Ir para conteúdo

felipejack

Senior Members
  • Total de itens

    359
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    6

Tudo que felipejack postou

  1. @tico2112, perguntei para um antigo cliente do Alexandre, que tb é aqui do CDC, e descobri que o Alexandre não está mais importando ECM. A outra possibilidade é importar você diretamente: você pode compra numa loja dos Estados e usando algum redirecionador (como Shipito ou Planet Express) ou comprar diretamente das lojas Bella Barista ou Elektros, que enviam direto para o Brasil via courier (Fedex/DHL/UPS). Mas essas lojas da europa só vendem máquinas com 220V e tomadas europeias (nada que um adaptador não resolva).
  2. Eu usei uma super automatica da De Longhi por um tempo e a qualidade da extração não era o principal componente. A maquina tinha mtos componentes de plástico, então o espresso nao saia tão quente. Fazer um espresso é até prático, mas para ter um melhor espresso eu frequentemente fazia mais de uma extração, regulando o moinho entre elas.
  3. @murrer, falei com o Carlos Eduardo sobre sua pergunta do Sette. Com 3 anos de uso, a engrenagem quebrou. Ele gastou 150 dólares aqui no Brasil comprando um conjunto novo com o Alexandre. Trocou em 15 minutos. Segundo ele, é o melhor moedor de espresso que existe (e ele tem pelo menos uns outros 3 moedores) e só teve esse único problema em 3 anos. Ele é muito fã. Eu já pensei em comprar várias vezes, mas o alto preço me proibiu. Ainda não fui nos EUA ou nenhum amigo se animou de trazer para mim
  4. Em Lisboa e Porto vale a pena conhecer a Fabrica Coffee Roasters (www.instagram.com/fabricacoffeeroasters/). Quando eu fui em Lisboa em 2017, eles já tinham pelo menos 2 lojas e me parece que abriram mais uma. Já em Porto, eu gostei da Zenith, mas eles usavam o café da Fabrica também, que na época ainda não tinha inaugurado. @Dario Mattar Eu fui na Coppenhagen tb, muito boa.
  5. @FRibeiro, Eu pensei nisso depois de ver vários videos com esse cone imenso e ver um bem cone maior depois de vaporizar. De fato, esse cone na minha single boiler só ocorre qnd eu não faço flush o suficiente para drenar o vapor do Boiler. Ai eu comecei a prestar atenção nos videos, reparando pelo tipo de máquina. Eu nunca vi uma extração assim numa Dual Boiler, por exemplo. Eu tb não tenho certeza sobre o que ocorre nas Hx haha , mas pensei na possibilidade da temperatura da água estar alta demais para extração. No seu caso, claro que a torra fresca ajudou (e muito). Vc já tentou aumentar a duração do flush?
  6. @lucasrodcosta, eu tenho uma maquina single boiler, então eu tenho que tirar o vapor da caldeira após vaporização, mas se eu não tirar tudo de fato o cone fica maior: Uma extração normal fica da seguinte maneira: E acredito que o cone da extração dele ficou tão grande pq a máquina dele é uma HX, pelo mesmo motivo do vapor (a maioria, se não todas, as extrações com cone tão grande assim que eu tenha visto em videos era HX). Acho que agua estava quente demais na hora que passou pelo grupo (claro, se a torra for fresca ajuda ainda mais). Da para testar essa hipótese da influência do vapor brincando com a duração do flush. Quanto maior o flush numa Hx, a idéia é que menor será o cone. De qualquer maneira, a extração ficou mto bonita!
  7. @fabiob1982, o pacote de 250g do café da Slow Bakery sai por R$ 35,00. Na Colab, também em botafogo, vc encontra pacotes de 300g nesse preço também (vale a pena tomar o espresso da Colab). Em frente a Colab, tem a sorveteria Hoba, que usa o Café ao Leu - eles até servem um bom espresso, mas pacotes só com torra velha (eu vi ontem pacotes com torra 29/10). Fiquei sabendo que abriu um tal de Coffee in a box no Mourisco, que por enquanto está usando cafés da Fazenda Paradiso, mas não sei se vendem graõs. Pelo que eu tenho ouvido falar, não recomendo o café do Curto. No Centro, além do Coffee Five, acho que o Fika Cafés é uma boa opção.
  8. Acabei esquecendo de comentar aqui, como alguns já fizeram, pedi e experimentei o café do amigo @Allexlimaa2. Ótimo custo benefício. No último final de semana, teve um evento com feira e leilão de cafés no Rio de Janeiro, onde conheci o Lincoln Soares, que foi campeão de torra na competição da SIC. Conversamos bastante e combinei de comprar uns cafés com ele. Me parece que ele tem vários cafés, pedi 2 para provar. Me pareceram muito bons, especialmente para quem gosta de torra mais clara, mas não sei se ele está enviando para outras cidades. Gostei mais do Blend.
  9. Uma superautomática DeLonghi já foi a minha máquina por 1-2 anos e eu conseguia chocar com uma certa frequencia. Lembro de ficar ajustando a moagem a cada café e tentava minimizar o máximo essa subextração, mas claro que não resolvia. @joaonetopb, eu não experimentei ainda, mas arrisco a dizer que o Tassinari Blend Nero deve ser parecido com o Orfeu e o preço é parecido.
  10. Olá, joão. Por regulagens manuais do grão, você se refere a granulometria? Você precisa acertar a moagem para o café sair bom, além da dose. Eu vi um video aqui no Youtube e me parece que só há 5 niveis de moagem mesmo. boa sorte!
  11. @BetoM, pode falar mais detalhes sobre o minho Eureka Mignon Specialita'? Você importou? Aqui não deve ser o lugar mais apropriado, mas eu li em algum lugar aqui no Fórum que alguns moinhos da Eureka não sao mto bons para moer por dose por conta do efeito pipoca. Como o hooper está vazio, acredito que vc não teve esse problema, certo?
  12. Extração na Classika PID com o Belle Espresso Blend da Klatch Coffee.
  13. Sendo ex usuario de Breville, E eu ficaria com a Gaggia, mas escolheria o moedor smart grinder pro da Breville. Inclusive esse voce encontra por aqui. Mas se optar pela maquina da Breville, eu compraria a maquina e moedor separados, como eu fiz. Já troquei a máquina, mas moedor continua. Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
  14. @LUW, percebi a mesma coisa - que a Mechanika V Slim é a HX de entrada com bomba vibratória. Além disso, me parece que a Technika foi substituída pela Technika V Profi PID: https://www.ecm.de/en/products/details/product/Product/Details/technika-v-profi-pid/ Alguém sabe como o PID está se comportando na Technika?
  15. @LFOB, se você faz questão de vaporizar o leite simultaneamente com espresso, uma single boiler não serve para você. Como você não quer valor alto, estamos falando de hx (heat exchanger). As mais baratas nessa categoria são a Mechanika V Slim (USD 1849) e a Barista (USD 1899). Acredito que pelas suas descrições de valor e vaporizar ao mesmo de extrair o espresso te colocam nessas duas opções. Modelos superiores são bem mais caros, como a Technika (2549 USD) ou até a Synchronika, que é dual boiler (USD 2999). O problema de uma single boiler é justamente não poder vaporizar junto da extração do espresso. Depois do espresso, é necessário expurgar a água da caldeira e esperar chegar na temperatura da vaporização. É preciso fazer o processo inverso para extrair novamente. Por outro lado, a Classika, a single boiler da ECM, tem PID e isso permite definir uma temperatura para extração do espresso e outra para vapor. Com isso você sempre sabe a temperatura da caldeira. Já as Hx, pelo funcionamento delas, normalmente não tem PID. Como a temperatura da caldeira é mais alta para permitir a vaporização, para extrair o espresso, é necessário fazer flushs para baixar a temperatura. Se você não instalar um termomêtro no E61, não há indicativo de temperatura, então você precisa aprender a usar a Hx. Diversas pessoas com Hx no fórum dizem que é fácil aprender a ler a máquina em relação à temperautura e o flush necessário. Tem gente que gosta da variação de temperatura das HXs, pois podem controlar "on the fly" a temperatura da extração.
  16. @LUW, respondendo a sua pergunta sobre trazer coisas de café, eu não achei nada muito barato por lá, nem os pacotes de café, que estavam na faixa de R$ 40-55 reais
  17. Estive em Buenos Aires agora no mês de Julho e acho que deu para conhecer algumas cafeterias bem legais. Infelizmente, fui apenas um dia a Palermo e não deu para conhecer outras que estavam marcadas e já comentadas aqui, como a Full City Coffee House. As que eu visitei foram: La Motofeca Negro Cueva Coffee Roasters Barrio Cafetero All Saints Coffee Padre Coffee Roasters Cafe Registrado As quatro primeiras ficam no centro. O destaque vai para La Motofeca: eles tem três cafés diferentes e torra todos os dias, mas para tomar no espresso apenas um disponível, mas eles mudam de dia para a dia, então vale ir em dias diferentes. Assim que cheguei na cidade, passei na cafeteria e uma torra estava acabando. Pude conversar com o mestre de torra, mto gente boa e, dias depois, ele fez uma torra um pouco diferente, para realçar o corpo do café Peruano, que trouxe para casa. A Negro Cueva também é boa, atendimento de primeira, mas eles só trabalham com um único grão, do Peru. All Saints tem um bom espresso e um bom chocolate (mas foi único lugar que provei rs). O ponto negativo é que não há grãos para levar, apenas para servir na hora. Não tinha ouvido falar da Barrio Cafetero, mas passando e olhando uma das galerias na Florida, achei legal e arrisquei. O barista foi bem maneiro. Ele me mostrou uma lista de cafeterias que tinham indicado para ele conhecer em São Paulo. Coloquei algumas do Rio e deixei meu contato com ele, para quando ele vir no Rio, tomar uns cafés com ele. Em Palermo*, tem várias opções e eu tive que escolher duas. Das que eu vi, a Padre Coffee Roasters é a melhor avaliada no TripAdvisor. É que eu tinha mais expectativa. Fui logo pela manhã, mas foi a pior de todas. Achei o pessoal meio grosso, eles estavam preocupados em que eu sentasse na mesa, mas eu queria saber mais informações sobre os cafés da casa, etc. Para piorar, o espresso estava mal tirado. Foi o pior espresso que tomei em Buenos Aires. Pelo menos, o capuccino estava bem bom. Já a Cafe Registrado é excelente: dessas que eu fui, a única com duas opções de grão na hora para espresso. O barista bem maneiro, me ajudou a escolher entre eles e levei uma outra opção para casa. A visita aqui vale sem dúvida: lá tem uma máquina Slayer! Deveria ter pedido para tirar meu espresso * Off-topic: se estiver em palermo e gostar de parrilla, sugiro a Don Julio (dependendo da hora, tem de fazer reserva) - que carne excelente, melhor que comi em Buenos Aires. Fica bem próximo da Padre, mas conforme meu relato, recomendo andar um pouco mais e vá no Café Registrado
  18. Fui em Buenos Aires e visitei diversas cafeterias que torram cafés. Trouxe 2 pacotes. Em uma delas, pude conversar com o mestre de torras e ele torrou um pouco mais o café do Peru para realçar ainda mais o corpo, conforme pedi. Bem legal!
  19. @Neto_SC, @Wilian Domingues ano passado comprei 2 pacotes da Coffee and Joy, um deles sendo o Espresso Joaquim. Como era anunciado como torra média-escura, perguntei se a torra não era exagerada e fui respondido que não. Achei o café excelente e realmente gostei desse café e da torra no espresso. O outro foi o Guerreiro Bourbon, de torra média. Não curti tanto quanto chegou, mas depois achei no congelador e gostei, acidez na medida. Pedi novamente há pouco tempo. Mantive o Espresso Joaquim, ainda torra média-escura, mas uma nova safra. Por ter gostado da torra, pedi também o Astronauta, tb na torra média-escura. Ainda ganhei 2 pacotes de brinde (ambos de torra média) por ter indicado dois amigos. Para minha surpresa, a torra do espresso Joaquim veio completamente diferente da anterior; mais clara. A torra média tb mais clara, praticamente uma média-clara. Já conversei com o Sérgio sobre isso, acho o atendimento deles muito bom. A questão de receber um pacote de brinde é bem legal, as embalagens são ótimas, o envio é bem rápido e sempre vem com "mimo" - esse último um mel que adodoram aqui em casa. Mas infelizmente queria comprar aquele espresso joaquim novamente e não consegui !
