Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 14-06-2021 em todas as áreas

  1. A pitcher eu tenho uma de 350ml, pra fazer um único capuccino pra esposa dá certinho. Pra extrair uma dose menor a partir de uma receita que já te agrade, acredito que você deva tornar a extração mais lenta (mais pó, moagem mais fina, mais pressão), de modo que no mesmo tempo que você tirava um 3:1 agora vc tira um 2:1. Assim o tempo de contato do café com a água quente será o mesmo, a fim de manter o mesmo paladar (acidez/amargor) só que nesse tempo vai ter corrido menos água. Citaram acima a receita de americano usando o espresso. Acredito que seja a mesma lógica. Quando o cara quer uma xícara maior, se ele mantiver a mesma receita de 30s e depois apertar o botão de novo pra passar mais água pelo pó, totalizando por exemplo 60s, vai ter um resultado diferente pq esse excesso de tempo em que o café fica "cozinhando" na água quente vai tirar mais amargor. Por isso na receita de americano se extrai o espresso normal (30s) e depois acrescenta água quente. Assim mantém o mesmo paladar só que mais diluído. Sobre o moinho, antes de qualquer conclusão, teste cafés diferentes. Cafés velhos e/ou oxidados exigem moagem bem mais fina. Cafés com torra clara também. Enquanto cafés com torra escura parece que "desmancham" mais fácil mesmo numa regulagem grossa, cafés com torra clara são mais "duros" e precisam de uma regulagem mais fina do moedor. Tem cafés menos densos que enchem o filtro duplo com 18g enquanto outros cafés levam 22g pra encher. E assim por diante. Esses cafés mais artesanais de pequenos vendedores na minha experiência até agora, apesar de frescos, têm decepcionado bastante na consistência da torra (uns grãos claros e outros queimados) e seleção dos grãos (muitos grãos pequenos e quebrados). Enquanto isso o orfeu clássico comprado na amazon não tem erro, fica fácil tirar espressos ótimos e consistentes, mesmo chegando com 2 meses de torra.
    1 point
  2. Chegou um moedor novo, Fiorenzato F64E, e agora a moagem vai que vai. Consegui tirar o meu primeiro shot de espresso na Europiccola, mas ainda não está como eu quero. Ainda preciso gastar umas horas ajustando a finura da moagem pra ficar 100%. Vamos ver. Fiz a caca de não tirar foto antes de tomar os shots.
    1 point
  3. Passou hoje no "Pequenas empresas, grandes negócios" na TV. Empresário cria 'café sólido' e vende mais de 1 milhão de unidades em um ano. Segue o link para a reportagem escrita: https://g1.globo.com/economia/pme/pequenas-empresas-grandes-negocios/noticia/2021/06/13/empresario-cria-cafe-solido-e-vende-mais-de-1-milhao-de-unidades-em-um-ano.ghtml (Não faço ideia se o produto é bom ou não.)
    1 point
  4. Que azar . Eu tive um Vario W , mas não gostei , depois de alguns meses anunciei aqui no grupo e vendeu . Você acha bons moedores para espresso mais barrudos com ótimos preços, Mazzer, Fiorenzato , Macap , Rancilio.... . Aqui no grupo tem o Alexandre Cabeça e o Fogo Ruivo que sempre tem equipamentos a venda . Enviado de meu Mi A3 usando o Tapatalk
    1 point
  5. Minha descoberta do dia hoje foi o Americano. Testei fazer v60 com o moinho no ponto mais grosso mas não ficou legal, afinal, o moinho não foi projetado para isso. De manhã geralmente prefiro um café mais longo pra durar mais... Hoje experimentei um americano e ficou muito bom! Mais saboroso do que moendo o mesmo grão que tou usando no moedor de lâminas pra. V60... Tirei um expresso duplo (60g) e dilui com água quente da própria máquina! Quem não testou aí, fica a dica! Abraços e bons cafés! Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk
    1 point
  6. Nessa outra foto a medição ficou ruim, pq o acesso não ajuda. Mas é legal pra ter uma visão geral da peça. @Filipe Lamim e @philipurquiza
    1 point
  7. Pessoal, depois de inúmeros testes com a minha Oster, consegui descobrir o motivo da inconsistência em se tirar vários espressos consecutivos na máquina. Se for extrair apenas um (no máximo dois) espressos, tranquilo. Mas se for mais que isso, o que parece ocorrer é que o moedor vai absorvendo, rapidamente, o calor da caldeira da máquina e vai esquentando, o que nos obriga a ir afinando a moagem a cada extração consecutiva. Quando utilizei o meu moedor Breville/Tramontina (ao invés do moedor acoplado à máquina), mesmo depois de 5 espressos consecutivos a moagem e tempo de extração se mantiveram. Ou seja, a máquina em si é bem consistente. O real problema está no moedor ser acoplado à máquina. Para quem tem outro bom moedor, poderá tirar vários espressos seguidos, sem problemas. Mas para quem só tem o moedor da máquina, terá que conviver e se adaptar. Espero que ajude, pois esse era um problema que me incomodava demais. Principalmente quando recebo visitas e quero servir um espresso de qualidade e padronizado.
    1 point
  8. Galera, recentemente fiz um tutorial de latte art no meu canal. Mostrei na prática como tenho feito latte art e fiz um compiladão de várias dicas que podem ajudar. Vou deixar o link do vídeo aqui!
    1 point
×
×
  • Criar Novo...