Ir para conteúdo

mgbt

Senior Members
  • Total de itens

    69
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    3

Posts postados por mgbt

  1. Fala rafa, que eu saiba não, talvez alguém venha aí me desmentir, mas os Timemore e outros moedores que tive com ajuste interno (1Zpresso JX), nunca apertaram exatamente até o número 0. Antes de experimentar o silver clix, eu contava cliques: apertava ao máximo, e aí afrouxava de clique em clique, contando.

    Com o silver clix, são muitos cliques então contar não é tão prático, aí pra otimizar, eu passei a contar em voltas visuais + clicks. Se meu zero fica no número X, ao rotacionar até voltar pro X foram 30 clicks, uma volta completa. Se eu queria 35, aí eu conto mais 5... Talvez com o tempo, vc até ignore o número de cliques e memorize algo como: "dar 1 volta, e depois parar no número Y"

    • Curtir 2
  2. acredito que o preço, dependendo dos custos extras. Pra quem mora no sul parece valer a viagem. Vi um colega vendendo uma usada por 9500, ela nova por 1100 dólares parece bom negócio. Também, o Uruguai é 220V, o que eu acho vantajoso para equipamentos pois é uma tensão possível em qualquer residência no Brasil, já 127 dependendo da cidade, só com transformador. A Gaggia só vende 127 no Brasil, por exemplo.

  3. Opa logo alguém vem te dar uma resposta melhor, mas rapidamente:

    1) o ratio é constante, afinal ele já é relativo, se você está mirando em 1:2 então vai ser 30g na xícara pra 15g de café, 36 pra 18, 40 pra 20, etc.

    2) não é uma "meta" e sim uma noção inicial, você vai ver gente passando em tempos muito menores e muito maiores a depender de outros fatores. Como na philco vc não tem um controle do tempo de pré infusão ou da pressão ao longo do shot, vc deve estar no caso geral onde os 20-30 segundos é um bom chute, mas é o seu paladar que vai determinar, se vc gostar mais de um shot de 15s, 40s, então esse é que é o "certo"

    Abs!

    • Curtir 2
  4. @Gilvan_Júnior sendo bem sincero, acho que não vale a pena eu gastar café moendo para coados nele, porque se eu for fazer um coado eu vou usar moedores mais especializados que tenho aqui... Só faria sentido se a minha opinião valesse dinheiro, porém a realidade é que ela não vale absolutamente nada hahahha

     

    Hora dessas eu levo ele em alguma viagem, daí vou ser obrigado a testar coados e te conto ;) 

  5. Chegou meu iCafilas "upgraded", agora eu posso opinar: com um café torra média-escura para o qual eu usava click 80 no K4, no iCafilas isso ficou equivalente a 55-60. O click 45 do iCafilas não deixou cair uma gota sequer de café. O puck saiu com partes completamente secas, de tão fino. Depois fiz no 55 e ainda ficou muito fino, mas não engasgou ao menos. No 60 ainda muito fino, passou 30g em 28s (usei 18 de café)

     

    Como a recomendação geral (que eu não segui :rolleyes:) é de começar moendo mais grosso, e depois afinar pra ajustar, eu sugiro começar por uns 70... Se o meu moedor não for uma exceção na regulagem

     

  6. Comentando aqui caso alguém encontre esse tópico e acabe não pesquisando em outros lugares:

    Se expandir o título em português do anúncio no ali, diz "atualização" no final. Em inglês é mais fácil de ver, pois o título já começa com "iCafilas Upgrade". Parece que já está vindo uma versão com a correção já feita, como alguns colegas acusaram nos comentários do vídeo do Thales há 2-3 meses.

  7. Desculpem que acabei não respondendo a pergunta principal do tópico, o meu não chegou ainda. Mas no vídeo do Thales há comentários de quem comprou a versão atualizada, um colega disse click 40-48 pra espresso, outro até limitou mais o range em 42-45 (imagino que tenha testado só um café ou só similares). Interessante que é parecido com os clicks do K6, que possui mesmo diâmetro e mesmo número de faces nas mós.

