Ir para conteúdo

Rafael Simas

Senior Members
  • Total de itens

    263
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    11

Rafael Simas last won the day on 23 Agosto

Rafael Simas had the most liked content!

2 Seguidores

Sobre Rafael Simas

  • Data de Nascimento 10-04-1997

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Localização
    São Paulo
  • Equipamento
    Flair 58, Eureka Mignon Zero, Fellow Ode Gen 2, KINGrinder K6, KINGrinder P2

Últimos Visitantes

2.917 visualizações

Rafael Simas's Achievements

Rising Star

Rising Star (9/14)

  • Very Popular Rare
  • One Year In
  • Dedicated
  • Reacting Well
  • First Post

Recent Badges

136

Reputação

  1. Eu tenho exatamente esse do link do ali que o amigo postou. Vendo por R$50,00. Se tiver interesse só chamar no privado, estou em São Paulo capital.
  2. Rafael Simas

    Moedor DF54

    Eu iria de DF54, mesmo para poucos shots moedor manual cansa para espresso. Em situações como regular um café novo, com 3 shots seguidos eu já ficava um pouco incomodado. E imagino que tenha uma chance alta de taxar já que com o remessa conforme diminuiu muito os produtos que são inspecionados, então é mais fácil cair na fiscalização. Eu ja consideraria o imposto cheio, como fazia antes do remessa, e se vier abaixo é lucro. Mas aí pelos preços próximos iria no df54.
  3. Depende do seu uso, mas um ponto a se considerar de máquinas profissionais desenvolvidas para uso comercial sendo utilizada em casa, são o espaço que ocupam na bancada, geralmente necessidade de conexão direta na rede hidráulica da casa ou fazer adaptação com galões e bomba, consumo energético e tempo de aquecimento para tirar o primeiro espresso, já que tem um boiler grande. Se eu ficasse a maior parte do tempo em casa para tirar vários espressos durante o dia. e curtisse principalmente bebidas com leite , consideraria uma máquina profissional, do contrário iria com as voltadas pra uso doméstico mesmo.
  4. Depois de toda confusão com o modelo EVO, críticas do mercado e concorrentes com modelos competitivo, a gaggia parece que deu o braço a torcer e vai lançar um modelo com boiler de latão. Não achei nada oficial mas já tem alguns indícios picados. https://www.wholelattelove.com/pages/whole-latte-love-giveaways?rdt_cid=5005593486620199966 "The Classic Pro E24 is the newest update to Gaggia’s legendary semi-auto, now with an all-brass boiler" https://www.bluestarcoffee.eu/Mobile/en/Gaggia-Boiler-brass/m-m-6176.aspx "This is the new brass boiler, which is currently available on the 2024 Classic Pro versions."
  5. Pensaria no Baratza Encore ESP na Pasquali Máquinas. Se considerar importação aí o DF54 na amazon ou starseeker e55 no aliexpress parecem ter bom custo benefício.
  6. A OPV de 9 bar ajuda muito mas com o dimmer acredito que de para obter resultado parecido. Sugiro que assista o vídeo do lance hedrick em que ele explica em detalhes a diferença de pressão e fluxo, pode te ajudar a entender melhor o que está acontecendo na sua extração. Fluxo e pressão são relacionadas no sentido de que um maior fluxo leva a um aumento mais rápido da pressão, mas são coisas diferentes. Não tem como converter 9 bar em 130 ml em 30s, por exemplo. Você pode ter um fluxo altíssimo e resistência baixa (moagem grossa) que sua pressão não vai chegar em 9 bar. Assim como você pode ter um unico pingo caindo e uma resistência muito alta impedindo a passagem de água (ex. Filtro cego) que quando o grupo encher de água poderia chegar em 9 bar ou mais. Acho que você deve se guiar mais pela pressão acompanhando pelo manômetro e não ligar para posição do dimmer.
  7. Normal pra máquina sem solenoide, eu deixava um pitcher do lado e tirava o copo assim que delisgava e colocava o pitcher pra recolher esses pingos.
  8. Cara tive gaggia, aram e estou com a flair. Com certeza o espresso manual fica melhor, principalmente na flair que tem uma estabilidade térmica boa. O perfil de pressão deixa o espresso mais redondinho, e da margem para experimentar diferentes perfis para cada tipo de grão. E o principal é que é muito mais difícl ter um espresso ruim de fato. Além do perfil de pressão reduzir muito algum sabor indesejado como amargor e adstringência, você consegue consertar o shot no meio, por ser manual. Por exemplo, se a moagem está muito grossa e você percebe que vai passar muito rápido, segura ali na pré infusão por um tempo longo e só depois sobe a pressão. Se está muito fina, você pode também segurar um pouco a pré-infusão para toda a água se acomodar no bolo e depois extrair o shot inteiro a uma pressão de 6 bar, por exemplo. Com a flair eu nunca mais tive aquela extração que vai pra pia, o que com semi automática as vezes acontece quando está regulando um café novo.
  9. Imagino que não teria problema fazer em saco plástico bem vedado. Só acho os potinhos mais práticos.
  10. Rafael Simas

    Moedor DF54

    Vou responder sem nunca ter testado nenhum deles. Acho que os dois dao conta mas sao melhores em espresso. O SD40 por ser de mós cônicas com alto rpm provavelmente vai puxar pra um coado mais doce e encorpado, com menos clareza. O DF54 deve ser um meio termo melhor nos coados, para o meu gosto. Mas sinceramente é bem difícil ter um moedor que seja ideal para os dois, principalmente se como para muita gente, prefere um perfil mais encorpado nos espressos d de mais clareza nos coados. Minha sugestão é focar no moedor elétrico pra espresso, e pra coado pegar um manual.
  11. Exato e o ponto é que o fazer café é tão ou mais importante no hobby do que tomar o café. Tem que gostar do processo. Nesse sentido a comparação com o espresso de outras cafeterias não abrange todo o prazer do hobby. Como alguém questionar se com determinado instrumento vai conseguir tirar um som em casa no nível de um música ao vivo que toca em algum lugar. O que você quer é tocar o instrumento.
  12. Na minha opnião sim, principalmente depois de pegar a prática. Em casa você sempre vai conseguir ser mais cuidadoso com seu espresso do que uma cafeteria, e fazer exatamente o que te agrada (depois que descobrir como e o que é que mais te agrada kkk), então mesmo com uma máquina e moedor simples, mas num patamar que já sejam indicados para espresso, acredito que você tenha um teto mais alto de qualidade da bebida. Porém provavelmente vai ter menos repetibilidade e um piso bem mais baixo, pq vai ter café novo que no primeiro dia vai estar completamente desregulado, alguma variação na temperatura, um puck prep que saiu mal feito, etc. Faz parte.
  13. Como assim o contrário do manual? Quando eu usava só a borachina branca interna nunca tive problema nenhum, pouquissimas vezes devo ter tirado inclusive. A preta externa nunca usei.
  14. Seguem links OLX e ML: https://sp.olx.com.br/sao-paulo-e-regiao/para-a-sua-casa/utensilios-para-cozinha/tamper-de-precisao-58-5mm-mhw-3bomber-1331182060? https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-5015267788-tamper-de-preciso-585mm-mhw-3bomber-_JM
×
×
  • Criar Novo...