Ir para conteúdo

Luke S

Senior Members
  • Total de itens

    337
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    11

Tudo que Luke S postou

  1. Quanto pra mandar dos Estados Unidos para cá? Talvez valha mais a pena do que enviar direto da Europa por transportadora, o meu deu 100% do valor em impostos e taxas.
  2. Você sabe se o seu amigo regulou a temperatura da máquina? Tenho uma Philips 2200 e, regulando bem e tirando um blank shot pra pré aquecer o grupo, sai bem quente mesmo. Como a Gaggia, a Philips e a Saeco são todas marcas da Philips e são todas iguais por dentro, esperaria que não houvesse diferença nesse quesito.
  3. Três escaldos de 30 segundos com água fervendo sempre foi suficiente para mim. Em dias muito frios eu faço um ou dois escaldos mais longos antes de começar todo o processo de moer o café e tal. Nunca pré-aqueci o portafiltro de propósito, e nunca senti diferença da primeira extração para as subsequentes.
  4. Isso, tem o vídeo explicativo aqui: https://youtu.be/4jLRv3N4m9Q?si=bYjSk8T1mQxjiRrJ
  5. Eu tentaria usar mais graxa ou comprar e usar molykote que é o que eles recomendam. Aconteceu na minha quando eu abri, lavei e não passei nada para lubrificar.
  6. Ou o anel de vedação está saindo do lugar e engatando, ou está sem lubrificação suficiente. Você usou molykote?
  7. Luke S

