Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 05-11-2021 em todas as áreas

  1. Sei que é um assunto já bem batido aqui no fórum, porém não parece ter um tópico realmente organizando em faixas de preço. Sou proprietário de uma cafeteria em uma cidade do interior do Paraná (25 mil) habitantes e estou utilizando máquina alugada já fazem 2 anos (Astoria Tânia de um grupo). Porém quero sair do aluguel e comprar uma máquina. A Astoria me passou um orçamento de 26mil para adquirir a Tânia usada que já está comigo, juntamente com o moedor Ceado, ou 29 mil se eu preferir uma Tânia zero km, são valores muito altos para mim e para o volume de vendas que tenho. Gostaria da ajuda de vocês para criar uma lista para ajudar todos, com as melhores máquinas por faixas de preço. - Máquinas profissionais até 10 mil reais. - De 10 a 20 mil. - De 20 a 30 mil. Existe muita informação sobre máquinas de alta performance. Porém é difícil encontrar modelos para quem precisa de algo profissional mas não tem necessidade de grande volume, como as cafeterias de interior ou de bairros afastados. Minha necessidade hoje: de 15 a 25 expressos dia / de 5 a 15 vaporizações de leite dia.
    1 point
  2. Eu tenho a impressão que controla sim, diminuindo a potência da pré infusão. Para corrigir isso, coloco o dimmer na potência máxima e depois da pré infusão, giro até a marca dos aprox 9 bar para os cafés mais ácidos. Para os mais chocolate- caramelo, não sinto diferença e não faço isso. Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk
    1 point
  3. Eu entrei nessa conversa porque estava fazendo modificações similares na minha Poemia e o papo estava interessante por aqui. A Poemia não tem pré-infusão. Mas o que me parece é que o dimmer reduz, por exemplo, 10% da vazão independente da etapa. 10% de 15 bar é muito maior que 10% de 2 bar. Acho que é por isso que você não vê muita diferença
    1 point
  4. Fiz novos testes, agora fixei de maneira muito melhor o manometro, sem vazamentos e com aquele cenario que o @gabrieltravassos falou, um fluxo pelo bico vaporizador semelhante a de uma extração (cerca de 30ml em 30 seg). A minha cafeteira "extraiu" a 9,5 bar originalmente. Acredito que com o dimmer eu consiga diminuir um pouquinho essa pressao e obter os 9 bar ideais. Sem fluxo como consegui melhorar a vedação e fixação do manômetro ela chegou a 11 bar. Fiz vários testes, a pressão mesmo um bom tempo depois de desligar a bomba se manteve em 9bar no porta filtro, e o mais importante a mangueira não explodiu em nenhum momento kkkkkkk Outro fator importante e que eu fiz o maximo pra manter o porta filtro, e mangueiras frios, porque quando esquenta a mangueira se torna mais maleavel e tende a inflar mais facilmente com a pressao. Proximo passo, abrir a dita cuja e instalar o dimmer.
    1 point
  5. @Caio Oliveira acho que você tem razão em relação a OPV: só trocando a mola mesmo, não faria sentido aquela junção não ser selada. Então, lendo um pouco sobre o kit das Gaggia, vi que uma galera simplesmente cortou a mola. O que é bem tranquilo, visto que a resistência da mola é linear. Um cuidado que eles mencionam é de cortar uma espiral por vez, medir no manômetro, e ir ajustando lentamente até os 9 bar ou a pressão que for. Cabe até tirar uns shots para ver se realmente prefere um shot com a OPV a 9 bar ou 10 bar. E aí, entra outra discussão interessante, que remete à explicação do @gabrieltravassos sobre medir a pressão no grupo ou com uma pequena vazão simulando o fluxo durante a extração. Os gringos tretararam numa conversa em que alguém mediu a pressão com filtro cego e durante uma extração, chegando a 2 bar de diferença. E começou uma teorização sobre pressão estática, pressão dinâmica, diferencial de pressão quando a bomba é vibratória ou rotativa, enfim, toda a conversa é interessante, mas longa e técnica em alguns momentos, caso queiram ler na íntegra: https://www.home-barista.com/espresso-machines/why-difference-in-pressure-between-blind-filter-and-brewing-t10807.html Minha conclusões: a diferença é maior com bombas vibratórias chegando a 2 bar de diferença; farei a modificação somente com o manômetro instalado; o processo é tão simples que vale a pena cortar a mola (se der errado, eu importo o kit da Mr Shades por 17,50 libras esterlinas ou uns 150 reais com frete incluso, e enviam para o Brasil); por gostar de torras mais claras é bem provável que não vou querer minha OPV em 11 bar, talvez 11,5 (ref filtro cego) levando a 9,5 durante a extração, então pretendo cortar a mola lentamente como sugerido; como não tenho portafiltro com manômetro, devo usar como referencial a pressão na bomba durante a extração real de um café padronizado. Aproveitando, hoje testei um café mais cítrico (Valério Nacacio do Fruto Mineiro) e também ficou excelente com 95% da potência no dimmer. Amanha quero ver se testo pré-infusão.
    1 point
×
×
  • Criar Novo...