Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 12-03-2021 em todas as áreas

  1. A 3 Corações chama de café especial na frente do pacote mas o selo oficial presente é da qualidade Gourmet. Estou até surpreso porque na real não acho uma diferença tão gritante pra especiais salve algumas exceções. Eu já provei esse Cerrado Mineiro e ele tem um perfil muito frutado, não sei explicar bem mas ele até se distancia um pouco de "gosto de café" pra mim (é o único que não comprei mais da linha). Não tenho muita bagagem de sensorial mas por mais que a embalagem diga notas de frutas amarelas na real me remete mais a algo como um chá de fruta de casca vermelha que não sei explicar. Ele é o mais diferentão, em aroma, tudo, deveria ser o mais perceptível dos disponíveis em mercado. Impossível você dizer que ficou 300% amargo, que não sentiu diferença nenhuma. Faz uma xícara de tradicional ou extra-forte e uma desse gourmet lado a lado e prova cada uma sem açúcar, um simplesmente tem gosto de carvão super queimado! Alguns, mesmo especiais, com torra mais escura em que as notas sensoriais já são descritas como "chocolate" por exemplo você até vai sentir um amargor, mas nunca gosto de carvão, é leve ou até desejável (pense chocolate amargo). Você não vai sentir o açúcar de biscoitos / refrigerantes industrializados e das sobremesas super cheias de açúcar branco e leite condensado dos brasileiros não, imagina o gosto de uma ameixa seca ou um damasco seco no máximo. Sinta o aroma que vem da xícara, literalmente leve ela no nariz pra sentir antes de beber. Deixa o café ficar numa temperatura que não vai queimar sua língua e tenta beber mais com a ponta dela, se concentra em sentir o que vem na ponta quando você bebe. Você pode tentar também sorver (beber com barulhinho), o ar entrando junto com a bebida vai espalhar mais ela em toda a sua língua pra você conseguir sentir o sabor mais por inteiro. A torra e moagem recente é importante mas no máximo você vai perdendo a percepção dessas nuances de sabores, amargar mais com o tempo de torra ele não amarga. Então imagino algo errado como estar utilizando uma água muito quente pra extrair, você pode até ferver mas espera 1 min antes de jogar sobre o café. Seguiu a proporção da embalagem pra ter uma base? Aguado não deveria estar, mas não espere petróleo, a xícara ficará com café mais translucido (isso não impede ele de ser saboroso!) esse Cerrado Mineiro eu acho até que vai pra um lado quase avermelhado. Mesmo nesse filtro tradicional estilo Melitta ou pano não jogue a água toda de uma vez, existe técnica, primeiro jogue um tiquinho só pra cobrir todo o café, espere a água passar toda uns 30 segundos, jogue um pouco mais de água, espere de novo, nesses momentos mire no café em movimentos circulares do centro para as bordas e voltando (mas não jogue água na borda do filtro/pano pois pode fazer ela passar "direto" pelo lado do bolo de café invés de extraí-lo), por fim despeje o resto da água, Veja esse vídeo por exemplo:
    2 points
  2. Kkkk, o meu é o "amontoadinho do café". Tive de fazer uma estante pros metodos.
    2 points
  3. Não sei se o post ainda é discutido, mas eu tenho há mais de 20 anos uma Pezzetti de 6 cafés, a qual utilizo muito pouco pois só eu tomo café em casa. Comprei uma chinezinha de 2 cafés por achar que de 2 cafés me seria mais útil, e por ser vermelinha ia combinar com a cozinha... péssimo investimento, ela deixa um sabor residual horrível no café. Mesmo tendo escaldado antes do primeiro uso e preparado a primeira tirada só com água, fiz uns 2 cafés preparados nela e desisti, quase virou vaso de flores. Comprei a Bialetti de 2 saídas (não sei qual o nome do modelo, a que tem 2 canos de saída direto pra xícara) e o resultado é completamente diferente. Nunca descobri se o sabor ruim da chinesa era devido ao metal de baixa qualidade, ou a junta de borracha.
    2 points
  4. Olha só.... Além de fazer um bom café, É muito prático de usar. E disparado o mais fácil de limpar. Eu diria que corre sério risco de vira teu método principal para coado. ..... Deixei 2 posts para separar bem os dois aspectos
    1 point
  5. Eu já tinha visto sobre isso, em https://aeropress.com/use-it-now/evolution-of-aeropress/ MATERIAIS USADOS NA CAFETEIRA AEROPRESS Todas as peças do AeroPress, exceto a vedação de silicone e os filtros de papel, são atualmente e têm sido feitos de polipropileno desde julho de 2014. Todos os materiais usados no AeroPress são livres de BPA e ftalatos(desde agosto de 2009.), são feitos nos EUA e são FDA e UE aprovado para uso em contato com alimentos."
    1 point
  6. @Davi Zera, há quanto tempo bebes café sem açúcar? Eu abandonei o açúcar (nunca usei adoçante) no café gradativamente, em um período de semanas ou poucos meses, mesmo com café Melitta Extra Forte. Ao fim do processo, café revelou-se uma bebida completamente diferente, para mim. E pude ir em busca de mais satisfação. Doçura nos cafés especiais não é gosto de açúcar. Pode ser difícil de reconhecer sem uma adaptação do paladar. Junto vem acidez, corpo e outras características. Quanto a "seguir as regras", isso é uma afirmação que, sem a descrição dos procedimentos, não significa muito para que possamos ajudar. Para melhor aproveitar as características do café, é necessário que a torra seja recente, o que é difícil de conseguir em pacotes vendidos em mercados. Quando vou às compras, sempre procuro essa informação. Raramente faço café passado em casa, mas quando faço, uso como ponto de partida uma proporção 1:10. 10g de café para 100ml de água. Posso ajustar isso nas próximas extrações, de acordo com cada grão que experimento. Há muito tempo, descobri que cada café tem uma "faixa ideal" de preparo. Alguns ficam bons mais concentrados, outro mais diluídos. Precisas experimentar. Experimentei alguns cafés desses da Três Corações, e até achei bebíveis, embora não excelentes. A marca tem uma série de cafés de outros países, podes tentar também. Acho divertido variar. O conselho que já recebeste, eu repito: tenta obter um café especial com torra recente. Poderá servir para comparação. Ah, completa o teu perfil com a tua localização. Sabendo em qual região estás, é mais fácil recomendar cafés mais próximos, com melhores chances de ter torrar frescas.
    1 point
  7. @Thales Fernandes, bacana o cantinho, em especial o toque de que não é necessário ter tantos badulaques. Aliás, quando você quiser de desprender desse mundo consumista, pode se lembrar dos seus companheiros aqui do Clube do Café e fazer umas doações, que a gente faz um sacrifício e aceita, em nome do desapego -- brincadeira. rsrs Na real: muito legal mesmo; me ajudou a bolar umas ideias para o meu.
    1 point
×
×
  • Criar Novo...