Ir para conteúdo

1Zpresso K-ultra. Dicas e indicação de Review.


Edx

Postagens recomendadas

Caros cafezeiros, 

Comprei um K-ultra da 1zpresso e está chegando nos próximos dias.

Não encontrei reviews em língua portuguesa que expusessem prós e contras deste modelo de moedor.

Há alguma observação importante a respeito? Cuidados no primeiro uso? Algum vício oculto?

Meu uso estará restrito a coados (kalitta, Melitta Amano, 102 e 103. V60, koar (glass, cerâmica e acrílico), Clever.

Em métodos "diferentes", vou utilizar na aeropress e na Pipamoka (a vácuo).

Penso arriscar também algum "espresso" na wacaco minipresso (com o timemore c3 nunca acertei. Resolvi buscar um upgrade).

Obrigado desde já :)

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros cafezeiros, 
Comprei um K-ultra da 1zpresso e está chegando nos próximos dias.
Não encontrei reviews em língua portuguesa que expusessem prós e contras deste modelo de moedor.
Há alguma observação importante a respeito? Cuidados no primeiro uso? Algum vício oculto?
Meu uso estará restrito a coados (kalitta, Melitta Amano, 102 e 103. V60, koar (glass, cerâmica e acrílico), Clever.
Em métodos "diferentes", vou utilizar na aeropress e na Pipamoka (a vácuo).
Penso arriscar também algum "espresso" na wacaco minipresso (com o timemore c3 nunca acertei. Resolvi buscar um upgrade).
Obrigado desde já [emoji4]
 
 
Olá Ednaldo,

O k ultra é um upgrade do k plus (k max) com esse ajuste na alavanca e um pouco mais de precisão entre clicks. Mas o conjunto mós, eixo e sistema de ajuste é o mesmo do K plus.
Dá uma olhada nessa avaliação do Thales




Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Acabei de voltar de uma viagem e comprei um para substituir meu Kingrinder K6. Apenas dois dias de uso, mas deu para ver bastante diferença, a moagem é mais homogênea, com menos fines, além de produzir menos estática. Também parece mais rápido para moer, mas pode ser impressão. Difícil falar sobre a diferença de sabor, já que estava sem café e comprei uns pacotes novos só para estreá-lo. 

Sobre a funcionalidade, gostei muito do copo preso por imã, que deixa o workflow muito mais eficiente. Nada de ficar desroscando e roscando como fazia com o K6. Já a alavanca dobrável, além de não ser tão elegante como os modelos da Timemore, não parece ser útil e não me vejo usando no dia a dia, já que acrescenta uma tarefa a mais no workflow.

Sobre a semelhança com o K Plus (ou seu irmão K Max), o Coffee Chronicler publicou um vídeo recente no qual afirma que há diferença entre os burrs (segue o vídeo), mas como nunca testei outro da série não posso comentar.

No geral estou bem feliz com a compra.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, andream disse:

Acabei de voltar de uma viagem e comprei um para substituir meu Kingrinder K6. Apenas dois dias de uso, mas deu para ver bastante diferença, a moagem é mais homogênea, com menos fines, além de produzir menos estática. Também parece mais rápido para moer, mas pode ser impressão. Difícil falar sobre a diferença de sabor, já que estava sem café e comprei uns pacotes novos só para estreá-lo. 

Sobre a funcionalidade, gostei muito do copo preso por imã, que deixa o workflow muito mais eficiente. Nada de ficar desroscando e roscando como fazia com o K6. Já a alavanca dobrável, além de não ser tão elegante como os modelos da Timemore, não parece ser útil e não me vejo usando no dia a dia, já que acrescenta uma tarefa a mais no workflow.

Sobre a semelhança com o K Plus (ou seu irmão K Max), o Coffee Chronicler publicou um vídeo recente no qual afirma que há diferença entre os burrs (segue o vídeo), mas como nunca testei outro da série não posso comentar.

No geral estou bem feliz com a compra.

 

 

Show , também comprei recente , nos coados achei muito bom , mas espresso estou apanhando , vc conseguiu fazer espresso legal !?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana!

Eu faço só coados e tendo a ajustar sempre além do recomendado pela 1zpresso.

No início, estranhei o encaixe e deixei o copinho coletor cair 2 vezes (risos).

Com o tempo, sinto que é o melhor moedor que já usei no quesito ergonomia.

Em comparação ao C3 e ao M40 da Mischief, os coados saem mais doces, com mais corpo, e notas mais claras (com os perfis de caramelo ou cana de açúcar do Caparaó).

Fiz um teste utilizando a peneira da Mhw-3bomber, 400 mícrons, e as notas mais delicadas se acentuam, bem como a doçura (fiz o teste no V60 , no N2 da melitta e no koar).

Como ponto negativo, o meu gera uma retenção de pó que exige a utilização do pincel para retirá-lo toda vez que utilizo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 hours ago, Frederico cruvinel said:

Show , também comprei recente , nos coados achei muito bom , mas espresso estou apanhando , vc conseguiu fazer espresso legal !?

Ainda não fiz, estou aguardando minha Aram chegar, aí posto aqui os resultados.

