MarcioMO Postado 20 Abril 2023 Denunciar Share Postado 20 Abril 2023 Pessoal, Para ajudar na escolha de um moinho manual para espresso, deixo aqui os dados técnicos e minha experiência no uso do Linglong ACE R2. - Custou cerca de 650 no Aliexpress na Jaffee - Boa construção em alumínio e aço similar ao Linglong ACE 40 plus - Peso de 720g, capacidade de 30g - Mós de 48mm de aço, com 8 pontas, revestidas de titânio. Detalhe é que a mó interna tem 37mm contra 31mm do kinu, por exemplo. - Sistema de ajuste externo tipo Bravo it, stepless, com 100 marcações - Precisão de 5 microns entre marcações (clicks)- Alinhamento do eixo e das mós muito bom! Vide última foto - Moagem de 20g para espresso em 30s. Muito rápido, mas é bem mais difícil de moer, por causa das 8 lâminas e do tamanho da mó interna. Fiz vários ótimos espressos com torras média-escuras e médias. Por gerar bastante fines, os espressos saem bem encorpados, com bastante crema ressaltando doçura e amenizando acidez e notas frutadas. Para comparação, usei o Kinu e o Niche Zero. Achei que em termos de corpo e doçura ficou próximo do Kinu. O Niche zero ainda gerou mais corpo, crema e claridade do que os manuais. Mesmo não sendo muito indicado para coados, testei no método do Kasuya no V60, que pede uma moagem mais grossa, a fim de tentar gerar menos fines e ter um café com mais clareza nas notas. Consegui evitar o amargor, mas as notas frutadas ficam bem fracas, quase sem acidez.... Concluindo, é um ótimo moedor manual para espressos por um bom preço, muito eficiente na moagem, mas exigindo uma forcinha extra na moagem. Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk 8 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Octávio Postado 20 Abril 2023 Denunciar Share Postado 20 Abril 2023 Muito legal. Obrigado por compartilhar. Muito bom acompanhar o aumento de alternativas, a preços mais acessíveis. Desculpe pela pergunta boba, mas algumas mós revestidas de titânio, associadas a espressos, geralmente, pelo menos em moedor manual, são pretas. Tem alguma explicação para isto? Me chamou a atenção este dourado. Aquela do Bravo It para coados segue tal cor, sendo a original preta. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MarcioMO Postado 20 Abril 2023 Autor Denunciar Share Postado 20 Abril 2023 Muito legal. Obrigado por compartilhar. Muito bom acompanhar o aumento de alternativas, a preços mais acessíveis. Desculpe pela pergunta boba, mas algumas mós revestidas de titânio, associadas a espressos, geralmente, pelo menos em moedor manual, são pretas. Tem alguma explicação para isto? Me chamou a atenção este dourado. Aquela do Bravo It para coados segue tal cor, sendo a original preta. Olá Octávio. Puts... não sei te responder tecnicamente em termos de produto aplicado para o revestimento. Mas, na prática sendo preto ou dourado, não vejo muito diferença entre eles na moagem e resultados. Se comparar com um não revestido, daí tem o ponto da longevidade e talvez da mudança do coeficiente de atrito que pode mudar ligeiramente a moagem. Agora, em termos da cor mais comum, acho que tem bastsnte de ambos...Dourados: Brewista X, Linglong, bravo it, Hiku kanso, knob grinder, option o remiPretos: JE plus, kinu, feld47, aergrind, arcoEnviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lusca Postado 5 Maio 2023 Denunciar Share Postado 5 Maio 2023 Saberia me dizer como ele se compara ao 1zpresso J-Max? Estou querendo comprar um J-Max mas esse linglong me interessou agora :D Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MarcioMO Postado 5 Maio 2023 Autor Denunciar Share Postado 5 Maio 2023 Saberia me dizer como ele se compara ao 1zpresso J-Max? Estou querendo comprar um J-Max mas esse linglong me interessou agora O ace R2 gera um espresso mais encorpado e doce do que o j-max, além de ser stepless. O único ponto é que precisa fazer uma bela força para moer, pois tem mós maiores e com mais pontas/lâminas. Então, se vc gosta mesmo de moer manualmente e não liga de fazer uma bela força, vale a pena!Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk 1 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lusca Postado 7 Maio 2023 Denunciar Share Postado 7 Maio 2023 On 5/5/2023 at 8:51 PM, MarcioMO said: O ace R2 gera um espresso mais encorpado e doce do que o j-max, além de ser stepless. O único ponto é que precisa fazer uma bela força para moer, pois tem mós maiores e com mais pontas/lâminas. Então, se vc gosta mesmo de moer manualmente e não liga de fazer uma bela força, vale a pena! Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk Acho que vou de ace r2 então, quero um moedor bem específico pra espresso e ele parece atender melhor que o j-max pela descrição que você deu. E sobre a força, é só pegar mais pesado na academia hahahaha Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MarcioMO Postado 7 Maio 2023 Autor Denunciar Share Postado 7 Maio 2023 Acho que vou de ace r2 então, quero um moedor bem específico pra espresso e ele parece atender melhor que o j-max pela descrição que você deu. E sobre a força, é só pegar mais pesado na academia hahahahaJá testei o Jmax e não gosto muito do sensorial que dá no espresso. Pra mim, falta corpo. O ajuste de clicks do jmax é absolutamente excelente e se tivessem colocado as mós do JE ou JE plus, seria melhor que esse linglong. Sobre a força para moer, pensa que vc vai ter que fazer essa forcinha toda vez que for fazer um espresso...rsEnviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Octávio Postado 8 Maio 2023 Denunciar Share Postado 8 Maio 2023 Márcio, lá no anúncio é aconselhado não desmontá-lo. Foi tranquilo quanto a isto? Optei por um outro moedor um dia antes desta postagem haha. Talvez teria mudado a decisão. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lusca Postado 8 Maio 2023 Denunciar Share Postado 8 Maio 2023 On 5/7/2023 at 11:42 AM, MarcioMO said: Já testei o Jmax e não gosto muito do sensorial que dá no espresso. Pra mim, falta corpo. O ajuste de clicks do jmax é absolutamente excelente e se tivessem colocado as mós do JE ou JE plus, seria melhor que esse linglong. Sobre a força para moer, pensa que vc vai ter que fazer essa forcinha toda vez que for fazer um espresso...rs Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk Inclinar o moedor diminui a força necessária pra moagem, mas fica a dúvida, é muito difícil de moer mesmo com ele inclinado? Mesmo inclinando bastante? Já moeu com ele assim @MarcioMO? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MarcioMO Postado 8 Maio 2023 Autor Denunciar Share Postado 8 Maio 2023 Márcio, lá no anúncio é aconselhado não desmontá-lo. Foi tranquilo quanto a isto? Optei por um outro moedor um dia antes desta postagem haha. Talvez teria mudado a decisão.Ah... eu já desmontei um monte... já me lasquei, é verdade...mas no final consegui recalibrar com muita paciência. Esse aqui é bem simples... Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk Inclinar o moedor diminui a força necessária pra moagem, mas fica a dúvida, é muito difícil de moer mesmo com ele inclinado? Mesmo inclinando bastante? Já moeu com ele assim [mention=12532]MarcioMO[/mention]?Pra mim, moer nele não é um problema e não gosto de inclinar o moedor...rs... Mas não sou muito referência, pois acho de boa moer no Bravo Debut... A minha insistência para quem for comprar, é que tenha certeza de que vai ter que fazer uma forcinha....Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lucas da costa ramos Postado 9 Maio 2023 Denunciar Share Postado 9 Maio 2023 1 hora atrás, MarcioMO disse: Ah... eu já desmontei um monte... já me lasquei, é verdade...mas no final consegui recalibrar com muita paciência. Esse aqui é bem simples... Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk Pra mim, moer nele não é um problema e não gosto de inclinar o moedor...rs... Mas não sou muito referência, pois acho de boa moer no Bravo Debut... A minha insistência para quem for comprar, é que tenha certeza de que vai ter que fazer uma forcinha.... Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk Márcio, e o tempo de moagem, comparando aos que você testou? Como ficou esse tempo do linglong? No espresso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MarcioMO Postado 9 Maio 2023 Autor Denunciar Share Postado 9 Maio 2023 Márcio, e o tempo de moagem, comparando aos que você testou? Como ficou esse tempo do linglong? No espresso.Fala Lucas.Mencionei no início do post 20g em 30s para espresso. Mas, a média tem sido 20g em 27s.... se moer com vontade, dá para fazer em 24s...Depois do Bravo debut e Hiku kanso, o linglong é o mais rapidoEnviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 9 Maio 2023 Denunciar Share Postado 9 Maio 2023 Em 20/04/2023 at 12:50, MarcioMO disse: Olá Octávio. Puts... não sei te responder tecnicamente em termos de produto aplicado para o revestimento. Mas, na prática sendo preto ou dourado, não vejo muito diferença entre eles na moagem e resultados. Se comparar com um não revestido, daí tem o ponto da longevidade e talvez da mudança do coeficiente de atrito que pode mudar ligeiramente a moagem. Agora, em termos da cor mais comum, acho que tem bastsnte de ambos... Dourados: Brewista X, Linglong, bravo it, Hiku kanso, knob grinder, option o remi Pretos: JE plus, kinu, feld47, aergrind, arco Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk Depende da tecnologia de revestimento, mas pode ser cinza claro a preto ou dourado. O revestimento é sempre uma liga de titânio. A cor é em função do outro elemento. O dourado vem do Nitrogênio quando é feito um revestimento com Nitreto de Titânio. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lucas da costa ramos Postado 9 Maio 2023 Denunciar Share Postado 9 Maio 2023 18 horas atrás, MarcioMO disse: Fala Lucas. Mencionei no início do post 20g em 30s para espresso. Mas, a média tem sido 20g em 27s.... se moer com vontade, dá para fazer em 24s... Depois do Bravo debut e Hiku kanso, o linglong é o mais rapido Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk Então compensa comprar o linglong , no lugar do k4? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MarcioMO Postado 9 Maio 2023 Autor Denunciar Share Postado 9 Maio 2023 Então compensa comprar o linglong , no lugar do k4?Na minha opinião, sim. Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Octávio Postado 10 Maio 2023 Denunciar Share Postado 10 Maio 2023 Márcio, se me permitir mais um pergunta: você chegou a testar o moedor na prensa e Clever? Se sim, o que achou? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MarcioMO Postado 10 Maio 2023 Autor Denunciar Share Postado 10 Maio 2023 Márcio, se me permitir mais um pergunta: você chegou a testar o moedor na prensa e Clever? Se sim, o que achou?Não... eu testei no Hario switch com moagem media e não gostei muito. Gera muitos fines. Se fizer uma receita usando moagem grossa tanto para switch quanto para prensa, acho que deve ficar melhor. No v60, uso o método do kasuya justamente porque pede um moagem grossa, o que permite moedores com perfil para espresso gerarem menos fines, resultando num café bebivel...Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Octávio Postado 6 Agosto 2023 Denunciar Share Postado 6 Agosto 2023 Estou com um aqui há um tempo, e as impressões são bem no sentido de tudo que foi bem dito no tópico. Valeu, Márcio, é um ótimo achado. Tenho conseguido tirar bons espressos para meu gosto, sensorial agradável, doce, com corpo, geralmente gerando crema oleosa, cor bonita e bem viva. É o único moedor manual que senti de fato a necessidade de usar a borrachinha para firmar a mão, não é que seja algo de outro mundo, mas realmente demanda um bom esforço! Por outro lado, é bem rápido mesmo. Para 16 g em moagem de espresso levo uns 20 segundos. A única coisa que me desagradou um pouco é a tampa da alavanca, por não não vedar completamente (conforme se vê na imagem). Se tiver muito grão e se se inclinar um pouco o moedor, na hora da moagem, escapa resquício de café no espaço que fica aberto O que acaba até sendo pedagógico para moer com o moedor reto... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MarcioMO Postado 6 Agosto 2023 Autor Denunciar Share Postado 6 Agosto 2023 Estou com um aqui há um tempo, e as impressões são bem no sentido de tudo que foi bem dito no tópico. Valeu, Márcio, é um ótimo achado. Tenho conseguido tirar bons espressos para meu gosto, sensorial agradável, doce, com corpo, geralmente gerando crema oleosa, cor bonita e bem viva. É o único moedor manual que senti de fato a necessidade de usar a borrachinha para firmar a mão, não é que seja algo de outro mundo, mas realmente demanda um bom esforço! Por outro lado, é bem rápido mesmo. Para 16 g em moagem de espresso levo uns 20 segundos. A única coisa que me desagradou um pouco é a tampa da alavanca, por não não vedar completamente (conforme se vê na imagem). Se tiver muito grão e se se inclinar um pouco o moedor, na hora da moagem, escapa resquício de café no espaço que fica aberto O que acaba até sendo pedagógico para moer com o moedor reto... Fala Octavio!Eu também preciso da pulseira da borracha porque senão escorrega. AhahhaEu tenho usado o Ace R2 o JE plus junto com o Cafelat robot e está me agradando bastante. Também usei o R2 para moka e gostei do resultado. Esse ponto da tampa disco, as vezes, escapa um pouco aqui também. Uma solução seria pegar as medidas e fazer uma impressão 3d um pouco mais larga.Bons cafés!Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas