Ir para conteúdo

ECM Manufacture GmbH - Máquinas para baristas avançados


Rodrigoks

Postagens recomendadas

  • Respostas 1,3k
  • Criou
  • Última resposta

Salve Rodrigo.

 

Interessante que tenhas citado esta característica.

Não por coincidência, há pouco, quando estava preparando a mensagem acima, reparei no acabamento do painel do PID. Especialmente na moldura da máscara negra do visor, integrando-a ao conjunto estético da máquina.

São, de fato, aplicados cuidados extraordinários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o PID parece ter sido escolhido para combinar com a máquina. Não aberra do conjunto, como costuma acontecer em muitas máquinas semelhantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve dr. Vale.

 

E precisas tunar tua Classika?

Larga de ser preguiçoso. Já operas a máquina com maestria, então por que automatizar o controle de temperatura? Sigas pilotando-a como tens feito e deixes este conforto para os mais idosos como eu.

 

Sem brincadeira, comparando a Classika II sem PID com outras máquinas que já utilizei, não estou convencido que o PID é um recurso necessário. Das que já entregamos, testei todas para certificar-me do bom funcionamento. Nos testes, sempre concluí que o controle de temperatura é muito bem feito e nem de longe seria uma preocupação para o operador da máquina. Sinto maior necessidade de expurgos com a Epoca E2G que com as ECM, nas quais a estabilidade térmica é muito eficiente e agradável virtude destas máquinas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto, por isso escolhi um Kia Cerato 2011, versão e marca menos poluído de "linhas fluídas" do grupo :D.

 

Thiago, tenho uma boa ideia para você, vende tua Classika com desconto campeão para mim e pega este modelo novo com PID do Alexandre. Vai demorar um pouco mais para ele ter a Classika na casa dele, mas ele nem se importa ;):D.

 

----

 

Realmente são admiráveis estas máquinas da ECM. O PID me parece ser um bom facilitador, mas, falando sério, eu também não me preocuparia muito com isso tendo uma "normal" dessas em casa. Se em uma Chef Crema Silver já estou conseguindo ajustar a temperatura satisfatoriamente, imagina com uma "Lamborghini" dessas (sim, sou muito mais fã das lambos, especialmente a Diablo e a Murciélago, infelizmente as novas estão tendendo ao mau das "linhas fluídas").

 

De qualquer forma estou curioso sobre a diferença de investimento entre um modelo e outro (Alex, sinta-se à vontade se quiser me mandar uma MP). Se for grande, não vale muito a pena por conta de ser apenas um facilitador. Por outro lado, se for pequena demais, é possível que o modelo sem PID seja descontinuado.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um pouco off-topic, mas acho que o PID ajudará a trazer consistência entre extrações, especialmente naqueles cafés mais exigentes, que precisam de uma temperatura mais específica para extrair no seu melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O preço ficou bom pensando em euros e no restante da linha de máquinas da ECM, o problema é a diferença depois de converter em reais, pois a cotação do euro é lá nas alturas. Não será uma decisão fácil, mas acho que eu iria preferir pegar a versão sem PID e agregar outros acessórios, como o PF naked, por exemplo.

 

Gilberto, também não tenho nada contra, cada caso é um caso, mas é bem como você disse, a tendência é enjoar mais rápido.

 

Bruno, melhor é não ter a grana do que tê-la e ter que controlar a "coceira" por conta de já saber que há outras coisas iminentes e mais críticas a se investir :(.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também tem essa parte de ter o dinheiro mas não poder gastar...

 

Quanto ao PID, sou bem iniciante nesta área, mas a impressão que tenho é que o PID faz mais sentido em máquinas piores do que nas melhores. Posso estar errado, mas não vejo necessidade em uma máquina desta. Claro que é legal, mas é dispensável.

 

Verdade seja dita: se eu tivesse dinheiro ilimitado para gastar hoje, não compraria tudo do mais caro. Ficaria bem satisfeito com qualquer moedor que me entregasse uma boa moagem, consistente etc e que não desse um trabalho do cão ou que tivesse muito desperdício de café.

 

Já para a máquina, ficaria satisfeito com qualquer uma que esquentasse rápido, mantivesse a temperatura adequada sem necessidade de se preocupar muito, pressão adequada, consistência, pudesse ser consertada, manutenção relativamente simples e preferencialmente um bico de vapor que funcionasse bem para espumar o leite.

