Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 30-04-2020 em todas as áreas

  1. Finalmente ! Posso mostrar meu cantinho, depois que a tão esperada Torino chegou! Gostaria de agradecer ao forum e os integrantes que de alguma forma me ajudaram, mas principalmente o @FRibeiro que me ajudou DEMAIS e continua me dando muitas dicas, que tambem é dono de uma Torino e ja experiente nas extrações.
    3 points
  2. Boa tarde, Vim atualizar sobre o pé de café. Em 04/2019 ele estava assim Agora em 04/2020 está assim : Essa semana eu fiz uma colheita dos grãos. Abraços.
    2 points
  3. Não sou nenhum especialista, mas isso daí tá com cara de ser aquela borracha que veda o portafilter. Parece que quando a pressão aumenta começa a vazar pelas bordas do portafilter.
    2 points
  4. Eu migrei de um Hario Slim para o Breville, pelo mesmo motivo que vc, começou a se tornar só cansativo moer na mão. Aqui no Brasil tem muito poucas opções fácil mesmo e importar agora tá bem complicado por causa do dollar. Acho que vai se dar muito bem indo de Breville ou o Encore. Mas, se tem espresso em mente acho que o Breville parece se sair um pouco melhor que o Encore, o pessoal que manja mais pode confirmar isso. Esse do link que postou parece ser para moer grande quantidade, não tenho certeza, mas acho que a consistência dele não vai ser igual aos outros.
    1 point
  5. Eu nunca usei um, então não posso afirmar por conta própria. Mas já li e já ouvi falar bastante sobre ele, e só maravilhas. Então, diria que sim. Outra coisa é que ele é bem versátil a ponto de ser um moinho adequado tanto pra moagens finas quanto mais grossas.
    1 point
  6. Tem o bravo mini e o futuro bravito que ficam mais ou menos nessa faixa de preço. Inclusive na sessão de classificados tem um bravo mini a venda por R$2000,00 Dá uma olhadinha lá Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk
    1 point
  7. Exato! Tem de trocar o anel de silicone que veda. Tem a venda no MercadoLivre e é relativamente barato.
    1 point
  8. Boa tarde Gilberto, Onde adquiro seus moedores? Gostaria muito de compra-lo . Se existe lista, como faço para entrar? Obrigado, Erik
    1 point
  9. Up! Enviado de meu MI 8 Lite usando o Tapatalk
    1 point
  10. Pode ser bruto e menos preciso que outras soluções mais caras e mais sofisticadas, mas é melhor que o de lâminas e eu não quero cansar muito moendo cafés para mais pessoas. Aqui em casa, de cada vez, preciso moer cinco doses: dos expressos duplos e um simples. Quando tenho visitas, então, qualquer coisa mais lenta e que demande mais esforço é simplesmente extenuante e vergonhoso. O triste é que a gente pula de um patamar de poucas centenas de reais diretamente para mais de mil. Quando se aprende a ficar exigente, a coisa até assusta no início. Quando eu chegar no ponto de comprar um Bravo, estarei na dúvida se já não será a hora de subir um pouco e passar para um elétrico decente... Não é à toa que muitos entusiastas chutam o balde e praticamente viram colecionadores e acumuladores.
    1 point
  11. Então, agora os resultados. Repeti as medições três vezes e os resultados são quase idênticos. Vou só mostrar a última medição aqui. Do ponto de vista metodológico teria muito para escrever, p.ex. que em cada amostra de 6g de pó foram analisadas na faixa de 10-12 milhões de partículas em 15.000 fotos. Tb é importante ressaltar que considero essas medições bem exatas, para os meus moinhos, mas que os meus moinhos não necessariamente são representativos para cada modelo/empresa. Como recebi alguns pedidos de incluir o Vario com mós de aço no teste, fiz isso tb, embora uma moagem para espresso demora quase 1min com ele e assim quase vira inviável. Bom os resultados: Eixo y é a contribuição média para o volume da amostra, x o diametro médio das partículas em escala log (veja tabela para uma descrição melhor). Aqui uma versão cumulativa desse gráfico (eu acho mais fácil para entender; é importante considerar a escala log, assim pequenas diferenças no fim das curvas tem um efeito enorme na granulometria): E um resumo da analise (diametro, esfericidade, simetria, e razão largura:comprimento das partículas): Algumas conclusões pessoais (entre muitas conclusões possíveis): 1) Usei um café de torra média+, já passou do ponto que eu acho agradável no espresso, a torra matou a acidez e tinha bastante sabor de torra e amargor. Com os moinhos que entregam uma moagem mais homogênea, e assim um diametro médio menor de partículas (Vario com mós de aço, Eureka) esse café ficou muito nojento. Já com os moinhos com moagem mais heterogênea (Debut, Aergrind) esse café ficou quase bebível. Claro que o efeito com torras claras é outro ... 2) Na comparação Bravo Mini - Debut, o meu Mini claramente entrega uma moagem mais homogênea do que o Debut. Gosto mais do Mini para torras claras e do Debut para torras médias. Já suspeitava que tem a ver com a granulometria, agora tenho certeza. 3) Nenhum dos meus moinhos é unimodal (tipo EK43), mas justamente os dois que acho mais interessantes para torras claras (Vario com mós de aço e Eureka) são mais unimodais (ou com moagem mais homogênea) do que os outros. 4) Observando algumas das imagens que o equipamento fez, achei nenhuma diferença notável na forma das partículas entre os moinhos. Como os índices de esfericidade e simetria, e a razão largura:comprimento tb foram bem parecidos entre os moinhos, creio que a forma geral das partículas não faz muita diferença. Já a superfície microscópica que as cortes de mós diferentes causam pode ser uma outra história... Abçs, Burny ****************************** EDIT: Consegui fazer os gráficos no formato da Mahlkönig (volume total de classes logarítmicas de tamanho). São histogramas apresentadas como curvas, e assim meio duvidosas, mas interessante para comparar:
    1 point
×
×
  • Criar Novo...