regisassao
Senior Members-
Total de itens
2.147 -
Registro em
-
Última visita
-
Days Won
251
Tudo que regisassao postou
-
Achei no Mercado Livre: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1211793149-hd8323-guarnico-do-porta-filtro-para-cafateira-saeco-33879-_JM
-
Show de bola! Depois me fala o resultado dos seus espressos. Eu ainda não estou totalmente convencido da vantagem de ter o dimmer. E tive que parar os testes porque a guarnição do grupo está vazando. Aliás, me parece que a sua também. No seu vídeo, tem um momento que parece vazar água entre o grupo e portafiltro. Pelo que pesquisei, é hora de trocar a guarnição (anel de borracha). A minha deve chegar amanhã, vou trocar e vamos ver se fica boa. A minha está vazando mais que a sua, mas começou com essas gotas menores também. Sobre a OPV, eu estou seguindo aquele tópico também, na Breville. Me parece que lá eles podem ajustar a pressão rosqueando num sentido ou outro, mas em outro fórum, eles mencionam que pode ser que não dê para abrir o suficiente para atingir a pressão desejada sem vazar: https://wiki.circuitlaunch.com/OPV-replacement-mod-Breville-Barista-Express-d048fa44db9b400c9235a9771930f97b Pelo que você bem observou, se fizemos isso na Poemia, também vai vazar na região do anel de silicone. Olhando o vídeo do Milen Stoitsev, ele comenta pouco depois de 5’ que ele não sabe indicar o ponto certo de aperto, mas sugere fazer um café e se vazar água pela junta, tem que apertar mais um pouco. Isso vai dar os 15-16 bar que ele menciona: Então, acho que a solução é abrir a OPV e cortar a mola até chegar nos 9 bar. Ou arranjar anéis de silicone mais grossos, diversas espessuras, pra ir testando. Outra opção, é colocar uma OPV metálica (alternativa proposta no mesmo link acima, do Circuit Launch). Pelo que entendi, nesse caso, a válvula é ajustável no parafuso sem causar vazamento: O problema é que essa válvula custa 40 dólares. E não encontrei nada similar no Aliexpress por enquanto.
-
Caramba! Eu não desmontei a bomba/caldeira, só peguei um fio que sai da chave seletora e coloquei o dimmer, sem colocar conectores espada/faston nada sofisticado, emendei na fita isolante mesmo. Como o seu precisa de alimentação fase e neutro, achei que daria para puxar só um neutro da base e jogar pra cima… que trampo hein? Ainda bem que comprei aquele outro tipo de dimmer. Fica aí mais uma lição para os próximos: escolher um dimmer que vai direto na fase. Agora que você já desmontou, aproveita e já instala o PID. Senão, não vai ter coragem de desmontar de novo… rs…
-
Fiz o OPV MOD na minha Breville e olha oque aconteceu!
regisassao respondeu ao tópico de Mauricio farias em Máquinas de Expresso
Esse detalhe eu não sabia. Faz toda a diferença. Por isso que dá uns picos conforme diminuímos mais a potência. Aqui não me afetou em nada, foi bom pra testar pré-infusão. Mas se usar um naked acho que não vai dar muito certo mesmo. Também desconhecia esse detalhe. Pelo que você falou e pelas posições no dimmer vs diminuição de vazão, acredito que o potenciômetro no BRX 2000 seja logarítmico. Mas não medi pra atestar. Quando eu instalar o manômetro e modificar a OPV eu comento os resultados aqui. Valeu @Pedro Freire! Ótimas explicações! Abs! -
Dicas de restauradores de cafeteiras
regisassao respondeu ao tópico de Bruno F em Novidades e Sugestões
Fale com o @#magaldiespresso ou com o @Fogo ruivo -
Preciso de sugestões de um nome!
regisassao respondeu ao tópico de marcelo77740 em Novidades e Sugestões
Vou fazer um brainstorm aqui - BitoLatte - Espresso da meia-noite (se não conhece, melhor ler sobre o filme antes… rss) - Carpe Coffeum - Orme orme - Tik Coffee -
Há uns tempos atrás, o @#magaldiespresso estava anunciando peças de Poemia sucateadas. Acho que ele tinha comprado uma para reformar outra e sobraram peças. De repente ele tem.
