Edx Postado 6 Maio 2023 Denunciar Share Postado 6 Maio 2023 Caros cafezeiros, Comprei um K-ultra da 1zpresso e está chegando nos próximos dias. Não encontrei reviews em língua portuguesa que expusessem prós e contras deste modelo de moedor. Há alguma observação importante a respeito? Cuidados no primeiro uso? Algum vício oculto? Meu uso estará restrito a coados (kalitta, Melitta Amano, 102 e 103. V60, koar (glass, cerâmica e acrílico), Clever. Em métodos "diferentes", vou utilizar na aeropress e na Pipamoka (a vácuo). Penso arriscar também algum "espresso" na wacaco minipresso (com o timemore c3 nunca acertei. Resolvi buscar um upgrade). Obrigado desde já 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MarcioMO Postado 6 Maio 2023 Denunciar Share Postado 6 Maio 2023 Caros cafezeiros, Comprei um K-ultra da 1zpresso e está chegando nos próximos dias. Não encontrei reviews em língua portuguesa que expusessem prós e contras deste modelo de moedor. Há alguma observação importante a respeito? Cuidados no primeiro uso? Algum vício oculto? Meu uso estará restrito a coados (kalitta, Melitta Amano, 102 e 103. V60, koar (glass, cerâmica e acrílico), Clever. Em métodos "diferentes", vou utilizar na aeropress e na Pipamoka (a vácuo). Penso arriscar também algum "espresso" na wacaco minipresso (com o timemore c3 nunca acertei. Resolvi buscar um upgrade). Obrigado desde já [emoji4] Olá Ednaldo,O k ultra é um upgrade do k plus (k max) com esse ajuste na alavanca e um pouco mais de precisão entre clicks. Mas o conjunto mós, eixo e sistema de ajuste é o mesmo do K plus.Dá uma olhada nessa avaliação do Thales Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Edx Postado 6 Maio 2023 Autor Denunciar Share Postado 6 Maio 2023 Muito obrigado. Vou verificar e utilizar o Review como ponto de partida. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
andream Postado 2 Agosto 2023 Denunciar Share Postado 2 Agosto 2023 Acabei de voltar de uma viagem e comprei um para substituir meu Kingrinder K6. Apenas dois dias de uso, mas deu para ver bastante diferença, a moagem é mais homogênea, com menos fines, além de produzir menos estática. Também parece mais rápido para moer, mas pode ser impressão. Difícil falar sobre a diferença de sabor, já que estava sem café e comprei uns pacotes novos só para estreá-lo. Sobre a funcionalidade, gostei muito do copo preso por imã, que deixa o workflow muito mais eficiente. Nada de ficar desroscando e roscando como fazia com o K6. Já a alavanca dobrável, além de não ser tão elegante como os modelos da Timemore, não parece ser útil e não me vejo usando no dia a dia, já que acrescenta uma tarefa a mais no workflow. Sobre a semelhança com o K Plus (ou seu irmão K Max), o Coffee Chronicler publicou um vídeo recente no qual afirma que há diferença entre os burrs (segue o vídeo), mas como nunca testei outro da série não posso comentar. No geral estou bem feliz com a compra. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Frederico cruvinel Postado 3 Agosto 2023 Denunciar Share Postado 3 Agosto 2023 8 horas atrás, andream disse: Acabei de voltar de uma viagem e comprei um para substituir meu Kingrinder K6. Apenas dois dias de uso, mas deu para ver bastante diferença, a moagem é mais homogênea, com menos fines, além de produzir menos estática. Também parece mais rápido para moer, mas pode ser impressão. Difícil falar sobre a diferença de sabor, já que estava sem café e comprei uns pacotes novos só para estreá-lo. Sobre a funcionalidade, gostei muito do copo preso por imã, que deixa o workflow muito mais eficiente. Nada de ficar desroscando e roscando como fazia com o K6. Já a alavanca dobrável, além de não ser tão elegante como os modelos da Timemore, não parece ser útil e não me vejo usando no dia a dia, já que acrescenta uma tarefa a mais no workflow. Sobre a semelhança com o K Plus (ou seu irmão K Max), o Coffee Chronicler publicou um vídeo recente no qual afirma que há diferença entre os burrs (segue o vídeo), mas como nunca testei outro da série não posso comentar. No geral estou bem feliz com a compra. Show , também comprei recente , nos coados achei muito bom , mas espresso estou apanhando , vc conseguiu fazer espresso legal !? