Ir para conteúdo

Moedor e café custo x beneficio


Postagens recomendadas

Nunca tomei café além dos comuns de mercado, que eu não gosto, ganhei uma cafeteira EM-200 da Cuisinart e queria algumas dicas do que comprar pra ela, tipos de café, moedor, aquele filtro despressurizador

Não estou num momento onde posso gastar muito e nem sei o quanto vou gostar desses cafés bem feitos, então por preferência gostaria de opções mais custo beneficio para iniciantes, o que me indicam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses têm preços acessíveis e são fáceis de acertar:

https://www.cafeoteca.com.br/produto/cafe-do-mercado-classico-para-espresso-1kg-em-graos-80 (Cerrado Mineiro).

https://www.cafeoteca.com.br/produto/cafe-montanhas-organico-para-espresso-1kg-em-graos-82 (Espírito Santo)

Estou consumindo-os regularmente há poucos meses.

Reserva um bom orçamento para o moedor. É muito importante para espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, ivoesazevedo disse:

Esses têm preços acessíveis e são fáceis de acertar:

https://www.cafeoteca.com.br/produto/cafe-do-mercado-classico-para-espresso-1kg-em-graos-80 (Cerrado Mineiro).

https://www.cafeoteca.com.br/produto/cafe-montanhas-organico-para-espresso-1kg-em-graos-82 (Espírito Santo)

Estou consumindo-os regularmente há poucos meses.

Reserva um bom orçamento para o moedor. É muito importante para espresso.

Valeu

Quais moedores você acha legal? Vi uns videos positivos sobre os modelos kingrider k0 e k1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@imatheussss o fórum tem vários tópicos sobre moedores. 

Não tenho experiência com bons moedores manuais. O meu moedor para espresso é elétrico, um que comprei usado e modificado para moer por doses. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, imatheussss disse:

Valeu

Quais moedores você acha legal? Vi uns videos positivos sobre os modelos kingrider k0 e k1

Se for se aventurar no mundo dos expressos, te aconselho em não economizar no quesito moedor. 
Comprei uma DeLonghi Dedica em setembro do ano passado e só agora estou conseguindo dominar a arte de extrai um café de respeito. Achei que era fácil, mas estava totalmente enganado. Te passarei alguns itens que considero ser cruciais para esse processo não se tornar um pesadelo.

Moedor*: Kingrinder K2 ou K4. A diferença entre os dois são sensoriais e o k2 tem a regulagem interna e o k4 externa.

Balança*: Timemore Black Mirror. (Parece que é frescura, mas é um item indispensável para seu aprendizado e evolução). 

Tamper*: Observe a medida do porta filtro da sua máquina e opte pelos comuns mesmo (madeira + inox).

Porta filtro*: Observe a medida que encaixe na sua máquina e compre o filtro despressurizado. 
Funil*: Um que seja compatível com o seu porta filtro.

Café: Em grão, com torra nova e experimente vários para saber o que mais lhe agrade.

* encontra tudo no aliexpress.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estamos falando de iniciante sem orçamento grande, então cito algumas opções mais em conta.

Pode-se economizar na primeira balança. Uma dessas prateadas de 0,1g com aproximadamente a área de um estojo de CD que tem por 50 pila no Mercado Livre quebra bem o galho. Uso uma assim há muitos anos e conto o tempo no cronômetro analógico do relógio de pulso. 

Sem filtro não pressurizado, tira-se falsos espressos. Filtro duplo, capacidade 14 a 18 gramas. Para ter uma ideia, com 17,5g de café estou extraindo 50g de bebida em cerca de 30” na minha máquina atual. Proporção quase 1:3, que minha esposa aprecia. Às vezes faço para mim algum 1:2, mas para isso preciso dar uma ajustada no moedor…

Funil ajuda a diminuir a queda de pó para fora do filtro durante a preparação do bolo, mas não chega a ser essencial. Melhor ter, mas não precisa gastar muito nisso.

Tampar decente é necessário. Ferramenta WDT também. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, imatheussss disse:

Valeu

Quais moedores você acha legal? Vi uns videos positivos sobre os modelos kingrider k0 e k1

O K1 ja esta bom pra comecar.

Quanto esta disposto a investir inicialmente? Com esse valor, podemos fazer recomendacoes mais focadas 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@valacomum com moedor manual eu não usava WDT. Mas com o elétrico a coisa mudou.

Corrigindo, então: WDT não é necessário para todo o tipo de moedor. 

Até um palito pode ajudar. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pega o moedor kingrinder k4, detestei para espresso o k2, tive tambem o Timemore C2, simplesmente nao serve para espressoo, k4 além de mais doce e menos ácido com ele é muito mais fácil fazer e extraçao, cafe tem o Gourmet do torra fresca, bom cafe por R$27,00 500gr, mas o que mais gosto do Torra Fresca é o "cafe do Bruno", excelente cafe, muito doce, mas acho que já está a R$60,00 o pacote, curto cafe Gourmet para Latte e cafe especial para espresso duplo ou ristretto.

PS: O kingrinder k6 da coados é excelentes e também faz bons espressos, mas o cafe espresso fica um pouco mais ácido, mas ainda sim muito bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...