-
Agora a SCG só vende o naked e com pandemia está meio complicado de alguém trazer… quem sabe daqui uns meses. Valeu! Quanto as peças, tente falar com a Tecno Service: https://www.tseletronica.com Foi lá que vi a mangueira original. Eles se dizem ex-funcionários da Philips que abriram o negócio quando a fábrica fechou e que vendem e dão manutenção. Mas esse tipo de problema é meio chato mesmo. E pode ter várias causas. Você já sabe que é o bico mesmo? As vezes é só um anel de vedação.
-
Fiz o OPV MOD na minha Breville e olha oque aconteceu!
regisassao respondeu ao tópico de Mauricio farias em Máquinas de Expresso
Eu não vi diferença entre dimmers que pesquisei, nessa faixa de 20-50 reais, exceto potência e tensão de operação. Para mim, são todos lineares, pois usam potenciômetros resistivos (ou estou enganado?). Também não encontrei a informação de que o BRX 2000 era logarítmico. Como funcionou pra você, peguei aquele mesmo. Eu deduzo que a variação é grande e não linear porque o dimmer vai cortando “fatias” da senoidal com área sob a curva diferentes por não ser uma onda quadrada. Além disso, em 110V, quando cortamos 10% da potência para um dado ângulo no dial, teríamos cortado 5% apenas em 220V, pois no primeiro caso só tem uma fase e no segundo não cortamos 5% da segunda fase também. Acho que dá para resolver mudando o projeto do dimmer, com um potenciômetro de faixa mais ampla, por exemplo. Mas aí fica complexo pra mim. Talvez até já tenha, mas ninguém específica o potenciômetro nos dimmers vendidos e eu também não medi o meu. Algum engenheiro eletricista ou técnico eletrônico poderia comentar aqui? Eu até tenho um diploma, mas nunca atuei na área técnica e já esqueci o que aprendi mais de 20 anos atrás… rs… -
Fiz o OPV MOD na minha Breville e olha oque aconteceu!
regisassao respondeu ao tópico de Mauricio farias em Máquinas de Expresso
Sábio! Esse negócio de ficar mexendo no dimmer durante a extração é muito confuso. Variações pequenas no dial produzem uma variação muito grande na xícara, principalmente sendo minha máquina 110V. Hoje tentei fazer pré-infusao com um valor, extração em outro, finalizando com um posição intermediária, tentando reduzir a pressão nesse final para diminuir o amargor. Uma experiência que vi num vídeo do Kyle Rowsell. Resultado: me embananei e superextraí o café. Normalmente tiro próximo de 2:1 e saiu 2,7:1. -
Fiz o OPV MOD na minha Breville e olha oque aconteceu!
regisassao respondeu ao tópico de Mauricio farias em Máquinas de Expresso
Eu entrei nessa conversa porque estava fazendo modificações similares na minha Poemia e o papo estava interessante por aqui. A Poemia não tem pré-infusão. Mas o que me parece é que o dimmer reduz, por exemplo, 10% da vazão independente da etapa. 10% de 15 bar é muito maior que 10% de 2 bar. Acho que é por isso que você não vê muita diferença -
Estão bem consistentes essas medidas. Com dimmer, o melhor ajuste pra mim foi em 95% da vazão. A minha deve estar entregando pressão parecida com a sua. E bate também com aquela discussão no Home Barista, uma diferença de 1,5 bar. E fica comprovado que abraçadeira de parafuso aguenta o tranco. Já essa mangueira inflando é assustador. Isso explodindo a 9 bar e mais de 70 graus não deve ser bonito… Bom tomar cuidado e até trocar a mangueira. Já vou verificar se tem alguma indicação de pressão na que encomendei… Mas estava pensando aqui… se está saindo a 9,5 bar, a maior vantagem do dimmer vai ser fazer pré-infusão. Com dimmer a 95%, a regulagem também ficou mais difícil. 1 clique de diferença no moedor está produzindo mais diferença na xícara. Pré-infusão, fiz dois testes por enquanto, o primeiro foi bom, no segundo me atrapalhei com os botões e desconsiderei. Preciso fazer um lado a lado também. Uma dúvida @Caio Oliveira: que portafiltro é esse mesmo? Um La Spaziale usinado?
