@Fabricio Queiroz Tbm sou iniciante no mundo dos cafés, vou te passar minha experiência, porque, de fato, os preços não são condizentes com quem está conhecendo o meio. É um susto grande pensar que o brasileiro "comum" gasta 10 reais em 500g de café e, se quiser aprimorar, precisa gastar 2000 reais só num moedor (pensando em alta qualidade, claro).
Mas sim, nossos equipamentos são limitados. Aqui vou explicar o que eu tenho feito pra tentar extrair o máximo deles.
Diferentemente de vc, eu não tenho onde experimentar um "café de verdade", por morar em cidade muito pequena e ter feito apenas passagens mais rápidas por BH devido pandemia. Ou seja, não tenho parâmetro de sabor e talvez vou ter o mesmo sentimento que vc quando provar. Então, acabo me atendo aos parâmetros de preparo, desde que eu ache o café gostoso.
Compras que eu percebi serem essenciais:
1 - filtro não-pressurizado
2 - moedor manual de mós (não lâminas). A galera fala muito bem do Timemore C2, disponível nas lojas chinesas. Ainda é "carinho", mas, hoje, sabendo da importância de um moedor, eu compraria ele. Tenho um que custou 90 reais na Americanas, fiz umas adaptações que aprendi aqui no fórum pra melhorar o ajuste dele e está satisfazendo, mas vale investir um pouco mais, se puder.
3 - usar sempre cafés com torras recentes. Compre novinho e pouca quantidade, para consumir em menos de 1 mês. Nem precisa ser café especial de 100 reais o kg. Estou comprando um gourmet de um torrefador local, 40 reais o kg, e está bom.
Acabei de comprar um tamper, porque o da C-08 é bem ruim, e um distribuidor. Mas vem da China, ainda não posso dizer que farão grande diferença no café. Mas, no preparo, terei mais facilidade, com certeza.
Quanto ao preparo, vou falar apenas considerando o espresso duplo, de 60ml. A Mondial C-08, minha cafeteira, parou de enviar o filtro single, então minha única experiência é no duplo.
1 - Conceito de brew ratio (BR): proporção entre café (pó) e a extração total (extração + crema). Até onde eu saiba, o BR dos espressos é de 1:2 até 1:3, ou seja, se usar 20g de café, a extração deve ter 40 a 60ml. Os meus espressos tem sido de ~60ml com 16g de pó. Ou seja, passa um pouco do BR, mas está ótimo assim. Quando tento corrigir, fica abaixo de 1:2. Então ainda estou em testes nesse quesito.
2 - Tempo de extração: 25 a 35 segundos desde o momento que ligou a bomba, mesmo antes do café pingar. O que eu imagino que esteja acontecendo com vc: extração muito rápida. Os primeiros segundos da extração é pura acidez. Respeitar o tempo de extração é importante para equilibrar a acidez, amargor e demais propriedades.
3 - Compactação do pó: sugiro usar um padrão de força que vc consiga sempre repetir. Ou seja, uma força "natural". E controlar o fluxo a partir da moagem, em vez de ficar ajustando a força da compactação a cada preparo. No filtro pressurizado original, eu não podia fazer compressão alguma. Caso contrário a extração ficava super lenta.
4 - Moagem: moagem pra espresso é fina. Eu ajusto a moagem conforme tempo de extração. Extraiu rápido, 60ml em menos de 25 segundos? Afine a moagem. Muito devagar? Engrosse.
5 - Torra: torras médias/claras são mais ácidas, como a extração do espresso é rápida, o café tende a ficar mais ácido ainda. Então, prefiro torras média-escuras.
6 - Temperatura: minha cafeteira não tem ajuste de temperatura da água. Então, não é uma variável que eu consiga controlar. Mas recomendo esquentar todos os equipamentos antes do preparo (cachimbo, filtro, xícara).
Aqui um tópico da minha "evolução" com um vídeo de como estão meus espressos agora.