Ir para conteúdo

Bellows (sanfonas) para menor rentenção


rafaroberth

Postagens recomendadas

Boa tarde, pessoal.

Passei um bom tempo no últimos meses pesquisando Bellows e alternativas para diminuir a retenção do meu Moedor Breville.
Abaixo vou compartilhar minha experiência com esse moedor, e deixo aberto pra quem quiser compartilhar a sua experiência com esse ou outros moedores.

OPÇÕES EM 3D

Dentre as opções em 3D, essas foram as que achei mais interessante:


OPÇÕES A VENDA

Existem muitas opções a venda para esse moedor, possível de comprar de diversos países, mas pouco vale a pena por conta do custo benefício.
Na etsy tem opções muito boas de Bellows para o moedor Breville, mas ganhando em real não compensa muito.

No Aliexpress eu achei os bellows da Cafemasy e uma outra opção mais "fancy" visualmente falando... não achei bonito e achei desnecessariamente caro, no caso essa opção:
https://pt.aliexpress.com/item/1005004774889831.html

Decidi comprar o moedor da Cafemasy, antes de comprar vi pessoas reclamando que o bellow sujava(pq escapava o pó do café) e o grão ficava preso entre os bellows, seria essa a versão "problemática", onde o encaixe do moedor na parte de baixo era mais aberto e pelo que entendi é onde o café escapava, o bellow apenas se apoiava ali
image.png.51478c6d507ddfb902bd801ebc0b25ce.png


Mas vi no Instagram deles que eles estavam com uma versão melhorada desse bellow, onde a parte de baixo fica mais bem presa:
https://www.instagram.com/p/CllM8iOrymK/
image.png.d51c08f3e680e076e4cf67da99e85872.png

Entrei em contato com eles e pedi para disponibilizar no Aliexpress para facilitar a importação. E no dia seguinte já disponibilizaram, são bem atenciosos:
Café expresso única dose funil moedor de café soprando feijão bin funil com fole silicone e alumínio tampa ventilador ar para breville| | - AliExpress
image.png.af16b9d57a282838f89584404ccb19a9.png 
As opções D ou E, são as novas versões.
Comprei e chegou em 9 dias, sendo 7 dias uteis, muito rápido.

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Achei o produto bem acabado, ele tem um dispositivo para a trava do Brevile que funciona muito bem. O bellow tem uma tampa de metal bem pesada
Abaixo um vídeo de montagem dele no moedor:

No vídeo também é possível ver que não tem para onde o café escapar ele desce diretamente para as mós.

Nesse modelo novo de bellow ele é mais alto, acaba criando mais vendo com menor esforço e as curvas são mais espaçadas, dessa forma o café não fica preso.

TESTES RÁPIDOS

Para o teste eu limpei totalmente o moedor, e utilizei o recipiente original, depois limpei tudo novamente e fiz o teste com a sanfona nova.

Meu processo de teste foi:

  • Com a tampa original eu liguei o botão de moer 2x, para tirar o máximo de retenção
    • Eu coloquei os grãos e pesei o resultado
    • Depois eu liguei novamente o motor pra rodar em falso e dei algumas fechadinhas com a tampa pra criar um vento e tirar mais café
      • image.gif.47f3354f88d7cc5b8af7406a9cda9666.gif
    • Ou seja, no caso do recipiente original eu tenho 1 peso de entrada e 2 de saída (saída normal e pós "batidinhas")
       
  • Com o bellow novo eu apenas coloquei o grão, fiz a moagem e conforme ia moendo eu dava leves sanfonadas
     

Os resultados foram:

AL9nZEW8IAazQR7prgdPm13IOd44_lxKGVLW2XGC


No geral eu gostei bastante do resultado.

PS.:
*Lembrando que a Cafemasy tem produtos para vários outros moedores
*Minha balança não é das melhores, então pode não ser 100%

Abaixo vou deixar um vídeo do workflow e mostrar como fica o pó de café, lembrando que ali é a sujeira depois de bastante uso

 

  • Curtir 10
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito interessante, Rafael. Obrigado por compartilhar a experiência. Admiro esse espírito arguto e investigador. Sei que não é bem o foco, mas, quanto à experiência com o moedor, com esta questão da retenção atenuada, passa a abandonar o manual no espresso?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho usado os bellows no Mazzer e usei no Eureka também. Pra mim, eles são um pouco caros (tipos similares ao do Cafemasy), mas funcionam muito bem!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, rafaroberth disse:

Boa tarde, pessoal.

Passei um bom tempo no últimos meses pesquisando Bellows e alternativas para diminuir a retenção do meu Moedor Breville.
Abaixo vou compartilhar minha experiência com esse moedor, e deixo aberto pra quem quiser compartilhar a sua experiência com esse ou outros moedores.

OPÇÕES EM 3D

Dentre as opções em 3D, essas foram as que achei mais interessante:


OPÇÕES A VENDA

Existem muitas opções a venda para esse moedor, possível de comprar de diversos países, mas pouco vale a pena por conta do custo benefício.
Na etsy tem opções muito boas de Bellows para o moedor Breville, mas ganhando em real não compensa muito.

