Ir para conteúdo

Clube do Baratza Vario ou Mahlkönig


RogerioD

Postagens recomendadas

Carlos, o "problema" que comentei não e nesta junta do funil não, mas sim em um anel de borracha que isola a câmara de moagem dessa área do moedor.

 

Com o painel eletrônico removido e possível ver este anel olhando para dentro de baixo para cima. Também e possível observa—lo por cima ao retirar a mo superior. Basta limpar a câmara de moagem pincelando neste parte para "empurrar" po de café dentro deste compartimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, o "problema" que comentei não e nesta junta do funil não, mas sim em um anel de borracha que isola a câmara de moagem dessa área do moedor.

Com o painel eletrônico removido e possível ver este anel olhando para dentro de baixo para cima. Também e possível observa—lo por cima ao retirar a mo superior. Basta limpar a câmara de moagem pincelando neste parte para "empurrar" po de café dentro deste compartimento.

Quando eu for fazer a limpeza do moedor , vou tentar ver esse anel , mas , me explica uma coisa , em relação a quantidade de café que aparece na foto , havia muito mais cafe no seu compartimento ?

 

Abs.

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

Em geral este pó cai abaixo a área da câmara de moagem quando se realiza a limpeza das mós, pois estando desmontado o disco superior, o acesso para esta parte fica livre.

Uma aspirada por cima resolve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, estava bem parecido, mas um pouco mais no meu.

 

Alexandre, e bem isso, nada difícil de resolver. Contudo, olhando de baixo para cima, vi no meu que fica espaço aberto o tempo todo. Uma simples mudança no encaixe ou o uso de um anel mais largo evitaria isso, por isso que achei esse detalhe abaixo di nível de construção do resto do moedor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Hoje, por curiosidade, eu desmontei a capa traseira do meu Vario. Estava bastante sujo de café. Aproveitei para limpar. Também notei o espaço deixado pelo anel de borracha, o que deve estar provocando esta sujeira. Como os dentritos são bem grandes (não dá para chamar de pó) acredito ser café triturado que não passou totalmente através das mós, senão estariam em estado de pó.

 

Mas gostei da construção. Achei robusto.

 

Uma coisa que que me deixa com a pulga atrás da orelha é a calibração. Estes dias estava moendo café Starbucks em 2-i ou 2-m, não me lembro. O pó saia sem particulado algum e nem tava exigindo prensar o tamper. Lembrando que o café da Starbucks tem torra escura e bem antiga, superior a 6 meses.

 

Troquei o café por um da Cafuné (aqui do Rio). Torra jovem e mais clara. Aí veio a surpresa. Vejo muito particulado no café moído e eu preciso mudar muito o ajuste do meu Vario, de tal forma que nem em 2-c fica do jeito que eu quero. Consegui tirar um belo shot usando 1-e. O problema é meu medo de raspar e danificar as mós. Já calibrei o moinho com aquela ferramenta a alguns meses atrás. Hoje, eu fui reduzindo as duas escalas com o motor ligado, pra ouvir o som, e notei a tal da redução do som já em 2-L. Isto me faz pensar que as mós já estão muito próximas, até demais, mas não é o que parece quando moo o grão da Cafuné. Olhando as mós, aparentemente parecem normais, sem danos. Mas será que desgastei as mós, mesmo que de forma uniforme que não dê para perceber? Como pode um café moer fino e sem particulado em 2-i e outro moer suficiente em 1-e?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torras velhas requerem moagem mais fina. Para moinhos que não tem um ajuste fino como o Vario, esta diferença fica mais evidente. Em um ponto em que chocaria a maquina com café novo. Neste mesmo ponto é enxurrada na certa com café velho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabio , o que vc esta descrevendo , esta normal , eu moro perto da cafuné e de vez em quando eu compro café torrado pelo Thiago , é uma torra muuuito clara , moído parece canela em pó , o café dele parece torrado para coado , no meu vario foi 1D , ficou muito ácido , essa torra produz excelentes coados e french. Com relação ao starbucks é isso mesmo 2i , 2h é o oposto torra muuuito escura.

Se as mos se tocarem a redução de rotação vai ser sensível e em se tocando de leve vc veria uma espécie de polimento nelas.

Quanto a particulado não percebi o aparecimento , mas , um café de torra tão clara , tem uma extração e compactação mais complicados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabio , o que vc esta descrevendo , esta normal , eu moro perto da cafuné e de vez em quando eu compro café torrado pelo Thiago , é uma torra muuuito clara , moído parece canela em pó , o café dele parece torrado para coado , no meu vario foi 1D , ficou muito ácido , essa torra produz excelentes coados e french. Com relação ao starbucks é isso mesmo 2i , 2h é o oposto torra muuuito escura.

Se as mos se tocarem a redução de rotação vai ser sensível e em se tocando de leve vc veria uma espécie de polimento nelas.

Quanto a particulado não percebi o aparecimento , mas , um café de torra tão clara , tem uma extração e compactação mais complicados.

bom saber que é normal. Acho que vou procurar cafés com torras não tão claras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • 1 month later...

Colegas,

 

Acabei de trazer um Vario de fora e gostaria de pedir uma ajuda. Gostaria de sugestões de regulagem para moer para AEROPRESS, para HARIO V60 2 e para FRENCH PRESS.

 

Meu obrigado antecipado à quem puder dar um Help.

 

Abçs !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Já eu raramente faço prensa ou AP. Do Hario tenho usado o espandanguento Krups. Sugiro para este método usar o meio da escala, onde consta coado mesmo. Eventualmente afinar um pouco depois, para ajustar a vazão.

 

Nos tutoriais talvez dê para concluir melhor sobre a melhor granulometria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moçada,

 

Obrigado pela sua atenção !

 

A bem da verdade, eu nem uso FP, mas como trouxe uma Sowden Softbrew, que usa uma moagem tipo FP, pedí esta dica. Na primeira vez que moí pra Sowden, usei o Krups num meio ponto entre o FP e o coado e ficou uma M.... ! Vazou pó para dentro do líquido .... O sabor tava ok, mas tive de deixar 1 dedo de café no fundo ....

 

Abçs !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No espresso uso na maioria que são torras mais claras o 1 D até 1 G, alguns tem que ser na macro 2. Coados no macro 5 e o micro vai ajustando de acordo com sabor e o café, fica em média no meio também, alguns uso o macro 6. Ja na FP, não moo tão além do coado, fica na média do macro 6. Lembrando que cada moinho tem sua regulagem, a minha deixei as mós bem próximas, então não sei se serve como parâmetro ficarmos comparando o que cada um usa, mas da pra se ter uma ideia Fernando

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esquece esse krups Fernando, quer FP, pega o Vario coloca em macro. 10 e seja feliz, vc vai ficar impressionado com a consistência faz no sowden, duvido que vaze algo para o líquido, com o tempo vc vai afinando o pó até achar seu ponto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não faz diferença. Na moagem grossa a regulagem fina é insignificante. É como medir o tamanho de uma quadra e descrever a medida em metros+centímetros onde metros é suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok !

 

Só que acabei de moer em 10 para extrair no Sowden e o fundo da jarra ficou cheio de pó, tipo uma lama ... Eu tô fazendo alguma m.... ou o moedor não tá legal ?

 

Agora me lembrei de ter lido em algum lugar, se não me engano num posta da Anita, que vc precisava moer algumas vezes numa determinada regulagem pra estabilizar as mós e a regulagem. Procede ?

 

Abçs !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...