Eu acho que funciona para o PID. Mas reduz a área de contato do termostato, caso queira mante-lo funcional, e não sei se isso tem alguma implicação no desempenho futuro via termostato.
No meu caso, optei por desconectar tanto o termostato de vaporização como o de extração. Liguei a resistência direto no PID e o utilizo tanto para vaporizar como para extrair espressos. No topico da Poemia tambem tem umas informações sobre a minha implementação. Obs: quase nunca vaporizo leite, só fiz uns testes pra dar informação para o pessoal do fórum.
Outra coisa que reparei: no seu caso, a resistência fica do lado de fora da caldeira, ou esse anel é um termobloco? A água passa dentro dessa ferradura? Se for uma resistência externa, a medição pode ficar mais imprecisa, pois imagino que vá aquecer a carcaça da caldeira primeiro, depois a água dentro da caldeira. Talvez tenha que procurar um ponto melhor pra medição, mas eu não sei dizer onde. Acho que você vai ter que testar um pouco. De qualquer forma, se posicionaram o termostato ali, deve ser uma das melhores localizações.