No Aliexpress eu achei os bellows da Cafemasy e uma outra opção mais "fancy" visualmente falando... não achei bonito e achei desnecessariamente caro, no caso essa opção:
https://pt.aliexpress.com/item/1005004774889831.html

Decidi comprar o moedor da Cafemasy, antes de comprar vi pessoas reclamando que o bellow sujava(pq escapava o pó do café) e o grão ficava preso entre os bellows, seria essa a versão "problemática", onde o encaixe do moedor na parte de baixo era mais aberto e pelo que entendi é onde o café escapava, o bellow apenas se apoiava ali
image.png.51478c6d507ddfb902bd801ebc0b25ce.png


Mas vi no Instagram deles que eles estavam com uma versão melhorada desse bellow, onde a parte de baixo fica mais bem presa:
https://www.instagram.com/p/CllM8iOrymK/
image.png.d51c08f3e680e076e4cf67da99e85872.png

Entrei em contato com eles e pedi para disponibilizar no Aliexpress para facilitar a importação. E no dia seguinte já disponibilizaram, são bem atenciosos:
Café expresso única dose funil moedor de café soprando feijão bin funil com fole silicone e alumínio tampa ventilador ar para breville| | - AliExpress
image.png.af16b9d57a282838f89584404ccb19a9.png 
As opções D ou E, são as novas versões.
Comprei e chegou em 9 dias, sendo 7 dias uteis, muito rápido.

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Achei o produto bem acabado, ele tem um dispositivo para a trava do Brevile que funciona muito bem. O bellow tem uma tampa de metal bem pesada
Abaixo um vídeo de montagem dele no moedor:

No vídeo também é possível ver que não tem para onde o café escapar ele desce diretamente para as mós.

Nesse modelo novo de bellow ele é mais alto, acaba criando mais vendo com menor esforço e as curvas são mais espaçadas, dessa forma o café não fica preso.

TESTES RÁPIDOS

Para o teste eu limpei totalmente o moedor, e utilizei o recipiente original, depois limpei tudo novamente e fiz o teste com a sanfona nova.

Meu processo de teste foi:

  • Com a tampa original eu liguei o botão de moer 2x, para tirar o máximo de retenção
    • Eu coloquei os grãos e pesei o resultado
    • Depois eu liguei novamente o motor pra rodar em falso e dei algumas fechadinhas com a tampa pra criar um vento e tirar mais café
      • image.gif.47f3354f88d7cc5b8af7406a9cda9666.gif
    • Ou seja, no caso do recipiente original eu tenho 1 peso de entrada e 2 de saída (saída normal e pós "batidinhas")
       
  • Com o bellow novo eu apenas coloquei o grão, fiz a moagem e conforme ia moendo eu dava leves sanfonadas
     

Os resultados foram:

AL9nZEW8IAazQR7prgdPm13IOd44_lxKGVLW2XGC


No geral eu gostei bastante do resultado.

PS.:
*Lembrando que a Cafemasy tem produtos para vários outros moedores
*Minha balança não é das melhores, então pode não ser 100%

Abaixo vou deixar um vídeo do workflow e mostrar como fica o pó de café, lembrando que ali é a sujeira depois de bastante uso

 

O pessoal por aqui é de alto nível. Só vejo análises detalhadas! :D

Excelente indicação. A retenção nesse moedor incomoda um pouco. E eu sempre acabo colocando 0.2-0.3g a mais para ter a quantidade de café que eu quero no porta-filtro.  Sem contar a perda de café, já que tem que jogar fora uma parte que ficou do dia anterior ou de uma moagem diferente. 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Era o empurrão que faltava para me fazer procurar um fole desses para avançar nas modificações do meu Nuova Simonelli MDX. Preciso encontrar um com o tamanho correto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/01/2023 at 13:02, Octávio disse:

muito interessante, Rafael. Obrigado por compartilhar a experiência. Admiro esse espírito arguto e investigador. Sei que não é bem o foco, mas, quanto à experiência com o moedor, com esta questão da retenção atenuada, passa a abandonar o manual no espresso?

Olha, eu no dia a dia tenho alternado bastante entre o manual e o elétrico.
As vezes eu deixo o manual fixo para coados, as vezes fixo para espressos e as vezes eu alternava o elétrico entre coado e espresso. Essa ultima opção eu fazia menos, por conta da retenção. Talvez agora com o bellow eu alterne mais o elétrico entre coado e espressos
Não fiquei mais de 2 dias sem usar o manual, gosto bastante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/01/2023 at 14:36, eldermarco disse:

O pessoal por aqui é de alto nível. Só vejo análises detalhadas! :D

Excelente indicação. A retenção nesse moedor incomoda um pouco. E eu sempre acabo colocando 0.2-0.3g a mais para ter a quantidade de café que eu quero no porta-filtro.  Sem contar a perda de café, já que tem que jogar fora uma parte que ficou do dia anterior ou de uma moagem diferente. 

 

 

 

Tem uma retenção bem chatinha mesmo, e inconsistente 
O que eu fazia é botar o motor pra rodar em falso mais uma vez e dar aquelas batidinhas(umas 3 só), pra cair o máximo de café que ficou preso

Mas eu tinha medo que essa leves batidinhas pudessem estragar de alguma forma, ao longo prazo, mesmo sendo bem de leve, mas focando em fazer um vacuo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...