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Edx Postado 3 Agosto 2023 Autor Denunciar Share Postado 3 Agosto 2023 Bacana! Eu faço só coados e tendo a ajustar sempre além do recomendado pela 1zpresso. No início, estranhei o encaixe e deixei o copinho coletor cair 2 vezes (risos). Com o tempo, sinto que é o melhor moedor que já usei no quesito ergonomia. Em comparação ao C3 e ao M40 da Mischief, os coados saem mais doces, com mais corpo, e notas mais claras (com os perfis de caramelo ou cana de açúcar do Caparaó). Fiz um teste utilizando a peneira da Mhw-3bomber, 400 mícrons, e as notas mais delicadas se acentuam, bem como a doçura (fiz o teste no V60 , no N2 da melitta e no koar). Como ponto negativo, o meu gera uma retenção de pó que exige a utilização do pincel para retirá-lo toda vez que utilizo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
andream Postado 3 Agosto 2023 Denunciar Share Postado 3 Agosto 2023 14 hours ago, Frederico cruvinel said: Show , também comprei recente , nos coados achei muito bom , mas espresso estou apanhando , vc conseguiu fazer espresso legal !? Ainda não fiz, estou aguardando minha Aram chegar, aí posto aqui os resultados. Sobre o copo, pensei que cairia com mais facilidade, mas o moedor é bem ergonômico, só se pegar errado ou com uma mão gigante para derrubá-lo haha 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Xeique Postado 13 Setembro 2023 Denunciar Share Postado 13 Setembro 2023 Olá vocês já testarem o K Ultra no Aeropress? Se sim em qual click vocês estão usando normalmente? Estou tendo certa dificuldade em tirar um bom café, sempre no final sai um amargor e principalmente quando o café dá uma esfriada, quando está quente e morno até que o amargor diminui, estou fazendo a proporção de 1:10, gosto de café mais encorpado, não gosto de café muito fraco. Obs: Esse é o primeiro moedor que tenho, antes preparava café solúvel Gold e montanhas capixaba que tem um belo sabor, já testei três marcas de cafés especiais, e ainda não cheguei em um sabor agradável, de doçura que sempre vejo os YouTubes falando nos vídeos kkkk. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Edx Postado 14 Setembro 2023 Autor Denunciar Share Postado 14 Setembro 2023 12 horas atrás, Xeique disse: Olá vocês já testarem o K Ultra no Aeropress? Se sim em qual click vocês estão usando normalmente? Estou tendo certa dificuldade em tirar um bom café, sempre no final sai um amargor e principalmente quando o café dá uma esfriada, quando está quente e morno até que o amargor diminui, estou fazendo a proporção de 1:10, gosto de café mais encorpado, não gosto de café muito fraco. Obs: Esse é o primeiro moedor que tenho, antes preparava café solúvel Gold e montanhas capixaba que tem um belo sabor, já testei três marcas de cafés especiais, e ainda não cheguei em um sabor agradável, de doçura que sempre vejo os YouTubes falando nos vídeos kkkk. Caro Xeique, Já verificou se o seu k-ultra está alinhado no zero? Se sim, use essa referência para a moagem: https://1zpresso.coffee/grind-setting/ No meu k-ultra utilizo a moagem 5.5 como ponto de partida para a aeropress, e o café fica ótimo. Porém, uso a receita do James Hoffmann com 1 a 2 gramas a mais do recomendado. Ou seja, faço uma adaptação que me faz ajustar a doçura do grão. Tenho gostado de bourbon amarelo, Catuaí, ou algum blend equilibrado entre doçura e acidez. Boa sorte! Esqueci da temperatura. Ajusto-a caso ache o café intenso demais. Normalmente, passo a 97/96 graus, medidos no termômetro digital da Mhw-3bomber. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eldermarco Postado 14 Setembro 2023 Denunciar Share Postado 14 Setembro 2023 No meu caso, eu uso o K-Ultra com 50 cliques para a AeroPress. Eu costumo virar a AeroPress e sair com o café para a xícara após 2min. Fica super doce. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Octávio Postado 14 Setembro 2023 Denunciar Share Postado 14 Setembro 2023 33 minutos atrás, eldermarco disse: No meu caso, eu uso o K-Ultra com 50 cliques para a AeroPress. Eu costumo virar a AeroPress e sair com o café para a xícara após 2min. Fica super doce. Elder, notou alguma diferença a se destacar em comparação ao K6, no sensorial? 1 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eldermarco Postado 14 Setembro 2023 Denunciar Share Postado 14 Setembro 2023 14 minutos atrás, Octávio disse: Elder, notou alguma diferença a se destacar em comparação ao K6, no sensorial? Não tenho o paladar apurado como os nossos colegas, mas achei que o K-Ultra traz uma clareza maior nas notas, o que me agradou bastante. Eu também gostei de usar ele nos espressos. 3 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thaurus Cavalcanti Postado 17 Outubro 2023 Denunciar Share Postado 17 Outubro 2023 Muito bom dia pessoal.Para o uso de espressos, sabem dizer se o K-max pesa muito pra moer?Abraço.Enviado de meu SM-G990E usando o Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Edx Postado 17 Outubro 2023 Autor Denunciar Share Postado 17 Outubro 2023 O k-ultra não. Regulo um pouco menos do indicado pela 1zpresso. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eldermarco Postado 17 Outubro 2023 Denunciar Share Postado 17 Outubro 2023 O K-Ultra é tranquilo, como o Edx mencionou. Com relação aos espressos, eu só acrescento que, para um grão ou outro, você talvez necessite compensar na dose, já que a mó tem um deslocamento de 20 microns entre cliques, o que pode ser muito em algumas situações. Daí pode acontecer de tu ter uma situação onde o clique X não está bom e o X + 1 passa do ponto. 1 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Edx Postado 17 Outubro 2023 Autor Denunciar Share Postado 17 Outubro 2023 O k-ultra não. Regulo um pouco menos do indicado pela 1zpresso. 1 hora atrás, eldermarco disse: O K-Ultra é tranquilo, como o Edx mencionou. Com relação aos espressos, eu só acrescento que, para um grão ou outro, você talvez necessite compensar na dose, já que a mó tem um deslocamento de 20 microns entre cliques, o que pode ser muito em algumas situações. Daí pode acontecer de tu ter uma situação onde o clique X não está bom e o X + 1 passa do ponto. Confirmo o que o eldermarco escreveu. É por aí mesmo. Em geral, é um moedor macio e não faço tanta força para moer para espresso em um ou dois "cliques" antes do 3. (Se não me engano, a 1zpresso recomenda para espresso começar a regulagem no n. 3). 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eldermarco Postado 17 Outubro 2023 Denunciar Share Postado 17 Outubro 2023 É isso mesmo, @Edx. Euu coloquei abaixo uma imagem com as referências tiradas do próprio site da 1ZPresso. Fica mais fácil para alguém que cair nesse tópico e queira um acesso rápido. 2 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Edx Postado 19 Outubro 2023 Autor Denunciar Share Postado 19 Outubro 2023 Um dica aos iniciantes (como eu). Meu k-ultra necessita sempre de ajustes de calibração. Notei que a frequência aumenta se uso torra clara e/ou média clara. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eldermarco Postado 19 Outubro 2023 Denunciar Share Postado 19 Outubro 2023 1 hora atrás, Edx disse: Um dica aos iniciantes (como eu). Meu k-ultra necessita sempre de ajustes de calibração. Notei que a frequência aumenta se uso torra clara e/ou média clara. Realmente, eu fui conferir o meu aqui e notei que o zero está a 2 cliques além do que eu tinha calibrado e eu uso torras médias. Isso explica o porquê de eu ter encontrado o zero no clique -5 quando fui fazer a primeira limpeza. Isso eu não curti. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eldermarco Postado 19 Outubro 2023 Denunciar Share Postado 19 Outubro 2023 Fazendo uma rápida pesquisa, notei que os usuários da 1ZPresso costumam fazer esses ajustes com alguma frequência. Uma vez por semana talvez seja suficiente. Bom saber. Outro ponto importante quando for fazer a calibração é não forçar as mós até o limite em que não dá mais para girar. O zero é o ponto onde a alavanca não gira mais de forma livre e não é aconselhável ir além. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Corxa Postado 11 de Dezembro Denunciar Share Postado 11 de Dezembro Em 17/10/2023 at 13:03, eldermarco disse: É isso mesmo, @Edx. Euu coloquei abaixo uma imagem com as referências tiradas do próprio site da 1ZPresso. Fica mais fácil para alguém que cair nesse tópico e queira um acesso rápido. Prezados, boa noite! Adquiri recentemente o meu k-ultra (09/12/2024) e estou me batendo na regulagem para o preparo dos coados, mais especificamente na receita de 20g de café para 300 ml no Mellita 102 (hidratação de 40 ml por 30 segundos e depois o restante em um único despejo, com término próximo do 1:00 minuto) Partindo da indicação do Thales de 60-70 Clicks para coados, demorou 3:30-4:00 para o café passar no mellita. Aumentei para 80 e não tive uma redução significativa no tempo da extração (terminou em torno de 3:30). Estou na dúvida se é o filtro de papel (mellita 102) ou se é a moagem que está retardando a extração (a meta seria passar todo o café até 2:50, conforme a receita do Thales). Por gentileza, poderiam me informar qual regulagem os senhores usam no K-ultra para passar o café no mellita e o tempo de extração? Agradeço desde já! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Octávio Postado 11 de Dezembro Denunciar Share Postado 11 de Dezembro 8 horas atrás, Corxa disse: Prezados, boa noite! Adquiri recentemente o meu k-ultra (09/12/2024) e estou me batendo na regulagem para o preparo dos coados, mais especificamente na receita de 20g de café para 300 ml no Mellita 102 (hidratação de 40 ml por 30 segundos e depois o restante em um único despejo, com término próximo do 1:00 minuto) Partindo da indicação do Thales de 60-70 Clicks para coados, demorou 3:30-4:00 para o café passar no mellita. Aumentei para 80 e não tive uma redução significativa no tempo da extração (terminou em torno de 3:30). Estou na dúvida se é o filtro de papel (mellita 102) ou se é a moagem que está retardando a extração (a meta seria passar todo o café até 2:50, conforme a receita do Thales). Por gentileza, poderiam me informar qual regulagem os senhores usam no K-ultra para passar o café no mellita e o tempo de extração? Agradeço desde já! bom dia. Mas como está o gosto da bebida? Gostaria de puxar mais para que lado, acidez? Esses números todos são apenas o meio e parâmetro para um fim. Afetam essa questão de tempo o filtro (o da 3 Corações costuma ser mais rápido), fluxo de despejo, tipo de café e torra, moagem, agitação/turbulência dos despejos e temperatura da água. Aqui costumo usar bastante os cliques 80, 85 e mesmo 90, a depender do café. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eldermarco Postado 11 de Dezembro Denunciar Share Postado 11 de Dezembro 8 horas atrás, Corxa disse: Prezados, boa noite! Adquiri recentemente o meu k-ultra (09/12/2024) e estou me batendo na regulagem para o preparo dos coados, mais especificamente na receita de 20g de café para 300 ml no Mellita 102 (hidratação de 40 ml por 30 segundos e depois o restante em um único despejo, com término próximo do 1:00 minuto) Partindo da indicação do Thales de 60-70 Clicks para coados, demorou 3:30-4:00 para o café passar no mellita. Aumentei para 80 e não tive uma redução significativa no tempo da extração (terminou em torno de 3:30). Estou na dúvida se é o filtro de papel (mellita 102) ou se é a moagem que está retardando a extração (a meta seria passar todo o café até 2:50, conforme a receita do Thales). Por gentileza, poderiam me informar qual regulagem os senhores usam no K-ultra para passar o café no mellita e o tempo de extração? Agradeço desde já! Por aqui eu uso entre 80-85 cliques no Origami, com o filtro do V60. No Melitta eu iria para 90 cliques, conforme sugerido pelo @Octávio, mas depende muito do café. Uma outra sugestão é o cuidado com a turbulência durante a extração. Se tu jogar muitos fines no fundo o filtro pode passar bem mais lento. Usar um número menor de despejos já ajuda nisso. E tomar cuidado com o despejo também. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Corxa Postado 13 de Dezembro Denunciar Share Postado 13 de Dezembro Em 11/12/2024 at 10:05, Octávio disse: bom dia. Mas como está o gosto da bebida? Gostaria de puxar mais para que lado, acidez? Esses números todos são apenas o meio e parâmetro para um fim. Afetam essa questão de tempo o filtro (o da 3 Corações costuma ser mais rápido), fluxo de despejo, tipo de café e torra, moagem, agitação/turbulência dos despejos e temperatura da água. Aqui costumo usar bastante os cliques 80, 85 e mesmo 90, a depender do café. Bom dia!! Queria fazer o teste com uma moagem mais grossa antes de te responder. O gosto da bebida ficou melhor nas novas moagens que testei (90 e 92). Na primeira ficou doce, com uma leve acidez e um amargor moderado. Na segunda, já percebi que perdeu um pouco de corpo e de amargor (o doce, apesar de menor, parece que ficou mais aparente, por causa da ausência da intensidade do amargor). Como pode ver, ainda estou testando as moagens no K-ultra, mas também com uma certa insegurança, por ter começado há 1 mês atrás nesse mundo. Comecei essa nova jornada para ajudar meu pai. Sobre o filtro, vou buscar adquirir e ver qual nos agrada mais. Também já ouvi sobre o próprio filtro da mellita para "água adoçada", que também passaria mais rápido. Chegou ontem uma balança que mostra o fluxo de despejo e também vou conseguir controlar essa variável. Agradeço por todas suas observações e orientações, Octávio! Realmente estava encarando as variáveis como fim, e não como meio. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Corxa Postado 13 de Dezembro Denunciar Share Postado 13 de Dezembro Em 11/12/2024 at 10:17, eldermarco disse: Por aqui eu uso entre 80-85 cliques no Origami, com o filtro do V60. No Melitta eu iria para 90 cliques, conforme sugerido pelo @Octávio, mas depende muito do café. Uma outra sugestão é o cuidado com a turbulência durante a extração. Se tu jogar muitos fines no fundo o filtro pode passar bem mais lento. Usar um número menor de despejos já ajuda nisso. E tomar cuidado com o despejo também. Bom dia, eldermarco! Obrigado também pela paciência em aguardar minha resposta. No que diz respeito a turbulência, o senhor se refere à turbulência do despejo ou da agitação que podemos fazer na hidratação e durante a extração (na primeira para que hidrate todo o café e na segunda para não deixar o café nas paredes do filtro)? Fui pesquisar sobre o que seria "fines" e tive mais um aprendizado. Por enquanto, jogo todo o café no filtro, do jeito que foi moído. Notei que tem um aparelho que separa os "fines". O senhor acredita que valeria a pena em adquiri-lo para que se posicione os fines por cima na hora da extração no mellita? Por fim, em relação ao despejo, só estou realizando 1, não contando a hidratação. Creio que até essa semana chegue uma chaleira com bico de ganso que comprei para me ajudar nos despejos (enquanto isso, uso uma de chá que possuo). Agradeço por todas suas observações e orientações! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eldermarco Postado 13 de Dezembro Denunciar Share Postado 13 de Dezembro 1 hora atrás, Corxa disse: Bom dia, eldermarco! Obrigado também pela paciência em aguardar minha resposta. No que diz respeito a turbulência, o senhor se refere à turbulência do despejo ou da agitação que podemos fazer na hidratação e durante a extração (na primeira para que hidrate todo o café e na segunda para não deixar o café nas paredes do filtro)? Fui pesquisar sobre o que seria "fines" e tive mais um aprendizado. Por enquanto, jogo todo o café no filtro, do jeito que foi moído. Notei que tem um aparelho que separa os "fines". O senhor acredita que valeria a pena em adquiri-lo para que se posicione os fines por cima na hora da extração no mellita? Por fim, em relação ao despejo, só estou realizando 1, não contando a hidratação. Creio que até essa semana chegue uma chaleira com bico de ganso que comprei para me ajudar nos despejos (enquanto isso, uso uma de chá que possuo). Agradeço por todas suas observações e orientações! Opa, a agitação pode acontecer tanto pelo despejo quanto pelo movimento circular - chamado de Rao Spin - que se faz para conseguir uma extração mais homogênea. Nesse último, se tu exagerar, a extração pode demorar bem mais. Principalmente no porta-filtro da Melitta. Sobre os fines, eles fazem parte da moagem e todo moedor gera mais ou menos deles. Não é necessário adquirir outro item para separar eles, mas apenas ter consciência de que existem e como proceder durante a extração. A chaleira com bico de ganso é muito útil para se ter um maior controle do despejo. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Corxa Postado 14 de Dezembro Denunciar Share Postado 14 de Dezembro 11 horas atrás, eldermarco disse: Opa, a agitação pode acontecer tanto pelo despejo quanto pelo movimento circular - chamado de Rao Spin - que se faz para conseguir uma extração mais homogênea. Nesse último, se tu exagerar, a extração pode demorar bem mais. Principalmente no porta-filtro da Melitta. Sobre os fines, eles fazem parte da moagem e todo moedor gera mais ou menos deles. Não é necessário adquirir outro item para separar eles, mas apenas ter consciência de que existem e como proceder durante a extração. A chaleira com bico de ganso é muito útil para se ter um maior controle do despejo. Hmmmmmmm, que excelentes ensinamentos! Sobre os fines, vou me atentar. Já em relação à agitação, pensava que era somente em relação ao fluxo de agua que saia da chaleira, não ao movimento circular (Rao Spin). Pior que devo estar exagerando nesse último. Haveria alguma referência para me passar dessa técnica? Desde já agradeço pelo bate-papo e pelas orientações, Eldermarco! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eldermarco Postado 14 de Dezembro Denunciar Share Postado 14 de Dezembro 8 horas atrás, Corxa disse: Hmmmmmmm, que excelentes ensinamentos! Sobre os fines, vou me atentar. Já em relação à agitação, pensava que era somente em relação ao fluxo de agua que saia da chaleira, não ao movimento circular (Rao Spin). Pior que devo estar exagerando nesse último. Haveria alguma referência para me passar dessa técnica? Desde já agradeço pelo bate-papo e pelas orientações, Eldermarco! Vale a pena conferir o vídeo do Pedro falando sobre o assunto e ter esse vídeo como referência: 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Corxa Postado 14 de Dezembro Denunciar Share Postado 14 de Dezembro 10 horas atrás, eldermarco disse: Vale a pena conferir o vídeo do Pedro falando sobre o assunto e ter esse vídeo como referência: Muito obrigado por procurar uma referência e compartilhá-la comigo! Não conhecia o Pedro, vou passar a acompanhar seu trabalho! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas