Ir para conteúdo

Linglong ACE R2


MarcioMO

Postagens recomendadas


Pessoal, 
 
 
Para ajudar na escolha de um moinho manual para espresso, deixo aqui os dados técnicos e minha experiência no uso do Linglong ACE R2.
 
 
- Custou cerca de 650 no Aliexpress na Jaffee
 
- Boa construção em alumínio e aço similar ao Linglong ACE 40 plus
 
- Peso de 720g, capacidade de 30g
 
- Mós de 48mm de aço, com 8 pontas, revestidas de titânio. Detalhe é que a mó interna tem 37mm contra 31mm do kinu, por exemplo.
 
- Sistema de ajuste externo tipo Bravo it, stepless, com 100 marcações
 
- Precisão de 5 microns entre marcações (clicks)

- Alinhamento do eixo e das mós muito bom! Vide última foto
 
- Moagem de 20g para espresso em 30s. Muito rápido, mas é bem mais difícil de moer, por causa das 8 lâminas e do tamanho da mó interna.
 
 
Fiz vários ótimos espressos com torras média-escuras e médias. Por gerar bastante fines, os espressos saem bem encorpados, com bastante crema ressaltando doçura e amenizando acidez e notas frutadas. Para comparação, usei o Kinu e o Niche Zero. Achei que em termos de corpo e doçura ficou próximo do Kinu. O Niche zero ainda gerou mais corpo, crema e claridade do que os manuais.
 
Mesmo não sendo muito indicado para coados, testei no método do Kasuya no V60, que pede uma moagem mais grossa, a fim de tentar gerar menos fines e ter um café com mais clareza nas notas. Consegui evitar o amargor, mas as notas frutadas ficam bem fracas, quase sem acidez.... 
 
Concluindo, é um ótimo moedor manual para espressos por um bom preço, muito eficiente na moagem, mas exigindo uma forcinha extra na moagem.5482e53ad275a054b4768791ebda66ac.jpgf1ac9833cb2b6b79ae252265962a4187.jpg5db368fa2f73106eb0168a9e665b4d05.jpg1de2441df7d812e5154d70ae11a1ffc2.jpg801407e0a378b8c23e3a65a710daac35.jpg
 
Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk
 
 

  • Curtir 8
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal. Obrigado por compartilhar. Muito bom acompanhar o aumento de alternativas, a preços mais acessíveis. Desculpe pela pergunta boba, mas algumas mós revestidas de titânio, associadas a espressos, geralmente, pelo menos em moedor manual, são pretas. Tem alguma explicação para isto? Me chamou a atenção este dourado. Aquela do Bravo It para coados segue tal cor, sendo a original preta. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal. Obrigado por compartilhar. Muito bom acompanhar o aumento de alternativas, a preços mais acessíveis. Desculpe pela pergunta boba, mas algumas mós revestidas de titânio, associadas a espressos, geralmente, pelo menos em moedor manual, são pretas. Tem alguma explicação para isto? Me chamou a atenção este dourado. Aquela do Bravo It para coados segue tal cor, sendo a original preta. 
Olá Octávio.
Puts... não sei te responder tecnicamente em termos de produto aplicado para o revestimento. Mas, na prática sendo preto ou dourado, não vejo muito diferença entre eles na moagem e resultados. Se comparar com um não revestido, daí tem o ponto da longevidade e talvez da mudança do coeficiente de atrito que pode mudar ligeiramente a moagem. Agora, em termos da cor mais comum, acho que tem bastsnte de ambos...
Dourados: Brewista X, Linglong, bravo it, Hiku kanso, knob grinder, option o remi
Pretos: JE plus, kinu, feld47, aergrind, arco


Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Saberia me dizer como ele se compara ao 1zpresso J-Max? Estou querendo comprar um J-Max mas esse linglong me interessou agora :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saberia me dizer como ele se compara ao 1zpresso J-Max? Estou querendo comprar um J-Max mas esse linglong me interessou agora :D
O ace R2 gera um espresso mais encorpado e doce do que o j-max, além de ser stepless. O único ponto é que precisa fazer uma bela força para moer, pois tem mós maiores e com mais pontas/lâminas. Então, se vc gosta mesmo de moer manualmente e não liga de fazer uma bela força, vale a pena!

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 5/5/2023 at 8:51 PM, MarcioMO said:

O ace R2 gera um espresso mais encorpado e doce do que o j-max, além de ser stepless. O único ponto é que precisa fazer uma bela força para moer, pois tem mós maiores e com mais pontas/lâminas. Então, se vc gosta mesmo de moer manualmente e não liga de fazer uma bela força, vale a pena!

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk
 

Acho que vou de ace r2 então, quero um moedor bem específico pra espresso e ele parece atender melhor que o j-max pela descrição que você deu. E sobre a força, é só pegar mais pesado na academia hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vou de ace r2 então, quero um moedor bem específico pra espresso e ele parece atender melhor que o j-max pela descrição que você deu. E sobre a força, é só pegar mais pesado na academia hahahaha
Já testei o Jmax e não gosto muito do sensorial que dá no espresso. Pra mim, falta corpo. O ajuste de clicks do jmax é absolutamente excelente e se tivessem colocado as mós do JE ou JE plus, seria melhor que esse linglong.
Sobre a força para moer, pensa que vc vai ter que fazer essa forcinha toda vez que for fazer um espresso...rs

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 5/7/2023 at 11:42 AM, MarcioMO said:

Já testei o Jmax e não gosto muito do sensorial que dá no espresso. Pra mim, falta corpo. O ajuste de clicks do jmax é absolutamente excelente e se tivessem colocado as mós do JE ou JE plus, seria melhor que esse linglong.
Sobre a força para moer, pensa que vc vai ter que fazer essa forcinha toda vez que for fazer um espresso...rs

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk
 

Inclinar o moedor diminui a força necessária pra moagem, mas fica a dúvida, é muito difícil de moer mesmo com ele inclinado? Mesmo inclinando bastante? Já moeu com ele assim @MarcioMO?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio, lá no anúncio é aconselhado não desmontá-lo. Foi tranquilo quanto a isto?
Optei por um outro moedor um dia antes desta postagem haha. Talvez teria mudado a decisão.
Ah... eu já desmontei um monte... já me lasquei, é verdade...mas no final consegui recalibrar com muita paciência.
Esse aqui é bem simples...

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

Inclinar o moedor diminui a força necessária pra moagem, mas fica a dúvida, é muito difícil de moer mesmo com ele inclinado? Mesmo inclinando bastante? Já moeu com ele assim [mention=12532]MarcioMO[/mention]?
Pra mim, moer nele não é um problema e não gosto de inclinar o moedor...rs... Mas não sou muito referência, pois acho de boa moer no Bravo Debut... A minha insistência para quem for comprar, é que tenha certeza de que vai ter que fazer uma forcinha....

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk


  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, MarcioMO disse:

Ah... eu já desmontei um monte... já me lasquei, é verdade...mas no final consegui recalibrar com muita paciência.
Esse aqui é bem simples...

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

Pra mim, moer nele não é um problema e não gosto de inclinar o moedor...rs... Mas não sou muito referência, pois acho de boa moer no Bravo Debut... A minha insistência para quem for comprar, é que tenha certeza de que vai ter que fazer uma forcinha....

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

 

Márcio, e o tempo de moagem,  comparando aos que você testou?

Como ficou esse tempo do linglong?

No espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio, e o tempo de moagem,  comparando aos que você testou?
Como ficou esse tempo do linglong?
No espresso.
Fala Lucas.
Mencionei no início do post 20g em 30s para espresso. Mas, a média tem sido 20g em 27s.... se moer com vontade, dá para fazer em 24s...
Depois do Bravo debut e Hiku kanso, o linglong é o mais rapido

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/04/2023 at 12:50, MarcioMO disse:

Olá Octávio.
Puts... não sei te responder tecnicamente em termos de produto aplicado para o revestimento. Mas, na prática sendo preto ou dourado, não vejo muito diferença entre eles na moagem e resultados. Se comparar com um não revestido, daí tem o ponto da longevidade e talvez da mudança do coeficiente de atrito que pode mudar ligeiramente a moagem. Agora, em termos da cor mais comum, acho que tem bastsnte de ambos...
Dourados: Brewista X, Linglong, bravo it, Hiku kanso, knob grinder, option o remi
Pretos: JE plus, kinu, feld47, aergrind, arco


Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

 

Depende da tecnologia de revestimento, mas pode ser cinza claro a preto ou dourado. O revestimento é sempre uma liga de titânio.  A cor é em função do outro elemento. O dourado vem do Nitrogênio quando é feito um revestimento com Nitreto de Titânio. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, MarcioMO disse:

Fala Lucas.
Mencionei no início do post 20g em 30s para espresso. Mas, a média tem sido 20g em 27s.... se moer com vontade, dá para fazer em 24s...
Depois do Bravo debut e Hiku kanso, o linglong é o mais rapido

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk
 

Então compensa comprar o linglong , no lugar do k4?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então compensa comprar o linglong , no lugar do k4?
Na minha opinião, sim.

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio, se me permitir mais um pergunta: você chegou a testar o moedor na prensa e Clever?  Se sim, o que achou?
Não... eu testei no Hario switch com moagem media e não gostei muito. Gera muitos fines. Se fizer uma receita usando moagem grossa tanto para switch quanto para prensa, acho que deve ficar melhor.
No v60, uso o método do kasuya justamente porque pede um moagem grossa, o que permite moedores com perfil para espresso gerarem menos fines, resultando num café bebivel...



Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Estou com um aqui há um tempo, e as impressões são bem no sentido de tudo que foi bem dito no tópico. Valeu, Márcio, é um ótimo achado. Tenho conseguido tirar bons espressos para meu gosto, sensorial agradável, doce, com corpo, geralmente gerando crema oleosa, cor bonita e bem viva. 

É o único moedor manual que senti de fato a necessidade de usar a borrachinha para firmar a mão, não é que seja algo de outro mundo, mas realmente demanda um bom esforço! Por outro lado, é bem rápido mesmo. Para 16 g em moagem de espresso levo uns 20 segundos. 

A única coisa que me desagradou um pouco é a tampa da alavanca, por não não vedar completamente (conforme se vê na imagem). Se tiver muito grão e se se inclinar um pouco o moedor, na hora da moagem, escapa resquício de café no espaço que fica aberto O que acaba até sendo pedagógico para moer com o moedor reto...

EeCIfwz.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com um aqui há um tempo, e as impressões são bem no sentido de tudo que foi bem dito no tópico. Valeu, Márcio, é um ótimo achado. Tenho conseguido tirar bons espressos para meu gosto, sensorial agradável, doce, com corpo, geralmente gerando crema oleosa, cor bonita e bem viva. 
É o único moedor manual que senti de fato a necessidade de usar a borrachinha para firmar a mão, não é que seja algo de outro mundo, mas realmente demanda um bom esforço! Por outro lado, é bem rápido mesmo. Para 16 g em moagem de espresso levo uns 20 segundos. 
A única coisa que me desagradou um pouco é a tampa da alavanca, por não não vedar completamente (conforme se vê na imagem). Se tiver muito grão e se se inclinar um pouco o moedor, na hora da moagem, escapa resquício de café no espaço que fica aberto O que acaba até sendo pedagógico para moer com o moedor reto...
EeCIfwz.jpg
Fala Octavio!
Eu também preciso da pulseira da borracha porque senão escorrega. Ahahha
Eu tenho usado o Ace R2 o JE plus junto com o Cafelat robot e está me agradando bastante. Também usei o R2 para moka e gostei do resultado.
Esse ponto da tampa disco, as vezes, escapa um pouco aqui também. Uma solução seria pegar as medidas e fazer uma impressão 3d um pouco mais larga.
Bons cafés!


Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...