Sobre o copo, pensei que cairia com mais facilidade, mas o moedor é bem ergonômico, só se pegar errado ou com uma mão gigante para derrubá-lo haha

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Olá vocês já testarem o K Ultra no Aeropress? Se sim em qual click vocês estão usando normalmente? Estou tendo certa dificuldade em tirar um bom café, sempre no final sai um amargor e principalmente quando o café dá uma esfriada, quando está quente e morno até que o amargor diminui, estou fazendo a proporção de 1:10, gosto de café mais encorpado, não gosto de café muito fraco. Obs: Esse é o primeiro moedor que tenho, antes preparava café solúvel Gold e montanhas capixaba que tem um belo sabor, já testei  três marcas de cafés especiais, e ainda não cheguei em um sabor agradável, de doçura que sempre vejo os YouTubes falando nos vídeos kkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Xeique disse:

Olá vocês já testarem o K Ultra no Aeropress? Se sim em qual click vocês estão usando normalmente? Estou tendo certa dificuldade em tirar um bom café, sempre no final sai um amargor e principalmente quando o café dá uma esfriada, quando está quente e morno até que o amargor diminui, estou fazendo a proporção de 1:10, gosto de café mais encorpado, não gosto de café muito fraco. Obs: Esse é o primeiro moedor que tenho, antes preparava café solúvel Gold e montanhas capixaba que tem um belo sabor, já testei  três marcas de cafés especiais, e ainda não cheguei em um sabor agradável, de doçura que sempre vejo os YouTubes falando nos vídeos kkkk.

Caro Xeique,

Já verificou se o seu k-ultra está alinhado no zero?

Se sim, use essa referência para a moagem: https://1zpresso.coffee/grind-setting/

No meu k-ultra utilizo a moagem 5.5 como ponto de partida para a aeropress, e o café fica ótimo.

Porém, uso a receita do James Hoffmann com 1 a 2 gramas a mais do recomendado. Ou seja, faço uma adaptação que me faz ajustar a doçura do grão. 

Tenho gostado de bourbon amarelo, Catuaí, ou algum blend equilibrado entre doçura e acidez.

Boa sorte!

Esqueci da temperatura. Ajusto-a caso ache o café intenso demais.

Normalmente, passo a 97/96 graus, medidos no termômetro digital da Mhw-3bomber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, eldermarco disse:

No meu caso, eu uso o K-Ultra com 50 cliques para a AeroPress. Eu costumo virar a AeroPress e sair com o café para a xícara após 2min. Fica super doce.

Elder, notou alguma diferença a se destacar em comparação ao K6, no sensorial?

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Octávio disse:

Elder, notou alguma diferença a se destacar em comparação ao K6, no sensorial?

Não tenho o paladar apurado como os nossos colegas, mas achei que o K-Ultra traz uma clareza maior nas notas, o que me agradou bastante. Eu também gostei de usar ele nos espressos.

  • Curtir 3
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

O K-Ultra é tranquilo, como o Edx mencionou. Com relação aos espressos, eu só acrescento que, para um grão ou outro, você talvez necessite compensar na dose, já que a mó tem um deslocamento de 20 microns entre cliques, o que pode ser muito em algumas situações. Daí pode acontecer de tu ter uma situação onde o clique X não está bom e o X + 1 passa do ponto. 

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O k-ultra não. Regulo um pouco menos do indicado pela 1zpresso.

1 hora atrás, eldermarco disse:

O K-Ultra é tranquilo, como o Edx mencionou. Com relação aos espressos, eu só acrescento que, para um grão ou outro, você talvez necessite compensar na dose, já que a mó tem um deslocamento de 20 microns entre cliques, o que pode ser muito em algumas situações. Daí pode acontecer de tu ter uma situação onde o clique X não está bom e o X + 1 passa do ponto. 

Confirmo o que o eldermarco escreveu. É por aí mesmo. Em geral, é um moedor macio e não faço tanta força para moer para espresso em um ou dois "cliques" antes do 3.

(Se não me engano, a 1zpresso recomenda para espresso começar a regulagem no n. 3).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um dica aos iniciantes (como eu).

Meu k-ultra necessita sempre de ajustes de calibração.

Notei que a frequência aumenta se uso torra clara e/ou média clara.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Edx disse:

Um dica aos iniciantes (como eu).

Meu k-ultra necessita sempre de ajustes de calibração.

Notei que a frequência aumenta se uso torra clara e/ou média clara.

 

Realmente, eu fui conferir o meu aqui e notei que o zero está a 2 cliques além do que eu tinha calibrado e eu uso torras médias. Isso explica o porquê de eu ter encontrado o zero no clique -5 quando fui fazer a primeira limpeza. Isso eu não curti.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fazendo uma rápida pesquisa, notei que os usuários da 1ZPresso costumam fazer esses ajustes com alguma frequência. Uma vez por semana talvez seja suficiente. Bom saber.

Outro ponto importante quando for fazer a calibração é não forçar as mós até o limite em que não dá mais para girar. O zero é o ponto onde a alavanca não gira mais de forma livre e não é aconselhável ir além.

 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...