  20. Seguindo a recomendação do @mrcoffeafox, comprei o café das amoras, nas torras clássica e intensa, R$ 20 cada. Comprei justamente pela torra intensa - eu busco cafés com torras mais desenvolvidas, com muito corpo, mas sem amargor ou gosto de queimado/torra, o que não é tão fácil assim. Eu acho que nos EUA é mais fácil encontrar, agora por aqui... normalmente o café tem algum gosto de amargo. Caso alguém tenha alguma sugestão, sou todos ouvidos! Dito isso, acho que preferi o clássico . Só provei uma vez, o intenso não tem gosto de amargo, com corpo, mas não achei nada além disso. O ruim é que o café das amoras ainda não tem website próprio (pelo que fui informado, ficará pronto até o final do mês). Tentei comprar diretamente com eles por email / facebook, mas sem sucesso (demorando dias para responder...). Comprei pela loja virtual Violeta em Flor pelo whatsapp http://loja.violetaemflor.com.br/, atendimento muito bom! extração do Intenso ficou um pouco longa rs (18g -> 28.7g em 44s)
  21. Mudei a máquina. Cheguei a usar por um período o distribuidor do Gil, mas não usei o tamper. Não tenho certeza que tive melhorias. Um amigo do fórum aqui tem essa máquina e usa o tamper do Gil, diz que melhorou, mas por vídeos eu vejo os problemas que eu tinha na minha. Com a Breville, era raro extração sem alguma canalização. Com a máquina nova (ECM Classika PID - que está numa faixa de preço bem superior), a raridade é ter extrações com canalização. A diferença foi muito absurda mudando a máquina (e o tamper, pq a Breville é 54mm e a Classika é 58mm). Interessante você relatar sobre a Gaggia. Eu arrisco a dizer que a Gaggia é melhor que a Breville, julgando pelos vídeos... parece que as extrações saem menos canalizadas, mas como eu nunca usei, é apenas carteação minha
  22. Quando eu tinha a Breville, eu comprei um PF adicional via Grabr. Lembro que saiu menos de 300 reais (levando em conta a cotação menor do dólar na época). Ai peguei o antigo e levei num torneiro aqui no Rio que fez o serviço por 80 reais. E também postei uns videos dos meus constantes problemas de canalização, mas, como eu troquei de maquina, não tenho mais esse problema
  23. @LUW, eu recomendo você usar apenas o filtro duplo. Algumas cafeterias também fazem o mesmo. Filtro individual é uma dor de cabeça, provavelmente pelo formato diferente, como você falou. Acho que existem dois modelos dessa tela E61 200 da IMS. A que eu comprei e uso é IMS E61 200NT: https://www.cafe-kultur.com/products/ims-e61-200-na-nano-quartz-competition-shower-screen-e61-group-ims-duschesieb-nano-quartz De fato, ele acumula muito menos pó depois da extração. Pode ficar tranquilo que é mole instalar. Eu que sou medroso de mexer na ECM, consegui fazer sem problemas. Veja esse video da ECM como tirar a tela: @Paulo Gomes, eu não tenho, mas a ideia do tamper dinamométrico é justamente deixar a variável do tamper fixa Como que o Luw está investigando, eu também faria o teste sem ele, mas isso vai introduzir a variável de diferentes pressões a cada extração.
  24. Eles vendem pelo ebay tb, pode valer a pena pela garantia do recebimento do ebay. Sent from my iPhone using Tapatalk
×
×
  • Criar Novo...