oi pessoal, td bem?
Apenas trazendo um final meio simples para a história toda. Conversando bastante com técnicos e pessoas com anos de Gaggia, pesquisando na internet, percebi que o acúmulo de óxido acontece principalmente pela falta de uso. E a partir de 2 semanas sem uso já seria motivo para esse acúmulo. Dessa forma, eu pensei que poderia ser que o boiler estivesse simplesmente "sujo" de óxido de alumínio devido o longo tempo que a máquina ficou no estoque da loja. Então resolvi promover um enxágue simples, mas com muitas repetições — praticamente eu soltei 100% da água do container umas 10-15x via grupo e via vaporizador.
Sim, a quantidade de esfarelado foi diminuindo, diminuindo, até chegar ao ponto que não saia mais nada. Zero. Água totalmente limpa. Venho usando a máquina diariamente (com certa intensidade e prestando muita atenção) e, realmente, agora não sai sequer 1 sujeirinha. Então dei o caso por resolvido.
Caso aconteça a infelicidade de surgir novamente o esfarelado, vou usar a garantia da máquina e pedir revisão do boiler.
Fica a dica para futuros compradores que, por acaso, venham a ter o mesmo problema.
Obrigado a todos que colaboraram a respeito desse tópico.