Opa, tudo certo?
A ideia de substituir o difusor já passou pela minha cabeça, até por que o alumínio realmente fica com aspecto bem ruim com o passar do tempo.
Com relação a condução térmica, o alumínio ainda é um excelente condutor, entre os melhores junto ao cobre.
Por este motivo muitas máquinas profissionais utilizam caldeira de cobre ou latão (que é composto por cobre, zinco, chumbo e ferro), sendo os dois melhores condutores que o alumínio mas também bem mais caros. Por isso máquinas que não são comerciais utilizam caldeira e grupo com difusor de alumínio, pois comparado com cobre e latão é bem mais barato mas ainda um excelente condutor térmico.
Acredito que um ponto importante a ressaltar é a questão da corrosão galvânica.
Metais mais nobres tendem a acelerar a corrosão de metais menos nobres quando em contato um com o outro. No caso o inóx pode sim fazer o alumínio da caldeira apresentar algum tipo de corrosão com o passar do tempo, justamente pelo contato com o difusor ser de inóx.
Esta corrosão muitas vezes aparece no alumínio como um pó branco, que na maioria das vezes não chega a danificar a estrutura (precisando de anos para isto na maioria dos casos). Um exemplo é o caso dos parafusos de inóx que prendem a caldeira de alumínio na carcaça da máquina, onde muitas vezes já apresenta este "pó branco" na área próximas aos parafusos de inóx mesmo com pouco tempo de fabricação.
Acredito que o principal motivo para instalarem o difusor de alumínio junto a caldeira também de alumínio seja esta questão da corrosão galvânica, além do custo é claro.
Em máquinas comerciais onde a caldeira é de cobre ou latão geralmente o grupo todo também acompanha o mesmo tipo de metal.