes (os quais não sei o que ele levou em consideração) mas imagino alguns fatores. Vou fazer um vídeo em breve que vai ficar mais claro.

O que existe, são diversos relatos de melhorias após implementação da base inclinada. O que me leva a pensar, porque não saiu de fábrica assim...

Fique a vontade para aproveitar as ideias. O motivo principal de postar aqui e consolidar nesse tópico, a parte, todos os MODs é justamente ajudar a comunidade com um pouco do muito que já aprendi por aqui e pela internet!

Abcs,

Felipe

On 12/4/2022 at 6:14 PM, Victor Sgarbi said:

Esse eu entendo perfeitamente :D

 

Mas entendi outros fatores da resposta. Obrigado. 

 

Estou com uma Gaggia Classic. Super satisfeito. Acho que se trocar, já seria para um passo maior, mas como é um passo caro, serão alguns anos pela frente ainda. 

Eu também, estou super satisfeito com a Silvia! Mas tenho certeza que.... a inquietude, a de me pegar daqui um tempo kkkkkkk

Meu sonho é uma Decent... E para isso, vou fazendo uns saltinhos ao longo dos anos kkkkkk

Ótimos espressos!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 12/4/2022 at 6:57 PM, MarcioMO said:

Ahahhaha.
Eu te entendo! Mas, por enquanto, estou super satisfeito com minha Silvia!
Agora, quando o assunto é moedor... Tenho um pequeno "problema" em me desfazer de vários deles! Ahahahhah
E nem vou me meter no tópico lá sobre moedores.... kkkkkk

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk
 

hahahahahah

Eu também, extremamente satisfeito! Essa máquina entrega muito!!! Só que.... o dia dela, não se sabe quando, vai chegar kkkkkkkk

Você sabe muito bem o que é isso!!! Só que seu bicho da inquietude, está nos moedores!

hahahahahahha... Melhor ficar fora daquilo lá mesmo!!! Nosso amigo @regisassao parece um monge.... de TANTA paciência kkkkkk

  • Curtir 2
  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...