Ir para conteúdo

Opinião sobre máquina de espresso


Luiz01

Postagens recomendadas

Pessoal gostaria de uma ajuda, hoje para espresso possuo uma superautomática devido a facilidade de operação para minha esposa e estou para finalizar a compra de uma aram, visando a melhora na qualidade do espresso.

 

Porém me surgiu uma dúvida, realmente a aram compensa, produz um bom espresso em relação as máquinas?

Ou melhor ir para uma máquina de espresso para ter mais qualidade!

O consumo seria mais aos finais de semana, pois na semana nem sempre terei tempo.

 

Sobre as máquinas pesquisei gaggia baby, breville, gaggia Classic e Rancilio Silvia (em ordem do mais barato ao mais caro)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Já cogitei comprar uma Aram, mas, ao mesmo tempo em que vi alguns comentários positivos, vi outros muito negativos. Então, minha opinião de ex-futuro-proprietário é de pensar em máquinas mesmo.

Segue o tópico que me deixou hesitante quanto à Aram:

Saudações!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considerando que são duas pessoas em casa  para tomar espresso, e uma delas não tem interesse em manipular o equipamento, recomendo uma máquina. 

Aram pode entregar excelentes espressos, mas com muito trabalho. 

Eu nunca usei uma Aram. Tive uma máquina de espresso doméstica simples por 12 anos, até que estragou, e agora tenho uma Rancilio Silvia com PID que comprei bastante usada. A DeLonghi era mais fácil de usar que a Silvia. Minha esposa, nessa fase em que estou me adaptando à Silvia, diz que preferia os cafés da outra máquina, os espressos mais fracos de casa. 

Eu acho que agora estou me aproximando de espressos de baristas, mas nem sempre consigo xícaras com acidez mais domesticada. 

Pensa nisso. Pessoas que não bebem ristretto na rua preferirão uma máquina doméstica mais comum. 

Eu desconsiderei a Breville e a Oster por causa do tamanho, e a Gaggia Baby por preconceito mesmo. Quase comprei uma Gaggia Classic Pro, quando me ofereceram uma tia avó Silvia já com PID e resolvi me aventurar. 

Ah, sem moedor decente para espresso, nem pensa em comprar Gaggia Classic e Rancilio Silvia. Minha DeLonghi conseguia extrair espressos simples com filtro não pressurizado e café moído em um Mimoso. Na Silvia esse moedor entregava uma cachoeira de café ruim. Só consigo moer para a Silvia no meu Nuova Simonelli MDX ancião. Até encomendei mós novas para ele. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/12/2022 at 17:58, Luiz01 disse:

Pessoal gostaria de uma ajuda, hoje para espresso possuo uma superautomática devido a facilidade de operação para minha esposa e estou para finalizar a compra de uma aram, visando a melhora na qualidade do espresso.

 

Porém me surgiu uma dúvida, realmente a aram compensa, produz um bom espresso em relação as máquinas?

Ou melhor ir para uma máquina de espresso para ter mais qualidade!

O consumo seria mais aos finais de semana, pois na semana nem sempre terei tempo.

 

Sobre as máquinas pesquisei gaggia baby, breville, gaggia Classic e Rancilio Silvia (em ordem do mais barato ao mais caro)

Amigo bom dia!

Em relação a Aram, ela consegue extrair um café de excelente qualidade comparável a máquinas profissionais tranquilamente, por ser uma máquina manual, você consegue controlar o tempo e intensidade da pre-infusão e todo o fluxo da extração, o que só seria possível em máquinas bem mais caras (nenhuma das citadas tem essa funcionalidade), agora tudo tem um contra ponto, em relação a Aram, você precisa realmente gostar do "ritual" do café, ou seja, vai te dar trabalho, você vai ter esquentar água e escaldar a máquina umas duas vezes antes de extrair pra deixar a temperatura da máquina mais estável.

Um ponto negativo é que a Aram não faz bebidas com leite, só café, mas como você já tem uma superautomática, poderia usar o leite da sua máquina atual, e tirar só o espresso na Aram, em contrapartida um ponto positivo a favor da Aram é sua portabilidade, por ser uma máquina manual, você pode levar ela pra onde for, basta ter água quente, o que não necessariamente precisará de energia elétrica, uma vez que você pode esquentar a água no fogão normal, ou numa fogueira se estiver em alguma trilha.

Os pontos são estes, a Aram é excelente para um perfil de usuário que curte perder um tempo regulando tudo até tirar o café perfeito, mas não irá atender o perfil de usuários que querem apenas tomar o café sem muita frescura.

Agora como o @ivoesazevedo já falou aí em cima, você precisará de um moinho bom, independente da sua escolha, então tudo vai do seu perfil e do seu bolso, se optar pela Aram por causa da portabilidade, o recomendável seria pegar um bom moinho manual, pra não precisar de energia elétrica, agora se optar pela praticidade, aí um elétrico vai melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Basicamente, o trabalho inicial (escaldar a máquina duas vezes) é para a primeira dose, as próximas doses, é só limpar o filtro, dar um pequeno flush pra limpar o chuveiro e está pronta pra extrair, nada muito diferente de uma máquina elétrica, a diferença maior mesmo é o dois escaldos iniciais.

O melhor da Aram é justamente o controle manual da pressão da extração, e também gosto dela usar os filtros da La Spaziale que são muito bons, ela vem com o double, eu comprei um filtro single, e é um dos poucos filtros single que eu já testei até hoje que tem um resultado legal na extração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Marcão disse:

Um ponto negativo é que a Aram não faz bebidas com leite, só café, mas como você já tem uma superautomática, poderia usar o leite da sua máquina atual, e tirar só o espresso na Aram,

 

Com relação ao leite, outra possibilidade, também, seria usar uma cremeira: Bialetti, Pressca, prensa francesa...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Pessoal, fiquei ausente na correria, mas voltei!

Primeiramente obrigado a todos pelas opiniões, acabei decidindo por uma manual mesmo, pois não tenho necessidade de bebidas com leite e o uso não é frequente portanto acredito que ritual de preparo não será o problema e o pouco uso em máquinas eletrônicas me causa receio!

 

A Aram evoluiu bastante e as mais novas não achei relato de problemas, e eu vi no Instagram deles, que estão trabalhando em um indicador visual de pressão.

 

Porém ao pesquisar mais sobre as máquinas manuais me deparei com a flair 58, li bons reviews sobre ela, há opção de aquecimento eletrônico e o seu estilo de funcionamento (sistema de alavanca) aparenta ser menos cansativo que a Aram (girando manivela), o investimento nela é maior que na aram, porém estou cogitando a mesma.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...