-
@Caio Oliveira acho que você tem razão em relação a OPV: só trocando a mola mesmo, não faria sentido aquela junção não ser selada. Então, lendo um pouco sobre o kit das Gaggia, vi que uma galera simplesmente cortou a mola. O que é bem tranquilo, visto que a resistência da mola é linear. Um cuidado que eles mencionam é de cortar uma espiral por vez, medir no manômetro, e ir ajustando lentamente até os 9 bar ou a pressão que for. Cabe até tirar uns shots para ver se realmente prefere um shot com a OPV a 9 bar ou 10 bar. E aí, entra outra discussão interessante, que remete à explicação do @gabrieltravassos sobre medir a pressão no grupo ou com uma pequena vazão simulando o fluxo durante a extração. Os gringos tretararam numa conversa em que alguém mediu a pressão com filtro cego e durante uma extração, chegando a 2 bar de diferença. E começou uma teorização sobre pressão estática, pressão dinâmica, diferencial de pressão quando a bomba é vibratória ou rotativa, enfim, toda a conversa é interessante, mas longa e técnica em alguns momentos, caso queiram ler na íntegra: https://www.home-barista.com/espresso-machines/why-difference-in-pressure-between-blind-filter-and-brewing-t10807.html Minha conclusões: a diferença é maior com bombas vibratórias chegando a 2 bar de diferença; farei a modificação somente com o manômetro instalado; o processo é tão simples que vale a pena cortar a mola (se der errado, eu importo o kit da Mr Shades por 17,50 libras esterlinas ou uns 150 reais com frete incluso, e enviam para o Brasil); por gostar de torras mais claras é bem provável que não vou querer minha OPV em 11 bar, talvez 11,5 (ref filtro cego) levando a 9,5 durante a extração, então pretendo cortar a mola lentamente como sugerido; como não tenho portafiltro com manômetro, devo usar como referencial a pressão na bomba durante a extração real de um café padronizado. Aproveitando, hoje testei um café mais cítrico (Valério Nacacio do Fruto Mineiro) e também ficou excelente com 95% da potência no dimmer. Amanha quero ver se testo pré-infusão.
-
Eu também li que as cafeteiras italianas usam padrão Britânico de medidas (BSP). Por isso, aquelas buscas todas no Aliexpress foram seguindo esse padrão. Só foi difícil achar o T e mangueira 1/8 BSP e comprei de 8mm mesmo. Se não der certo, acho que vou comprar os originais com a assistência da Saeco de Piracicaba (Tecno Service acho).
-
Faz sentido. Bastante preciosista o seu método. Acho que vou tentar quando chegar o meu manômetro.
-
Electrolux Chef Crema Silver - Modificações
regisassao respondeu ao tópico de Anderson Silva em Máquinas de Expresso
Eu acabei comprando uma mangueira silicone mesmo, com abraçadeiras convencionais, o T de 8 mm, vamos ver se dá tudo certo e não vaza nada… só não achei fácil o tubo de cobre fininho como nos vídeos de adaptação de manômetro do YouTube. Provavelmente estou usando uma nomenclatura errada na busca. Mas acho que vai dar certo com o material que comprei. Depois que eu instalar e testar, comento aqui. Obrigado pela atenção! -
De equipamento você tá bem pra caramba. Só uma questão de tempo até dominar a Aram… agora a crema, diz o Hoffman que não faz diferença, que é tipo o colarinho do chopp: tem gente que gosta, tem gente que não gosta, e o que importa mesmo é o chopp. Eu acho bonito um café com uma crema densa, mas concordo que muitas vezes tiro espressoss excelentes e não tem muita crema, até porque gosto de torras mais claras. E depois de instalar o dimmer, como estou tirando o espresso com pressão/vazão menores, a crema diminuiu também. O Zardo ainda não provei, mas o meu preferido do Mario, no momento é o Raio de Luz. Ligeiramente ácido, frutado, pra quem gosta do estilo, vai muito bem
-
Fiz o OPV MOD na minha Breville e olha oque aconteceu!
regisassao respondeu ao tópico de Mauricio farias em Máquinas de Expresso
Interessante… eu fiz algo similar. Reduzi a pressão (com o fluxo menor), moí mais fino, e o café também ficou melhor. Quando eu instalar o manômetro, faço outros testes… -
Eu vi esse dimmer também. Evitei comprar porque o outro era mais fácil, por não ter que alimentar o dimmer com fase e neutro. No seu caso, a fase até pode ser a mesma que entra no input, mas o neutro você vai ter que puxar da base da máquina. Tem mais 3 parafusos pra soltar na base e você pode puxar um neutro do cabo de alimentação, um pouco mais chato de instalar. Também estava comprando as peças para o manômetro e me ocorreu que talvez o seu tenha soltado a mangueira por falta de conectores tanto no manômetro como no portafiltro: Nao dá para ver direito nas suas fotos, mas parece que colocou a mangueira direto na rosca e tentou apertar com as abraçadeiras. Se encaixar no conector acima, talvez não solte mais.
-
Passando por aqui, acabei de ver que você resolveu seu problema de acidez nas extrações!
-
E aí @danilotoda, como andam seus espressos? Eu fiz uma série de testes recentemente com o 3 Gerações do Mario, pois instalei um dimmer na minha Poemia, e lembrei de você. Na minha Poemia, e com o Kingrinder K2, não achei muito fácil encontrar acidez nesse grão. Só em moagens mais grossas, com extrações muito rápidas. No meu caso, foi mais fácil encontrar amargor. Acho que esse é um bom café para você usar de referência nos seus testes. Mas espero que tenha resolvido o problema da acidez.
-
Fiz o OPV MOD na minha Breville e olha oque aconteceu!
regisassao respondeu ao tópico de Mauricio farias em Máquinas de Expresso
Olá, @Pedro Freire ! Acabei de topar com um vídeo do Lance Hedrik (https://youtu.be/HLyKePMX58M) que fala sobre o controle de fluxo. Ele traz uns conceitos interessantes que me fazem pensar que precisamos tanto de dimmer como OPV. Veja o que acha: Pelo que entendi, o dimmer só vai me ajudar a controlar o fluxo. Quando tiro um shot, a granulometria do bolo vai criar uma resistência à passagem daquela massa de água por segundo, aumentando gradualmente a pressão. Se o fluxo é muito elevado para aquela granularidade, a pressão subirá acima de 9 bar (ou 15 bar que seria o original da minha Poemia) e a válvula de segurança desviará o excedente de água para o reservatório, de forma a manter a pressão no limite ajustado. Ou seja, mesmo com o dimmer reduzindo o fluxo, podemos ter pressão superior a 9 bar ou mesmo 15 bar, dependendo de quão fina está a moagem. Então, no meu caso, preciso também ajustar a OPV para 9 bar, pois um dos motivos para eu querer controlar a pressão era reduzir a chance de canalização, além de trabalhar na pressão de referência e ver se os meus espressos ficam ainda melhores na Poemia. O outro motivo de instalar o dimmer era testar pré-infusão. como não tenho manômetro na Poemia, vou ter que esperar chegar e instalar para verificar se estou chegando nos 2 bar de referência, mas aí já é outra estória. Apenas por curiosidade, testei o dimmer reduzindo o fluxo em 38%, em 10% e em 5%. Com redução de 5%, e apertando a moagem em 6 pontos (do clique 45 para o 39 no K2), o espresso ficou melhor que a minha referência (em 100% de fluxo e no clique 45). Ainda é cedo para cravar, mas parece que já valeu a pena instalar o dimmer. Agora, falta o manômetro para continuar os outros testes. Não sei se você concorda com as teorias do Lance, mas eu sou novato aqui, estou estudando e testando tudo, e esses conceitos apresentados por ele podem ter me enganado, mas achei que faziam sentido. -
Novos insights! Fiz outro teste aqui: coloquei o dimmer em 100%, tirei um espresso bacana, deixei como referência. Ao invés de baixar a potência para 90%, baixei para 95%. Detalhe: estava falando em potência, porém, leiam também como fluxo. Estou calculando o percentual em g / 15 s. Minha Poemia entrega cerca de 105 g em 15s, 107,4 g na última medição agora há pouco. Ajustei para cerca de 102 g / 15 s, que corresponde a 95% do fluxo máximo. Obs: Claro que tem imprecisões nas medidas, pois o cronômetro é o do celular, a balança é aquela de 15 reais do ML, e tem sempre uns décimos de segundo de diferença no acionar dos botões. Com 95% do fluxo, tive que reduzir a moagem em 6 pontos no meu K2 que agora está no clique 39 para o Moka que estou usando (agora do Fruto Mineiro, pois o do Mario acabou nos testes anteriores). Cheguei a 28s e o sabor ficou melhor que em 100% de fluxo ou potência no clique 45. Acho que estou encontrando o caminho… Como não tenho manômetro, resolvi estudar melhor “flow profile”, que é o que eu consigo medir, e então, cheguei num vídeo muito interessante do Lance Hedrik: https://youtu.be/HLyKePMX58M Algumas conclusões que tirei: não adianta ter só dimmer, tem que mexer na OPV. O dimmer só ajuda a controlar o fluxo. A 95%, eu consigo 102g / 15 s. Quando tiro um shot, a granulometria vai criar uma resistência à passagem daquela massa de água por segundo, aumentando gradualmente a pressão. Se o fluxo é muito elevado para aquela granularidade, a pressão subirá acima de 9 bar (ou 15 bar que seria o original da Poemia) e a válvula de segurança desviará o excedente de água para o reservatório, de forma a manter a pressão no limite ajustado. Ou seja, mesmo com o dimmer reduzindo o fluxo, podemos ter pressão superior a 9 bar ou mesmo 15 bar, dependendo de quão fina está a moagem. Então, vou ter que esperar o manômetro chegar e ajustar minha OPV para 9 bar, pois um dos motivos para eu querer controlar a pressão era reduzir a chance de canalização. O outro motivo de instalar o dimmer era testar pré-infusão. Também vou ter que esperar o manômetro para verificar se estou chegando nos 2 bar de referência, mas vou brincar um pouco com o controle de fluxo para fazer uma pré-infusão e um final de extração com baixa vazão também. Mas recomendo que vejam esse vídeo do Lance. Achei muito esclarecedores os conceitos que ele explica e me ajudou a entender algumas conclusões que eu estava tirando empiricamente.
-
Fiz o OPV MOD na minha Breville e olha oque aconteceu!
regisassao respondeu ao tópico de Mauricio farias em Máquinas de Expresso
Lá no tópico da Poemia, estamos numa discussão boa sobre dimmer. Não tenho portafiltro naked pra falar de espirros, mas estou apanhando nos ajustes (ainda vou instalar o manômetro, to meio às cegas). Se quiser dar uma olhada: Mas resumindo, dimmer pode ser qualquer um praticamente. Maquina 110 vai ser mais sensível a variação no dimmer que máquina 220. Eu comprei o BRX 2000 que o @MarcioMO já usou na Philco 20 bar e na Breville Infuser, e como sabia que tinha dado certo, fui logo nesse modelo mesmo. -
Valeu @gabrieltravassos! Ajudou sim. Acho que faz sentido o que você disse. Infelizmente o manômetro ainda vai demorar um pouco, mas talvez seja o único jeito mesmo. Enquanto isso, vou testando na tentativa e erro. Fiz mais um shot há pouco, ainda em 90% da potência, mas dessa vez inverti a moagem, engrossei bem, seguindo uma sugestão do @MarcioMO, mas também não deu certo. Colocando no clique 48 só K2, deu 17/37/15s, ficou mais ácido, diria até mais agradável para o meu paladar, pouca crema ainda, mas não me parece que engrossar seja o caminho. Uma possibilidade também é que a bomba já não esteja mais entregando 15 bar, talvez nem os 10 bar que o @Caio Oliveira mediu na dele, e quando reduzo a potência na bomba, está saindo com pressão inferior a 9 bar. Vou continuar com os testes por mais alguns dias. Vamos ver até onde eu chego sem o manômetro. Obrigado mais uma vez pelas dicas!