    Poemia

    A melhor solução que encontrei pra isso foi: - virar o bico vaporizador para a bandeja - deixar uma caneca/pitcher embaixo do bico A minha começou a pingar a partir do primeiro ano de uso e já tem uns 9 anos funcionando. Acho que é o tipo de coisa que não vale a dor de cabeça pra arrumar. É só não se importar muito, a menos que esteja perdendo pressão.
  8. Participo do Discord Espresso Aficionados e um usuário teve um problema de espressos inconsistentes e ponto zero flutuante no DF64, no fim das contas as abas onde o motor ficava fixado começaram a ceder e o motor foi desabando pra dentro do próprio case, mudando um pouco o ponto zero.
  9. Olha, não sei como é no DF64, mas no meu Super Jolly estou tirando espressos a 10 pontos de distância do ponto de toque. Eu nem precisei checar alinhamento nem nada porque as mós vão de não se tocarem a totalmente travadas em menos de meio ponto de regulagem. Já havia ouvido falar que o alinhamento padrão dos Mazzers é muito bom de fábrica.
  10. Uma curiosidade sobre essas mós: o Mahlkönig PEAK usa as mesmas mós do Ditting 804 Lab Sweet, porém é muito mais fácil usar o PEAK para espresso porque a câmara de moagem é mais apertada e acaba gerando mais re-moagem dos grãos, o que resulta em mais fines.
  11. Então, nos moedores que eu comprei novos não senti muita diferença dele novo e com o passar do tempo, tanto o Bravito, o Pharos, o Comandante e o Pietro performaram bem desde o começo. Minha SSP MP eu comprei já usada de um usuário do fórum que havia moído cerca de 2kg nela. E a minha Cast V2 Silver Knight eu não usei ainda porque não tive coragem de ficar sem as mós padrão do Fiorenzato pra espressos e sem as MP para coados, hahahaha. Acho que, se você quiser aproveitar seus cafés importados, instala de volta as Italmills e curte o café com essas mós mais padrão primeiro. Ou então pega um marcador de quadro branco e testa e corrige o alinhamento pra ver se é isso.
  12. É bem possível que você ainda esteja no período de seasoning das mós. As mós da SSP, principalmente as que recebem o acabamento adicional em Red Speed ou Silver Knight, parecem se beneficiar de uma boa "quilagem" antes de fornecerem uma moagem mais estável e previsível. Há relatos de até 10kg de café moídos, mas parece um pouco exagerado.
  13. O Encore ESP é uma opção melhor, entre em contato com a Pasquali Máquinas e veja se não consegue algum desconto comprando à vista.
  14. Hoje fiz um teste com o termômetro para avaliar quantos escaldos precisaria mais ou menos pra temperatura da Aram entrar em estado estacionário. Os resultados foram o seguinte: Nenhum escaldo - 22°C 1 escaldo - 78°C 2 escaldos - 89°C 3 escaldos - 93°C 4 escaldos - 94°C 5 escaldos - 94°C Pra mim isso reforça minha prática de escaldar 3 vezes antes de tirar o primeiro espresso. A partir do segundo espresso, já escaldo apenas duas vezes porque a cafeteira já está quente. @milacsevernini você está testando a temperatura dentro da Aram ou da água que sai? Vai dar resultados bastante diferentes... @victor_barros obrigado pelas informações que você me deu lá no Discord. E mesmo sem manômetro e resistência elétrica, consigo resultados super consistentes com a Aram, todo espresso sai assim:
  15. Acho que esse período de seasoning das mós é um pouco exagerado pelo pessoal de fora. Eu moeria um certo tanto de café velho (100-200g) em uma moagem fina pra tirar qualquer resíduo da produção, e depois usaria normal. Pode ser que depois de alguns quilos as mós produzam uma granulometria mais consistente, mas não acho que valha a pena se preocupar tanto.
  16. O nome original desse moinho é VFA EXPRES, ele usa mós de 64mm de rotação de mão esquerda (anti horário) compatíveis com o Rancilio MD64. Você consegue essas peças no Café Cozinha e Cia: https://www.c123.com.br/CAFECOZINHAECIA/res.asp?x=Rancilio 64 Procure por "64mm burrs Rancilio" ou algo assim e peça um orçamento. Se quiser mande um e-mail para eles para confirmar a compatibilidade.
  17. Essa minha é de 3 xícaras, e quando me mudei de São Paulo que usa gás encanado para gás GLP onde estou hoje, a pressão do gás é maior mesmo com os bicos injetores corretos. Então tive o problema da chama estar muito forte. Remediei deixando a mokinha fora do centro da chama, como na foto. Não tive nenhum problema com a chama pegando as laterais da mokinha. Como eu encho ela com água fervendo pode ser que passe pouco tempo no fogo pra dar problema.
  18. O que eu faço com a minha é deixar a mokinha em offset com a boca do fogão, assim só uma parte da chama vai entrar em contato com a base da moka. Outra possibilidade é usar uma placa difusora de calor embaixo da moka. Eu cheguei a comprar uma mas não me adaptei bem, mas na internet algumas pessoas usam com sucesso.
  19. É, 370 Euros é o preço com o imposto europeu deles, o VAT. Quando calcula pro Brasil fica mais barato mas aí entra o frete. No fim fica parecido. A mordida pior é 100% de imposto, essa sim doeu, hahaha Se conseguir comprar em uma viagem pra Europa valeria muito mais a pena. Não testei o alinhamento, até porque essas mós não têm os parafusos a mostra, são aquelas blind burrs, aí nem sei como ficaria o procedimento. Mas estão moendo espresso bem longe do zero, então prefiro não me meter nisso por enquanto.
  20. Boa noite, pessoal, Não sei se ficaram sabendo mas a Fiorenzato, marca tradicional italiana de moedores de café, lançou um moedor manual de mós planas de 58mm chamado Pietro. Como sou fã da Fiorenzato (tenho um F5 que é um tanque de guerra) e fã de moinhos manuais, não pude deixar de pedir. Pedi pela Espressocoffeeshop, que é a revendedora oficial. Infelizmente como veio por courrier foi muito bem taxado, quase 100% do valor do produto + frete. Vamos ao moinho: Ele vem em duas configurações, uma de mós multipurpose (para todos os métodos) e uma com mós unimodais para coados. Escolhi as mós multipurpose. É um moinho grande e robusto, relativamente pesado mas muito bem construído. É extremamente fácil de moer com ele em termos de esforço para rodar a manivela, porém isso se compensa em um número maior de voltas. A moagem de 18g de café leva cerca de 2 minutos. A maioria das pessoas estabiliza ele contra uma mesa mas eu gostei de segurar o moinho contra minha coxa com uma mão e girar com a outra. Em termos de perfil sensorial, é bastante parecido com as mós padrão do Mazzer Super Jolly e do Fiorenzato F5 - um pouco de corpo, textura e doçura, com uma certa clareza das notas, tudo muito equilibrado. Comparados ao Pietro, o Bravo Debut tem mais corpo, já o Comandante mais clareza. Enfim, é um ótimo moinho e estou gostando muito. Não é o mais veloz nem o melhor custo benefício, mas pra quem gostou do jeitão dele vale a pena experimentar quando puder Quem quiser contribuir ou tirar alguma dúvida, continuem na thread. Abraços!
  21. Vou falar pelo Rodrigo, esse eu comprei.
  22. Uso normalmente 5 ou 6 clicks com uma dose de 18-18,5g, com café de torra média do Moka Clube. Enviado de meu moto g(7) plus usando o Tapatalk
  23. @pirovani. Eu tenho a Flair Classic e a Aram. As duas são excelentes e têm suas particularidades. A Flair é um pouco mais prática de aquecer, mas o controle fino que a Aram dá sobre fluxo e pressão é ótimo, além de usar filtros comerciais de 53mm que dão um resultado bem diferente da Flair com seus 40mm (46mm na Pro 2). Eu iria de Aram, principalmente pelo preço. Hoje em dia acabo só usando a Flair quando viajo. Enviado de meu Moto E (4) Plus usando o Tapatalk
  24. Legal demais o projeto. Você já deve saber, mas esse moinho é o mesmo que o Nemox Lux. Enviado de meu Moto E (4) Plus usando o Tapatalk
×
×
  • Criar Novo...