     

    No anúncio do Ali diz "10-14 grids (about 1 circle)" mas não sei o que é grid, se for clicks não bate com 1 circle (caso signifique 1 volta), pois são 60 clicks por volta. Também não sei se a imagem não foi atualizada pra correção no moedor... Enfim, parece que não vale a pena se basear pelo anúncio.

    • Agradeço 1
  8. não sei quais são as possibilidades de edição de um vídeo, pelo menos o título eu sei que dá, mas seria interessante o thales editar o máximo que der pra não detonar pra sempre a marca. Eu também pesquisei sobre esse moedor, desisti por causa do vídeo, e só meses depois achei informações sobre uma nova versão, que me levaram a comprar também

    • Curtir 1
    • Agradeço 1
  9. Eu tive que achar uma solução para conseguir consumir um café amargo que eu comprei em quantidade :lol:

    Esse café quando coado sempre ficou amargo demais, mesmo fazendo algo exagerado, como Clever com água a 80 graus (tentando fazer a infusão compensar a baixa temperatura).

    Por outro lado, no espresso se sai muito bem, o que me levou a observar que o curto tempo de contato com a água quente parece benéfico pra esse café.

    Por fim, eu ia passar uns dias fora, sem uma chaleira boa para coados, então decidi pela Aeropress e pensei nesse método para poder usar água fervendo, sem precisar esperar um tempo arbitrário para esfriar.

     

    Com as observações acima, somando ao meu gosto, acabei chegando numa receita fácil de fazer sem equipamentos, onde tenho prazer de tomar esse café, e imagino que funcione para outros cafés e pessoas com gosto similar ao meu.

    1. eu bebo muito mais coados, espresso não é todo dia que faço, e quando faço, quase sempre é adicionando água
    2. eu não gosto de café pelando, pra mim uns 70 graus é uma ótima temperatura para apreciar o sabor
    3. eu gosto da praticidade da Aeropress, e nunca peso a quantidade de água, mas gostei do café em todas as minhas tentativas. Você pode pesar se preferir!

     

    Receita:

    1. coloque pelo menos uns 200ml de água para ferver
    2. deixando a Aeropress no modo invertido, acrescentar a quantidade de pó fino a gosto. Eu uso 14g, e o pó sugiro um pouco mais grosso do que o padrão de café moído de mercado, alguns até se referem como "moagem para Aeropress" embora o método permita qualquer moagem.
    3. o pulo do gato: acrescentar água filtrada em temperatura ambiente, até mais ou menos o número 3 da Aeropress (ou seja, em torno de 1/4 do volume máximo, o que dá ali pelo número 3. Vamos deixar em infusão nessa água por 1-2 minutos, tempo suficiente para se preparar para os próximos passos
    4. mexa bem o café com água dentro da Aeropress
    5. feche a tampa da Aeropress com o filtro de papel
    6. faça um "swirl" com a Aeropress (movimento circular mantendo ela invertida, buscando agitar a borra) e vire a Aeropress sobre a xícara
    7. esse é o passo mais estranho: com cuidado, remova o êmbolo. O "swirl" foi para desgrudar café da borracha, mas mesmo assim pode ter um pouco ali; o cuidado é só para não fazer sujeira
    8. deve ter passado 1-2 minutos, acrescente agora a água fervida, eu vou até quase encher a Aeropress. Quanto menos água, menos quente vai ficar o resultado
    9. imediatamente, recoloque o êmbolo e faça o processo de pressão para finalizar sua extração.
    • Curtir 2
  10. desculpa subir o tópico relativamente antigo, mas como ninguém respondeu e o título ainda diz "compro", achei de utilidade pública compartilhar esta versão do aliexpress https://s.click.aliexpress.com/e/_DDYqBWZ

    dá para usar algum cupom para reduzir um pouco mais o preço, exemplo de hoje BRAE10

     

    acredito que essa solução será mais rápida do que aguardar alguém vender o modelo da Hario a preço de desapego

    OBS.: o link encurtado foi copiado de uma promoção, provavelmente ao comprar pelo link, o aliexpress pagará uma comissão ao autor

×
×
  • Criar Novo...