Ir para conteúdo

Qual cafeteira eu devo comprar.


Postagens recomendadas

Eae gente, tudo bem ?
Estou pensando em mudar meu setup de café, tenho algumas coisas que venho acumulando ao longo dos anos, Uma aeropress, um moedor 1zpresso Q2, um Timemore C2, uma V60. Estou pensando em comprar uma maquina de espresso básica. Estava em dúvida justamente em 3 possibilidades:
Uma Flair Classic com o Kit com manometro
Uma Delonghi Dedica 885
Ou Uma Oster Perfect Brew

Queria saber muito a opinião de vcs. principalemnte relacionadas a durabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Três máquinas bem diferentes.

Ainda não recebi o 1Zspresso Q2 que comprei, mas pelo que li e vi dele fiquei com a impressão que ele "até serve" para espresso (pretendo usá-lo para a Aeropress). Pode ser mantido, então.

A Dedica tem filtros pressurizados, que aceitam café menos bem moído. Acho que talvez seja a mais simples das três. Olha no fórum o que falam sobre ela.

Tem muita conversa sobre a Oster Perfect Brew aqui no fórum. Recomendo ler.

Acho que a Flair já é outra história... Totalmente manual, não conheço e não sei quão exigente com a moagem ela é. Imagino-a pelo menos um degrau acima das outras duas.

Parte da tua decisão levará em conta a avaliação do talento atual para os rituais de preparo de café. A observação dos resultados, a paciência e a tenacidade para aprender a extrair uma bebida satisfatória do equipamento disponível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sugiro que, antes, escolha um moedor de maior precisão. É o item mais importante. Há o Kingrinder K4, K6, J-max, os Linglong (pelo que se vê nos ótimos tópicos do @MarcioMO) etc. Sugiro dar uma olhada. Tem muito material aqui no fórum a respeito de tais moedores.

Tenho uma Dedica, me parece durável, sim. Sem modificações e com filtro despressurizado, tenho a impressão de que com uma Flair 2 pro eu conseguiria resultado melhor, ao poder controlar a pressão. Muitos modificam tais máquinas caseiras, para maior controle das variáveis, promover maior consistência.

Ainda, uma coisa a ser considerada é a do vaporizador, inexistente em manuais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Octávio tem razão. Moedor é muito importante para espresso. No início, mais importante que a própria máquina. Já estou no quarto moedor diferente, evoluindo um tanto a cada um. O 1Zspresso entra por fora dessa conta, pois não competirá com o que já tenho para espressos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava justamente pensando em ter uma maquina que eu possa ficar os próximos anos desenvolvendo esse ritual para cada café e ir experimentando. Não espero fazer um café bom de cara. A ideia pela Flair era justo para aprender a controlar umas variáveis como pressão e tempo de infusão para experimentar, Porém que todo como ponto negativo é justamente o controle térmico da maquina, que dizem ser muito complicado para atingir temperaturas acima de 92ºC, já que é necessário pre aquecer a camara por um tempo.
A ideia pela Delonghi é justamente por ser uma maquina conhecida tem muita informação disponível e iria fazendo uns upgrades nela com o passar do tempo. Sendo a primeira modificação o filtro pressurizado por um não pressurizado. Depois ao longo do tempo a ideia seria instalar o mod de manometro, vaporizador e dimmer. A questão da Oster seria um pouco más pela preguiça, sei que muitas variaveis não são controladas mas seria interessante ir para um setup semi completo que trabalha com filtros de 58mm. São tres maquinas bem diferentes. Minha maior dúvida na flair é justamente essa questão de todo ritual necessário para extrair um bom café. E como gosto de preparar bebidas com leite seria impossivel (exceto usando uma prensa francesa para espumar, coisa que já estou um pouco cansado). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De verdade? Compra uma máquina que você acha legal. Que te dê vontade de usar e que deixe sua bancada bonita. E que também seja capaz de fazer um bom café logo de cara, sem modificações (que talvez não seja o caso da Dedica).

Existem bastantes variáveis já pra se explorar só na preparação do puck. Moagem, compactação, distribuição etc. Isso pode ser bem suficiente de variáveis pra você, talvez.

Mesmo sem inventar moda, fazer dois bons espressos em sequência já é algo que exige bastante atenção e prática, por exemplo.

Eu estive pensando muito nessa questão da versatilidade quando comprei minha máquina. Optei pela La Pavoni Europiccola, que é uma de alavanca. E veja só, o que mais tenho gostado desde que comprei não é a "versatilidade" de poder fazer o café de formas diferentes, mas sim o desafio de sempre tirar um café bom. Não tem manômetro, não faço ideia da temperatura, mas acaba sendo legal. Vira um experiência totalmente sensorial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/05/2023 at 13:44, Daniel_P disse:

Eu estava justamente pensando em ter uma maquina que eu possa ficar os próximos anos desenvolvendo esse ritual para cada café e ir experimentando. Não espero fazer um café bom de cara. A ideia pela Flair era justo para aprender a controlar umas variáveis como pressão e tempo de infusão para experimentar, Porém que todo como ponto negativo é justamente o controle térmico da maquina, que dizem ser muito complicado para atingir temperaturas acima de 92ºC, já que é necessário pre aquecer a camara por um tempo.
A ideia pela Delonghi é justamente por ser uma maquina conhecida tem muita informação disponível e iria fazendo uns upgrades nela com o passar do tempo. Sendo a primeira modificação o filtro pressurizado por um não pressurizado. Depois ao longo do tempo a ideia seria instalar o mod de manometro, vaporizador e dimmer. A questão da Oster seria um pouco más pela preguiça, sei que muitas variaveis não são controladas mas seria interessante ir para um setup semi completo que trabalha com filtros de 58mm. São tres maquinas bem diferentes. Minha maior dúvida na flair é justamente essa questão de todo ritual necessário para extrair um bom café. E como gosto de preparar bebidas com leite seria impossivel (exceto usando uma prensa francesa para espumar, coisa que já estou um pouco cansado). 

Oster, com ctza (se vc já cansou de espumar leite com prensa... some esse trabalho ao que vc teria com uma máquina de expresso manual...).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, boa noite.

Recentemente comprei uma máquina da De Longhi ( EC 220) a experiência nao foi muito boa (ela apresentou  defeito)e acabei devolvendo-a. Vou comprar outra máquina. Quero pagar até uns 1.500 estourando. Só não quero Philco, Malori, Mondial...essas marcas mais ordinárias e nem De'Longhi. Dei uma pesquisa e encontrei estes modelos:

1) Cafeteira Expresso EOS 3 em 1 Inox ECF01EC 220V (frigelar)

2) Cafeteira Expresso Roma Pro 1903 Series Telefunken - ESSA MARCA É BOA? Lembro-me que era marca de TV antigamente.

3) Cafeteira Espresso Oster, PrimaLatte Xpert, Painel Automático, 220V - Essa pareceu meio "fraquinha"  em relação as peças. Muito plástico parece.

4) Cafeteira Espresso Oster, PrimaLatte II - essa pareceu o melhor custo/benefício.

5) Cafeteira Expresso Oster Cappuccino BVSTECMP65R 1,2L

6) Cafeteira Espresso Oster Nova PrimaLatte Inox - achei essa interessante também.

 

O que vocês acham ? Podem me ajudar na escolha? Estou meio perdido em relação a qual comprar.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Para que os colegas de fórum possam ter uma noção melhor, vale a pena você descrever, além do preço que aceita pagar, um pouco sobre o seu jeito de consumir café. Por exemplo: bebe somente puro? Faz preparos com leite? Extrai muitas doses por dia/doses em sequência? Procura um perfil mais ácido/doce/amargo na xícara? Tem preferência por grãos com notas florais/frutadas/achocolatadas....? Também é útil saber se você pode usar 220V, 127V ou ambas as tensões. 

Sabendo um mais sobre seu gosto, fica mais fácil para te dar uma sugestão de equipamento.

Saudações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, HugoS disse:

Pessoal, boa noite.

Recentemente comprei uma máquina da De Longhi ( EC 220) a experiência nao foi muito boa (ela apresentou  defeito)e acabei devolvendo-a. Vou comprar outra máquina. Quero pagar até uns 1.500 estourando. Só não quero Philco, Malori, Mondial...essas marcas mais ordinárias e nem De'Longhi. Dei uma pesquisa e encontrei estes modelos:

1) Cafeteira Expresso EOS 3 em 1 Inox ECF01EC 220V (frigelar)

2) Cafeteira Expresso Roma Pro 1903 Series Telefunken - ESSA MARCA É BOA? Lembro-me que era marca de TV antigamente.

3) Cafeteira Espresso Oster, PrimaLatte Xpert, Painel Automático, 220V - Essa pareceu meio "fraquinha"  em relação as peças. Muito plástico parece.

4) Cafeteira Espresso Oster, PrimaLatte II - essa pareceu o melhor custo/benefício.

5) Cafeteira Expresso Oster Cappuccino BVSTECMP65R 1,2L

6) Cafeteira Espresso Oster Nova PrimaLatte Inox - achei essa interessante também.

 

O que vocês acham ? Podem me ajudar na escolha? Estou meio perdido em relação a qual comprar.

 

 

Boa noite, 

Usei a oster primalatte 2 por uns 3 meses e com um kingrinder 4 eu conseguia bons cafés, mas para bebidas com leite ela é uma máquina limitada e burocrática, dê uma pesquisada. 
Acabei partindo pra um upgrade e não me arrependo, mas a oster me serviu enquanto precisei. 
 

Abraços, 

 


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, valacomum disse:

Olá.

Para que os colegas de fórum possam ter uma noção melhor, vale a pena você descrever, além do preço que aceita pagar, um pouco sobre o seu jeito de consumir café. Por exemplo: bebe somente puro? Faz preparos com leite? Extrai muitas doses por dia/doses em sequência? Procura um perfil mais ácido/doce/amargo na xícara? Tem preferência por grãos com notas florais/frutadas/achocolatadas....? Também é útil saber se você pode usar 220V, 127V ou ambas as tensões. 

Sabendo um mais sobre seu gosto, fica mais fácil para te dar uma sugestão de equipamento.

Saudações!

Olá!

Queremos pagar até R$ 1.500. Bebemos puro e com leite, tomaremos poucas doses por dia: três ou quatro no máximo (exceto quando recebermos visita. O que não acontece sempre). Quanto ao perfil e grãos não temos nenhuma preferência ainda. Estamos engatinhando. Por hora só queremos uma máquina razoável para iniciarmos. Usaremos em 220v. 

Segue os links das que estou vendo:

1) https://www.frigelar.com.br/cafeteira-expresso-3-em-1-eos-ecf01ec-inox-220v/p/kit5923

2) https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2222934413-cafeteira-expresso-roma-pro-1903-series-telefunken-_JM?matt_tool=68386762&matt_word=&matt_source=google&matt_campaign_id=16393052094&matt_ad_group_id=134386627832&matt_match_type=&matt_network=g&matt_device=c&matt_creative=584296520840&matt_keyword=&matt_ad_position=&matt_ad_type=pla&matt_merchant_id=118808086&matt_product_id=MLB2222934413&matt_product_partition_id=1802061570878&matt_target_id=aud-1967156880386:pla-1802061570878&gclid=Cj0KCQjwu-KiBhCsARIsAPztUF0QsNaZb2_e2lh8Q0ptcA5LKNKlGujza6zJjb245FIRBbEOGpPi55AaAhLmEALw_wcB

3) https://www.kabum.com.br/produto/405431/cafeteira-expresso-oster-primalatte-xpert-1170w-220v-preto-e-vermelho-bvstem6702r-057?srsltid=AR57-fBiTc59ViOfBTMkVwlFAbc6W_HMCGs0y8LaCjdVdKvv1AB9gl0vabc

4) https://www.amazon.com.br/Cafeteira-Espresso-PrimaLatte-Oster-BVSTEM6701B-017/dp/B076HSFFD6?source=ps-sl-shoppingads-lpcontext&ref_=fplfs&smid=A1ZZFT5FULY4LN&th=1

5) https://www.shoptime.com.br/produto/228256740?pfm_carac=você também pode gostar de...&pfm_index=2&pfm_page=product&pfm_pos=item_page.rr1&pfm_type=vit_recommendation&DCSext.recom=RR_item_page.rr1-mars_ClickCP%3AP%3A1%3A%3Aads%3Dfalse%3AorderAdsTest%3Dmotor_high_ads%3Atestab%3DsingleStrategy&nm_origem=rec_item_page.rr1-mars_ClickCP%3AP%3A1%3A%3Aads%3Dfalse%3AorderAdsTest%3Dmotor_high_ads%3Atestab%3DsingleStrategy&nm_ranking_rec=2&offerId=5e0f37981729c3bbf1b9e2c8&voltagem=220V&condition=NEW

6) https://www.magazineluiza.com.br/cafeteira-espresso-oster-nova-primalatte-inox/p/hgd0h5gbd9/ep/cfex/?&seller_id=oster

Obrigado, amigo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Ribeiro777 disse:

Boa noite, 

Usei a oster primalatte 2 por uns 3 meses e com um kingrinder 4 eu conseguia bons cafés, mas para bebidas com leite ela é uma máquina limitada e burocrática, dê uma pesquisada. 
Acabei partindo pra um upgrade e não me arrependo, mas a oster me serviu enquanto precisei. 
 

Abraços, 

 


 

Obrigado. Estou pesquisando e estou bem indeciso. A Oster é uma boa marca de máquina de café ? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, HugoS disse:

Obrigado. Estou pesquisando e estou bem indeciso. A Oster é uma boa marca de máquina de café ? 

 

Eu não tive nenhum problema, usei por pouco tempo. Mas fique atento, a Oster apenas coloca o nome nessa máquina que vem da China, de qualquer forma, entendo que é um produto condizente com o seu preço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...