Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 09-03-2020 em todas as áreas

  1. @Lucas Lopes Mota eu pessoalmente não conheço esse modelo citado, mas pela foto parece ser um moinho comercial de mós planas, o que em tese atenderia bem pra espresso sim, mas não posso afirmar com certeza porque não conheço esse modelo.
    2 points
  2. Então, o café precisa de 7 dias para descansar depois de torrado. Durante esses 7 dias é que o café vai liberar uma grande quantidade de CO2, esses gases fazem com que a extração fique inconsistente. O ideal então é comprar um café que já tenha passado desse período de liberação de gases (entre 7-14 dias) da torra. Depois que ele liberou os gases ai sim você precisa guardar o cafe em um recipiente hermético e o consumo tem que ser de no máximo 4-5 semanas. Acima de 6 semanas voce já vai notar um sabor ruim na bebida. O café deve ser guardado em um local fresco, seco e escuro! muito importante isso, guarde seu cafe em um armário longe da luz! Isso vai manter seu café fresco por mais tempo. Alguns fatores chaves pra se levar em consideração: Humidade - Os grãos, verdes ou torrados, são higroscópicos ou seja, eles absorvem humidade do ar ou de qualquer outra coisa que esteja ao redor deles. A maioria dos saobores do café e a cafeína são solúveis em água, daí da pra entender que expor o café a humidade vai diminuir a qualidade do seu espresso. Luz do sol - a luz ultravioleta é um mutagênico que afeta o café e outros tipos de alimentos causando a quebra de compostos químicos. Calor - Temperaturas acima de 25 graus vai acelerar o processo de envelhecimento do seu café, levando os óleos pra superficíe do grão mais rapidamente e aumentando a taxa de liberação do dióxido de carbono. Oxigênio - Exposição do café ao ar faz com que os gãos oxidem e percam sabor. Expor os grãos à qualquer um desses fatores vai fazer com que os grãos envelheçam rapidamente. Lembrando que o CO2 é extremamente importante para se fazer a crema do café! A crema é justamente a emulsificação dos óleos e o CO2. É preciso experar que o excesso seja extraido durante os 7-14 dias, no entanto após esse período, os óleos e CO2 existentes nos grãos tem que ser preservados. Espero ter te ajudado a sanar as dúvidas. Se precisar de mais alguma informação estamos ai!
    2 points
  3. Pelo que eu andei lendo basta usar bicarbonato com água fervente em uma vasilha por 30 minutos para desentupir. No meu caso não entupiu, pois eu usei moagem de média para gross. Eu regulei no meu moedor, ele é manual tipo o da Hario Slim. Então, eu virei a "rodinha" debaixo até o sétimo clique. Mas eu vou vou pegar um café normal tipo Pilão para fazer um teste. É que a maioria do pessoal de casa toma café normal e a idéia é fazer todo mundo usar ele. Se não der certo, só eu vou usá-lo.
    1 point
  4. A minha resposta é um bocado off topic, mas os melhores moedores manuais que eu conheço são os da Orphan Espresso. Tenho um Pharos que foi feito à mão e foi enviado pelo fabricante para o Brasil em 2013 que é um tanque de guerra com mós italianas de 68mm. Neste momento, os moinhos já não são feitos à mão nos EUA, mas numa fábrica em Taiwan, mas isso não é desabono de qualidade. https://www.oehandgrinders.com/OE-Pharos-20-Manual-Coffee-Grinder_p_108.html
    1 point
  5. @Netocoffe em relação ao tipo de mó, tanto de mó plana, como cônica são indicadas para moagem para espresso, a maioria dos moinhos comerciais trabalham com mós planas, já os domésticos (adequados ao preparo de espresso), em sua maioria são mós cônicas. Existe muita oferta de bons moinhos no mercado, acho que um ponto de partida seria saber para qual finalidade você vai utilizar, e qual vai ser a demanda de café moído diariamente pra poder escolher um que seja mais adequado ao que está procurando. Sobre os comerciais alguns bons moinhos são: -> Rancilio Kryo, MD40, MD50 -> Quamar m50, m80 -> Mazzer Robur, Super Jolly -> O próprio Malhlkönig que o @mrcoffeafox citou, além do EK43, tem o K30 também muito bom -> Os Cimbalis e os Faema, dos quais um muito legal é o Enea -> Obel Mito -> VFA com doser e automatizado (adaptação feita pela Italian Coffee) Tem diversos outros modelos excelentes, pra todos os bolsos, eu pessoalmente não conheço nenhum moinho manual comercial, o motivo é simples: em ambiente comercial, não seria muito produtivo você gastar cerca de 1 minuto pra moer apenas uma dose de café, rs Sobre os domésticos, aí sim temos excelentes moinhos manuais, dos quais o melhor e mais elogiado por todos aqui no forum sem dúvida os Bravo Mini e Debut do @Gilberto, a grande vantagem dos manuais é baixíssima perda de café na moagem, é ideal pra nós hobistas justamente por isso, tem também o Mimoso, que é um moinho simples e de baixo custo, mas que produz uma moagem boa o suficiente para extração de um espresso. Já no campo dos domésticos elétricos temos vários também, dos quais posso citar: -> Breville Smart Grinder -> Baratza Encore, Virtuoso, Preciso, Vario, Sette 30, Sette 270, Sette 270Wi -> Nemox -> Mazzer Mini, e Mini Electronic -> Rancilio Rocky -> Gaggia MDF E por aí vai, como você pode ver, não faltam opções, então acho que pra ajudar melhor, primeiro é interessante definir o objetivo, a carga de uso e o quanto está disposto a gastar, aí é mais fácil direcionar as dicas. Um abraço!
    1 point
×
×
  • Criar Novo...