 

Dentro destes quesitos, optaria pelos equipamentos mais baratos que se enquadrassem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre , seria realmente viável instalação de PID nesse tipo de equipamento ? Acho que o modelo que já vem com o PID de fábrica possui os sensores introduzidos dentro da caldeira em pontos específicos . Creio que por mais que o termopar tenha reação rápida as variações de temperatura ,sua colocação na parte externa da caldeira não dará o mesmo resultado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Salve.

Primeira Classika II com PID estará a caminho do Brasil na próxima semana. Depois irá para Campinas/SP. Um companheiro aqui do CdC será o feliz proprietário. Parabéns pela escolha.

Enquanto isso, eu fico aguardando a montagem da minha que, por ser para tensão de 110-127 V, só será montada a partir de janeiro/14.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Salve

 

Não por coincidência, mas a resenha indicada pelo Bernardo já é fruto da nova estratégia comercial da ECM Manufacture para o mercado norte americano, posta em prática no segundo semestre de 2013.

 

Antes havia um distribuidor, cuja eficiência foi questionada perante a constatação de que poucos esforços empregava para o desenvolvimento da marca.

A rede de distribuição foi repensada e novas alianças comerciais estabelecidas para aumentar a visibilidade e o conhecimento das máquinas ECM por possíveis compradores.

A empresa WholeLatteLove mostra o primeiro filme, na verdade um "teaser" apresentando a ECM Technika IV Profi Switchable (WT/WC). O vídeo é muito bem feito. Aconselho que o assista em modo de "tela cheia" e alta resolução.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Salve Rodrigo.

Possivelmente sim. Ainda assim surpreende por ser uma caldeira de 3/4 de litro.

 

As primeiras extrações foram feitas após, ao menos, 15 minutos, pois fiquei observando a fase de aquecimento monitorada pelo PID e após atingida a temperatura fui tratar do moinho e da preparação do pó. Quando efetivei a extração a temperatura da bebida estava como deveria, mas não medi a temperatura do grupo e tampouco da água.

Como já era tarde da noite quando iniciei, preferi deixar para amanhã as observações mais específicas.

 

Mas farei aqui um relato dessas observações à medida que as realizar.

 

Na verdade, quero correr com as verificações da revisão de entrega para enviar, o mais breve for possível, a máquina para o cliente que a encomendou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelos testes que já fizeram com outra máquina de duas caldeiras e mesmo grupo, portanto configuração semelhante de caldeira dedicada ao E61, o grupo chega lá nuns 25-30 minutos. Talvez depois dos primeiros 10 minutos alguns expurgos podem ajudar a acelerar.

 

Essas configurações com o grupo E61 e caldeira dedicada usam de 0,5L a 0,8L de caldeira em temperatura alta, de 10°C a 20°C acima do desejado (sabe qual o offset dessa ECM, Alex?). Numa máquina comercial, normalmente com um trocador de 400ml, o técnico teria que deixar a caldeira em algo como 0,5 bar, mas o vapor ficaria fracoleta. Com a caldeira em 1 bar, a temperatura do trocador é bem mais alta e o barista tem que saber dar os expurgos para trabalhar.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Alexandre, pela bela máquina e pelo brilhante profissionalismo que dedica ao que faz!!!

Ao pobre comprador, desejo que não infarte na ansiosa espera, para que possa apreciar os belíssimos expressos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa mais uma ECM no BR, o grupo está aumentando rss, espero que o feliz proprietário faça parte aqui do forum... parabéns ao Alexandre e ao futuro/feliz proprietário :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

Dando continuidade à avaliação das ECM Technika IV Profi, no HB foi publicado uma comparação com uma LM comercial co 2 caldeiras.- Linea PB.

Alguns avaliadores confessaram que o sabor das doses eram tão próximos que poderiam ser confundidos.

É importante ressaltar que trata-se de uma máquina para residências, da categoria "prosumer" comparada a uma máquina comercial de projeto recente que incorpora muitas novidades tecnológicas em benefício de sua operação.

 

Esse é o link: http://www.home-barista.com/reviews/ecm-technika-iv-review-t28146.html

 

2_ecm_technika_iv_kitchen2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.


×
×
  • Criar Novo...