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Mostrando conteúdo com maior reputação em 17-07-2020 em todas as áreas
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Fala Gaggianos, beleza? Venho trazer o relato da instalação do PID na minha Gaggia Baby Caffita System Ocorreu tudo certo, depois de comprar o sensor correto, esperar três meses ele chegar da China, fiz a instalação seguindo várias dicas da internet e, por fim, está funcionando muito bem, e já tirei bons espressos (que podem melhorar). Agora é ajuste fino. Um dos principais é a configuração do PID, tenho um REX-P100. Basicamente é ajustar o SV; comecei com 90oC (foto), subi para 103 (amargou muito), e agora em 94oC me parece bom. Já tenho que me dar por satisfeito, pois mais que isso é o controle da moagem, e como tenho um Hario manual, e as vezes me vejo na necessidade de estar entre duas regulagens. Valeu galera, comentem aí! abração!2 points
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Pessoal, Com minha ajuda, o Marcos, que fábrica gaxetas de silicone para máquinas de café espresso, desenvolveu uma para a fiamma. Vale muito a pena, pois dura umas dez vezes mais que as de borracha. Quem quiser comprar me manda Mp que eu direciono oara ele.1 point
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Achei um ponto q consegui um café bom pro meu paladar. Fico com aquela coisa q pode melhorar ainda um pouco. Mas já consegui achar uma sequência boa. Moi 20g de pó num ponto que estabeleci do moedor. Em 30 segundos de extração o café na xicara tem saído com 62g. Ficou ótimo, uma boa crema. Só acho q dá pra ajustar de leve pra ficar pouquíssima coisa menos pro amargo e mais pro ácido. Mas pode ser o perfil do café tb.1 point
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Bom Dia Fabio, Isso, reduzindo a tensão RMS. A grosso modo é como se você ligasse e desligasse o motor na tomada. Com isso ele teria tempo sem corrente fluindo e a rotação mantida pela inércia. Esse surtos são curtíssimos pulsos transientes de alta tensão em relação a tensão de alimentação e de polaridade inversa. Esses pulsos até onde sei não são prejudiciais a bobina do motor, mas sim ao dispositivo chaveador. Como no caso de controle de AC normalmente é feito por TRIAC não tem problema porém como no caso de relés onde se tem de usar um diodo em paralelo para proteger o semicondutor chaveador. A rede elétrica também fica "suja" com transientes devendo ser usado filtro de linha no dimmer. Agora na parte prática da questão estou presumindo que você quer "amaciar", reduzir a rotação do moinho, acredito que pelo fato de existir um pensamento de que rotação elevada pode pelo atrito dar calor excessivo nos grãos. Na minha opinião, veja bem na minha opinião, isso está muito mais pra preciosismos de que efeito prático na realidade. Porque além do mas, quando o fabricante escolheu a rotação foi levado em conta outros fatores como tamanho, eficiencia da mó (Burr), dissipação do calor pela estrutura e etc. Eu nunca vi um moinho de café de fabrica com controle de velocidade. Se existe, eu não sei. Até onde sei você pode controlar com Triacs, que mas ou menos um PWM baseado no angulo da fase ou PWM "puro" com onda quadrada variando o Duty Cycle nesse caso mas para DC. No caso do Triac você vê que o ideal é que a carga seja resistiva no caso do motor AC há perda de torque por razões óbvias de ser aplicado menos força (energia eficaz). No caso de uma furadeira por exemplo você começa com baixa rotação mas não faz muita pressão, o que diminui necessidade de torque e paulatinamente aumenta a rotação e pressão. No caso do moinho de café ele parte da inercia e com carga maxima necessitando de todo o seu torque. A maioria desses moinhos são direct drive, sem redução de carretas e quando tem redução o motor é menos potente. Tenho um liquidificador que veio de fabrica com dimmer mas o motor tem 1.000 Watts e tem redução por carretas. O motor deve ter rotação elevada, as carretas reduzem, dando torque suficiente para a partida e o dimmer controla a velocidade. Ou talvez no caso do liquidificador o motor seja ainda de DC controlado por PWM de onda quadrada onde a tensão nominal e corrente são aplicadas na partida. Mas esse conjunto foi projetado para ser assim, tendo sido pensado nessas variáveis todas. Abraço e boas experiências!1 point
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Amigo, sofri para achar tamper de 51mm...rsrs No Forum tem o Sr. Gilberto com um excelente tamper dinanométrico. @Gilberto Eu adquiri um tamper, também muito bem feito, com o João, da JC Tamper https://www.instagram.com/joaojctampers/?hl=pt-br Se vc quiser, posso te passar o contato dele1 point
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Nesse momento no moedor está o Baden Café Frutado. É a segunda vez que compro e não me arrependo (primeira vez que compro em grãos, tendo em vista que o moedor chegou hoje mesmo)! Foi o primeiro frutado que comprei e gostei bastante, na prensa francesa.1 point
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Toooooop! Parabéns meninos! Vou aguardar as análises do Burn para decidir e falar sobre. Gratidão Cordialmente Ricardo Gobbi Embaixador e moderador do clube do café Venda de máquinas e moedores e torradores de café 34- 99937-12221 point
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Reinstalou a peneira? No vídeo me pareceu um único jato de água. Deveria ser como um chuveiro. Mas parece que resolveu o problema. Faz um extração de espresso e vê como fica. Parabéns e bons cafés!1 point
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Olá Clube, muito já foi discutido nesse tópico, porém gostaria de revivê-lo para compartilhar um pouco da experiência que estou tendo com meu Hario Mini (Slim). Já faz uns 4 meses que estou com ele, no início era o meu melhor moedor e utilizava somente para espressos, deixando o Krups para coado. Acontece que o Krups era muito limitado e acabei trocando ele por um Nemox Lux. Quando o Lux chegou e acertei a moagem dele para espresso fiquei impressionado com a qualidade da moagem e isso me fez ter um olhar diferenciado sobre o Hario Mini, passando ele a ser o limitado... Nesse ponto eu já não utilizava mais o Mini pra espresso e então decidi tentar melhorar a consistência da moagem dele para coados. Para isso fiz alguns mods: primeiro a porca autotravante (ou parlock); depois introduzi uma maneira de repetir a granulometria adicionando uma régua e um sistema de ajuste; e por fim fiz a modificação sugerida pelo Rodrigo na primeira página, onde ele coloca os adesivos para melhorar o alinhamento (aqui). A primeira modificação é extremamente importante, pois permite um ajuste stepless já que os passos da porca original são muito grandes. Porém, na minha opinião, só vale a pena fazer esse mod se fizer a segunda modificação da régua. Como isso é a única coisa inédita que estou dizendo até o momento, vou tentar explicar melhor como eu fiz. Primeiro, eu medi o comprimento do arco da circunferência e preparei uma régua no Pothoshop com frações de volta. Segue régua: Meu objetivo é manter um registro através de voltas e frações de volta da granulometria, por exemplo: para espresso eu uso por volta de 1 e 1/16 avos de volta; para coados 1 volta e meia; e para Prensa Francesa 2 e 1/8 avos de voltas. Para garantir que a leitura da régua seja única a cada reajuste é necessário introduzir uma rotina de leitura. Para fazer isso é necessário estabelecer um ponto 0 do moinho. No meu caso é logo quando as mós se tocam. Uma vez que o zero está definido eu fiz uma marca na mó superior e estendi essa marca pela mó inferior, pela parloc e pela chave de boca nº 11 com o objetivo de deixar tudo alinhado. As fotos são autoexplicativas: Na próxima foto está uma leitura de 1 e 1/8 de volta: Para o álbum completo com as fotos: https://www.flickr.com/gp/124413837@N08/tb6dR4/1 point
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Hoje finalmente tive tempo de implementar no Hario Mini o mod que sugeri nesse post. Primeiro, desmontagem e limpeza. (foto 1) Nos contatos do eixo com o corpo, fiz espessamento com fita adesiva pra diminuir a folga. 3 ou 4 voltas bastam. Deve-se cuidar o sentido de colocação da fita, contrário ao do giro do eixo durante a moagem, para que não descole com facilidade. (foto 2) A mó externa também tem folga no contato com o corpo, o que procurei eliminar com a fita. Acho que foram umas 5 voltas. As rebarbas que aparecem retirei depois com um estilete. (foto 3) A mó interna tambem joga com a bucha de plástico que faz o contato com o eixo. Coloquei fita ali, mas por causa do formato não muito propício da peça acabou não ficando bom. A mó interna ficou descentralizada em relação à externa, possivelmente por uma distribuição mal feita do enchimento. Acabei retirando a fita dessa peça mais tarde. Mas não desisti dessa última modificação ainda. Acho que com mais paciência conseguirei um bom resultado. (foto 4) Remontado o moinho, fiz um teste. Segue a foto comparando as duas moagens, ambas com 8 clicks do ponto zero. À direita, a moagem feita antes do mod. À esquerda, após implementadas as modificações. (foto 5) Acho que na foto não ficou muito nítido, mas a moagem depois do mod ficou ligeiramente pior, pois a colocação de fita na bucha da mó interna acabou por descentralizar o eixo desta, resultando em um pó mais heterogêneo. Resolvi então tirar a fita da peça da foto 4, e testar de novo. Daí funcionou que é uma beleza. Pó bem mais homogêneo que nas amostras anteriores. Não sei se na foto aparece isso muito bem, mas eu gostei muito do resultado. (foto 6) Mais tarde moí com 5 clicks pra extrair um espresso, e ficou muito, mas muito bom mesmo. Pó bem mais homogêneo que antes. Não tenho foto dessa moagem. Resultado da experiência: valeu fazer o mod. Fique anotado que ainda pode ficar melhor, pois eu não retirei totalmente o jogo do eixo (de propósito, queria ver como o aparelho se comportava com menos folga) e das demais peças envolvidas na moagem. Também a bucha da mó interna, foto 4, permite ajuste, apenas sendo necessário um pouco mais de esmero pra fita não descentralizar a mó.1 point