Chegou o dimmer e já instalei!
Como mencionei anteriormente, comprei o dimmer BRX 2000, genérico, poderia ser qualquer outro acredito eu, mas resolvi usar um que já foi testado em máquinas de espresso. E funcionou!
Para quem quiser reproduzir, algumas dicas:
1 - Para abrir a máquina, você vai precisar de uma chave estrela, aquelas que se usa em notebook, por exemplo:
Tem dois parafusos na tampa superior e dois embaixo do painel frontal, em frente ao grupo. Também será necessário remover os botões de vaporização e de extração. Esse vídeo mostra como abrir a máquina:
2 - Em 110 V, você precisa descobrir qual é a fase, não adianta instalar o dimmer no neutro, pois você vai variar X% de zero. Para descobrir se está mexendo na fase ou neutro, pode usar uma chave teste ou multímetro. Com a chave teste, é só encostar a ponta da chave e se tiver tensão é a fase. Com o multimetro, ajuste para corrente alternada na faixa de tensão superior a 110V, segure a ponta “comum” e a outra ponta coloque no fio. Se tiver qualquer tensão, digamos de 30V que seja, é a fase.
Em 220 V, você não precisa saber qual é a fase, pois ambos os fios são fases. Você poderia até se enganar e pegar o terra, mas é muito improvável.
3 - No meu caso, escolhi interromper o fio que sai da chave seletora para a bomba (vermelho), pois além de desconfiar que aquela já era a fase (mesmo assim testei), manteria o funcionamento da máquina como usual, ao invés de fazer uma extração pelo botão do dimmer como muitos fazem. Depois de calibrar o dimmer para a pressão desejada, é só girar o botão como fazia anteriormente e vou extrair o café como antes, porém, a 9 bar.
Na hora de testar esse fio, para ver se é a fase, lembre que ao girar a chave seletora, a bomba vai ligar e vai cair água do grupo, mesmo sem o reservatório, pois sempre fica alguma água nas mangueiras e caldeira. Eu coloquei um pote embaixo do grupo na hora de testar.
4 - Lembre de remover o reservatório de água e a bandeja antes de começar a mexer na máquina. Meio óbvio, mas as vezes esquecemos. Eu esqueci de remover a bandeja e num movimento em falso derramei cafe na mesa. Uma lambança digna de trapalhões… rs…
5 - Eu optei por tirar o dimmer da caixa original, e usei a arruela e porca pra fixar no painel da máquina. O furo eu fiz com ferro de solda:
6 - Antes de furar, verifique se a posição do botão do dimmer não vai interferir no botão de vaporização, conforme as fotos acima.
7 - Você pode escolher outra posição para o dimmer. Eu tentei apertar perto da caldeira pois queria deixar o espaço maior, ao lado do reservatório, para uma futura instalação de SSR e PID, que ocupa muito espaço e é um upgrade que estou estudando também.
8 - A calibração, como estou sem manômetro ainda, fiz pela vazão, conforme comentários anteriores. Ajustei o dimmer até extrair 65 ml de água em 15 s, vazão que corresponderia a 9 bar. Tirei a água pelo chuveiro sem portafiltro. É uma aproximação, talvez grosseira, mas é o que temos para hoje….
9 - Fiz apenas 3 testes de extração. Tem que afinar bem a moagem. Ainda não cheguei no ideal. A melhor foi 17g in / 33g out em 23 s. O café saiu com menos crema que eu estava tirando, mas o sabor estava melhor. Vou continuar os testes nos próximos dias e reporto aqui novamente. 3 cafés 1h da manhã, acho que já foi demais por hoje… kkk…
Por hoje, é isso. Espero que outros repitam e compartilhem os resultados aqui também.
Bons cafés a todos!